A gama do Golf GTI Mk8 foi apresentada na Europa no ano passado, inclusive com a versão Clubsport, que em outras gerações era uma configuração radical de tração dianteira, mais potência e menor peso, tendo como foco o comportamento dinâmico exemplar. Esta nova geração não é tão radical, mas é o novo referencial para hot hatchs de tração dianteira.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Agora, na geração Mk8, o GTI Clubsport ficou mais civilizado, começando pelo fato que só é ofertado em configuração de 5 portas (antes era a variante na carroceria de 3 portas).
VW Golf GTI Clubsport 2022
Isso já indica que a preocupação de projeto com reduzidos tempos de volta não é mais tão excessiva, já que as portas traseiras adicionam peso ao carro. De qualquer forma, o Golf Mk8 abandonou a versão de 3 portas, de modo que não seria razoável uma variante dessa carroceria apenas para o Clubsport.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Mas a versão Clubsport mantém algumas características que o marcaram, como sendo uma versão mais rápida do Golf GTI. O Golf GTI Mk8 já apresentou importantes avanços dinâmicos, mas segundo relatos da imprensa europeia, está suave e confortável demais para um carro da tradição esportiva do Golf GTI. Denota um fim de ciclo, com menos paixão empregada no projeto, já que o foco da empresa agora são carros elétricos como o ID3 e ID4.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport chega ao mercado para ser a referência no segmento que conta ainda com Hyundai i30N e Civic Type R - ambos esportivos de tração dianteira, enquanto o Golf GTI convencional é o norte para modelos como Focus ST e BMW 128ti. Já o Golf R mostra o caminho para o Mercedes-AMG A35 .
VW Golf GTI Clubsport 2022
Em termos estéticos, o Golf GTI Clubsport não tem um emblema Clubsport em nenhum lugar. As rodas são as mesmas do Golf GTI convencional.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Mas o pára-choque dianteiro é mais ousado e tem aberturas maiores, e a altura livre do solo é 1 cm mais baixa.
VW Golf GTI Clubsport 2022
No interior também alterações discretas, e quase imperceptíveis.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Até porque o que importa mesmo está sob a chapa metálica. A VW fez mais do que apenas aumentar a potência do motor turbo EA888 de 2.0 litros.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Esse motor tem nova ECU, um novo turbo e intercooler maior, dando-lhe mais potência e torque em qualquer rotação acima de 1.800 rpm e ganhos gerais de 55 cv de potência de 30 Nm de torque adicionais.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Além disso, a transmissão automática DSG-7 tem uma relação final mais curta, os freios são maiores - 357 mm - e ao mesmo tempo mais leves (0,6Kg a menos).
VW Golf GTI Clubsport 2022
A direção elétrica é reconfigurada, há novos suportes para as rodas e braços de controle, novos rolamentos e hidráulicos de amortecimento, curvatura mais negativa nas rodas dianteiras e molas mais rígidas - especialmente na parte traseira.
VW Golf GTI Clubsport 2022
E o diferencial dianteiro VAQ traz embreagem multi-plate, mecânico, mas controlado eletronicamente, e que responde aos modos do seletor de modo de condução. Opcionalmente pode receber amortecedores adaptativos, e um modo DCC específico e pré-configurado para Nürburgring.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport é um aprimoramento de esportividade relativamente ao Golf GTI convencional. É mais rápido, com direção mais firme, melhor amortecida e com um ajuste dinâmico que se traduz em movimentos da suspensão mais controlados. É mais firme e menos confortável que o Golf GTI convencional, o que acaba prejudicando sua utilização diária. E é mais ruidoso também que o GTI de 245 cv.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Apesar disso, ele não é tão radical quanto o Honda Civic Type R, posicionando-se, portanto, um meio termo entre o Golf GTI Mk8 convencional e modelos radicais como o Honda e ainda o Hyundai i30N.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Entretanto, o ganho de performance pode fazer com que eventuais compradores de Golf R se questionem se não é melhor economizar alguns milhares de Euros ou Libras Esterlinas.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Claro que não é será tão rápido quanto o Golf R, e não tem a tração AWD 4Motion, mas a distância que existia entre esses dois modelos na geração anterior se estreitou.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Segundo dados oficiais, o Golf GTI Clubsport faz de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos - o mesmo que o antigo Golf GTI Mk7 TCR, que é o carro que este substitui. E ainda é econômico para um carro desse nível de performance: segundo dados oficiais, 13,5 Km/l de gasolina, em média.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport Mk8 não oferece mais câmbio manual, apenas o DSG-7, que permite, até certo ponto, uma intervenção manual, mas não deixa superar a linha vermelha do conta-giros.
VW Golf GTI Clubsport 2022
É um carro feito para o motorista, mas evita abusos.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Segundo a Volkswagen, o Clubsport é 13 segundos mais rápido na volta de Nordschleife que o GTI regular (7m54s do Clubsport contra 8m 07s do GTI convencional) nos mesmos pneus Pilot Sport Cup 2. É uma diferença significativa.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Conclusão
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport é o hot hatch FWD referencial no mercado europeu. Design limpo e simples, como é tradicional no Golf, e interior com a tecnologia digital incorporada na geração 8, com menos botões, e mais telas sensíveis ao toque.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O preço está acima de 40 mil euros na maior parte dos países europeus, cerca de 4.300 euros acima do Golf GTI convencional - o que parece razoável em face do ganho de performance oferece.

