A Volkswagen do Brasil lança no mercado nacional a nova geração do SUV Tiguan. O modelo chega na configuração de entre-eixos alongado, denominado AllSpace, importado do México. Há opções de com motor 1.4 TSI Flex (250 TSI) e 2.0 TSI 4Motion (350 TSI).


Os preços do VW Tiguan AllSpace 2019 para o Brasil são os seguintes:
O Tiguan AllSpace chega em regime de pré-venda com 500 unidades em site específico (http://prevendatiguan.vw.com.br).

Vídeo - VW Tiguan 2019 AllSpace - Lançamento - Brasil



Vídeo - VW Tiguan AllSpace - Especificações oficiais



O VW Tiguan AllSpace é o quarto modelo de um total de 20 novos veículos que a montadora alemã prepara para o Brasil até 2020. Os três primeiros foram VW Polo, VW Virtus e VW Amarok V6. Além disso, ele é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020.

Novo VW Tiguan 2019

É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, o que possibilitou ao modelo Volkswagen trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.

VW Tiguan 2019 250 TSI Flex

Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace começa a chegar às concessionárias no fim de maio em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI. Pela primeira vez, o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

VW Tiguan 350 TSI R-Line

Outra grande novidade é o retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado com mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de 7 marchas.

Novo VW Tiguan 2019 - interior

O Tiguan Allspace será fabricado na planta de Puebla, no México, e estará disponível nas configurações com cinco e sete lugares – trata-se do primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa capacidade.

Revisões

O Tiguan Allspace contará o chamado “Revisão de Série” estará presente em todas as versões do modelo onde as três primeiras revisões (10.000 km/12 meses, 20.000 km/24 meses e 30.000 km/36 meses) serão gratuitas. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na concessionária. Para se ter ideia do que representa esse benefício, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.

Novo VW Tiguan 2019

O Tiguan Allspace terá três anos de garantia total e será oferecida em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

Design 

Em proporções, só ficou o nome da primeira geração. Isso porque o Tiguan Allspace é mais comprido, mais largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos.

VW Tiguan 350 TSI R-Line

O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração. A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.

Novo VW Tiguan 2019

Cada versão tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis com lentes específicas para cada configuração.

Novo VW Tiguan 2019

Na lateral, o Tiguan Allspace contará com três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a versão de acabamento, enquanto na traseira toda a iluminação é em LEDs (diodos emissores de luz), em todas as versões.

Novo VW Tiguan 2019

O interior do Tiguan Allspace, dependendo do acabamento, vem com painel de instrumentos digital e sistema de infotainment estrategicamente inclinado para o motorista.

Capacidades off-road

O Tiguan Allspace 250 TSI conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída. O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°.


Na prática isso quer dizer mais facilidade para entrar ou sair de uma rampa, depressão ou de um declive acentuado, por exemplo. Situações típicas de fora de estrada que também são encontradas nas cidades com frequência.

Volume de carga

O espaço para carga atinge ate 1.870 litros. A segunda fileira de bancos conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 180 mm – o que, além de facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, possibilita a regulagem ideal de espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira de bancos.

VW Tiguan 350 TSI R-Line - interior

A capacidade do porta-malas agora é de 710 litros no modelo com cinco lugares (240 litros adicionais, o que representa ganho de 51% no volume do bagageiro em relação à geração anterior). O Tiguan Allspace com cinco lugares – oferecido exclusivamente na versão 250 TSI – com os bancos traseiros rebatidos tem capacidade de carga de 1.870 litros (considerando até o teto).

VW Tiguan 2019 - 7 lugares


As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso. Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.

Motores

O Tiguan Allspace é equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família EA211, esse motor é feito na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP). Tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019

Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge já a apenas 1.400 rpm e se mantém até 3.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.


As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI utilizam a transmissão DQ250, com seis marchas, imersa em óleo, reconhecida pela sua eficiência e durabilidade.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019

Ambas as versões têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h (independentemente do combustível utilizado). Números excelentes para modelos que têm pequena diferença de peso: 1.562 kg (250 TSI com cinco lugares) e 1.598 kg (Comfortline 250 TSI com sete lugares).


Mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, o motor 1.4 TSI Total Flex traz uma série de novidades em relação ao propulsor 1.4 TSI a gasolina, utilizado na geração anterior do Tiguan.


A central eletrônica do motor (ECU) traz novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019 - interior

Outras novidades são a guia de válvula que agora tem dupla vedação e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operar com o combustível de origem vegetal. A sonda lambda passa a ser linear, proporcionando melhor controle na combustão.


Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 TSI Total Flex utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar. Com isso, a galeria de injeção de combustível foi modificada e está ainda mais robusta.


Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar com qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia. Resultado: excelente durabilidade.

Motor de Golf GTI

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz sob o capô o mesmo motor do Golf GTI: 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque. Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor.

Novo VW Tiguan 2019

O motor traz duplo sistema de injeção (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

Novo VW Tiguan 2019

Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm. Em outras palavras, o que era bom ficou ainda melhor. Em comparação ao Tiguan de primeira geração, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz 20 cv adicionais (ganho de 10% de potência) e 70 Nm de torque extra (acréscimo de 25%).

Novo VW Tiguan 2019

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI é equipado com a transmissão DSG de sete marchas (DQ500), também imersa em óleo, que oferece a robustez e a esportividade necessárias para trabalhar em harmonia com o motor 2.0 TSI em conjunto com a tração 4MOTION.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019

Esse conjunto mecânico colabora para que o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI entregue desempenho de carro esporte – o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h. Números impressionantes para um utilitário com 1.785 kg.

Conectividade

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro.

Novo Tiguan 2019 - central multimídia

Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019 - interior

O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

Versões

O Tiguan Allspace será oferecido no Brasil em três configurações bem distintas, variando o tipo de tração, motor, equipamentos e quantidade de assentos.

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019

O modelo segue a nova estratégia da Volkswagen de denominação de seus veículos TSI: as siglas ‘250 TSI’ (referente a 250 Nm de torque, gerados pelo motor 1.4 TSI Total Flex) e 350 TSI (referente a 350 Nm de torque, gerados pelo motor 2.0 TSI).

VW Tiguan 350 TSI R-Line 2019

Essa nomenclatura é aplicada na tampa traseira do Tiguan Allspace, reforçando os excelentes números de torque.

250 TSI.

A versão 250 TSI está disponível com a motorização 1.4 TSI Total Flex com 150 cv e transmissão DSG de 6 marchas. Nesta versão, o Tiguan Allspace tem cinco lugares e tração 4x2 (dianteira).



O Tiguan Allspace 250 TSI é reconhecido exteriormente por trazer rack de teto e moldura das janelas em preto e rodas de 17” estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17. Internamente, o modelo conta com aplicações decorativas em prata titânio, revestimento dos bancos em tecido embossado preto e volante multifuncional revestido de couro.

VW Tiguan 250 TSI - interior

A lista de itens de série é a seguinte: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media,sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

VW Tiguan 250 TSI

O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo, em desaceleração, atinge velocidade igual ou menor a 7 km/h, economizando combustível. Ao deixar o pedal de freio livre, o sistema aciona o motor automaticamente.

VW Tiguan 250 TSI - interior

No quesito segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

VW Tiguan 250 TSI

Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta o teto solar panorâmico – este, por sinal, opcional livre para todas as versões.

Comfortline 250 TSI.


Versão intermediária, o Tiguan Allspace Comfortline 250 cv traz o mesmo conjunto mecânico 1.4 TSI Total Flex com 150 cv, tração 4x2 e transmissão DSG de seis marchas de série, mas passa a contar com vários outros equipamentos de tecnologia.

VW Tiguan 2019 250 TSI Comfortline Flex

Essa configuração traz vários elementos cromados, como a parte superior do farol, barra de teto, a grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e as molduras das saídas de escapamento. Os faróis são em LED e têm luzes diurnas de condução (DLR) também em LED. Rodas de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18) complementam o conjunto externo.

VW Tiguan 2019 250 TSI Comfortline Flex - interior

A cabine do Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI traz sete assentos de série, o modelo traz aplicações decorativas acinzentadas e revestimento dos bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis).

VW Tiguan 2019 250 TSI Comfortline Flex - espaço traseiro

Retrovisores externos e banco do motorista contam, ainda, com ajustes elétricos e três memórias de posição.

VW Tiguan 2019 250 TSI Comfortline Flex

O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação.

VW Tiguan 2019 250 TSI Comfortline Flex

Destaque para as mesas dobráveis (do tipo avião) com porta-copos embutido atrás dos bancos dianteiros e a câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

R-Line 350 TSI

A segunda geração do Tiguan marca o retorno da grife R-Line 350 ao segmento. Nesse contexto, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega ao mercado brasileiro para romper os paradigmas de desempenho, design e tecnologia de seu segmento. Equipado com motor 2.0 TSI com 220 cv, transmissão DSG de 7 marchas e tração 4MOTION, o modelo exala esportividade, tanto em dirigibilidade como em aparência.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz para-choque dianteiro exclusivo, com um grande elemento central em preto brilhante, e entradas de ar ainda maiores. Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina. E mais: faróis em LED com DLA (assitente dinâmico de farol) criam uma assinatura noturna exclusiva para a versão topo de linha.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Toda a parte inferior do veículo é emoldurada por um friso cromado, que segue pela lateral e invade a traseira. Nas laterais, os destaques ficam por conta das molduras pretas das caixas de roda, das barras de teto na cor prata e das rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19).

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

A esportividade segue na parte traseira, com para-choque de estilo diferenciado. Na parte inferior, destaque para o elemento em preto brilhante, que realça o contorno cromado das saídas de escape. O aerofólio também traz acabamento em preto brilhante. O logotipo “R-Line” aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros.

Novo VW Tiguan 2019

A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto. Colunas, teto, tapecaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade. O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo alusivo à versão complementam o conjunto.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Soleiras das portas e pedais de acelerador e de freio são de aço inoxidável escovado. Outro detalhe importante é a iluminação nas laterais de porta, criando um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e acolhedor.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega para se tornar referência em seu segmento em inovação. O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI - painel digital

Active Info Display – No quadro de instrumentos totalmente digital todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Easy open – Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Com a chave no bolso em um raio de até 1,5 metro de distância do veículo, basta movimentar um dos pés sob o para-choque traseiro que um sensor – localizado embaixo do veículo – reconhecerá a intenção e abrirá automaticamente a tampa do bagageiro.

VW Tiguan 2019 R-Line 350 TSI

Para fechar a tampa há duas opções: imediatamente, por meio de um botão, ou programado por afastamento. Neste caso, há um segundo botão (ao lado do primeiro), com uma luz indicativa. Ao apertá-lo é iniciado um aviso sonoro e o fechamento da tampa só ocorrerá quando a pessoa que estiver com a chave do veículo se afastar a uma distância igual ou maior do que 1,5 m. Um sensor monitora o raio de fechamento da tampa e, caso detecte qualquer coisa nessa área, interromperá o fechamento da porta, priorizando a segurança.

ACC (Controlador adaptativo de distância e velocidade). Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

Quando acionado, o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais. O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do veículo e conduzi-lo da forma que desejar.

Após acionado pelo motorista, o ACC do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking. O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do veículo que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do

Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Explicação: Quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). O Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial). Uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

Park Assist 3.0. O Tiguan Allspace traz a evolução do sistema de assistência ao estacionamento: Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via – é capaz inclusive de tirar o carro da vaga (estacionamentos paralelos).

O Park Assist 3.0 pode ser usado também para estacionar o carro de frente em vagas perpendiculares. O sistema pode até frear o carro, caso o motorista não o faça, como forma de evitar colisões.

