A Toyota estabeleceu há alguns anos uma estratégia global para responder às críticas a respeito da falta de emoção associada a seus modelos. A revisão da linguagem de design foi uma etapa, e mais recentemente começam a surgir modelos criados pela divisão de performance da marca, a Gazoo Racing  (GR), que historicamente desenvolve variações esportivas dos carros da marca vendidos no Japão.

Toyota Corolla GR

Um sintoma eloquente dessa nova orientação é a chegada, em janeiro, do novo Toyota Supra, e também de modelos com aparência esportiva nos EUA do Camry, Avalon e até do Prius (este será lançado em 2019). Isso mostra que atualmente as coisas estão se desenvolvendo rapidamente nesse segmento esportivo da Toyota.

Toyota Corolla GR

Os rumores de um Corolla GR com características esportivas têm circulado há meses, com reports sugerindo uma unidade de energia híbrida com cerca de 250 cv - mais do que suficiente para enfrentar os hot hatchs mais tradicionais, como o Golf GTI, e, sobretudo, o Hyundai i30 N - que parece ter disparado na Toyota a necessidade de uma resposta.

Toyota Corolla GR

Embora o engenheiro-chefe da GR Racing, Tetsuya Tada, em entrevista ao site australiano carsales,  não tenha dito abertamente que o Corolla GR esteja em desenvolvimento, admitiu que tem sido pressionado por diversas subsidiárias e revendedores Toyota ao redor do mundo para ofertar uma versão "ameaçadora" do Corolla.

Toyota Corolla GR

O potencial que tais variações esportivas têm de alavancar as vendas é conhecida. O Golf é um dos carros mais vendidos do mundo há décadas, e a ele sempre está associada à imagem de esportividade e vanguarda emprestada pelo GTI. É claro que a maior parte das pessoas não compra as versões esportivas, mas acabam levando para casa uma versão mais acessível, porém representativa. Além disso, há sempre os pacotes "R-Line" (VW), "N-Line" (Hyundai), "ST-Line" (Ford), que emulam o visual esportivo, mantendo a mecânica menos proeminente.

Toyota Corolla GR

Esse contexto, associado às declarações do engenheiro japonês, apontam que um Corolla esportivo está em desenvolvimento, mas a Toyota ainda não decidiu a quantidade de recursos a ser alocada a ele. Presumivelmente, esse inédito Corolla esportivo será lançado inicialmente no Japão, e posteriormente será comercializado em outras partes do planeta, como América do Norte. No Brasil, como não temos o Corolla Hatch, e hipótese de haver por aqui uma versão esportiva do Corolla não é plausível.

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Golf GTI é a referência no segmento. É a ele que todos se comparam. Jamais foi superado. Ao contrário, a distância dele para os concorrentes só aumenta.
    Esse Corolla aí não passará de um jaspion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distância só aumenta conforme o golf vai sumindo no retrovisor rsrsrs.

      Excluir
    2. Que o Golf é uma referência do segmento isso ninguém discorda, mas Civic Type-R manda abraços com eternos 5s em Nurburgring ...

      Excluir
    3. Contra o Golf GTI: espadium laser; cosmic laser.......

      Excluir
  2. Interessante que o novo Civic SI andou mais que o Golf GTI no acelerados. Motor menor, menos potência, e melhor tempo. Tudo bem. Câmbio manual. Mas andou mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Acelerado$ não $ão a$ qualidade$ dinâmica$ que importam, mas outra$ coi$a$. Os tempo$ decre$cem à medida que $obem as cifra$. Mané é que acredita.

      Excluir
    2. Chora mais Carlinhos. Desculpa boa a sua. Qual será a próxima?

      Excluir
    3. Vai falar que você acredita naqueles Sunday-Drivers da FullPower???

      Kkkkkkkkkkkkk
      Quanta criancice!!!

      Excluir
    4. O acerto dinâmico do Civic SI cupê é muito melhor, mas foi o câmbio manual que teve mais importância no resultado. O câmbio automatizado DSG é muito lento nas reduções.

      Excluir
    5. Está para nascer o DCT convencional que bata um MT esportivo.

      Golf GTi 2019 bateu com certa folga o Civic Si no Acelerados.
      O ganho de potência e a nova programação do DSG ficaram muitos interessantes.

      A Honda deveria segregar o 1.5T apenas para as versões civis do Civic.
      Deveria ter adotado o 2.0T do Accord de 255 HP no Civic Si.
      Aí, a coisa ficaria ainda mais divertido.

      Excluir
    6. Vai falar que você acredita naqueles Sunday-Drivers da FullPower???

      Gueixa, minha querida, você fica brava com a Fullpower, mas fica brava e mais nada. Não aponta 1 argumento para sustentar sua tese.

      O fato de você não gostar do que vê lá, não significa que sejam errados. O Golf 1.0 TSI humilhou o Corolla 2.0 e o Focus 2.0>

      https://www.car.blog.br/2016/12/vw-golf-10-tsi-mais-rapido-que-corolla_16.html

      Ninguém precisa ser gênio para saber que isso acontece, dadas as especificações técnicas dos dois carros: a sabe: o Golf tem mais torque que o Corolla, e acerto dinâmico infinitamente superior.

      Agora o Acelerados é piada. Só idiotas para acreditar naquilo. O Golf GTI enfiou quase 10 segundos no tempo do Civic SI em Interlagos. 10 segundos. Repito: DEZ SEGUNDOS, veja:

      https://www.car.blog.br/2018/12/golf-gti-2019-230-cv-supera-bmw-328i-e.html


      Esse resultado é plenamente condizente com o fato de que o Golf GTI tem, declarados, 22 cv a mais (na prática o Golf tem uns 70 cv a mais que o Civic), e 90 Nm a mais de torque.

      O Golf é mais leve, tem uma transmissão DSG infinitamente mais rápida. O Golf GTI é um dos recordistas de Nurburgring para carros de tração dianteira. Nem o i30 N, com motor de 275 cv superou o GTI, e aí vem o Acelerados e diz que o Civic SI é mais rápido? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Como resultado, o Golf GTI, em TODOS os testes, foi no mínimo 2 segundos mais rápido que o Civic Si em testes de TODAS as revistas especializadas. Todas.

      E aí me vem o Acelerados e fala que naquela pista curta o Civic Si é mais rápido que o Golf GTI? Depois não quer virar piada.

      Tudo bem que os caras precisam de dinheiro para sobreviver, e etc, mas aí já é demais. Isso aí é chamar o telespectador de idiota. Basicamente isso.

      Detalhe: o Acelerados é o único site no PLANETA inteiro que afirma isso.

      Agora, se tem idiota que acredita, ótimo. Que saia demonstrando sua idiotice afirmando que o Civic Si, com 70 cv a menos, 90 Nm a menos, mais pesado, que toma benga no mundo inteiro, é mais rápido que o Golf GTI. É um jeito legal de se auto-declarar IDIOTA.

      Excluir
    7. Kkkkkkkkkkkkk

      Dou só o Civic Type-R para colocar todos os Golf GTi no bolso.

      Está para nascer o Golf que irá retomar a ponteira de Nurburgring, o Inferno Verde....

      Excluir
    8. E o pau que o Virtus TSI tomou do Cocobalt kkkkkkkk
      Motor de última geração turbinado, injeção direta, bla blá blá e perde feio pro motor simples, dos anos 80. Isso sem o Cocobalt ter uma vantagem técnica no câmbio automático também. Essa foi uma vergonha.

      Excluir
    9. Esse mau amado da carlotinha/MSC do que o o acelerados nao serve de referência. Mas quando quer dizer que o multilink e pior que eixo usa o mesmo programa como referência dizendo que o A3 eixo andou mais que o golf mult

      Excluir
    10. Na verdade eu acreditei na lorota do mané aí que disse que o Civic Si tinha sido mais rápido que o Golf GTI. MENTIRA. Nem nesse programa comprado o Civic SI foi mais rápido. Seria ridículo demais. o Civic Si tomou uns 4 segundos do GTI 2019.

      Mas mesmo assim é mentira. O Golf GTI nessa pista é mais de 10 segundos mais rápido que o Civic. Aliás, como o foi em Interlagos.

      Excluir
  3. Mané é quem acredita no seu fanatismo pela VW, carlinha.

    ResponderExcluir
  4. Andei pesquisando e finalmente encontrei uma teoria que pudesse explicar as pessoas que criticam de forma contumaz um produto do concorrente, no caso em questão trata-se das constantes críticas ao Corolla. Vamos a teoria do pós doutor C4C em filosofia de assuntos que ligam o nada a PN:

    "O que leva um idiota a ser hater, além da própria idiotia?

    Acho que o sujeito tentou emprego na marca que ele odeia, e não conseguiu. Então vira um hater.

    Mas então temos a situação que os haters são todos idiotas, como é vastamente documentado por aqui, a começar do caso em questão.

    Então se todos os haters são idiotas, como é evidente, e como demonstram em seus comentários, esses espécimes é melhor que melhor que não estejam na fábrica fazendo carros. Pois idiotas e incompetentes como são, certamente eles com sua idiotia e incompetência fariam carros dessa marca piores, de qualidade inferior.

    Ou seja, uma marca que tem muitos haters significa que ela rejeitou muitos idiotas em seu RH, portanto quem trabalha nela tem qualidade superior. Isso indica que esta marca sabe selecionar bem seus funcionários, e deixa os haters e incompetentes de fora.

    A conclusão é simples: quanto mais haters uma marca tem, mais qualidade ela terá.

    Não é por outro motivo que a vw tem tantos haters. E que ela faz os carros de maior qualidade. E como demonstrei em minha teoria quanto mais haters mais qualidade uma marca tem".

    ResponderExcluir
  5. A referência desse segmento sempre foi o FOCUS ST, que hoje tem 252 cv, o próximo terá de 270 cv a 300 cv com o motor 2,3 Ecoboost, o mesmo usado no Mustang.
    Os demais concorrentes sempre tentam, mas jamais chegam ao acerto que a Ford dá aos seus carros.

    ResponderExcluir
  6. André gama... Vc precisa olhar melhor os comparativos do Virtus X Colbat.
    Virtus foi melhor e só lembrando que Virtus é 1.0 e o Colbat 1.8 e tomou paú.

    ResponderExcluir
  7. Mercado que diz,não sou eu que estou afirmando, mas o mercado, que é soberano. Eu, na minha modesta opinião, prefiro e indico outros modelos com relação custo/benefício superior, mas pouco são convencidos disso.Se surgisse uma lei mundial que somente um carro poderia ser fabricado, esse carro seria o "COROLLA",pois ele tem tudo que um automóvel precisa para atender qualquer público.Quer saber os motivos?... - Veja mais em UOL CARROS.

    ResponderExcluir
  8. Type R Civic ganha d qualquer golf da atualidade! O resto e Xororó d fanboy que deve andar de 1.0 hahahahah

    ResponderExcluir
  9. Unknown vc já andou em Golf GTI?
    Quanta inveja da VW ?????
    Seja menos ?????

    ResponderExcluir
  10. Já andei sim,um belo carro mas nada demais , não é inveja não Amigo e a realidade , inveja d vw? Eu curto vw desde o gol gti bola , atualmente tenho um vw tiguan 2.0 , mas o golf gti não é páreo p type R ! E só se informar!

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Nem o Golf R é páreo para o Civic Type-R.
      Tempo do Golf R em Nurb é muito pior que do Golf GTi ClubSport S...

      Excluir
  12. Carlota e as meninas da VW estão ficando muito bravas quando aparece algo melhor que VW.
    Cuidado com o coração.
    Perigoso quebrar o teclado.

    ResponderExcluir
  13. Sera que foi só eu que leu Underground na Roda? kkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem