A Volkswagen está iniciando a comercialização do ID3 - seu primeiro carro 100% elétrico, que é para a montadora um modelo tão ou mais importante que o Fusca e o Golf, marcando uma mudança de paradigma que aponta para a mobilidade elétrica.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O ID3 é apenas o primeiro carro da marca baseado na plataforma MEB (Modular Elétrica), de uma família, que contará com SUV´s, sedãs e stations, no total de 79 novos modelos até 2029. Uma fábrica na Alemanha, em Zwickau está preparada para produzir até 330.000 carros elétricos para abastecer diversos mercados globais. A meta é de tornar a Volkswagen a líder mundial em carros elétricos.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Esteticamente o VW ID.3 traz aspectos tradicionais da marca, com elementos de modernidade. O visual é conservador - como requer a um carro que pretende ser o primeiro carro elétrico para as massas, e, portanto, agradar o maior número de pessoas possível.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

As dimensões externas do ID3 são similares às do VW Golf - comprimento de 4,26 metros, e largura de 1.82 metros.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Ele é um pouco mais alto - 1,55 metros, e tem entre-eixos mais longo de 2,73 metros.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Entretanto, como o conjunto propulsor ocupa menos espaço, o ID3 é do tamanho do Golf, mas é oferece espaço interno comparável a um Passat.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Há espaço de sobra tanto para passageiros na dianteira quanto na traseira, onde inexiste um túnel central.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

A dianteira da cabine conta com um design minimalista.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O comando de vidros elétricos do motorista conta com comandos das portas dianteiras, e não há o das portas traseiras.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O motorista conta à sua frente com uma tela de instrumentos de 5,3 polegadas com três peças que se movimentam junto com o volante.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

A tela frontal opcional também fornece informações essenciais. Caso o carro não esteja equipado com ela, há uma tela sensível ao torque de 10 polegadas de informação e entretenimento.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Não há praticamente botões físicos, e a maior parte dos comandos é feita por meio de comandos sensíveis ao toque.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Os primeiros ID.3 chegarão às mãos dos consumidores em setembro, porém com duas funções de software desativadas: App Connect e o head-up display, os quais serão ativados posteriormente por meio de uma atualização de software.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Por falar em atualização, o ID3 é um carro permanentemente conectado à Internet, o que permite à Volkswagen, à exemplo do que acontece com os Tesla, enviar atualizações de software para os modelos ID (OTA - Over The Air).

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O modelo das imagens é uma versão especial de lançamento, o "ID.3 First Edition", que traz uma série de benefícios e ainda terá a atualização das duas funções faltantes de forma gratuita no começo de 2021.

Silêncio

O Volkwagen ID3 como todo carro elétrico não faz barulho de motor, sendo absolutamente silencioso, sendo que em baixas velocidades (abaixo de 30 km/h) ele emite um som artificial para alertar os pedestres da presença de um carro nas imediações.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O ID3 pode vir com rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, sendo que o modelo First Edition das imagens traz as de 20 polegadas - tornando o visual mais agradável, mas, ao mesmo tempo, produz um pouco mais de ruído de rolagem e é um pouco menos confortável em estradas com piso menos irregulares.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Inicialmente o ID3 é ofertado com um motor elétrico de 204 cv e 310 Nm, associado com uma transmissão de apenas 1 uma marcha, e tração traseira. Há duas opções de bateria, uma de 58 KWh, e outra de 77 KWh.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O modelo com bateria menor é mais rápido - 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e tem autonomia de 426 Km. Já o de 77 KwH tem autonomia de 550 Km, e é um pouco mais lento, com 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O ID3 tem uma alavanca de câmbio localizada na parte direita do painel, que permite mudar de modo D, R ou B. D ou B servem para acionar o carro à frente, mas com diferença na intensidade da frenagem regenerativa.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Quando se utiliza o modo "B", o freio motor é muito mais intenso para carregar mais a bateria, e permite que o carro seja conduzido na função de 1 único pedal na maior parte do tempo. Em "D" é como um carro à combustão convencional.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O ID3 também usa sinalização visual para se comunicar com o motorista. Quando há proximidade de obstáculos, uma barra de luz LED vermelha brilhante abaixo do pára-brisa acende. E ele permite também comandos por meio de reconhecimento e voz.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Os sistemas de assistência à condução são múltiplos: radar frontal, câmera frontal, dois radares traseiros e oito sensores ultrassônicos monitoram o ambiente do carro.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Os preços no mercado europeu começam em ID.3 Pro Performance (58Kwh) a partir de € 35.574,95, enquanto a versão de Pro S, com bateria de 77 KwH custa € 40.936,31.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Os dois podem ser carregados em casa, em tomadas convencionais de 110/220 V, carregadores domésticos específicos (8 horas para carga total), ou em sistemas de carregamento públicos. O modelo de 58 KwH pode ser caregado em sistemas de potência de até 100 KW, enquanto o de 77 Kwh está preparado para ser carregado em sistema de carga rápida de até 125 W. Nos dois casos, 80% da carga é atingida em 30 minutos (290 km no caso do modelo de 58 Kwh, e 440 Km no de 77 KWh).

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

A durabilidade das baterias é garantida por 160.000 km ou 8 anos, mas após esse período, a Volkswagen garante no mínimo 70% de capacidade de carga.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Os temos para carga total das baterias varia conforme o tipo de tomada:
  • Tomada convencional (corrente alternada) - 220V, 7,2 kW - 9h30m para 100% de carga;
  • Sistema de carga doméstico (corrente alternada) - 11 kW - 6h15m para 100% de carga;
  • Sistema de carga público (corrente contínua) 100 kW - 80% da carga em 00h35 min
  • Sistema de carga público (corrente contínua) 100 kW - 8 minutos para 100 km de autonomia.
O ID3 pode ser carregado em sistemas públicos por meio do sistema WeChage, em mais de 150.000 pontos de recarga pública em toda a Europa. O acesso a esses pontos de carregamento é através do cartão de carregamento We Charge.

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

Há diferentes modelos de cobrança, com taxas diferentes conforme o plano. O Plano "We Charge Go" oferece preços mais baixos para os processos de cobrança individuais e é a escolha certa para quem carrega regularmente em pontos de cobrança públicos. "We Charge Plus" é o plano para a maior parte dos usuários, sendo que na rede IONITY, na Alemanha, paga-se US$ 30 centavos de dólar por quilowatt-hora.

Itens de série

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O ID.3 vem de série com sistema de navegação para navegação com alcance otimizado, Cruise Control Adaptativo e a função de telefonia “Comfort” com carregamento indutivo a bordo.

Versão abaixo de € 30 mil

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

A Volkswagen lançará posteriormente uma versão do ID3 com motor de 107 kW (146 cv) associado com uma bateria de 45 kWh, e autonomia de 330 quilômetros. Esse modelo terá o preço abaixo de € 30.000 euros (sem os subsídios governamentais).

Consumo

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

A Volkswagen aponta que o ID3 consome em média 14,5 quilowatts-hora para cada 100 km, em ciclo misto. Ele consome menos em cidade (mais regeneração) que em estrada. Em estrada, em testes realizados pela imprensa europeia, a média de consumo está em 15,5 kWh / 100 km.

Concorrente

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O VW ID3 chega ao mercado europeu para concorrer o Tesla Model 3, que tem preço a partir de € 42.900 no mercado europeu, na versão Standard Plus, com autonomia de 408 km.

Tesla Model 3 - interior

Já o modelo intermediário do Tesla Model 3, o Long Range, com autonomia de 559 Km, tem preço sugerido de € 52.000.

Tesla Model 3 Long Range

Já o topo de gama da Tesla, o Performance, custa € 58.000, com autonomia de 527 km, e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Conclusão

Volkswagen ID.3 - carro elétrico

O VW ID.3 é um carro destinado a fazer sucesso em todos os mercados, não só pelo apelo dos modelos elétricos, estética e funcionalidade, mas, sobretudo, porque é um carro da Volkswagen, que conta com um ecossistema de carga, vendas e atendimento para atender um volume de vendas de carros elétricos em massa.

72 Comentários

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    1. Por 31 mil dólares vc leva uma model 3 mto mais carro e 100% funcional. Fora que já está consolidado no mercado. Uma referência de qualidade e tecnologia

      Por 35 mil EUROS vc leva o ID.3 cheio de funções desativadas, um carro sem procedência alguma. De qualidade questionável e problemas de software.


      Tirem suas próprias conclusões.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Complementando, o dólar hoje está 5,15 e o euro está 6,04

      ID.3 = 211.400 reais
      Model 3 = 159.650

      A conversão é só para efeitos de comparação...

      Não sei de onde a matéria tirou que o model 3 custa 43 mil euros, no site oficial custa 31 mil dólares.
      https://www.tesla.com/model3/design#battery

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    4. Manezito acha que dá para comparar preço de carro nos EUA com Europa. Relincho total.

      Se quiser ver o preço do Tesla na Europa, basta acessar o site europeu (algo muito complicado para alguns menos aquinhoados no quesito QI).

      https://www.tesla.com/de_de/model3/design#battery

      Preço do Tesla Model 3 - 42.900 euros, muito mais caro que o ID.3

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    5. A Tesla pode até estar à frente em condução autônoma pq ela faz uma coisa meio anti-ética, que é colocar os consumidores para fazer teste de sistema que não está totalmente desenvolvido. Ela coloca Auto Pilot que ainda não funciona 100%, e coloca isso nos carros dela e deixa o povo testando. E com isso vai recolhendo os dados e alimentando seu sistema de inteligências artificial. Como ela já tem um monte de carro usando isso na rua, ela já rodou mais de 2 bilhões de quilômetros com condução autônoma, e isso está fazendo o sistema dela aprender. Mas coloca a segurança do consumidor em risco.

      Mas em termos de tecnologia de propulsor, a VW já está no mesmo nível, com motor de 204cv e autonomia de 550 Km.


      Acabamento do ID.3 muito superior, construção superior, qualidade superior. Fora que a VW tem um infraestrutura muito mais insana que a Tesla.

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    6. Detalhe, o MOdel3 de 43 mil dólares é o de 409 km de autonomia.
      Se quiser o Long Range, que equivale ao ID3 de 40 mil euros, tem que levar o Model 3 de 52 mil euros.

      E ainda tem o performance do Model 3 de 58 mil euros. Totalmente fora da caixinha.

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    7. Continua aparecendo 31,690 dólares pra mim. Esse teu link direciona pro mesmo link que eu enviei antes. Talvez seja alguma configuração de proxy, não sei.

      Mas repito, tem que ser muito jumento pra comprar um ID3. A própria matéria fala dos problemas de software, de funções desativadas...

      Pelo amor de Deus, o carro faz de 0 a 100 em 7,9 segundos. Um model 3 faz em incríveis 3,2 segundos

      É a mesma coisa de comparar um gol 1.6 com uma bmw 320i. São categorias completamente diferentes

      A própria audi admitiu que a tesla tá mto à frente dela, imagina a VW que é pior do que a audi kkkk


      Chora mais jacboy. Compre seu ID3 pra deixar ele parado na garagem mesmo. Quem sabe um dia consigam resolver os problemas e vc possa passear

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    8. ID3 é concorrente de renault zoe, e olhe lá...

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    9. A própria Tesla fala em 3,4 segundos para o 0 a 100 km/h na versão Performance, de 58 mil euros. O Tesla Model 3 de 43 mil euros faz em 5,5 segundos. Basta acessar:

      https://www.tesla.com/de_de/model3/design#battery

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    10. Só tá reforçando sua jumentice

      Mesmo o model 3 básico continua sendo melhor que o ID3 top de linha (7,3s) e ponto final.

      Nissan leaf manda lembranças ao ID3

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    11. coolbrizer28 de julho de 2020 19:21
      ID3 é concorrente de renault zoe, e olhe lá..


      Dá pra ver que você sabe bem pouco de carros,o Zoe é compacto e o ID.3 médio, o Leaf custa 195 mil reais e o motor tem uma cavalaria bem menor,o ar é de uma zona só enquanto o ID.3 básico tem opção dual zone,o painel digital dele tem menos funções que o e-golf,a autonomia é 240 km e o plugue não é o tipo 2,coitado do dono de um Leaf que precisar viajar.

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    12. Pra quem fala que o ID.3 não anda.
      https://youtu.be/XZxAeMBtoSg

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    13. Ah, me perdoe querido. Vou retificar minha informação.

      O ID3 é concorrente direto do JAC iEV20. Ambos do mesmo grupo automotivo VW

      Obrigado por te me avisado, realmente o Zoe ainda está na frente, precisei abaixar a concorrência do ID3

      Tenha um bom dia meu amigo.

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    14. Provou que não manja nada de carro,um eventual rival da Renault contra ID.3 seria um Megane elétrico que ia tomar um pau dele,quem vai concorrer com o Zoe será o ID.2

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  2. Porque?

    Não tem nenhum diferencial para se4 melhor que o Tesla e nem sabe o que é a condução autônoma do mesmo nível?

    Quais os motivos para matar o Tesla model 3?

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    1. A Tesla pode até estar à frente em condução autônoma pq ela faz uma coisa meio anti-ética, que é colocar os consumidores para fazer teste de sistema que não está totalmente desenvolvido. Ela coloca Auto Pilot que ainda não funciona 100%, e coloca isso nos carros dela e deixa o povo testando. E com isso vai recolhendo os dados e alimentando seu sistema de inteligências artificial. Como ela já tem um monte de carro usando isso na rua, ela já rodou mais de 2 bilhões de quilômetros com condução autônoma, e isso está fazendo o sistema dela aprender. Mas coloca a segurança do consumidor em risco.

      Mas em termos de tecnologia de propulsor, a VW já está no mesmo nível, com motor de 204cv e autonomia de 550 Km.


      Acabamento do ID.3 muito superior, construção superior, qualidade superior. Fora que a VW tem um infraestrutura muito mais insana que a Tesla.

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    2. Não entendo porque mataria o tesla essa construção que você alega, sem nem ter visto o carro.

      Provavelmente nem o tesla 3 viu.

      Eu não trocaria seus argumentos por um carro com condução autônoma.

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  3. Agora segura!
    Ai vem suv,bug,van....
    A vw gastou bilhoes nesse projeto...agora é pegar tudo de novo.
    Marecido,pois está revolucionando.

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    1. Balela. Chevrolet Bolt é sensacional e sem frufru igual o ID.3...
      Em elétricos a GM fez primeiro

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  4. Carrinho sem sal. E mesmo sem tanque de combustível eles não conseguem um assoalho plano ao rebater os bancos traseiros? Putz...

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  5. O presidente da Audi disse que ela está anos atrás da Tesla... mas a Volques diz que esse carro, que eles não conseguem fazer funcionar, é revolucionário, bixo!

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    1. O presidente da Audi disse que a qualidade construtiva da Audi//VW é melhor, devido à décadas de experiência em projetos automotivos. Nesse aspeto, a Tela está apenas engatinhando.

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    2. Não, quem falou isso da qualidade construtiva foi a matéria. O CEO da Audi falou apenas da questão da eletrificação.

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    3. Apzetes, como sempre, propagando fake news.

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    4. A VW no ano passado começou a testar o E-golf no nível 4 de condução autônoma.

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    5. Deixem de argumentos pueril... Mimimi não funciona...então é ilusão o carro está andando...cada besteirol...deixe de ser meninos e virem homem...mulher gosta é disso...homens ! E nao um bando de garotinhos mimados...entao por favor agregem argumentos ricos

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    6. Argumentos pueril
      Virem homem
      Mulher gosta é disso.. homens
      Argumentos ricos

      E assim falou o homoafetivo semi-analfabeto que não tem emprego e nem carro.
      Dá dó, mas é engraçado!

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  6. Coruja deve estar com sono,
    O presidente da AUDI não disse isso. Ele disse que está, no âmbito do poder de computação e tecnologia de carros autônoma, apenas 2 anos atrás. Porém, enalteceu a qualidade de construção da Audi, anos luz à frente da Tesla.
    Durma de noite coruja pra não falar asneira igual ao fufuca da mamãe, bixo...

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    1. Quem falou isso da qualidade construtiva foi a matéria. O CEO da Audi falou apenas da questão da eletrificação. Volta lá na matéria, anônimo! Pô, bixo!

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  7. O Tesla killer chegou !

    Lindo! Não o carro capado e sem sal da Tesla!

    Antevejo a liderança dos elétricos mundialmente.

    Xola FUFUCA da mamãe....

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    1. E Aí Bixo....

      A única maneira da Tesla perder a liderança mundial...é...

      A VOLKSWAGEN DO BRASIL, ELETRIFICAR O GOL A AR DO ASNO4PATAS....

      K K K K K K K

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    2. Esse blog já tem cartomante oficial vexaminosamentr antevendo tudo errado, bixo!

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    3. Pow fufu na moral brother ... Tá feio irmão ...

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  8. Sem dúvida é o Tesla killer, tanto que as ações da Tesla andaram caindo esses dias.

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    1. Isso. E o Golf ia vender 6 mil unidades por mês aqui no Brasil, e o Jetta não vendia por causa das cotas (nacionalizou e não deu em nada), e o Virtus seria o Corolla killer (HAHAHAHAHA) e blá blá blá... Deve ser osso ser vendedor de concessionária e achar que é um figurão em Wolfsburg. Né, bixo?

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  9. Esse carro é como ir no Mcdonalds pra comer um Big Mac e o atendente te fala que não tem carne, se é pra vender incompleto não vende.

    Sem contar que é um festival de cópias né, painel de Peugeot, desenho de Citroen......

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Que carro lindo e caprichado. É visível a sua qualidade construtiva. Não canso de falar isso.

    Quem sabe um dia veremos esse ID.3 rodando nas ruas Brasileiras. Uma coisa já podemos cravar: Quem irá popularizar os elétricos nesse país será a VW.

    Parabéns à VW por mais esse feito.

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    1. My balls,

      Quem sabe um dia...

      Parabéns à Volkswagen do Brasil por mais esse feito...

      Parabéns por nada....

      Esse é o minhas bolas que todos nós conhecemos....

      Parabéns pela sua superação...

      Bixo

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    2. Já parabenizei de antemão pois tenho certeza do sucesso desse ID.3 no Brasil e no mundo.

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  12. Carro a gasolina acabou, vamos passar direto e rápidamente para os 100% elétricos; é uma questao de tempo para que as baterias tenham maior autonomia e carreguem mais rápido, e claro a infraestrutura necessaria para carregamento utilizando os atuais postos de combustíveis. Os preços vão cair quanto mais carros rodando. Até um tempo atrás, eu pensava que os hibridos plug in seriam o caminho, mas nem isso vai virar futuro, porque tem motor a gasolina, a Norma europeia tornou o motor ciclo Otto muito complicado de produzir e manter, além dos cambios automáticos também caros. Em 10 anos, talvez menos, teremos na Sao Paulo capital mais carros elétricos 0km que flex fuel.

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    1. A VW seguindo a Tesla acertou na mosca.

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    2. Por favor,

      Vá lá na gaveta, pegue e tome seu remédio. ..

      Bixo

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    3. Isso mesmo. Acabou carro a gasolina. Os elétricos são ainda muito mais baratos de fabricar. Só está falando escala. Mas elétrico não tem câmbio, radiador, nada. O motor é eterno e dura para sempre, sem precisar de manutenção e nem troca de óleo.

      Carro a combustão é como máquina de escrever há 30 anos ...40 anos atrás....foi aniquilada pelos PCs e editores de texto. Um editor de texto é muito mais barato mas muito mais tecnológico que uma máquina de escrever.

      É isso. Basta olhar esses carros elétricos mais a fundo para ver que não tem a menor chance mais para carros a gasolina. Zero.

      Fora que imagine São Paulo sem carros a gasolina. A poluição vai a 10% do que é hoje.

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    4. Asno4patas,

      A sua teoria é um conto de fadas, em se tratando de Brasil.

      Tudo por aqui, não funciona como deveria.

      As montadoras encontrarão algo, uma desculpa, algum pretexto para onerar o produto no Brasil.

      Diz aí

      Bixo

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    5. Fufu, vc tem a mesma visao curta das massas. O carro eletrico estará aqui no Brasil vendendo as centenas de milhares em muito pouco tempo, talvez 7 anos ou uma década. Na Europa a avalanche acaba de começar com o ID3, mais esta joia de máquina da VW, tecnologia alemã.

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    6. Lendo esta matéria, muito boa por sinal, tomei uma decisão, meu próximo 0km será um ID3 nem que eu precise esperar uma década. Chega de carro a gasolina flex, e toda aquela parafernalha de mangueiras, tubulaçoes e valvulas. O tempo dos gasolina/etanol passou, já era. Até lá ou antes poderei recarregar full charge meu ID3 num Posto Ipiranga em 5 min.

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    7. Eddie Murphy...

      A minha visão é realista.
      O Brasil mal possui estrutura para energizar as casas da população, quanto menos para energizar milhares de veículos.

      Então acorde para a realidade brasileira.

      Acorde para a insignificância do seu país, perante a AMÉRICA LATRINA, quem dirá para o Globo.

      A princípio os veículos híbridos, darão certo...

      Os elétricos serão para poucos...

      Digo isso, sem prazer algum...
      Porém esta é a minha opinião de merda....

      Bixo

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    8. Eddie Murphy,

      Pelo que você colocou, a sua situação financeira é diferenciada.

      Tão logo você foge à regra....
      Tão logo a sua opinião, não condiz com a realidade brasileira....

      Bixo

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    9. Eddie Murphy,

      Conforme seu poder aquisitivo, que você fez transparecer....

      Quem tem dinheiro, compra Mercedez..

      Quem tem dinheiro, compra TESLA...

      Gosto eu tenho, só não tenho dinheiro...

      Mas gosto e ânus cada um tem o seu.....

      Seja feliz,

      Bixo

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    10. Fufu, não é o caso de renda e sim que, em até uma decada os elétricos aqui, como na Europa vão custar metade; os Postos Ipiranga terão estações de carregamento como na Europa. Em 2030 os carros flex 0km vão começar a sumir dos lineups das montadoras em terras tupiniquins.

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    11. Os elétricos serão para poucos...

      Digo isso, sem prazer algum...
      Porém esta é a minha opinião de merda....

      Bixo


      Na China com 8 mil dólares se compra um subcompacto elétrico Ora R1 com autonomia de mais de 200 km,carro elétrico barato já é realidade.

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    12. Você falou bem...

      Na China....

      Lá é outra história, outra cultura, inclusive outra Volkswagen e outra GM.

      Quem está oferecendo esse veículo aí, é uma subsidiária da GM Chinesa. Inclusive em duas versões, uma a por volta de 22mil reais, outra por volta de 30mil reais .

      Aqui no Brasil LIXO, até "molhar" muitas mãos, os lucros abusivos das montadoras....este MESMO CARRINHO DE "GOLFE" AÍ, CHEGARIA BRINCANDO AOS 100MIL REAIS.

      Então não me venha com idiotices, você mora no Brasil LIXO,

      Bixo

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    13. Vou mais longe....

      O brasileiro, vagabundo por natureza, faria um "GATO" na energia, para dar o chapéu na recarga.

      Imagine quantos desses aí, estariam nas "comunidades" lugar estes que geralmente não pagam nada.

      Haja visto que, volto a mencionar, que o Brasil mal consegue ELETRIFICAR as residências, quanto menos, milhares de veículos....

      BIXO

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    14. Os caras ficam vangloriando marca mas esquecem que se dependesse da VW até hoje ia ter Kombi a venda nesse país.

      Um Golf híbrido desatualizado custa 200k.

      Vão sonhando com carro elétrico da VW aqui. Se nem em acabamento ela quer gastar, imagina em tecnologia...

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    15. Fiat oferece o mesmo desde sempre: 147, Uno, Palio, Punto, Argo. Requenta, reaproveita e vende como projeto novo.

      Ela que tá certa", pois o brasileiro defende essa marca de modo esquizofrênico

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    16. Fiat oferece o mesmo desde sempre: 147, Uno, Palio, Punto, Argo. Requenta, reaproveita e vende como projeto novo.

      Ela que tá certa", pois o brasileiro defende essa marca de modo esquizofrênico

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  13. Eu penso que esse ID3 tem muita personalidade, e também muito potencial para bater a Tesla NA EUROPA apenas. O ID3 é o tipo de carro do gosto europeu, sem contar que a Tesla tem pouquíssimas concessionárias na Europa. Mas nos EUA, não tem chance para o VW.

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  14. Carlota me explica pq nao existe o comando dos vidros traseiros junto com os do motorista. Vc escreveu a matéria e esqueceu de explicar o motivo.

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  15. Devia ter ponteira de escapamento dupla cromada e não escondida sem aparecer nada na traseira.

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    1. Seguindo tua lógica,será que o duto de combustível é aparente? 🤪

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    2. Vc parece o cara da carroça e cavalo. Chorando a evolution

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  16. O Tesla 3 foi criado para combater a BMW Série 3,atuando no segmento de sedãs médio-grandes(o do Passat),enquanto o ID.3 é um hatch médio,na verdade o concorrente da VW para o Tesla 3 será o ID.5 que será lançado daqui alguns anos,e a Tesla já tem em mente um hatch médio elétrico para enfrentar o ID.3.

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  17. engraçado o povo aqui fantasiando.... querem carros eletricos vao morar na europa....
    mas nao esqueçam de viver as condiçoes da europa. Restricoes, altas taxas sobre poluentes, etc.... tudo lá tem um pq, desde a epoca do downsizing que agora é o rightsizing...

    aqui no brasil, terceiro mundo... só temos coisa de terceiro mundo.... cabeça de terceiro mundo.. nao adianta vislumbrar tanta coisa com a nossa cultura.... é ser ingenuo demais!

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  18. Até a VW reconhece:

    https://insideevs.uol.com.br/news/436081/volkswagen-resultados-eletricos/

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    Respostas
    1. certa a vw... está chegando junto ...só no elogio...elon deve está até virando meio fanboy da vw...já já vai sair alguma coisa disso...
      alguma compra,união etc...tudo pode acontecer...só não a morte do nome volkswagen, afinal é a mais querida.

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  19. Olhando esse veículo.....

    Grande sacada da VOLKSWAGEN....

    Pela delicadeza de seu interior, parecendo com um UP.....

    Com certeza é um carro para mulheres, e também será muito bem visto pelo mundo gay...

    Parabéns à Volkswagen .....

    Descobriu este nicho, quase sem querer...

    Bixo

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