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os europeus perceberam que esses motores TSI são uma bomba, a prova é que esse carro era o mais vendido e hoje não figura nem entre os 20 top, assim como toda a gama JAC que usa motores TSI.

    Fatos e apenas fatos.

    Desponta para a irrelevância. Cada ano vendendo menos.

    Profetizo que esse ano ele cai para o top 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatos e apenas fatos.

      Mentir é canalhice
      1-Se os europeus perceberam que os tsi são "bombas",pq Golf,Passat e Polo vendem horrores lá?
      2-Nenhum carro da Jac usa motor tsi.
      3-O Golf continua sendo o carro mais vendido da Europa.

      Excluir
    2. kkkkk, esse hater que gostaria de ter um carro com motor TSi sao uma comedia mesmo

      Excluir
  2. Como tem relinchadores! Os motores TSI receberam diversos premios como os melhores do mercado.

    https://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html

    https://www.car.blog.br/2018/06/motor-10-tsi-do-polo-golf-e-up-eleito-o.html

    https://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html


    O Golf continua como carro mais vendido em muitos países, e é o carro mais vendido da ALemanha, e enraba sem dó todos os concorrentes na Inglaterra.

    A VW agora está migrando para eletricos, e o povo tá abandonando carros ICE, e até os hibridos. Na proxima geração, o Golf deve ser apenas hibrido e eletrico puro, e aí voltará a toda sua glória.


    ResponderExcluir
  3. Quem vive do passado é museu.

    O ASNO WAGEN citou matérias de 2015.
    A fila anda, ASNO ANTA WAGEN.

    O GOL EUROPEU está cansado tanto quanto o CARNIÇA da AMÉRICA LATRINA.

    Já deu o que tinha que dar...

    TSI são bombas.....

    Principalmente aqui no Brasil, 1.0 de dentista sendo muito caro de manter, utilizando em todo o portfólio. Não é JAC WAGEN.

    1.0 é aquele do INCENTIVO FISCAL.

    JAC WAGEN nunca respeitou, respeita ou respeitará o mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golf mesmo sendo mais caro que outros hatches médios tem uma tecnologia que quase nenhum hatch médio tem,é o hatch médio mais vendido do mundo.
      Motor tsi é bomba nas mãos de donos que não sabem cuidar,eu já dirigi Virtus e Up tsi andam mais que o 1.0 da GM que nem injeção direta tem,todo motor turbo tem manutenção cara.
      A VW há anos trás carros com tecnologia de ponta e não projetos de quarto mundo como GM e Fiat fazem

      Excluir
  4. Kkkkkkkkkkk
    A VW só vende a família GOL.

    Grande tecnologia.

    Passo.

    VW, não obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo um Golf e não Gol,ninguém tá te oferecendo Volkswagen

      Excluir
  5. Golf é um GOL CARNIÇA de entrada.

    Golf é veículo de entrada meia boca.

    Gol carniça aqui...

    GOLF CARNIÇA lá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiat na Europa passa mal até na Itália precisa vender tranqueiras no terceiro mundo pra não fechar

      Excluir
  6. Essa é a VW que conhecemos.

    Reparem a falta de capricho. Até o volante está do lado errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É carro pro mercado Inglês

      Excluir
    2. Não diga..Kkkķkkk

      Desde quando a Inglaterra compra VW....kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Faz décadas,lá VW vende bem mais que Fiat

      Excluir
    4. A vw é só a segunda mais vendida e se somar Audi ....líder disparada ...quem diria ..na terra do tio San na Europa ...a vw mandando .

      Excluir
  7. Nossa que sonho de consumo. Sera que pelo menos p GTi vem pra ca nessa nova geracao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que o GOLF no Brasil?

      Para colocarem o 1.0 nele?

      A VW aqui no Brasil coloca 1.0 em tudo.

      Vamos aguardar o lançamento do 208 turbo.

      Aí sim...

      Excluir
    2. 208 e Golf nunca concorreram

      Excluir
  8. Bela bosta que vai ser massacrado pelo Polo,na Europa o Golf usa motor 1.0 tsi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golf EUROPEU 1.0....kkkk
      Esta porcaria o blog não mostra.

      Será que existe este lixo europeu mesmo?

      Excluir
    2. Já que tem o GOL europeu 1.0, talvez tenha uma versão 1.6, com o motor boqueta EA 111.

      Excluir
  9. Não tem,o ea 111 é muito melhor que o famigerado e-pork 1.6 e o Firefly 1.3 aspirado.
    Golf 1.0 vende bem lá e o Golf lá enterrou o Bravo mimado vulgo Alfa Giulietta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem