A gama do Golf GTI Mk8 foi apresentada na Europa no ano passado, inclusive com a versão Clubsport, que em outras gerações era uma configuração radical de tração dianteira, mais potência e menor peso, tendo como foco o comportamento dinâmico exemplar. Esta nova geração não é tão radical, mas é o novo referencial para hot hatchs de tração dianteira.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Agora, na geração Mk8, o GTI Clubsport ficou mais civilizado, começando pelo fato que só é ofertado em configuração de 5 portas (antes era a variante na carroceria de 3 portas).
VW Golf GTI Clubsport 2022
Isso já indica que a preocupação de projeto com reduzidos tempos de volta não é mais tão excessiva, já que as portas traseiras adicionam peso ao carro. De qualquer forma, o Golf Mk8 abandonou a versão de 3 portas, de modo que não seria razoável uma variante dessa carroceria apenas para o Clubsport.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Mas a versão Clubsport mantém algumas características que o marcaram, como sendo uma versão mais rápida do Golf GTI. O Golf GTI Mk8 já apresentou importantes avanços dinâmicos, mas segundo relatos da imprensa europeia, está suave e confortável demais para um carro da tradição esportiva do Golf GTI. Denota um fim de ciclo, com menos paixão empregada no projeto, já que o foco da empresa agora são carros elétricos como o ID3 e ID4.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport chega ao mercado para ser a referência no segmento que conta ainda com Hyundai i30N e Civic Type R - ambos esportivos de tração dianteira, enquanto o Golf GTI convencional é o norte para modelos como Focus ST e BMW 128ti. Já o Golf R mostra o caminho para o Mercedes-AMG A35 .
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Em termos estéticos, o Golf GTI Clubsport não tem um emblema Clubsport em nenhum lugar. As rodas são as mesmas do Golf GTI convencional.
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Mas o pára-choque dianteiro é mais ousado e tem aberturas maiores, e a altura livre do solo é 1 cm mais baixa.
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No interior também alterações discretas, e quase imperceptíveis.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Até porque o que importa mesmo está sob a chapa metálica. A VW fez mais do que apenas aumentar a potência do motor turbo EA888 de 2.0 litros.
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Esse motor tem nova ECU, um novo turbo e intercooler maior, dando-lhe mais potência e torque em qualquer rotação acima de 1.800 rpm e ganhos gerais de 55 cv de potência de 30 Nm de torque adicionais.
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Além disso, a transmissão automática DSG-7 tem uma relação final mais curta, os freios são maiores - 357 mm - e ao mesmo tempo mais leves (0,6Kg a menos).
VW Golf GTI Clubsport 2022
A direção elétrica é reconfigurada, há novos suportes para as rodas e braços de controle, novos rolamentos e hidráulicos de amortecimento, curvatura mais negativa nas rodas dianteiras e molas mais rígidas - especialmente na parte traseira.
VW Golf GTI Clubsport 2022
E o diferencial dianteiro VAQ traz embreagem multi-plate, mecânico, mas controlado eletronicamente, e que responde aos modos do seletor de modo de condução. Opcionalmente pode receber amortecedores adaptativos, e um modo DCC específico e pré-configurado para Nürburgring.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport é um aprimoramento de esportividade relativamente ao Golf GTI convencional. É mais rápido, com direção mais firme, melhor amortecida e com um ajuste dinâmico que se traduz em movimentos da suspensão mais controlados. É mais firme e menos confortável que o Golf GTI convencional, o que acaba prejudicando sua utilização diária. E é mais ruidoso também que o GTI de 245 cv.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Apesar disso, ele não é tão radical quanto o Honda Civic Type R, posicionando-se, portanto, um meio termo entre o Golf GTI Mk8 convencional e modelos radicais como o Honda e ainda o Hyundai i30N.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Entretanto, o ganho de performance pode fazer com que eventuais compradores de Golf R se questionem se não é melhor economizar alguns milhares de Euros ou Libras Esterlinas.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Claro que não é será tão rápido quanto o Golf R, e não tem a tração AWD 4Motion, mas a distância que existia entre esses dois modelos na geração anterior se estreitou.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Segundo dados oficiais, o Golf GTI Clubsport faz de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos - o mesmo que o antigo Golf GTI Mk7 TCR, que é o carro que este substitui. E ainda é econômico para um carro desse nível de performance: segundo dados oficiais, 13,5 Km/l de gasolina, em média.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport Mk8 não oferece mais câmbio manual, apenas o DSG-7, que permite, até certo ponto, uma intervenção manual, mas não deixa superar a linha vermelha do conta-giros.
VW Golf GTI Clubsport 2022
É um carro feito para o motorista, mas evita abusos.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Segundo a Volkswagen, o Clubsport é 13 segundos mais rápido na volta de Nordschleife que o GTI regular (7m54s do Clubsport contra 8m 07s do GTI convencional) nos mesmos pneus Pilot Sport Cup 2. É uma diferença significativa.
VW Golf GTI Clubsport 2022
Conclusão
VW Golf GTI Clubsport 2022
O Golf GTI Clubsport é o hot hatch FWD referencial no mercado europeu. Design limpo e simples, como é tradicional no Golf, e interior com a tecnologia digital incorporada na geração 8, com menos botões, e mais telas sensíveis ao toque.
VW Golf GTI Clubsport 2022
O preço está acima de 40 mil euros na maior parte dos países europeus, cerca de 4.300 euros acima do Golf GTI convencional - o que parece razoável em face do ganho de performance oferece.

23 Comentários

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  1. Como tem relinchadores! Os motores TSI receberam diversos premios como os melhores do mercado.

    https://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html

    https://www.car.blog.br/2018/06/motor-10-tsi-do-polo-golf-e-up-eleito-o.html

    https://www.car.blog.br/2015/11/motor-do-up-tsi-e-eleito-motor-do-ano.html


    O Golf continua como carro mais vendido em muitos países, e é o carro mais vendido da ALemanha, e enraba sem dó todos os concorrentes na Inglaterra.

    A VW agora está migrando para eletricos, e o povo tá abandonando carros ICE, e até os hibridos. Na proxima geração, o Golf deve ser apenas hibrido e eletrico puro, e aí voltará a toda sua glória.


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  2. Quem vive do passado é museu.

    O ASNO WAGEN citou matérias de 2015.
    A fila anda, ASNO ANTA WAGEN.

    O GOL EUROPEU está cansado tanto quanto o CARNIÇA da AMÉRICA LATRINA.

    Já deu o que tinha que dar...

    TSI são bombas.....

    Principalmente aqui no Brasil, 1.0 de dentista sendo muito caro de manter, utilizando em todo o portfólio. Não é JAC WAGEN.

    1.0 é aquele do INCENTIVO FISCAL.

    JAC WAGEN nunca respeitou, respeita ou respeitará o mercado brasileiro.

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    1. Golf mesmo sendo mais caro que outros hatches médios tem uma tecnologia que quase nenhum hatch médio tem,é o hatch médio mais vendido do mundo.
      Motor tsi é bomba nas mãos de donos que não sabem cuidar,eu já dirigi Virtus e Up tsi andam mais que o 1.0 da GM que nem injeção direta tem,todo motor turbo tem manutenção cara.
      A VW há anos trás carros com tecnologia de ponta e não projetos de quarto mundo como GM e Fiat fazem

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  3. Fatos e apenas fatos.

    Mentir é canalhice
    1-Se os europeus perceberam que os tsi são "bombas",pq Golf,Passat e Polo vendem horrores lá?
    2-Nenhum carro da Jac usa motor tsi.
    3-O Golf continua sendo o carro mais vendido da Europa.

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  4. Kkkkkkkkkkk
    A VW só vende a família GOL.

    Grande tecnologia.

    Passo.

    VW, não obrigado.

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    1. Tô vendo um Golf e não Gol,ninguém tá te oferecendo Volkswagen

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  5. Golf é um GOL CARNIÇA de entrada.

    Golf é veículo de entrada meia boca.

    Gol carniça aqui...

    GOLF CARNIÇA lá....

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    1. Fiat na Europa passa mal até na Itália precisa vender tranqueiras no terceiro mundo pra não fechar

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  6. Essa é a VW que conhecemos.

    Reparem a falta de capricho. Até o volante está do lado errado.

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    1. Não diga..Kkkķkkk

      Desde quando a Inglaterra compra VW....kkkkkkkkkkk

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    2. Faz décadas,lá VW vende bem mais que Fiat

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    3. A vw é só a segunda mais vendida e se somar Audi ....líder disparada ...quem diria ..na terra do tio San na Europa ...a vw mandando .

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  7. Nossa que sonho de consumo. Sera que pelo menos p GTi vem pra ca nessa nova geracao?

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    1. Pra que o GOLF no Brasil?

      Para colocarem o 1.0 nele?

      A VW aqui no Brasil coloca 1.0 em tudo.

      Vamos aguardar o lançamento do 208 turbo.

      Aí sim...

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  8. Bela bosta que vai ser massacrado pelo Polo,na Europa o Golf usa motor 1.0 tsi

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    1. Golf EUROPEU 1.0....kkkk
      Esta porcaria o blog não mostra.

      Será que existe este lixo europeu mesmo?

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    2. Já que tem o GOL europeu 1.0, talvez tenha uma versão 1.6, com o motor boqueta EA 111.

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  9. Não tem,o ea 111 é muito melhor que o famigerado e-pork 1.6 e o Firefly 1.3 aspirado.
    Golf 1.0 vende bem lá e o Golf lá enterrou o Bravo mimado vulgo Alfa Giulietta

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  10. kkkkk, esse hater que gostaria de ter um carro com motor TSi sao uma comedia mesmo

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