Chegando à marca dos 10 mil km rodados nosso VW Up! foi para primeira revisão. Segundo o site da Volkswagen essa primeira revisão fica em R$ 236,00 incluindo nisso a troca de óleo , filtros de combustível e óleo e bujão de escoamento. A mão de obra não é cobrada do proprietário nas duas primeiras revisões . Agendamos, por telefone, o horário de entrega do veículo para as 10:20 hs do mesmo dia. Chegamos pontualmente no horário combinado e a entrega foi imediata na Concessionária Original de Arujá , embora o movimento estivesse muito intenso na loja.

Volkswagen up! - teste de longa duração

Imediatamente revestiram o banco do motorista e o volante com plástico protetor. Informamos ao técnico que o carro, no geral não apresentava problemas mas estava preocupado com um estalo não comum quando se abaixa os vidros das portas dianteiras. A nossa preocupação é que venha se repetir o mesmo problema (veja detalhes aqui) que redundou na substituição de todo o mecanismo de levantamento dos vidros de ambas as portas (veja detalhes aqui). O atendente acionou a tecla de comando de abaixamento e levantamento dos vidros; notou que fazia o barulho, mas comentou que o problema é decorrente da borracha ser nova!!!!

Volkswagen up! - teste de longa duração - interior

Para nós isso não tem sentido. O levantamento e abaixamento dos vidros deve ser de forma suave e sem estalos, mesmo sendo as borrachas das canaletas novas. Suspeitamos que o estalo é decorrente da aderência das borrachas nos vidros, na parte superior, dificultando o abaixamento dos mesmos. O barulho se manifesta só no desprendimento do vidro de sua canaleta superior. Percebemos ao retirar o carro que não aconteciam mais os estalos. Cabe observar que não se nota esse problema em outros carros da VW. Pelo menos deveriam ter aplicado um grafite para facilitar o abaixamento dos vidros, porém essa seria uma solução paliativa e não definitiva. Isto tem de ser melhorado pela VW.

Volkswagen up! - teste de longa duração

A entrega do veículo estava prevista para 17:30hs e após 20 minutos desse prazo o carro foi entregue e pagamos pelo valor do primeiro serviço mais alinhamento e balanceamento (pedido por nós) a quantia de R$ 395,00. O carro saiu parecendo zero km sem ruído algum e com o problema dos vidros resolvido.

Saveiro parada há 20 dias com problema no motor

Só uma observação. Quando eu estava sendo atendido, o atendente recebeu uma informação de um outro funcionário de que alguém, no telefone, estava perguntando se estavam trabalhando no seu carro. O atendente falou para seu colega: "desde que o carro chegou lá, o pessoal estava trabalhando no carro'. Ele pegou o telefone e falou com a pessoa. Ao que parecia, o cliente não estava nada contente. Quando o cliente desligou, eu perguntei quando o cliente havia deixado o carro lá. Eu entendia que tinha sido entregue na parte da manhã. Para surpresa minha, o carro, uma Saveiro nova, incrementada, com problema no motor, estava lá há duas semanas!!!! Comentei com o atendente que o cliente estava com toda a razão. É inadmissível um cliente estar esperando duas semanas a solução de um problema no seu carro, que não deve ter custado barato.

Fiquei preocupado, pois isso mostra o despreparo dessas concessionárias para casos especiais. Eles conhecem bem que precisa trocar o óleo do motor, trocar o filtro de combustível e do óleo, trocar o bujão do carter, etc. etc., itens esses que constam de um check list da oficina da concessionária. Sugerem o balanceamento da suspensão e alinhamento das rodas, oferecem uma película protetiva para a pintura, etc. etc. Veja que se tratam de “assuntos que demandam muito conhecimento técnico”!!!!! Fugiu disso, o pessoal não está preparado para algum problema maior. Vejam o problema do levantador do vidro comentado acima. Eles precisam consultar a VW para saber como proceder. É muito preocupante isso.

Nota-se que na Original que o pessoal é atencioso, mas deixa muito a desejar. Seguramente é decorrente de que num raio de 50 a 60 km daqui, todas as concessionárias são da Original e, portanto, você não tem escapatória. Tem de recorrer a eles nas revisões. Isso também é preocupante. Não há concorrência.

Volkswagen up! - teste de longa duração

OBS. No geral, o desempenho do carro é muito bom, lógico que não se deve seguir muito a indicação do painel de que se deve mudar para uma marcha mais longa. O sistema não sabe o que o carro vai enfrentar, se é uma subida suave ou uma mais acentuada. Aí o carro fica “chocho”.

29 Comentários

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  1. Ano que vem compro o meu...agradeço ao Fábio pelas atualizações do site e pelas informações...

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  2. A Original dominou a região da ZL de SP, Alto Tietê e Vale do Paraíba até Taubaté...

    Só em Pindamonhangaba é que temos a Dokar e a Guará Motor em Aparecida, Guaratinguetá e Lorena.

    Não tenho do que reclamar dos serviços aqui da Carolina, concessionária VW aqui em Rondonópolis - MT. Sempre fui muito bem atendido e os poucos problemas que tive, resolveram rapidamente e a contento.

    Aliás, a Guará Motor, de Guaratinguetá - SP, resolveu um probleminha que tive no meu Up! quando estava em viagem por SP. A tomada 12v ficou inoperante... O chefe da oficina atendeu de imediato e 10 minutos depois, liberou o carro com o problema resolvido e sem custo algum. Era o fusível que tinha queimado por problemas no plugue do GPS.

    Do pós-venda da VW, não tenho o que reclamar...

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  3. O Up tem um Design Legal mas essas calotas são assustadoras !!! na minha opinião é a calota mais feia de todos os carros com calotas do Brasil !!

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    1. As calotas do up! são muito bonitas, com um design limpo e sem rebuscamentos, traduzindo a modernidade do carro.

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    2. Gosto do design do UP, acho diferente. Foge da mesmice. Pode não ser bonito como um New Fiesta ou HB20, mas é simpático. E o carrinho tem muitas qualidades que acabam agradando a seus proprietários. Se tivesse mais grana, compraria um carro maior, pra viajar: um sedan (tipo Corolla), ou um Hatch médio (Focus ou Golf), ou até mesmo um SUV. Mas ficaria com o UP pro dia a dia, pela praticidade e economia.
      Acho sem graça essas calotas da versão Move. Gosto mais das calotas da versão Take. Também acho feias as rodas das versões R/B/W. Esse carro do teste ficaria legal com umas rodas da versão High, ou com alguns modelos esportivos (Scorro ou TSW).
      O carlos, pra variar, acha bonita essas calotas. esse rapaz deve morar dentro de uma Kombi.

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    3. Fala Andre...compartilho da mesma opinião...vou ver se negócio no próximo ano uma versão high nesta cor prata...valeu...

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    4. Legal, Kobra.
      A High é a versão que mais gosto. Na cor prata, com aquelas rodas modelo "São Paulo" e com os bancos em couro sintético "Native", fica show de bola o carrinho. Abs.

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    5. Design legal??? Gosto não se discute, mas dos hatches feitos no Brasil, tão feio quanto ele só mesmo o Etios, outro monstrengo mal acabado!

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    6. Pode achar o UP e o Etios feios, mas são 2 dos melhores hatch na sua faixa de preço. Ambos são econômicos e seguros (UP com 5 estrelas e Etios com 4 estrelas no Latin Ncap).
      Muito melhores que carros que vc deve achar "bonitinhos", mas que são verdadeiras carroças sem segurança (Palio, Gol, Uno e Onix). O Onix nem se fala - 36 mil reais e não vem nem com vidros elétricos, motor obsoleto, direção ainda hidráulica, plásticos de má qualidade, medíocre em segurança (chegou a rasgar o assoalho no crash test). Anda menos e gasta mais que o UP. Mas atrai o público menos esclarecido.

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  4. Sofrivel esse pós venda da Vw e dou toda a razão para o proprietário da saveiro,pois parecem até que estão fazendo um favor para a gente,mal sabe eles que sem nós consumidores eles morrem de fome.

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  5. Este valor foi mais do que eu gastei na revisão dos 10k e igual a que eu paguei na revisão de 20k do meu civic, em concessionária. Na verdade, não se faz quase nada nestas revisões, mas as concessionárias metem a faca no valor da mão de obra, mesmo não sendo tão qualificada, como podemos ver neste post.

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    1. Na verdade, a revisão custou 236 reais, o alinhamento e balanceamento feito na concessionária que jogou o preço para as alturas. A primeira revisão do Honda Civic custa 217 reais, a dos 20mil custa 337 reais, ambas sem alinhamento e balanceamento, que são cobrados à parte, caso o cliente queira.

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    2. A revisão dos 30mil do Honda Civic custa 406 reais e a dos 40mil apenas 921 reais. Aos 50mil, 406 reais novamente, mas a revisão dos 60mil custa salgados 1,1mil reais.

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  6. Meu Take Up veio com a direção torta para a esquerda. Deixei na concessionária e eles disseram que teriam que receber os parâmetros da VW. Deixei de manhã e retirei ao final da tarde. Devolveram com a direção torta para a direita. Realmente falta muito treinamento nas concessionárias.

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  7. O meu está com o estalo mencionado no post. Além disso, a 1º marcha as vezes enrosca. Na próxima revisão vamos ver o que vai acontecer. pois quando está tudo okay é fácil fazer um bom atendimento, mas quando começa os problemas...

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    1. Errado, Naylthon do Fusion vermelho sangue, o primeiro serviço do Novo Ka 1.0 custa 240 reais. A segunda revisão custa custa 272 reais, a terceira revisão do Novo KA 1.0 custa 700 reais(isso mesmo). Lembrando que os veículos que recaiam sobre o "uso severo"(enfrentam engarrafamento, percorrem distâncias curtas, etc) devem trocar óleo e filtro a cada 6 meses.

      Ou seja, para a maioria, a visita à concessionária será feita de 6 em 6 meses, pois as situações de uso severo acabam abarcando tanto o usuário que roda pouco, percorre pequenas distâncias, que geralmente mora no interior, como também aqueles que moram nas grandes cidades e enfrentam engarrafamento constantemente.

      Na prática, a manutenção do Novo Ka, para quem roda, pelo menos 10mil por ano, fica assim:

      No primeiro ano:

      1° revisão: 240 reais(6 meses)

      2° revisão: 270 reais(12 meses ou atingindo 10.000km)

      No segundo ano:

      *Serviço troca de óleo e filtro(uso severo) aos 18 meses. Cerca de 200 reais em concessionária.

      3° revisão: 700 reais(24 meses ou 20.000km)

      No terceiro ano:

      *Serviço de troca de óleo e filtro(uso severo) aos 30 meses. Cerca de 200 reais na concessionária.
      4° Revisão: 452 reais(aos 36 meses ou 30.000km)


      Gastos: 510 reais no 1° ano, 900 reais no 2° ano e 652 reais no 3° ano. Total: 2062 reais.

      Esse valor é sem contar outros serviços, tais como: alinhamento, balanceamento, etc.

      A manutenção não é tão cara, mas também não é das mais baratas como alguns pensam.

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  9. Pagar R$236,00 pela troca de óleo na css Vw só no primeiro ano mesmo.Quando levei o cross fox da patroa para as 2 primeiras revisões eu avisei ao consultor que seria a ultima.Na terceira consigo trocar óleo em qualquer mecanica de qualidade e referencia pela metade do preço,sem falar quando trocam o filtro de polem do ar condicionado e cobram bem mais,css é um assalto e atendimento muito à desejar...carro novo só levo no primeiro ano,depois só no meu mecanico de confiança,se tiver de dar problema sério,dá-se em 1 ano.

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  10. Aqui na cidade tem 2 concessionárias VW. Comprei o carro em uma delas e fiz as duas primeiras revisões, por ser mão-de-obra grátis acho que quem vendeu deve arcar com o ônus. Na terceira mudei e a qualidade de atendimento e do serviço é outra. Sai da revisão e realmente percebi o carro diferente para melhor. Fora que o consultor foi extremamente honesto quanto ao preço e não tentou empurrar nada. Já primeira só recomendo aos inimigos. rsrs

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  11. Ainda sobre o assunto "revisões", conheço alguns proprietários de veículos com "revisões anuais" que estão fazendo vista grossa sobre o que diz o manual do veículo, indicando trocas semestrais de óleo e filtro para veículos que estão em situação de uso severo(quase todos os veículos se enquadram). Conheço um dono de Onix, por exemplo, que só usa o carro no trânsito pesado, mas disse que não vai fazer as trocas semestrais para não gastar demais com manutenção, pois já considera as revisões muito caras e a troca sai por cerca de 200 reais na concessionária.

    O engraçado é que o dono em questão já disse que o motor perdeu rendimento e está "estranho", mas como deve repassar o carro em breve, não tem problema, pois ele pensa que a bomba só deve estourar na mão do próximo proprietário. Por isso que todo cuidado é pouco ao comprar um usado, especialmente se é um veículo que faz apenas as revisões anuais, pois muitas vezes o dono deixa o motor ficar rodando com óleo e filtro inadequado apenas para não gastar com manutenção.

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    1. Minha situação é boa, pois eu rodo cerca de 5 mil km em exatos 6 meses.

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    2. Para mim as revisões vão doer, 2mil km a cada 6 meses, tem peças que eles podem me cobrar e nem trocar pois vai estar longe da quilometragem indicada para a troca.

      Devo ser um dos que vai levar nas duas primeiras revisões e pular fora, estou analisando isso.

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  12. Revisão a cada 10.000 Km para mim é coisa do passado, século passado, como alguns que chamam os FIAT de jurássicos...

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  13. Interessante notar que os maiores índices de satisfação são pelas marcas japonesas Honda e Toyota, e coincidentemente em geral as concessionárias atendem muito bem!!!
    Os fabricantes brasileiros na sua maioria "não cobram" ou "nem querem saber" de seu PÓS-VENDA em concessionárias, e olha que treinamento existe.

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  14. minha nova auto-escola tem 3 Ups,um deles é o High-Up,não vejo a hora de ter aulas no Up,chega de Celta.

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  15. Fiz uma viagem para o Guarujá com o VW UP da minha namorada. O carro é show de bola para dirigir. Nem parece que o carro é 1.0 de tão ligeiro que é, alem de ser super econômico (ar ligado a viagem toda - gasolina aditivada - 19km/litro). O carro subiu a serra com o ar ligado com uma facilidade incrivel e sem perder potencia. O carro é muito gostoso para dirigir. E antes dela comprar o UP fizemos o teste drive no Novo Ka, mas não gostamos (com o ar ligado o carro não anda e consome mais combustível que o UP).

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  16. Estou muito feliz com meu up comprei recentemente esta fazendo na Cidade 11/0 por litro de álcool com ar ligado. E na estrada faz 13/5. Com álcool com ar ligado o up superou minha expectativas estou muito feliz ele melhor carro 1.0 de todos os tempos e show de bola não tem barulho ar gela muito o motor e rápido agiu acabamento de primeira tudo nele up

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    1. Também estou muito feliz com o meu,carro muito bom,tenho um movie up, fiz teste drive em vários concorrentes e optei pelo up, paguei 35k taxa 0 com chave canivete,trio,ar,direção eletrica,cor metalica,carro economico, cabe em qualquer vaga,só critica quem nunca dirigiu,meu marido tem o novo corolla 2015 xei e elogia o up para todo mundo e indica para qualquer um que queira um carro nessa faixa de preço.

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  17. Caracas... Fui fazer a 4a revisão do up take... 491 reais! É sério isso mesmo? Muito caro! Vou trocar de carro... Num é possível um carro 1.0 com esse custo de manutenção!

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