Seleção de perfil de condução

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI conta com o módulo de seleção do perfil de condução que, por meio de uma chave seletora localizada no console central, permite ao motorista trocar os sistemas de assistência à condução em questão de segundos com uma simples operação manual para se adaptar à situação mais precisa de rodagem. Esse sistema permite escolher quatro modos de condução: “normal’, “neve”, “off road” e “off road individual”.


Basta colocar a chave na posição desejada e apertar o meio da chave seletora localizada no console central. À direita estão os perfis urbanos e, à esquerda, os off road. Quando o motorista pressiona o controle em um desses modos, um menu aparece na tela sensível ao toque do sistema de infotainment, indicando o modo selecionado.

No modo “Normal” é possível escolher entre quatro perfis: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

Novo VW Tiguan 2019

No modo “Neve” (que também pode ser aplicado em situações de chuva ou terrenos de terra batida, por exemplo) são ajustados a resposta da direção, gerenciamento da transmissão, respostas do ACC e assistência dos faróis. Esses mesmos itens são adaptados para o fora de estrada quando se opta pelo modo “Off Road”, que regula também os assistentes de subida, descida e de auxílio ao estacionamento. A opção “Off Road individual” permite ao condutor ajustar os assistentes de condução da forma que preferir.

Manual cognitivo

A Volkswagen continua seguindo o caminho da conectividade e digitalização. Depois do Virtus, é a vez do Tiguan Allspace oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o veículo poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

Novo VW Tiguan 2019

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

105 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os preços parecem bons, fora o R-Line que já esperar ser caro. Agora é preciso ver o preço dos opcionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único opcional será o teto solar por 4.500 acho.

      Excluir
    2. O Compass mais caro já passa de 170 mil completo e é inferior.

      Excluir
    3. Parece que não tem opcionais a não teto solar! O Compass mundo a fora apanha humilhantemente do Tiguan que já é segundo SUV mais vendido do Mundo e cresce mês a Mês!

      Excluir
    4. Quero ver falar isso quando ele perder os comparativos

      Excluir
    5. Jeep Compass Diesel 152mil com pacote de segurança (35,7 kgfm a 1750 rpm). Essa Tiguan 1.4 está Natimorta.

      Excluir
    6. Preços interessantes levando em conta o que se cobra aqui por um SUV, vai agitar ainda mais o mercado. Na minha opinião faltou a versão menor que roda na Europa.

      Excluir
    7. Compass Diesel é muito mais interessante.
      Desvalorização menor, facilidade de revenda. Motor Diesel de 35,7 Kgfm.
      Versão mais completa por 150k.
      Esse Tiguam tende a permanecer no anonimato.
      Isso sem levar em conta o XC40, que certamente fará muito sucesso.
      Ainda q o Tiguam tenha condição de ser premium, ele é de uma marca generalista.
      Já Jeep e Volvo são inquestionavelmente premium. São marcas dotados de maior prestígio e status.
      Por esta razão q a Audi existe.

      Excluir
    8. Jeep Premium? Kkkkk
      É cada uma viu...

      Excluir
    9. Talvez realmente não seja premium, mas também não pode ser considerada generalista.

      Excluir
    10. Jeep é Fiat, dificil ter uma imagem menos premium no mercado ...

      Excluir
  2. Bom, já gostei, entrei no site e o único opcional é o teto solar no valor de R$ 4.000, se for isso mesmo, acho que vai vender muito.

    ResponderExcluir
  3. Senhores, teremos uma hecatombe no mercado de suvs.
    Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  4. Aí a Honda quer cobrar 180 mil no CR-V....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com motor 1.5, diga-se de passagem

      Excluir
    2. Que gasta menos é anda mais que qualquer um 2.4 aspirado... Diga-se de passagem...

      Excluir
  5. Não gostei das configurações. Quero comprar uma porém queria com 5 lugares e farol em led e câmera de ré. Pois pagar 25mil a mais para ter esses item é um absurdo. Pois para mim 7 lugares é totalmente desnecessário. Quero a de 5 mas queria completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles foram espertos, só tem até a Confortline, eles devem lançar uma Highline com estes opcionais, mas isso deixaria o preço bem maior. 7 lugares tbm acho muito.

      Excluir
  6. Lindo suv Parabéns vw carro tá um show só que se fosse dez mil mais barata em cada versão ia fazer um estrago grande na concorrência mais ficou lindo

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito! Pena que sou pobre. O Polo foi o meu limite.

    ResponderExcluir
  8. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Depois de 20 anos a volks está reformulando sua gama de veículos e está com um ótimo custo benefício. Agora é esperar o Jetta e o T-cross. Mas só p lembrar polo e virtus não são médios!!!

    ResponderExcluir
  9. Nos EUA parte de 25.000 dinheiros, aqui no Brasil vai passar fácil de 160.000 dinheiros. -.-

    ResponderExcluir
  10. Se o 350 TSI R-Line completo for esse preço mesmo ele fulmina o CR-V!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fulmina nada.
      Clientes de CR-V são fieis.

      Excluir
    2. Não sei não.... Sou dono de um CRV 2012 e pretendia trocar por outro. Agora fiquei na dúvida. O que pesa em favor do CRV é a durabilidade. 100.000 Km e nem pastilha de freio trocou. Borrachas da suspensão, amortecedores... nada é necessário trocar ainda. O preço das revisões são uma piada e a desvalorização anual é próxima a de um carro popular. Mas que estou na dúvida, estou......

      Excluir
  11. A R - line veio dentro do esperado, cerca de R$ 185 mil completa, agora a versão 1.4tsi VEIO MATADORA!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Pois é, esgotou em questão de horas, e também já esgotaram qualquer versão com teto solar.

      Excluir
    2. "Esgotou" porque as concessionárias compraram todo o lote, o que não significa que foi o mercado que absorveu.

      Excluir
  13. só faltou mostrar no video a versao inicial de 125k... essa que eu queria ver que seria uma a se pensar, só nao gostei de ela nao vir com led diurno...

    ResponderExcluir
  14. Versão topo de linha com multimídia de Polo e sem headup display por 180 mil é mico. Vai ter oba-oba inicial,mas depois vai brigar pra dividir mercado com os outros.

    Se a VW pretendia ter o mesmo efeito que o Polo teve, pode esquecer.

    Aliás, me parece, pela demora no lançamento, que o alvo da VW não são os suvs maiores como a Tiguan. As fichas vão mesmo para t-roc, t-cross e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Na Argentina, além desses dois itens, tem também camera view de 360º. La Tiguan de los hermanos manda um abraco pra nós...

      Excluir
  15. Me gerou muitas dúvidas. 25 kgf de torque não sei muito se o desempenho vai ser bom. A 150 mil acho que bate de frente com o Equinox e o Compass Diesel que tem mais forca.

    ResponderExcluir
  16. A top acabou em segundos na pré venda. Também, pelo preço, não tinha como durar! Excelente! A de entrada então, covardia! A intermediária tem a vantagem dos 7 lugares, mas aí o páreo é mais complicado com o restante: Compass Diesel, Equinox, 3008 e 5008...

    ResponderExcluir
  17. Acho que a VW atinge fácil fácil a meta de vender uma média 1.200 unidades por mês. Sinceramente mais um vez assim como fez com o Polo e o Virtus a VW esculachou os concorrentes principalmente com preço competitivo e excelente custo benefício. Pelo mundo o Tiguan simplesmente humilha o Compass em vendas por ser superior, vamos ver no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sonhando, comentarista profissional...

      Excluir
    2. Ele deve achar tb q o golf tem potencial de vender 6000

      Excluir
  18. A VW aprendeu, antes tarde do que nunca, que existe concorrência e baixou um pouco a bola na política de preços dos seus carros "premium", e assim passou a adotar preços agressivos em seus mais recentes lançamentos.
    Viva a concorrência, pois é através dela que podemos ter carros mais tecnológicos e preços mais competitivos, falta ainda essa política de preço virar realidade nos carros de entrada de todas as montadoras de volume, pois os carros de entrada já estão quase chegando próximos dos ditos premium destas marcas, se continuar assim, já não fará mais sentido para existir essa categoria e com isso muitos (grande maioria) já não vai poder adquirir um carro como hoje ainda pode.

    ResponderExcluir
  19. No México, um modelo comfortline, equivalente ao oferecido no Brasil como o de entrada, por apenas 449.990 Pesos Mexicanos.
    Conversão de hj R$ 83.160,00.
    O carro virá do México e todo mundo está parabenizando a VW Brasil.
    Depois reclamam que o preço de carro aqui é surreal.

    ResponderExcluir
  20. Ta mais barata que a old Tiguan européia, que no site a básica sai por 128 mil.
    Surreal é a diferença de preço da básica para top custar o valor de uma Tiguan 2012 completa!!
    Estou passando longe de carro 0 km. Insanidade pura.

    ResponderExcluir
  21. Alguém sabe dizer se o cockpit desta nova Tiguan é o mesmo do Polo, digital? Seria un opcional default ou apenas disponível na versao top?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É digital, mas só na r-line, e é igual ao do Passat, maior, diferente da do polo

      Excluir
  22. Simplesmente humilhou a concorrência! Preços competitivos. Configurações condizentes com o mercado. Ei pessoal, quem comprar a versão de 7 lugares por causa dos itens de série e quiser apenas 5 lugares, é só retirar a terceira fileira de bancos. Essa versão R-Line está fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um comentarista profissional. "Professional influencer".

      Não adianta, VW. Vcs erraram no topo de linha.

      Excluir
    2. O pior é que eu já caí nessa pegadinha dos comentaristas profissionais! Por causa deles comprei um Golf na época. Mas até que nesse caso valeu à pena cair na pegadinha... o Golf é simplesmente sensacional mesmo kkkk

      Excluir
    3. Vou tirar os bancos e usar como sofa na minha sala? Kkkkkkk

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  23. Poxa, existe. Opção desse carro curta que para mim e muito mais bonita... Poderia ter essa opção. Em relação a rline, esperava o motor de 252 cv....

    ResponderExcluir
  24. Apesar da tiguan ser linda e como todo VW/Audi de primeira linha deve ter um acerto técnico primoroso, entre dar 184 mil em uma tiguan rline com teto, acho vantagem pagar 150 na equinóx, que apesar de não ser tão bela possui motor de camaro e um belo câmbio....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Custo benefício da equinox é melhor. Vai ocorrer a mesma coisa q ocorreu com Q5 e XC60, o primeiro é melhor no geral, mas vem menos coisa e é bem mais caro. Resultado é q XC60 vende mais que o dobro de Q5. Equinox vai vender mais que Tiguan.

      Excluir
  25. Pena o valor da XC40 ser um pouco salgado, seria uma ótima concorrência.

    ResponderExcluir
  26. Interessante e muito bom...a New Tiguan montada no México abandona o dinossauro câmbio Aisin At6 na versão 1.4 Tsi agora só Dsg6. Espero que venha a equipar Golf Tsi e Variant 1.4l com Dsg6...Linha 19 junto com o New Jetta.

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Mais uma burrice da VW. O Lane Assist já tá no carro que tem DLA nos faróis, é só habilitar. CR-V tem. Quem quiser habilitar na Tiguan tem que pegar um VCDS e programar os módulos um por um.

      Excluir
  28. É.. acho que depois de ter um Land Rover, chegou a hora de eu voltar pra VW e pro Tiguan (já tive um, carro espetacular). Queria o Volvo XC40, mas a fila de espera fez eu mudar de ideia, ainda mais com esse Tiguan.

    ResponderExcluir
  29. Ainda essa historinha de: é médio/não e médio. Acho que quem define isso e quem compra, se uma pessoa achar que um Virtus tem espaço/porta mala/e desempenho ao nível de carro médio e achar que atende suas necessidades, que digam o que quiser, certo é que esta roubando vendas de carros compactos e médios sim...

    ResponderExcluir
  30. A versão R-line já esgotou a pré-venda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou é jogada de marketing ou trouxeram meia dúzia de unidade, já que vem do México e não fabricam aqui. Tudo pra dizer que a procura é enorme.

      Excluir
    2. Complicado.. teto solar também esgotou como opcional.. bom dessa pré venda era as 3 revisões grátis. Fora que lá em maio podem esperar, vão aumentar o preço certeza (igual a Volvo fez com o XC40).

      Excluir
    3. Site fala em 375 unidades, imagino ser de todas as versões somadas.

      Excluir
  31. Ou seja. A vw disponibilizou a transmissã DSG 6 MARCHAS na versão 1.4 - mesmo sendo um carro flex, tropicalizado para o Brasik. O que prova que todos aquelas que reclamaram do tiptronic no Golf estavam certos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoem os erros de português. Dig. No cel

      Excluir
    2. A reclamação é com o câmbio seco de 7 marchas, que fazia barulho - coisa de brasileiro burro. Esse câmbio de 6 e o de 7 do r-line são banhados a óleo. Parece que o Polo GTS virá com esse se 6 também - ou seja, câmbio seco aqui no Brasil nunca mais.

      Excluir
    3. Certissimos...o Aisin é paliativo anti cupim só pra AL...o resto do mundo roda com Dsg inclusive os chinos. Meu Golf7 Dsg continua peefeito.

      Excluir
  32. Podiam lançar uma versão HIGHLINE com o motor 250 TSI.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns a VW. Que retirou essa putaria de pacotes de opcionais.
    Qualquer versão de preço igual ao compass diesel não valerá apena. Só quem tem a sensação de chegar no posto e dizer: completa com diesel, entende o que eu falo....
    Parabén tb a vw voltar com o dsg. Excelente invenção de engenharia.

    ResponderExcluir
  34. Achei estranho o rei do standup não ter se pronunciado ainda, só as Carletes.

    ResponderExcluir
  35. Só um louco deixaria de comprar o Polo 1.6 ( matador de Tiguan) com ajuste manual dos retrovisores para comprar uma Tiguan

    ResponderExcluir
  36. Detalhe, aquele display digital do polo, nem como opcional nas versões de entrada e intermediária...Decepcionei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é do Polo, a Tiguan usa o do Passat, que é diferente.

      Excluir
  37. Lembrando que o Polo agora é medio/SUV/Big

    ResponderExcluir
  38. Essa versão de 125 mil concorre com qual modelo de qual marca?

    ResponderExcluir
  39. É isso mesmo..... no modelo de 125 mil reais você tem retrovisor sem ajuste elétrico e os bancos sem couro?????

    Sou muito mais o Polo, médio de acordo com o Inmetro, e que é muito superior ao Tiguan em todos os quesitos.

    ResponderExcluir
  40. Futuro lider de vendas no segmento! Sem Duvidas.

    ResponderExcluir
  41. Aqui no Brasil a VW não tem tradição em vender SUV, vai continuar com o mesmo número de vendas da antiga. Quando trouxer os outros da família, provavelmente, somando todos deva vender o mesmo que o Compass.

    ResponderExcluir
  42. Esta mais para perua do que para SUV...

    ResponderExcluir
  43. Ficou maravilindo. Podia ter um R-Line sem os sete lugares

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Só faltou um sistema de som premium da fender igual do golf gti....que ao que me parece, a tiguan não tem nem na r-line!

    ResponderExcluir
  48. Não sei como um carro que chega em lotes tão pequenos pode ameaçar a liderança do Compass. Não teria sido melhor a VW ter optado por nacionalizar a fabricação do Tiguan aqui para atender à América do Sul?

    ResponderExcluir
  49. NOSSA! Bati o olho rápido e lembrei da Brasília! (Superbrasília??) **sem tom de crítica**

    ResponderExcluir
  50. Qual a desculpa para não venderem com o Lane Assist ativado? Cobrarem pela ativação quando sair da garantia?????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem