A Volkswagen lançou o Taos no Brasil, posicionando-o como um SUV de porte médio, abaixo do Tiguan R-Line, e acima do T-Cross Highline. Esse posicionamento fecha uma lacuna na gama da marca alemã que foi aberta quando a atual geração do Tiguan, na versão AllSpace, chegou ao Brasil.
Volkswagen Taos x Tiguan - comparativo
Até 2017 o Tiguan era vendido em versão única tanto para Europa quanto para as Américas. O Tiguan de 1ª geração media 4,43 metros de comprimento e tinha entre-eixos de 2,61 metros, com largura de 1,81 metros.
Volkswagen Tiguan 2017
Era um modelo criado para atender ao mercado europeu, e era considerado "pequeno" para o mercado norte-americano.
Volkswagen Taos 2022 Highline Cinza Indium
Com o lançamento da 2ª geração do Tiguan, a Volkswagen criou uma versão específica para ser vendido e fabricados nas Américas, o Tiguan AllSpace, com 4,7 metros de comprimento (quase 30 cm a mais que o Mk1), e entre-eixos de 2,79 metros (18 cm a mais que o de 1ª geração).
Volkswagen Tiguan 2017 - interior
A largura foi ampliada para 1,86 metros.
Volkswagen Taos 2022 Highline - interior
O quadro abaixo compara dimensões, performance e preço do Tiguan de 1ª geração com o VW Taos

ComparativoVW Tiguan 2017VW TaosJeep Compass 270T Flex
0 a 100 Km/h [s]9,410,210,3
Vel Máx [Km/h]195194203,5
0 a 1000 m [s]31,231,331,7
40 a 80 km/h [s]4,34,44,5
80 a 120 km/h [s]7,57,47,2
Ruído interno a 120 km/h [dB]67,26767,7
Consumo urbano [km/l]10,111,49,3
Consumo rodoviário [km/l]11,614,313
Porta-malas [litros]470498410
Peso [Kg]140514251589
Comprimento [m]4,434,464,40
Largura [m]1,811,841,82
Altura [m]1,671,641,64
Entre-eixos [m]2,612,682,64
Preço da versão básicaR$222.000R$155.000R$140.000

Além disso, esse SUV bem maior passou a ser fabricado no México, enquanto a versão "curta" continou a ser fabricada na Alemanha, para ser vendida exclusivamente na Europa.



Entretanto, o aumento de dimensões do Tiguan AllSpace criou um lacuna na gama de SUV´s da Volkswagen tanto nos EUA quanto no Brasil, já que o Tiguan AllSpace era grande demais para concorrer com Jeep Compass, o líder do segmento, e o T-Cross pequeno demais para essa tarefa.



É nesse contexto particular dos mercados norte e sul americanos que chega o Taos, com dimensões ligeiramente maiores que o Tiguan de primeira geração, atualizado, com mais espaço interno, e preço bem mais competitivo.
Volkswagen Tiguan 2017 - interior
Para efeito de comparação, o Tiguan de 1ª geração foi vendido no Brasil até o primeiro semestre de 2017, quando era ofertado com preço de R$ 130 mil reais na versão 1.4 TSI AT6 FWD, e R$ 156 mil na 2.0 TSI 4Motion. O dólar, à época, estava cotado a R$ 3,10. Com isso, o preço dolarizado do Tiguan de 1ª geração era de US$ 42 mil para o 1.4 TSI, e de US$ 50.500 dólares para o 2.0 TSI.
Volkswagen Taos 2022 Highline - painel
Convertidos a valores de hoje, o Tiguan MK1 1.4 TSI custaria R$ 222 mil - R$ 67 mil mais caro que o Taos Comfortline (R$ 155 mil), enquanto a versão 2.0 TSI sairia por R$ 267 mil, nada menos que R$ 86 mil mais caro que o Tiguan Highline.
Volkswagen Tiguan 2017
Conclusão

Esses números mostram que o Taos, com projeto específico para as Américas (Norte e Sul), fabricação local, e adequação dimensional às preferencias dos consumidores norte e sul americanos, tornou o SUV intermediário da Volkswagen efetivamente competitivo frente a seus concorrentes.
Volkswagen Taos 2022 Highline

Além disso, posiciona a marca em um segmento de mercado da qual ela estava ausente desde 2017.

30 Comentários

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  1. Excelente estratégia da VW, e mostra que a empresa está antenada com preferências locais, com isso fazendo carros adequados para brasileiros, e americanos, os quais têm preferências diferentes dos europeus.

    O Taos é um sucessor competente e adequado para o Tiguan Mk1. Melhor, mais espaçoso, mais tecnológico e muito mais competitivo em preço.

    O Taos já é o líder técnico do segmento, já que, objetivamente, o Taos é muito superior a todos os concorrentes (Compass e CocoCross).

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    1. Fica calma aí, sossega a piriquita, que o Taos está chegando a conta gostas nas concessionárias.
      Em agosto deve aumentar muito a disponibilidade do produto, e as vendas vão dar uma espirrada para cima na cara dos haters.

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    2. Unknow, a única coisa que VW é lidera é nos fracassos automobilísticos, vamos a lista:
      -Up!
      -CC
      -Jetta
      -Parati
      -Gol/Parati 1.0 16V
      -Gol/Parati
      -Caddy
      -Eurovan
      -Caravelle
      -Eos
      -Golf
      -Passat
      -Spacefox
      -Polo Classic
      -Logus
      -Pointer
      -Apollo
      -Lupo (europa)
      -Fox (europa)
      -Sciroco (europa)
      -Sharan (europa)

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    3. Papagaiada de sempre,e a Sharan tá no mercado desde 1995.
      A Spacefox não saiu de linha por causa de fracasso até pq ela ficou muitos anos no mercado e sim pq o mercado de SWs está decadente há anos.

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    4. Parati fracasso?kkkkkkkkkk,foi uma das SWs mais vendidas da história aqui no Brasil

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    5. Lro83 se parati fosse sucesso, seria fabricada até hoje ;)

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    6. Ficou mais de 2 décadas no mercado,saiu de linha pra dar lugar a Spacefox.

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    7. Hater x Hater falou tudo o unico sucesso da JVW em toda a historia foi o FUSCA. fora isso só mico! kkk

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  2. ”"""”"""""""""""Com o lançamento da 2ª geração do Tiguan, a Volkswagen criou uma versão específica para ser vendido e fabricados nas Américas, o Tiguan AllSpace, com 4,7 metros de comprimento (quase 30 cm a mais que o Mk1), e entre-eixos de 2,79 metros (18 cm a mais que o de 1ª geração """""""""""""""


    ATENÇÃO

    """entre-eixos de 2,79 metros (18 cm a mais que o de 1ª geração"""

    A VERDADE QUE ESSE TAOS FEITO SOBRE A PLATAFORMA DO JETTA TEM 2,68 METROS DE ENTREEIXOS E NÃO 2,79 METROS COM ESTÁ NA MATÉRIA.

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  3. O Taos é um excelente concorrente...do Duster. Possuem acabamentos equivalentes: plástico no painel inteiro e nas portas detrás, e superfície macia na portado motorista. Em espaço interno são semelhantes tb.
    Masssss ainda assim o Duster é o melhor, pois tem suspensão mais robusta pronta para um off-road leve e até moderado. Já o Taos a aventura máxima dele é no shopping center de madame.
    Além disso o custo-benefício do Duster é muito superior. Te entrega mais por menos. O embate tem leve vitória para o Duster mas quando chegar o motor 1.3 turbo Mercedes, a distância se ampliará muito a favor do Duster.
    Infelizmente não foi dessa vez para a VW...

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    1. Captur 1.3 TURBO tem mesmo entre eixos e com mesmo tamanho, mas com preço bem mais em conta.

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  4. Não adianta, a Tiguan é um projeto para mercados exigentes como Europeu, enquanto esse VW Taos e feito para mercados Chines. Europeu jamais vai aceitar painel boqueta de plástico duro, central multimídia dessa que só existe em países como o Brasil que não tem GPS nativo, ausência de isolamento Termo Acústico no capô, câmbio automático de 6 marchas no lugar do Dsg e etc.
    Tiguan 1.4 Tsi Dsg6 Mk2 custava até menos que esse Taos 1.4 At6.

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    1. Os preços tem que ser comparados em dólar. O TIguan antigo custava mais de US$ 42 mil, no Brasil. O Taos custa US$ 30 mil. Ou seja, o Taos é mais de US$ 12 mil mais barato, ou, mais de R$ 60 mil mais barato.
      O Tiguan 1.4 TSI Mk1 hoje custaria mais de R$ 220 mil no Brasil.

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  5. Verdade, o Taos e o verdadeiro substituto do antigo tiguan, ja que o novo teve um salto extraordinario em qualidade. Muito bom, fui conhecer o Taos e me impressionou a qualidade dos materiais. Apesar de nao ser completamente softtouch, o acabamento geral e melhor que a tiguan antiga e nao deve em nada ao compass por exemplo que e bom tambem. Achei melhor distribuido o acabamento que os concorrentes, o Compass por exemplo e melho no painel pois e totalmente softoutch, mas peca das portas e principalmente na tampa do porta malas. Ja o Taos nesse aspecto e bem melhor, e o corola cross nem me dei o trabalho ir ver pois e um nivel abaixo do Taos e Compass. Meu pai tem um corolla e ja sei que e pior que esse entao nem fui ver.

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    1. O Taos tem um acabamento sóbrio e hightech, muito superior aos concorrentes.

      https://1.bp.blogspot.com/-cwGhyvc-2Uw/YQcjLaVSo_I/AAAAAAAAAPg/-6lgOi-Tryc5Y42fD4-tY7DlXjrSW-PUQCNcBGAsYHQ/s16000/VW-Taos-Highline%2B%2528121%2529.jpg

      Os concorrentes são apenas emperiquitados. O Taos é bem acabado!

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    2. Taos não tem opção diesel, então prefiro Compass.

      Além disso, Jeep é superior à VW

      Próximo

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    3. "Muito bom, fui conhecer o Taos e me impressionou a qualidade dos materiais"

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o cara se contenta com pouca bos.ta mesmo...
      Pára de inventar moda filhão. O acabamento do Compass é muito superior, além de ser mais equipado, bonito e ter uma aura de status. Taos tem aura de Spacefox gordo ;)

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    4. Hater x Hater, o Taos não é uma porcaria não, mas o s caras exageram tanto que não conseguem enxergar

      Compass é superior, só isso.

      Por isso vende mais!

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    5. Compass é mais equipado?ele só tem acc nas versões mais caras enquanto o Taos Comfortline tem opção de acc e já tem painel digital configurável na que só tem nas versões mais caras do Compass

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  6. Pelo seu nome ja da pra perceber que vc nunca entrou num Compass ou TAOS. Compass tem o tabeliê todo softoutch, mas o acabamento das portas, puxadores e do porta malas e inferior ao Taos, ou seja e apenas uma questao de distribuicao. Alem do mais a versao a Diesel e manca e barulhoenta e 4x4 que nao serve pra nada alem de passar na legislacao de carros a Diesel. O 1.3 e muito melhor que o Diesel. No mais, TAOS e um carro mais inteligente no geral, e racional tambem. Jeep e inferior a VW, de certeza.

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  7. só faltou fazer no Brasil para termos uma qualidade melhor !!

    https://1.bp.blogspot.com/-kB7LITPmV04/YQVZOfkrykI/AAAAAAAAAO4/g984k7KHClwQrU3R1UE6WlrwplHSscOIACNcBGAsYHQ/s0/P%2Bporta%2Be%2Bporta%2Bmalas.png

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  8. Taos é o melhor SUV médio do Brasil não premium, bom desempenho, equipamentos, espaço e conforto de sedan médio, imbatível. Tiguan R-Line, Audi Q3 e Q5 continuam imbatíveis na categoria premium.

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  9. O Taos é um bom produto. Mas, se a VW valorizasse de verdade nosso mercado, traria o Tiguan 5 lugares.
    Um SUV verdadeiramente Premium.

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