O mercado automotivo brasileiro hoje oferece uma variedade grande de modelos de "acesso", sendo que o Volkswagen up! e o Ford Ka estão entre as melhores opções do segmento.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion

Entretanto, o modelo da VW tem como trunfo a opção da transmissão de operação automática I-Motion, sendo o carro com esse tipo de transmissão mais barato à venda no Brasil. Dessa forma, vamos comparar o up! I-Motion com o Ford Ka SE 1.0 para saber qual a melhor opção.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion

O Volkswagen up! mostrado nas imagens é um exemplar da versão 2 portas move-up, equipada com a transmissão I-Motion, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, com preço sugerido de R$ 37.775 reais.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0

O up! move-up! conta com interior com revestimento mais sofisticado, sistema de acesso "Keyless", com alarme e chave com comando remoto, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas "Side Blinker", travamento elétrico das portas dianteiras e traseiras e vidros dianteiros elétricos.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0

Há também com ABS / EBD, "ESS" - alerta de frenagem de emergência, "Infotrip" - computador de bordo com 10 funções, sistema "S.A.V.E." - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, 2 airbags (motorista e passageiro), 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, alerta sonoro de faróis acesos, alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança, desembaçador traseiro, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether, imobilizador eletrônico, indicador digital da temperatura externa, lavador e limpador traseiro e a transmissão automatizada de 5 velocidades "I-MOTION" com função Tiptronic.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Opcionalmente o up! pode ainda ser equipado com sistema de som (R$ 788 reais) e sensores de estacionamento traseiros (R$ 350 reais).

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Já o Ford Ka mostrado nas imagens é uma versão SE 1.0, modelo de entrada, que tem preço sugerido de R$ 35.990 reais.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion

Nesse preço ele traz ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros um toque p/ baixo/cima (motorista), trava elétrica das portas com controle remoto, sistema de som com radio AM, FM / USB / Bluetooth / Controle p/ Ipod com My Ford Dock.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion - interior

Além disso, o Ford Ka tem de série chave canivete com controle remoto, limpador e desembaçador do vidro traseiro, 2 airbags frontais (motorista e passageiro), freios ABS com EBD & CBC, ajuste de altura da coluna de direção.



Preço e itens de série

Tanto up! quanto Ka, nas versões e preços informados já vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico, alarme com chave de telecomando, limpador e desembaçador traseiro, entre outros itens. Abaixo vamos relacionar os itens adicionais que cada modelo oferece além dos acima indicados.

Itens que o Ford Ka oferece a mais que o up!
  • Sistema de Som com My Doc
Itens que o Volkswagen up! oferece a mais que o Ford Ka:
  • transmissão I-Motion com função Tip Tronic (trocas manuais sequenciais) 
  • espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, 
  • espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas "Side Blinker", 
  • "ESS" - alerta de frenagem de emergência, 
  • "Infotrip" - computador de bordo com 10 funções, 
  • sistema "S.A.V.E." - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, 
  • "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, 
  • alerta sonoro de faróis acesos, 
  • alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança, 
  • três apoios de cabeça traseiros;
  • fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether, 
  • imobilizador eletrônico, 
  • indicador digital da temperatura externa.
Da relação acima, observamos que, se por um lado o Ka SE é R$ 1.785 reais mais barato, ele oferece bem menos itens de série, sendo que a principal ausência é a transmissão automática, que não existe no Ka nem como opcional.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

A transmissão automatizada I-Motion do up! isenta o motorista de ter que trocar marchas e de pisar na embreagem (o up! nem pedal de embreagem tem), sendo um importante elemento de conforto para quem anda em congestionamentos, ou mesmo para quem quer esquecer de ter que trocar de marcha e pisar na embreagem.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Além disso, é importante considerar que a maioria dos motoristas não sabe como trocar as marchas corretamente, frequentemente esticando mais do que o necessário, ou usando marchas mais longas que o indicado, prejudicando o consumo e o desempenho do carro. A transmissão I-Motion corrige isso e permite um melhor rendimento de consumo e desempenho para a maior parte dos usuários. Abaixo temos o vídeo de um test-drive do up! I-Motion.



É forçoso salientar que essa transmissão I-Motion aplicada ao up! é uma unidade de operação totalmente elétrica, sem os elementos eletro-hidráulicos dos modelos anteriores. Assim, ficou mais leve (pesa apenas 30 Kg) e mais robusta.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Além da transmissão I-Motion ausente no Ka, o modelo da Ford fica devendo itens como ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, retrovisores elétricos, retrovisores com setas integradas, entre outros itens.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Na questão de segurança, o Ka, além de não ter notas de teste de impacto divulgadas pela Ford, não conta com ganchos ISOFIX para cadeiras de crianças e nem o terceiro apoio de cabeça traseiro. Os ganchos ISOFIX do up! são muito mais seguros pois são presos à carroceria do carro, enquanto os do Ka vão presos ao banco. Em colisões, a probabilidade de uma criança sofrer ferimentos em uma cadeirinha ISOFIX é muito menor, e é por isso que o up! obteve 4 estrelas (veja teste de segurança ao impacto do up! aqui) para proteção às crianças no banco traseiro, além das 5 estrelas para os passageiros dianteiros.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion
Novo Ford Ka - acabamento interno
O Ka, porém, tem como vantagem o fato de nesse preço oferecer quatro portas, sistema de som integrado, sistema one touch para o acionamento elétrico do vidro do motorista e também iluminação noturna das teclas dos vidros elétricos.

Custo x benefício e segurança: vantagem do up!

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Sendo assim, na análise de itens de série, os itens de segurança a mais oferecidos pelo up! assim como o fato de contar com transmissão automática nos leva a considerar que o modelo da Volkswagen tem melhor relação custo x benefício.

Desempenho

Segundo os testes da Revista Quatro Rodas, o Volkswagen up! I-Motion acelera de 0 a 100 Km/h em 16,7 segundos - um tempo que é 1,4 segundo mais lento que o obtido pelo Ka (15,32 segundos). Ou seja, o up! I-Motion é ligeiramente mais lento que o Ka 1.0 manual.

Já o up! manual é bem mais rápido que o Ka manual (veja comparativo aqui) - como observamos no teste de longa duração que estamos fazendo com o up! (veja o teste aqui) e com o Ka (aqui)

Consumo

Segundo o INMETRO, o up! tem os seguintes dados de consumo

Cidade: 9 Km/l de etanol e 13 Km/l de gasolina
Estrada: 10 Km/l de etanol e 14,4 Km/l de gasolina

Já o Ka tem os seguintes indicadores:

Cidade: 8,9 Km/l de etanol e 13 Km/l de gasolina
Estrada: 10,4 Km/l de etanol e 15,1 Km/l de gasolina

O resultado do teste do INMETRO mostra o up! um pouco mais econômico em cidade, enquanto Ka aparece melhor em estrada. É importante ressaltar que em nosso teste de longa duração, o up! manual vem se mostrando entre 20% e 25% mais econômico que o Ka em qualquer situação de uso (veja detalhes aqui)

Acabamento

Nesse ponto o up! leva vantagem sobre o Ka. O modelo da Volkswagen tem um padrão de montagem de peças internas e de carroceria impecável, com peças muito bem encaixadas e carroceria com peças perfeitamente alinhadas.

Volkswagen up! - acabamento interno
Volkswagen up! - acabamento interno
Outro aspecto é que o up! tem um nível de rigidez torcional da carroceria mais elevado - o que se traduz na sensação de "rodar sólido", algo não visto no Ka. Em nosso teste de longa duração, o up! já passou dos 10.000 Km e continua como 0KM (veja aqui).



O Ford Ka, por sua vez, apresenta uma carroceria não tão alinhada quando a do up! (veja aqui), enquanto o seu interior, com apenas 3.000 Km já apresentou peças do painel se soltando (veja aqui).

Espaço interno e de bagagens

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior
Volkswagen up! automático I-Motion - espaço no banco dianteiro
O Volkswagen up! oferece mais espaço para os passageiros dos bancos dianteiros - resultado do desenho de seu painel que interfere menos com as pernas dos ocupantes dos bancos dianteiros.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion - interior
Novo Ford Ka - espaço no banco dianteiro
Já o Ka oferece mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros. Na imagem abaixo vemos o espaço traseiro do Ka.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion - interior
Ford Ka Hatch - espaço no banco traseiro
Enquanto o up! é menos favorecido nesse aspecto, como mostra a imagem abaixo.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior
Volkswagen up! - espaço no banco traseiro
O Volkswagen up!, porém, tem vantagem no espaço para bagagens, já que seu porta-malas conta com 285 litros de capacidade volumétrica, contra 257 litros do Ka.

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior
Volkswagen up! - sistema S.A.V.E. no porta-malas
Além do porta-malas do up! ser maior, ele conta com o sistema s.a.v.e., que é sistema muito útil que divide o porta-malas em dois compartimentos, permitindo um uso mais racional do espaço, sobretudo em compras de super-mercado e na carga de materiais de escola de crianças.

Conclusão

O Ford Ka 1.0 manual tem a vantagem de oferecer mais espaço interno no banco traseiro e um sistema de som de série.

Novo Ford Ka 1.0 x Volkswagen up! automático I-Motion - interior

Entretanto, o up! I-Motion oferece maior conforto ao motorista com sua transmissão de operação automática, é um carro mais seguro (ISOFIX, 5 estrelas no Latin NCAP), mais versátil (maior espaço no porta-malas), mais agradável de ser conduzido, com melhor acabamento interno e externo e mais prático (por ser 26 cm menor e com menor raio de giro o torna muito ágil em cidade).

Volkswagen up! automático I-Motion x Novo Ford Ka 1.0 - interior

Sendo assim, diante dos pontos elencados, consideramos que o up! é uma melhor opção de compra nessa faixa de preço e o vencedor deste comparativo.

62 Comentários

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  1. A escolha das versões favoreceu o Ka. Se tivessem pego o preço do take-up!, o up! sairia mais barato que o Ka, e teria basicamente os mesmos itens do move-up, menos o SAVE.

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  2. Normal, já sabemos que o Up iria vencer.
    Estou olhando o take up com ar,na proxima semena talvez pegue o up,gostei do carro.

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    1. Lourenço,

      olhe também o Move, melhor revestimento dos bancos, conta-giros e side-blinkers que são importantes no transito urbano, evitam acidentes principalmente com motos.
      Sds

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    2. Certo Eddie, vou olhar o move,obrigado por lembrar.

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    3. Comprei o carrinho esse mês, andei pouco ainda, apenas 270 km. Estou 100% satisfeito com a aquisição. O que mais me agrada é a disposição do motorzinho, nervosinho, nervosinho, você pisa e ele responde de imediato, ainda não conhecia um carrinho tão arisco. Minha amiga que comprou o Ka, reclamou que, quando passa em lombadas e reduz para 2ª marcha, ela pisa e a resposta só vem quando o motor "enche"( o giro atinge alta rotação).

      O que me desagradou no Up, foi a suspensão, muito dura e o ponto de ignição, muito atrás, tem que girar demais a chave, causando desconforto.

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    4. Gomes, eu também notei esse "buraco" na aceleração do Ka quando fiz o test-drive. Parece até carro com carburador sujo... Acho que falta uma atualização do software da injeção.

      Fora o comando do espelho que caiu na minha mão quando fui regulá-lo...

      Sobre a suspensão, normal... VW tem calibragem mais firme mesmo. Ainda assim, eu acho o Up! mais macio do que o Gol que tive. Para quem gosta de dirigir mais rápido, a suspensão está na medida certa.

      O Ka tem direção, suspensão e câmbio muito bons, mas eu não compraria pelo acabamento de péssima qualidade.

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    5. Gomes, se você não conhecia um carro tão arisco como um que demora 15 segundos pra ir de 0-100 ? Você ta mal de variedade...

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    6. Gomes, se você não conhecia um carro tão arisco como um que demora 15 segundos pra ir de 0-100 ? Você ta mal de variedade...

      Típico leitor de revistinha. E leitor errado ainda, pois o up! faz de 0 a 100 Km/h em 14 segundos, com gasolina, segundo a 4 Rodas.
      Quem faz em [mais] de 15s é o Ka, Que faz em 15,3.

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    7. Daniel,
      Quando eu citei, que desconhecia um carro tão experto quanto o Up, estava falando de 1.0, claro.
      Aqui a lista dos modelos 1.0, que já dirigi: Celta, Gol, Pálio, Uno, Clio, Fox, Fiesta, Corsa e Corsa Classic.
      Continuo afirmando, que o Up, é o que possui melhor desempenho de todos esses.
      Ainda não testei o novo Ka, em breve farei isso, imagino, pelos relatos, que a disposição seja parecida.

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  3. Acho inútil esse tipo de comparação. Eu mesmo ia comprar um Ka, mas acabei comprando um Up! pelo fato de a Css da VW ter pago mais no meu antigo carro.

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    1. Fazer a comparação é importante sim, para mostrar as pessoas as diferenças construtivas relacionadas a segurança principalmente. O texto mostra, o que vc vai pagar num Ka pode pegar um i-motion, para quem roda muito em centros urbanos o Up i-motion é a opção mais confortável.

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    2. Também acho uma opção válida este up! imotion para quem roda bastante na cidade, mas para quem procura algo a mais este automatizado é bem limitado, principalmente pela falta da tecla sport, o que diminui bastante a lentidão nas trocas de marcha. Já tive carro automatizado e sei que isto faz falta não só em ultrapassagens, mas dentro da cidade em cruzamentos perigosos (com pouca visão do que acontece), por exemplo.

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    3. A questão é a seguinte, o up! I-Motion pode funcionar com um cambio manual normal. Se você precisa de rapidez nas trocas, basta acionar o cambio manualmente, e quando você quiser. As trocas serão rápidas e o carro será ágil.
      Está em trânsito pesado. Deixe o I-Motion trocar para você e desfrute do conforto.
      Está em cidade ou estrada tranquilamente andando? Deixe o I-Motion fazer o trabalho de trocas de marchas para você.
      Agora, em algumas situações é melhor trocar manualmente. E isso o câmbio entende perfeitamente, pois ele prioriza o manual quando o motorista mexe na alavanca, voltando para o modo automático sozinho.
      Essa transmissão I-Motion do up! tem software de gerenciamento da Porsche.
      E o fato é que todos os donos de up! I-Motion tanto no Carros na Web quanto no Clube do up! aprovam e recomendam a transmissão I-Motion.

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    4. Opinião de dono de up! I-Motion no carros na Web (que comprova a propriedade do carro com o RENAVAM):

      "Economia e potência"

      Volkswagen Up Move 1.0 I-Motion 2014/2015
      Guilherme - Balneário Camboriú SC
      Dono há menos de 1 ano - 3.000 km
      Carro anterior: Fiat Uno

      Prós:
      Super econômico, facilmente faz 15km/l na cidade sem o ar e 13 com armotor responde com potência ao acelerar. Cambio automático é ótimo.

      Opinião Geral:
      Recomendo a compra, tinha um UNO way 1.0 e ele não tinha a metade da potência do UP! mesmo com o cambio automático. E a ecônomia de combustivél é sensacional!

      http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Volkswagen&modelo=UP

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    5. Já o pessoal do top speed teve opinião contrário deste dono após andar nos dois carros (tanto manual como automatizado). Assim como teve gente aqui (e no próprio site que você citou) que falou que o ka é muito mais econômico que o up! e vice-versa. Ou seja, isto tudo corrobora aquilo que comentei antes.

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    6. Já o pessoal do top speed teve opinião contrário deste dono após andar nos dois carros (tanto manual como automatizado).

      Basta olhar em todos os relatos de proprietários de up! I-Motion no Clube do Up! que você verá que com alguns dias de uso o dono "pega o jeito" do câmbio, e passa a perceber quando é necessária a intervenção manual. Vira um processo natural. Mas isso você não pega em um test-drive de 20 minutos, e portanto a opinião de proprietários de Up! I-motion é muito mais valiosa que de testes drive de 20 minutos por aí que o sujeito não sabe nem como o câmbio funciona direito.

      Assim como teve gente aqui (e no próprio site que você citou) que falou que o ka é muito mais econômico que o up! e vice-versa.

      Na Quatro Rodas o up! foi 25% mais econômico em estrada e 15% mais econômico em cidade. Os números de consumo do teste de longa duração aqui do car.blog mostram o up! de 15 a 20% mais econômico que o KA. Isso são fatos.

      Agora, tem "proprietários" que chegam aqui e falam que seus Ka fazem 20 Km/l de alcool na estrada andando a 180 Km/h. mas não provam o que falam. Ou seja, estão mentindo mesmo. O Fato é o que está no INMETRO, 4 Rodas e nos testes aqui. E todos mostram o up! bem mais econômico que o Ka. Isso são fatos. O resto é besteirada.

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    7. Essa eu não entendi: primeiro fala da opinião neste comentário (e no outro) da opinião dos proprietários e depois no final coloca que é válido somente os resultados dos testes de revistas e do inmetro.

      Sobre o câmbio automatizado eu já tive um carro com câmbio automatizado e sei dos prós e contras. A tecla sport e assistente de partida em rampa faz falta em um carro deste tipo. É claro, pode fazer como os donos do up! e outros automatizados fazem fazem (utilizam o freio de estacionamento para arrancar em lombas e colocam no modo manual para fazer as trocas mais rápidas). Mas para mim, aí o câmbio perde um pouco de seu propósito que é de também simular o funcionamento de um câmbio automático.

      A propósito, com este carro com câmbio automatizado eu já conseguir fazer em torno de 20 km/l no meu carro 1.4 com ar ligado. Mas nessa época eu trabalhava de madrugada e andava do trabalho para casa a 60 km/h em quase todo o trecho (em 5° marcha praticamente). Era uma situação ideal que não representa o que ando hoje. Ou seja, mais uma vez isto corrobora aquilo que mencionei.

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    8. O que interessa são opiniões avalizadas. Opinião de proprietário de fato vc só tem como confirmar no carros na web e no best cars, pois lá eles exigem o renavam para escrever sobre o carro. No Clube do up! tem controle também.
      Agora em sites e blogs como este aqui e outros o sujeito simplesmente sai falando que tem o carro x e que faz 150 Km/l. Tem muito mané por aí dizendo que tem Ka e que o ka faz 15 Km/l de etanol em cidade. Isso é mentira. Simples. O Ka não passa de 9 Km/l em cidade com etanol, como mostra o INMETRO (8.9) e os 4 Rodas e os números do teste de longa duração.

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    9. Sim, mas o fato de ter ou não ranavam não garante nada. Por um lado é até pior, pois vai perder a imparcialidade e cada um vai tentar defender a sua compra. Não comprovando o que se fala (de forma que alguém possa repetir o teste de consumo), qualquer coisa que se fala é verdadeira, sendo dono ou não do carro.

      Aliás, no site do inmetro mostra que o up! faz em torno de 9km/l na cidade e 10 km/l na estrada com alcool, que é praticamente identico aos números divulgados para o ka. Estes são os números mais confiáveis, ainda mais para fins comparativos, já que os veículos são testados nas mesmas condições e respeitando normas técnicas. Todo o resto que falam por aí é praticamente achismo (ou consumo em situações bem ideais e particulares) e teste comparativo executado sem respeitar um padrão decente.

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    10. Ah, entendi. Para você, a opinião de consumo de quem não tem o carro e inventa números é melhor do que a de quem efetivamente possui o carro e informa o consumo medido. Ok.

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    11. Tanto faz. Como eu disse, uma coisa ou outra não garante nada. O que importa mesmo, ainda mais para fins comparativos, é o consumo do inmetro, já que os carros são testados na mesma condição e respeitando normas técnicas. O resto, ainda mais quando falam em algo muito melhor, é geralmente mentira ou consumo medido na ladeira ou em 5º marcha a 40 km/h (independente do carro).

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    12. O consumo do INMETRO tb o do Ka não confere com os fatos. A Ford colocou uma 5ª muito longa no Ka só para ele se sair bem no consumo do INMETRO. Na prática ele bebe bem mais que o INMETRO.
      A Ford faz carro para aparecer bem em teste de revista e INMETRO.
      A VW faz carro para ir bem na mão do consumidor.

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    13. No meu ka eu faço 11,8 de alcool e 14, 8 com gasolina na cidade.

      Tudo é a maneira que se dirige.

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  4. Acho que são 2 opções interessantes no mercado.

    Tem gente que fala que o UP é feio. Não acho o carro feio, tampouco bonito. O design não empolga, mas é harmônico. A frente, as laterais e a traseira combinam.

    O KA tbm não é nenhuma maravilha em design. A frente parece não combinar com as laterais e com a traseira (falta harmonia). As rodas parecem pequenas. Não é bonito como o New Fiesta ou HB20 - que considero os hatch pequenos mais interessantes no quesito design.
    Do KA, gosto do interior do carro. Acho o painel bem bonito. Tem um sistema de som bem legal. Boa iluminação dos comandos e bastantes porta-objetos.

    O UP continua sendo referência em segurança. É o hatch compacto mais seguro do país. Tem boa dirigibilidade. O desempenho impressiona pra carro 1.0. Tem uma condução muito boa. Quem dirige sente o carro na mão (direção bem acertada). Fácil de estacionar. Boa estabilidade. Bons freios. Ar condicionado muito eficiente. Leva tranquilo 4 adultos (diferente de muita bobagem e mentiras que contam por aí). O conjunto mecânico (motor + câmbio) é muito bem acertado. Diria que mecanicamente é o melhor carro do segmento. O câmbio é muito bom, tem engates curtos e precisos. As trocas de marcha são rápidas e corretas. E o porta-malas (de 285 litros) é razoável para o tamanho do carro. E é muito econômico, andando de boa, dentro dos limites de velocidade, é possível fazer 15 km/litro de gasolina na cidade e mais de 20 km/litro de gasolina na estrada. É um carro simples, mas oferece qualidade e os principais recursos. Pra quem quer praticidade e gastar pouco é uma ótima opção.

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    1. O espaço traseiro do Ka é marginalmente maior, mas o do up! é muito bom também. Já viajamos com 4 adultos no up! e não tivemos problemas de espaço.
      E sinceramente, city car por city car, o up! é imbatível em agilidade em cidade, pois ele é bem mais curto, cabe em qualquer vaga que vc acha na rua, é facílimo de manobrar, entra em qualquer lugar sem esforço algum. Nisso ele é deveras superior ao Ka, que é um carro comum nesse aspecto.
      Então o trade-off espaço traseiro x agilidade é francamente favorável ao up!. Fora as outras vantagens do VW, como o rodar sólido, silêncio interno e melhor acabamento interno e externo.
      O up! é um produto de qualidade superior mesmo. Inacreditável um popular com tal nível de refinamento construtivo e de acabamento.
      []s.

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    2. Concordo com o André.

      Em termos de design, o carro não cheira e nem fede. É apenas discreto...

      Pelo tamanho do carro, o Up! tem espaço interno bom. Óbvio que não dá para carregar 4 adultos de 1,90m, mas qual carro nessa faixa de preço que isso seria possível? Tal coisa nem alguns sedans médios o fariam com conforto...

      Ka? Andei e não gostei nem um pouco do acabamento, que simplesmente se solta do nada, embora tenha gostado da suspensão, direção e câmbio.

      O motor, achei apenas suficiente para o carro. Anda bem, mas sem o brilho do Up!. Aliás, O Ka precisa de uma atualização do software da injeção, pois o "buraco" de aceleração em baixas rotações incomoda bastante.

      Em suma? Não trocaria meu Up! num Ka. Inicialmente, até cogitei-o como sucessor, mas depois de andar no carro, desisti de vez.

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  5. Sinceramente, não vi vantagem no up, pelo contrario, a matéria /comparação, não tem coerência alguma. Primeiro porque o ka é o de entrada e o up é intermediário. Segundo por causa da carroceria, pois um consumidor comum(90%) ia analisar o carro com quatro portas e não com somente duas!! O que certamente elevaria o preço do vw pra 39-40mil reais, o que não é custo beneficio nenhum! Terceiro por que não informa outros itens do Ka e ate alguns ausentes ou presentes neste ou no up! tornando-a tendenciosa.

    E tratando justamente da maioria das pessoas, alguns itens do ka são fatores muito mais interessantes de escolha, como o som com varias conectividades, as quatro portas e principalmente o ar condicionado de série, que hoje em dia não é so item de conforto, mas de certo modo de segurança. Vendo o consumo, o up! é menor e mais leve(pelo menos nas comparações que vi se tratando do modelo de duas portas) portanto é fisicamente/logicamente/obviamente que vai ser mais econômico!! Mas e se compararmos os carros rodando com 4 pessoas a bordo do veículo? A proposito, quem compra o carro 1.0 não vai correr com ele, portanto o 0-100 não importa, todos eles vão ser lerdos em algum momento.

    NOTA: O up! destacado tem o ar condicionado? Se não, o que uma pessoa que compra um carro com câmbio automático e sem ar tem na cabeça? Ainda mais por 37 mil, que certamente vai direcionar o consumidor a outros modelos.

    Isofix, imobilizador e câmbio são atrativos e vantagens sim, mas itens primordiais de conforto ausentes no vw(como em vários outros modelos da marca, que quando incluídos encarecem demais o modelo) fazem com que a montadora perca vendas para outras que estão se atualizando com o gosto do brasileiro.

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    1. Bem lembrado. Não sou fã dos carros da ford, mas pelos mesmos motivos que você citou, não achei válido este comparativo. Principalmente por estar quando se compara um com duas portas e outro com quatro portas. Não faz sentido nenhum, pois quem está procurando um veículo quatro portas dificilmente consideraria um com duas portas.

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    2. Primeiro porque o ka é o de entrada e o up é intermediário.

      O que interessa é o preço. Se no preço do Ka de entrada vc leva o up! intermediário com I-Motion, ponto para o up!

      Segundo por causa da carroceria, pois um consumidor comum(90%) ia analisar o carro com quatro portas e não com somente duas!!

      Orelhada total. De onde vêm esses "90%"? Achismo puro, sem fundamento algum. Na matéria está escrito que uma vantagem do Ka é ter 4 portas. Mas muitas pessoas que usam o carro em cidade é muito mais vantagem a transmissão I-Motion que as 4 portas.
      Terceiro por que não informa outros itens do Ka e ate alguns ausentes ou presentes neste ou no up! tornando-a tendenciosa.

      Quais itens que não foram informados? Eu vi todos. E o fato é que o up! é muito mais equipado que o Ka, com itens como retrovisores elétricos, setas indicadores de direção nos retrovisores. Fora que o Up! pode vir com sensor de estacionamento, e etc e o Ka nem com opcional. E cadê o ISOFIX do Ka? Vai colocar seu filho pequeno em uma cadeira elétrica? E cadê a nota do latin ncap do KA?

      E tratando justamente da maioria das pessoas, alguns itens do ka são fatores muito mais interessantes de escolha, como o som com varias conectividade

      O Up! tem sistema de som com "várias conectividades". Basta pedir.

      o ar condicionado de série

      Você não sabe ler, colega? O up! da matéria TEM AR-CONDICIONADO!

      Vendo o consumo, o up! é menor e mais leve(pelo menos nas comparações que vi se tratando do modelo de duas portas) portanto é fisicamente/logicamente/obviamente que vai ser mais econômico!!

      Mas aí que está a grande vantagem do up!. Ele é menor e mais leve, e logo mais ágil e mais econômico. E mesmo assim tem um porta-malas maior e mais espaço interno. E mesmo sendo menor e mais leve, ele é muito mais seguro que o KA. É por isso que o up! é um carro revolucionário e moderno, enquanto o Ka não traz nada de novo.


      NOTA: O up! destacado tem o ar condicionado?

      Se você não sabe ler, veja as fotos pelo menos e olhe o ar-condicionado no Up!.

      Isofix, imobilizador e câmbio são atrativos e vantagens sim, mas itens primordiais de conforto ausentes no vw(como em vários outros modelos da marca, que quando incluídos encarecem demais o modelo) fazem com que a montadora perca vendas para outras que estão se atualizando com o gosto do brasileiro.

      Quais por exemplo? O fato: o up! tem todos os itens do Ka e ainda muitos outros que não tem no Ka nem como opcional, como sensor de estacionamento, retrovisores elétricos. O up! pode vir com Maps and More com GPS. Etc.

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    3. Se o que importa é o preço, então pouca gente vai dar 37mil num up! se tem outros modelos com 4 portas disponíveis por menos, e as quatro portas vão sim ser item diferencial contra um cambio automático, pelos simples fato do espaço,o conforto de mais espaço, mais duas portas de acesso contam muito mais do que um cambio para a maioria dos consumidores das cidades meu caro, e tem bem mais gente carregando 3,4 pessoas no carro do que somente o motorista, olhe em volta num engarrafamento comum. Mas claro que pra um dito fã-boy nunca vai importar, porque você sabe tudo e todos os compradores de carros do quesito são iguais a você.

      "Basta pedir" = Vai subir o preço do carro, menos custo beneficio, já o Ka já vem de série
      "achismo" "sem fundamento algum" = não necessito de números de revista ou de pesquisa foi apenas uma figura de linguagem se te faltou interpretação, é fato observável pra qualquer leigo ou basta entender que entre 200milhoes de pessoas pouquíssimos avaliam as características técnicas, consumidor e comuns q são maioria não se importam com isso.
      "você não sabe ler colega?" = então você não sabe também, visto que eu li e reli a matéria e não vi em nenhum lugar dizendo que tinha ar, fora que eu não sou obrigado a identificar no painel da foto se aquilo é um ar condicionado ou um ventilador.
      "ponto para o up!" = Pra comparações técnicas, não pro mercado, visto que todo o conjunto apresenta desvantagem.
      "isofix" = eu abordei que é um atributo de escolha importante, releia o comentário e entenda o contexto total.
      Se fosse um up! Com 4 portas seu comentário acerca do espaço interno seria válido, mas a matéria coloca um de 2, claramente menor, e nem por isso estou te rotulando de cego.

      O Ka tem sim itens que não tem no up, como os sistemas de tração e estabilidade, porém no modelo top, que já se encaminha pra outra comparação entre modelos top de linha. Assim como outros modelos que tem opcionais que o vw não possui! São preferências da marca em oferecer ou não. Ainda mais, podem ser instalados nos carros em outros lugares, não so as concessionárias tem peças ou serviços de qualidade.

      E repito, baseado na comparação, continuo afirmando a falta de lógica. Será porque o up de entrada é pelado e iria ser derrotado ao comparar?? Ou será porque falta entendimento da preferência do mercado pelo autor ou mesmo por você? Ou então porque quem compra carro 4 portas não vai procurar um de duas podendo ter ate geladeira e microondas dentro?

      Seu "amor" pela vw o cega, ou enche seu bolso de dinheiro. Pesquise sobre o mercado consumidor, e não tente impor uma superioridade inexistente nas carroças 1.0 e 1.6 da vw vendidas aqui no país como você enfatiza em seus comentários o que acaba transformando você e sua sua opinião exaltada numa figura(risível,comediante) do site.

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    4. Este up testado custa mais de 38k, simulei no site da volks, o ka sel está mais próximo em preço do que o modelo de entrada.

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    5. Este up testado custa mais de 38k, simulei no site da volks, o ka sel está mais próximo em preço do que o modelo de entrada.

      MENTIRA.

      O up! testado custa no site R$ 37.775 reais.

      - move up! "I-MOTION" 2 portas - R$ 32.340,00

      Opcionais
      Ar-condicionado R$ 2.940,00
      acesso completo para 2 portas R$ 1.165,00
      'easy drive' - direção com assistência elétrica R$ 1.330,00

      Preço total R$ 37.775,00

      Mais uma vez as kazettes vindo aqui MENTIR.

      "A mentira é o último recurso dos incompetentes" by Carlos4Pensamentos

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  6. Pq nao comparar o up automatizado com o novo uno dualogic? Faz mais sentido

    Vcs estão devendo uma materia dessas mais detalhada!

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  7. Pelo preço do up, dava p se comparar com o ka se plus...

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    1. E o Ka Se Plus tem algumas perfumarias a mais, mas cadê o ISOFIX? Cadê o sensor de estacionamento traseiro? Cadê computador de bordo? Cadê retrovidores elétricos? Cadê setas nos restrovisores? e cadê os números do latin ncap? Vai comrprar no escuro? Vai colocar seu filho em uma cadeira elétrica sem ISOFIX?

      E NENHUM KA oferece câmbio automatizado....então quem vai usar o carro em cidades congestionadas fica sem opção...só o up! mesmo.

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    2. Não tenho filho, o isofix pra mim é totalmente inútil. Sensor de estacionamento praq? um carro pequeno facil de estacionar, ainda mais pra mim q moro em cidade pequena, com vagas de sobra.

      Não desmereço o up, compraria numa boa, ate por ser mais barato, mas o blog exagera dmais

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  8. Eu concordo que o Up é um carro ótimo, pelos inúmeros pontos positivos destacados acima. É uma exceção num mercado forrado de modelos requentados. E injustiçado, acho que deveria vender mais (e custar um pouco menos, até ele se firmar de verdade no mercado e ter seu valor reconhecido).

    Contudo, achei o comparativo totalmente sem noção. Comparar um carro 2 portas com cambio automatizado com outro 4 portas de cambio manual não faz sentido algum. O ponto forte de um será nulo no outro pela escolha infeliz das versões. Melhor seria comparar os modelos adquiridos para o teste de longa duração, já que são equivalentes em preço, equipamentos e características básicas (4 portas e cambio manual).

    Do mais, são duas ótimas opções. O que me assusta no Ka é sua má montagem e acabamento duvidoso. Os problemas com o EcoSport e Fiesta que são fabricados no mesmo local depõem contra o carrinho, e as experiências vividas pelo blog (painel se soltando), além das impressões gerais das revistas anulam qualquer chance de adquirir um, pelo menos por enquanto.

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    1. A comparacao eh p mostrar o q dah p ter gastando mais ou menos o mesmo preco.

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  9. Só corrigindo...

    Itens que o Ford Ka oferece a mais que o up!

    * Duplo comando variável de válvulas
    * Espaço para 5 ocupantes
    * Travamento central das portas
    * Conexão Bluetooth
    * Ar condicionado ( kkkkkk carro sem ar...)
    * Ar quente
    * Volante com ajuste de altura
    * Vidros elétricos
    * Vidro One Touch
    * Iluminação noturna de todos os botões
    * Abertura interna do tanque de combustível
    * Lane Change - Toque na seta indica direção 3x
    * USB

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    1. * Duplo comando variável de válvulas

      E mesmo com isso anda muito menos e bebe muito mais.

      * Espaço para 5 ocupantes

      Nem a Ford acredita nisso, já que só tem 2 apoios de cabela atrás.

      * Travamento central das portas
      O up! informado no comparativo tem, presente no pacote acesso fácil 2 portas.

      * Conexão Bluetooth

      Já está informado.

      * Ar condicionado ( kkkkkk carro sem ar...)

      O up! do comparativo tem ar-condicionado. não sabe ler? veja as fotos...

      * Ar quente

      O up! do comparativo tem.

      * Volante com ajuste de altura

      O up! tem.

      * Vidros elétricos

      O up! tem.

      * Vidro One Touch
      * Iluminação noturna de todos os botões


      Foi informado no comparativo. Então não cabe a "correção".

      * Abertura interna do tanque de combustível

      O up! tem. Mas o que o Ka não tem e o up! tem é a abertura do porta-malas por botão, que tem no up! e inexiste no Ka.

      * Lane Change - Toque na seta indica direção 3x
      * USB


      O seta com toque foi criada pela VW e está até no Gol Special. E tem no up! tb. O sistema de som do up! tem USB.

      Ou seja, mensagem inútil e mentirosa. Aliás, a única coisa que os donos de Ka sabem fazer é mentir.

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    2. E o up! não tem abertura interna do tanque de combustível. Você tem que entregar a chave pro frentista e se sentir nos anos 90.

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    3. E o up! não tem abertura interna do tanque de combustível. Você tem que entregar a chave pro frentista e se sentir nos anos 90.

      Tem sim. É o sistema VW, que abre a trava elétrica e destrava o bocal do tanque.

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    4. Por 37 mil,preço desse up automatizado 2p, se tem um ford ka com vidros traseiros eletricos com iluminação(rs), my sync e acabamento decente nas portas e porta malas.


      Em relação aos aos apoios de cabeça mencionados pelo grande conhecedor automotivo carlos, parece que a vw tenta nos enganar botando 3 apoios atras, mesma situação da saveiro cabine dupla, pois 3 pessoas nao cabem, a nao ser que sejam 3 anoes...

      Além disso, a manutenção da correia dentado do up, algo bem caro, é por volta dos 100 mil km, enquanto o do nova ka é por volta dos 250 mil.Pequena diferença.

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    5. Acho interessante como essas kazetes dão valor a firulas e futilidades.
      Os caras recitam as futilidades do Ka...: "luzinha no vidro elétrico...botão redondo de abrir o tanque, porta com plastiquinho preto..."

      mas o que é essencial mesmo eles não conseguem enxergar..
      O Ka pode levar bomba no latin ncap, mas tem luzinha no vidro elétrico.
      Seu filho pequeno vai sofrer um risco enorme em uma cadeira sem ISOFIX, mas o que importa é que o ka tem plastiquinho preto na porta.

      Mas, enfim, o Ka é feito para esse tipo de gente mesmo, que dá valor a esse tipo de futilidade e irrelevãncia e sabe recitar como um papagaio todas as futlidades e irrelevãncias do Ka - sem estrelas no latin ncap.

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    6. Enquanto as Kazetes dão valor às futilidades, luzinhas e besteiras do tipo, vamos ver o que importa. No vídeo abaixo temos o que acontece em um choque de carro com cadeira com ISOFIX:

      https://www.youtube.com/watch?v=TbuLQhea3aY

      Repare que no teste do up! a criança quase nem se move no impacto, pois a cadeira ISOFIX fica presa na carroceria.

      E abaixo o que acontece no caso de não ter ISOFIX.

      https://www.youtube.com/watch?v=KAAvvvpyk7E

      Nesse caso a criança é jogada violentamente contra o banco do passageiro.

      Mas para as kazettes, isso não importa. o que importa mesmo é a luzinha no vidro elétrico que fica acesinho de noite e eles acham que tecla de vidro elétrica iluminada = tecnologia.

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    7. Essa luz que vc chama de futilidade chama-se ergonomia no quesito da usabilidade.Só pra te ajudar a pensar...

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    8. realmente é uma luzinha importantíssima para você, kazette! Eu sei disso. Eu sei como vocês dão valor a luzinhas, botõezinhos, muitos e muitos botõezinhos...todos com luzinhas...
      para as kazettes o carro pode levar bomba no latin ncap, mas se tiver muito botão e luzinha eles vão comprar o carro e mostrar orgulhosos para os amigos como o carro dele tem luzinhas e botões dentro..e que isso luzinhas e botões = tecnologia, na cabecinha deles...

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    9. o ka tem sim abertura do porta malas por controle remoto

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    10. Então, o problema é exatamente esse. O ka não tem botão físico de abertura do porta-malas, só no controle remoto. Enquanto o up! tem os dois, o que é muito mais prático.
      Apesar que faz sentido, já que o up! tem de fato porta-malas, enquanto o KA...é mais figurativo...

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    11. Carlos, você já teve contato com o up!?
      O carro não sem o "sistema VW" de abertura do bocal do tanque... é na chave mesmo.
      Não que isso seja um defeito, já que é um segmento de acesso, e isso é esperado.

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    12. Vai ter carro sim. Se duvidar, bem CNH tem...

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  10. Eu concordo com a maioria do pessoal aí sobre a questão deste comparativo, já que os modelos tem concepções um tanto quanto diferentes. Mas como o Christian mencionou aí em cima, a Caranddriver brasil fez o comparativo do Up! i-motion e o novo uno dualogic, ambos automatizados, ambos com quatro portas. E olha, eu realmente esperava um resultado diferente... me surpreendi.

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  11. Nao adianta os torcedores dos dois times reclamarem. O teste eh objetivo.

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  12. É cansativo ver gente que fica defendendo uma marca e criticando os outros que adquirem do
    concorrente, cansativo mesmo
    Cada modelo tem a sua qualidade, e pelo que mostram os números, o Ford está tendo mais
    aceitação por parte dos consumidores e acredito que seja por seu design que é o que mais
    atrai o brasileiro

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  13. esse cambio automatizado nao casou com o motor 1.0 do up!
    a troca de marchas tem uma lacuna, os trancos e as decisoes do cambio sao de matar....
    em uma ladeira, se prepare para 1..2.... 1... 2.... 1.... ou entao passe para o modo manual e faça vc o trabalho... pois o robô definitivamente nao sabe fazer........

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    1. Só reclama do câmbio I-motion do up! quem não o tem e nunca o dirigiu.
      Já os proprietários de up! I-Motion falam muito bem.
      Interessante....

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    2. Vamos ver o que falam os proprietários do up! I-Motion:

      http://forum.vwupclube.com/archive/index.php?thread-762.html

      Direto ao ponto - iMotion: vale ou não?

      Sim, vale. E falo com propriedade pois uso o meu todo o dia no trânsito misto (estrada/cidade) aqui em SP, rodando uma média de 30km por dia. E mais, tenho um carro AT tradicional (Cruze) e posso garantir que não há arrependimentos. Há diferenças? Sim, óbvio, jamais espere do I-motion comportamento idêntico ao de um AT tradicional; o ideal é usá-lo com a ideia de que é uma solução muito mais confortável do que o câmbio manual. Se vc tiver isso em mente garanto que não irá ficar decepcionado.

      Estou com o meu High Up I-motion desde julho.
      O Câmbio é prática, pois os trancos agora praticamente não existem, já me acostumei com o carro. E como já sabemos o cambio I-motion é pra quem quer mais conforto comodidade!

      Ao meu ver, vale a pena sim!


      Se ainda der tempo de um último comentário: Sim, vale a pena!
      Foi o que todo o mundo disse e eu concordo: basta adaptar-se e entender que não é ideal. Mas você pagou mais barato por isso, então ok.
      E, na pior, se tudo o mais der errado, você ainda pode usa-lo no modo manual só não tendo que usar a embreagem, o que já é ótimo!

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  14. Caraca, mas vocês brigam, hein ? É feio chamar os outros de idiotas, vamos se respeitar, cada um tem a sua opinião. Se o cara compra um carro com duas portas, um motivo ele tem, ué, não pode chamar o outro de idiota... Vamos se respeitar. Se não gostou, então, fica quieto, vai embora, vá para outro blog ou simplesmente fecha o browser. Cruzis, que gente mais sedenta por "sangue"...

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  15. Ontem na nova auto escola tive aulas num Up,versão Move com AC,Direção elétrica,toca cd,trio elétrico,o carro tem um baita motor,o motor do bichinho anda bem,o câmbio manual dele é bom e suave,a suspensão absorve bem as irregularidades da via mas porém em certas lombadas ela dá um pulo desconfortável e irritante,penso em tirar num consórcio um Take Up com dir elétrica e Toca CD,no consórcio também pra tirar um High Up imotion,mas fica mais pesado,o Up dá de 4 a 0 no Celta.

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