As montadoras de automóveis instaladas no Brasil preparam uma série de novidades para 2015, tanto no que respeita à novos modelos, como facelifts e novas tecnologias aplicadas aos motores.

Honda HR-V 2015 - concorrente do EcoSport

O ano que vem terá uma preponderância maior no segmento de SUVs, com três lançamentos de peso: Honda HR-V (veja detalhes aqui), Jeep Renegade e Peugeot 2008.

Honda HR-V 2015 - concorrente do EcoSport

O Honda HR-V é um modelo totalmente novo, com que adotará motor 1.5 Turbo Flex e transmissão automática CVT, chegando para disputar o segmento do EcoSport e do Duster.


Outro que chega na mesma época do HR-V é o Jeep Renegade, também da categoria do EcoSport,  com preços a partir de R$ 75 mil, e que será fabricado na planta que a FCA - Fiat Chrysler Automobiles - ergue na cidade de Goiana, no Estado de Pernambuco.


E termos também o Peugeot 2008, SUV compacto derivado do Peugeot 2008, que buscará seduzir o consumidor pela boa relação custo x benefício, com versões partindo de R$ 56 mil reais (detalhes aqui).

Novo Renault Duster 2015

Outra novidade no segmento de SUV será o Renault Duster com o facelift que já foi aplicado ao modelo europeu.

JAC T5 2015 - concorrente do EcoSport

A JAC Motors também chega para a festa do SUVs compactos com o T5, já apresentado em detalhes (veja aqui), com preços partindo de R$ 69.9 mil reais.

Novo Hyundai ix35 2015

O Hyundai ix35 de nova geração e o Suzuki S-Cross também chegam em 2015.

Pick-ups

Fiat e Renault entrarão pela primeira vez no segmento de pick-ups médias, sendo que ambas empresas já deram pistas de seus modelos.


A pick-up média da Fiat (detalhes aqui) chega com cabine dupla, motores flex e diesel, capacidade de carga de uma tonelada e estrutura monobloco (no lugar do chassi e carroceria dos demais).


A Renault terá o Duster Oroch (veja mais detalhes aqui), também com cabine dupla e quatro portas. A Chevrolet planeja a Montana de nova geração, também com opção de cabine dupla, derivada da plataforma do Onix.

A Volkswagen terá um concorrente para o Fiat Fiorino: a Saveiro Furgão, para tentar angariar alguns órfãos da Kombi.

Carros

A primeira novidade é o Jetta 2015 que passa a ser montado em São Bernardo do Campo, tendo como novidade a adoção do motor 1.4 TSI na versão Comfortline (detalhes aqui), porém o 2.0 8V também estará disponível para vendas diretas.

Novo VW Jetta 2015 - fabricação nacional

No meio do ano de 2015 chega o Focus com reestilização, adotando o mesmo padrão visual do europeu (vídeo abaixo).



Na mesma época teremos o início de fabricação do Golf no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR). O Golf nacional terá as mesmas especificações do modelo mexicano.

VW Golf Crossover - derivado do Golf 7

Um crossover derivado do Golf chega ao mercado em 2016, mas o projeto Taigun (mais informações sobre o Taigun aqui), baseado no up!, está sob análise.

novo Fiat Punto 2015

No caso da Fiat, o Palio e Punto terão facelifts, na mesma linha do que foi apresentado para o Bravo (detalhes aqui).

Opel Karl - concorrente do Novo Ka

A Chevrolet por sua vez está finalizando um concorrente para o novo Ford Ka, que terá também versões três volumes e SUV compactos.

Chery Celer 2015 - fabricação nacional

A Chery começa a produzir o Celer nacional (detalhes aqui) e no meio do ano o novo subcompacto QQ.

Motores

A Volkswagen terá dois novos propulsores nacionais: 1.4 TSI Flex, com pequeno aumento de potência, que será fabricado em São Carlos, para equipar os nacionais Golf, Jetta e Audi A3 sedã, e o 1.0 TSI que estréia no up! Turbo em 2015 também (veja detalhes aqui).

Novo motor 1.0 TSI Volkswagen

A Ford terá o EcoBoost1.0 Turbo em versões do EcoSport e do New Fiesta - mais detalhes aqui.

New Fiesta 1.0 EcoBoost 2015

A Honda passará a usar uma unidade 1.5 Turbo em versões do Honda City, do Civic e do SUV HR-V.

Novo Chevrolet Cruze 2016

A Chevrolet prepara a produção na argentina de um motor quatro cilindros 1.4 Turbo Flex que equipará a nova geração do Cruze (veja detalhes aqui), com chegada ao mercado prevista para 2016.

Com informações: Fernando Calmon

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Muito bacana esse Novo Focus. O Jetta vai ficar bem melhor com o 1.4 TSI, deviam colocar o DSG também.

    Agora, esse Jeep Renegade e Honda HRV vão balançar o segmento dos Suvs compactos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa está coletânea.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente, os motores turbo começarão a ter aceitação no mercado brasileiro, que sempre teve preconceito burro contra as turbinas. Um dispositivo de conceito simples, inteligente e que aproveita ao máximo uma energia que é desperdiçada e que polui o ar em carros naturalmente aspirados, os gases do escape.

    Na minha opinião, o turbocompressor é uma das invenções mais geniais e úteis da indústria automobilística. Aumenta o aproveitamento volumétrico do motor, gera força abundante e contribui com o meio-ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo do seu comentário, Oswaldo.
      Além de tudo os motores turbo (tenho um Golf TSI) possuem um torque altíssimo em baixa rotação (uma patada) e são bem econômicos (faço 11 km/l na cidade). São o futuro próximo.

      Abraço.

      Excluir
    2. Parabéns pela caranga, Richard! Almejo ter um desse um dia tb. É o melhor hatch médio da categoria, disparado.

      Os turbos atuais são bem pequenos e roletados, enchem rapidamente, o lag é praticamente imperceptível, por isso que são ágeis em baixa rpm. É incrível como um pequeno "caracol" pode fazer um motor 1.4 andar mais do que motores acima de 2000cc, por isso que os turbos são fantásticos.

      Compressores mecânicos, no entanto, eu não acho legal, pois geram força, mas também roubam por serem movimentados por correia ligada ao eixo móvel do motor. O turbo é 100% aproveitamento.


      Abraços!

      Excluir
    3. Valeu meu amigo! Abraços.

      Excluir
    4. O turbo realmente faz milagres, poderiam estender isso até as picapes a gasolina, já que os motores diesel atuais são uma desgraça.

      Excluir
    5. O turbo também rouba potência por bloquear os gases de escapamento.

      Excluir
    6. Sim, Sergio, mas comparado ao compressor mecânico a perda é irrisória. Sem contar que, posso estar falando besteira, mas deve haver algum ganho em torque só pelo fato de o turbo estar ali na saída do coletor, pois isso gera um contra-fluxo dos gases, o que, como vc disse, acarreta perda em potência, mas geralmente o oposto em termos de pressão(torque).

      Excluir
  4. Esse cruze ficou muito lindo, acredito que fará um grande sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente, se vier como diz a reportagem, como motor turbo.

      Excluir
    2. Com novos altos preços também, sedans médios passando de 100k.

      Excluir
    3. Ainda prefiro o atual, acho ele muito bonito.

      Excluir
  5. 2015 tende a ser o ano de grande salto de qualidade. Os novos propulsores, comparados aos atuais representam pelo menos uma década de avanço. Já estou na dúvida entre o UP turbo ou New Fiesta turbo.

    Devemos agradecer a VW e a Fiat por introduzirem motores turbo no Brasil em carros "populares" ou vocês acham que estava nos planos da GM, Honda e Ford introduzirem este motores no Brasil em 2015.

    E o novo City com motor turbo será uma EXCELENTE opção. Pois na minha opinião, atualmente só falta nele motor. idem Cruze.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Minha mulher ficou doida com o HR-V...mas eu também gostei dele.

      abraço,
      Marcelo Schwan

      Excluir
  7. Hr- v vai brincar de vender isso e fato..... Vamos ver se vai vir com preço ainda mais para arrebenta nas vendas...

    ResponderExcluir
  8. Muito bonito esse Honda mas duvido que custe menos de 75 mil ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Aposto entre 75 e 85 mil reais, dependendo das versões.

      Excluir
  9. Profetizo HR-V vendendo mais que o up! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Será que esse Jeep renegade vai poder encarar trilhas leves em dunas? Fico impressionado como o mercado de "jipes de mulheres" vem crescendo. O tracker no seu modelo antigo era um ótimo profano nas trilhas, a nova geração não pode ver areia e lama nem pensar. Lembro de um Rav4 4x4 atolando com meio palmo de areia acima de do pneu. Esse HR-V tem cara que vai ser totalmente de shopping mesmo, mas ainda possuo esperanças.
    Ademais, Jetta tsi 1.4 vai ser ótimo! Gostei bastante do novo focus! Salve os motores turbo!

    ResponderExcluir
  11. O Punto tinha um desenho perfeito, coisa de mestre (Giugiaro). Não podia ser mexido. Olha no que deu! Um lixo.

    ResponderExcluir
  12. A GM vai lançar um modelo de um "novo" carro de entrada. Conforme anunciado anteriormente em outros canais é um projeto Coreano. Fato comprovado; ou seja, não será Opel.

    Minha análise: se repararem o tamanho, as características das linhas, a lanterna e a traseira, esse modelito é o Kia Picanto. Contudo, não esperem um produto com o esmero nem a qualidade da Kia. Será um modelito capado, de baixo custo (ferramental usado, projeto pronto e antigo) e, conseqüentemente, outro produto da General Monsters para o nosso mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deverá ser pior que Celta ou Palio Fire, por exemplo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem