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Toyota Corolla 2019 x VW Golf Highline: comparativo - vídeo

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O Toyota Corolla e o Volkswagen Golf são dois dos carros mais vendidos do mundo, e neste artigo vamos confrontar um exemplar do Corolla XEi 2019 do Toyota, frente ao Golf Variant Highline 1.4 TSI Automático.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

O Toyota Corolla XEi 2019 tem preço sugerido de R$ 105.990 reais, mas o modelo das imagens chega a R$ 107.490 reais pois traz a pintura metálica Prata Supernova.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

Esta versão do Corllla traz bancos revestido em couro, rodas de 17 polegadas, faróis convencionais de halogênio, lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights - DRL mode).

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

O Corolla tem ainda sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um de joelho para o motorista). Há ainda abertura e ignição Smart Entry e Start Button e transmissão Multidrive-S (CVT) com modo sequencial de sete velocidades, paddle shift e modo de condução Sport.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
O sistema multimídia do Corolla é o Toyota Play com tela de LCD de 7" sensível ao toque, com sistema de navegação, TV digital, câmera de ré, Bluetooth® + quatro alto-falantes e dois tweeters, porém não oferece recurso de espelhamento de tela de smartphone. Em termos de esquipamentos, esta versão do Corolla se equivale ao Golf Variant Comfortline, de R$ 102.990 reais.

VW Golf 2019 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
Entretanto, o Golf Variant das imagens, na versão Highline, parte de R$ 113.490 reais, na versão sem opcionais, no Highline. O modelo das imagens, com rodas de 17 polegadas, teto solar panorâmico e o pacote Premium, sai por R$ 132.240 reais.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Esse modelo do Golf traz todos os itens do Corolla XEi e acrescenta: sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 2 tweeters a mais, alerta de perda de pressão dos pneus, aquecimento dos bancos dianteiros reguláveis separadamente, ar-condicionado digital de duas zonas (o do Corolla é digital com zona única), assistente de partida na subida, bancos dianteiros com ajuste do apoio lombar, bloqueio eletrônico do diferencial, compartimento de bagagens com iluminação e tomada 12V + conexão USB e Aux-In, descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, aquecíveis, com "Side Blinker" e função "Tilt Down" (o do Corolla não é aquecível e não tem Tild Down).

VW Golf 2018 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
O Golf tem ainda a mais faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema de iluminação ambiente (iluminação dos pés, portas e retrovisores externos) com ajuste de intensidade, iluminação da placa de licença em LED, lanterna de neblina, lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador, gaveta sob o banco do motorista, sensores de chuva e crepuscular com função "Coming & Leaving Home", sistema "Start-Stop" com recuperação de energia de frenagem, sistema de frenagem automática pós-colisão.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
O sistema de infotainment do Golf é o "Composition Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen, App-Connect e voice control, com tela de vidro de 9,2 polegadas, sistema de navegação integrado e compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto.

VW Golf 2018 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
O modelo das imagens traz ainda o teto solar elétrico panorâmico, assistente de luz para farol alto (FLA), assistente de estacionamento automático (Park Assist), Adaptive Cruise Control com função "City Emergency Brake" e sistema de monitoramento frontal "Front Assist", banco do motorista com ajuste elétrico, detector de fadiga e faróis Full LED com luz de condução diurna em LED com regulagem dinâmica.

VW Golf 2018 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
As listas de itens de série deixam claro que o Corolla XEi equivale-se ao Golf Comfortline. Já o Golf Highline é muito mais equipado, oferecendo recursos como o ACC e Front Assist - os quais ampliam muito o conforto e a segurança - que o Corolla não dispõe nem na versão Altis (a de R$ 118.990 reais).

Acabamento 

Logo ao entrar nos dois modelos fica claro que o padrão bem superior de acabamento e de qualidade de materiais do Golf. O Corolla XEi adota um painel com alguns revestimentos macios sobre uma estrutura de plástico rígido, enquanto o Golf conta com um painel inteiramente confeccionado e material macio ao toque.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Mas as diferenças não param por aí. As imagens abaixo mostram os bancos do Golf e posteriormente os do Corolla.

Toyota Corolla 2019 x VW Golf Highline - interior
VW Golf Highline TSI - bancos revestidos em couro
O revestimento em couro do Golf (imagem acima) é superior nos bancos, no volante, nas portas e até na alavanca de câmbio, com aparência de couro natural.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Já o couro usado no Corolla (imagem acima) tem uma aparência de qualidade inferior, transparecendo mais um revestimento em courvin.

VW Golf 2018 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
O Golf tem uniformidade nas texturas em todos os materiais, enquanto no Corolla há diferenças abruptas de texturas, e ainda plásticos de qualidade inferior e falhas de acabamento como buracos no painel preenchidos com peças plásticas.

VW Golf 2018 Highline - interior
VW Golf 2018 Highline - interior
O Golf é bem mais refinado internamente, com requintes como porta-objetos revestidos em camurça, iluminação ambiente em LED, materiais de qualidade superior.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Em resumo, depois de experimentar o interior do Golf Highline, o Corolla XEi parece um carro popular.

Desempenho e consumo

O Corolla XEi adota um motor 2.0 aspirado associado com uma transmissão automática CVT, enquanto o Golf Highline vem com um 1.4 TSI Turbo Flex com transmissão automática de seis marchas. O Golf tem 25,5 Kgfm de torque, contra 19,6 Kgfm do Corolla. A potência é de 150 cv para o Golf, com etanol ou gasolina, e de 143 cv para o Corolla com gasolina, e 154 cv com etanol.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

Como ambos pesam mais ou menos a mesma coisa, em torno de 1350 Kg, o Golf é bem mais ágil. Em testes da revista Quatro Rodas, o Golf acelerou de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, contra 10,5 segundos do Corolla. Mas ao andar nos dois carros observa-se que o Golf é muito mais ágil em qualquer regime de rotação, acelerando com disposição, de forma progressiva e linerar.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

O Corolla, por sua vez, sofre com a transmissão CVT. Em acelerações, o Corolla tem um comportamento de "embreagem patinando", já que a rotação sobe muito, mas o carro não ganha velocidade na mesma proporção - causando uma sensação de letargia.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

Esse tipo de comportamento foi objeto de reclamações de consumidores, e a Toyota, no novo Corolla 2020, adotou um novo câmbio CVT, porém com uma primeira marcha convencional - que tem o objetivo de eliminar esta sensação de embreagem patinando. Entretanto, precisaremos aguardar até 2020 para saber se o Corolla brasileiro contará com tal recurso.

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf

O Golf, além de andar mais, bebe menos, resultado de seu conjunto powertrain mais moderno e eficiente. O quadro abaixo resume os dados de desempenho, consumo, ruído interno e custos de Corolla XEi x Golf Highline, com grifo azul para o melhor, e vermelho para o pior.


Toyota Corolla XEi 2.0 CVTVW Golf Highline 250 TSI AT
PreçoR$ 106 mil - R$ 119 milR$ 103 mil - R$ 113.500
Consumo Etanol
Cidade7,27,5
Estrada8,88,8
Consumo Gasolina
Cidade10,611,1
Estrada12,613
Desempenho
0 a 100 km/h9,69,1
Velocidade máxima199207
Dimensões
Comprimento4,624,56
Largura1,781,80
Entre-eixos2,702,64
Altura1,481,47
Peso13151327
Quatro Rodas
Desempenho
0 a 100 km/h - s10,69,5
0 a 1000 m - s @ vel.31,9 s @ 167 km/h30,7 s @ 169,5 km/h
40 a 80 km/h4,34
60 a 100 km/h5,75,4
80 a 120 km/h7,36,7
Consumo
Consumo Urbano (G)10,912,3
Consumo Rodoviário (G)14,615,9
Frenagem
120 km/h a 066,962,3
80 km/h a 028,826,6
60 km/h a 016,114,7
Ruído interno
Neutro34,735,4
@ 80 Km/h59,460,6
@ 120 km/h72,366,3
Custos
Garantia
SeguroR$4.760R$4.540
Revisões até 60.000 kmR$3.401R$1.949
Concessionárias225540

O quadro acima deixa claro que o Golf Highline tem melhor desempenho em qualquer situação de uso, e consome em média 10% menos. O Golf é bem mais silencioso, freia melhor, e tem custos de manutenção e seguro mais baixos.

Comportamento dinâmico

O Golf Highline é um carro mais agradável de ser conduzido, graças ao melhor desempenho, e também por usar um ajuste de suspensão com melhor compromisso entre conforto e estabilidade. O Golf se sai melhor em curvas, e tem melhor estabilidade direcional - especialmente em frenagens de emergência.

Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Toyota Corolla XEi 2019 - interior
Os dois modelos adotam um esquema de suspensão independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Em termos de maciez se equivalem, mas o Corolla opta por uma altura em relação ao solo mais elevada - o que é melhor para superar obstáculos.


Mas o Golf, mesmo com suspensão mais baixa, não se mostra inadequado para o tipo de piso brasileiro, já que também não raspa em lombadas e valetas, e absorve tão bem quanto o Corolla os impactos com crateras.

Qualidade interior e espaço

O Corolla tem mais comprimento e maior entre-eixos, mas o espaço interno para passageiros dois dois são equivalentes, tanto na dianteira quanto na traseira.

Toyota Corolla XEi 2019 - porta-malas de 480 litros
Toyota Corolla XEi 2019 - porta-malas de 480 litros
Já o Golf, por se tratar de um modelo Variant, leva grande vantagem em carga.


O seu porta-malas parte de 605 litros e pode atingir mais de 1.600 litros com os bancos rebatidos, enquanto o Corolla tem um porta-malas de 480 litros.

Vídeo - Toyota Corolla x VW Golf



Conclusão

Toyota Corolla 2019 x Volkswagen Golf TSI Highline

O Toyota Corolla XEi 2019 é um carro honesto, bem construído e confiável, entretanto quando confrontado com o Golf Highline a superioridade do VW fica evidente. O Golf tem acabamento superior, materiais de melhor qualidade, desempenho superior, consumo inferior. O Golf ainda é mais silencioso, mais agradável de ser conduzido e freia em menores espaços.

80 comentários:

  1. Pelo preço do golf deveria ser comparado com a versão altis do corolla.

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    1. Pois é, houve este equívoco no início da matéria, pois vai comparando com a XEI e de repente lembra da Altis.

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  2. genti...se o corolla é tão bom, porque perdi em tudo?

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    1. Simplesmente por questao cultural nada alem. Povo em sua maioria e ignorante quando o assunto e carro. E so perguntar a qualquer um se o corolla e carrao, maioria vai dizer que e kk

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    2. Golf é carro Premium, não dá pra comparar com o Corolla, que é um popular generalista.

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    3. Certo. Agora queria saber qtos aqui compraria um golf: manutenção caríssima, seguro caro e não tem a revenda do Corolla. Falar é fácil, quero ver na hora de coçar o bolso

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    4. ^^ vítima do sistema educacional brasileiro passando atestado de analfabeto. O Golf tem seguro mais barato, e manutenção 3 vezes mais barata que o Corolla. E o analfabeto entende ao contrário. Analfaabetismo é complicado.

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    5. Tá bom Carlos vai nessa. Faça a cotação de um seguro pro Golf em São Matheus e depois faça pro Corolla

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    6. Quem mora em São Matheus não tem dinheiro para comprar Golf.

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    7. kkkkkkkkkkkkkk esse 4patas é uma figura.

      mas vamos aos fatos:
      O corola é mais vendido no Brasil, logo o seguro é ifinitamente mais barato q o golf em qualquer região.

      O Golf de fato é mais moderno, logo possui manutenção mais cara.

      Em resumo, golf é melhor e pronto, mais custa caro manter.
      Corola tem tradição, confiabilidade no velho e confiante conjunto motor, ou seja, continuará vendendo infinitamente nesta geração. Vamos aguardar como a Toyota vai colocar a próxima geração, pois poderá colocar em risco toda esta superioridade.

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    8. Relinchos:

      O corola é mais vendido no Brasil, logo o seguro é ifinitamente mais barato q o golf em qualquer região.

      Seguro do Corolla: R$4.760
      Seguro do Golf: R$4.540

      Fato: Golf tem seguro mais barato.

      Relincho:

      Em resumo, golf é melhor e pronto, mais custa caro manter.

      Fatos:

      Custo de revisões do Corolla até 60.000 : R$ 3.401
      Custo de revisões do Golf até 60.000: R$ 1.949

      Acho interessante esse povo que vem relinchar baboseiras sem fundamento algum. Os fatos estão todos aí. Golf tem seguro mais barato e custa 43% a menos para manter.

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    9. Italo, você definiu bem a situação. Brasileiro é igual a piolho, vai sempre pela cabeça dos outros. Ou seja, não pesquisa na hora de pagar R$100 mil num carro capado e defasado tecnologicamente, desde que outros ignorantes tbmo façam!!!

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    10. Para de conversa carlota, eu trabalhei por anos no brad seguros com subscrição.

      O golf é mais carro + tecnológico, tem muito mais a se reparar num eventual sinistro que o defasado corola. Como vc acha q a seguradora vai cobrar o mesmo preço, ou até menos, com uma discrepância dessa?

      Só pra completar, essa cotação sua nao foi feita com o mesmo perfil do segurado e muito menos com a mesma classificação de bonus/desconto fidelidade.

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    11. Vc que relincha e não sabe o que fala. Um Golf GTI 2019 em São Paulo para homem acima de 25 anos, solteiro, está saindo por R$ 4000 mil reais. No caso do GTI, que é muito mais caro que o Variant e o Golf TSI, já sai na faixa de 3,3% do valor do carro. No caso do Variant, abaixo de 3%. Ou seja, um carro como o Golf Variant em São Paulo terá seguro abaixo de R$ 2.500 reais.

      isso que estou falando é fato, cotações de um especialista em seguros, em entrevista no Flat Out sobre seguro do Golf GTI:

      https://youtu.be/pYjNbIxtUNw?t=16m33s

      Agora, espécimes como esse Leandro Valete, que não sabem nada, só relincham baboseiras, deveriam ficar quietos, pois passam vergonha relinchando um monte de lixo, que não presta nada do que sai desses tipos.

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  3. Moral da história...Corolla vende 20x mais...

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    1. Não, não. Golf vende mais. Veja:

      https://www.car.blog.br/2018/12/ranking-de-carros-mais-vendidos-do.html

      Vendas de Golf+ Golf Sedan (Jetta) - 1,332 milhões
      Venda de Corolla + COrolla Hatch - 995 mil

      Ou seja, Golf é o carro mais vendido do mundo, vendendo 33% mais que o segundo colocado.

      Jetta sozinho é o 3º mais vendido em outubro, humilhando sem dó Corolla Sedã e Civic.

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    2. Não não, a comparação é entre Corolla e Golf Variant, e ainda assim, no mercado brasileiro. Resumo da história: Corolla continuará surfando essa "Variante" nas vendas.

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    3. colocar o jetta como sendo o "golf sedan" é redículo. Então acrescente ai nas vendas do corolla a versão híbrida (prius) e o corolla compacto (yaris)

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  4. Esse Golf Variente tem uma cara de Tiozão retado... Perto do Golf Variant, o Corolla tem visual muito mais jovial ...

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    1. Questão de gosto pessoal. Particularmente eu acho as peruas mais esportivas e joviais que os sedans.

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    2. Concordo com o Marcos. Peruas em geral são carros de tiozão.

      É a cara daqueles caras de filme da sessão da tarde que viaja com a família e leva aquele tanto de coisa no bagageiro (bicicleta, muamba, tralha de pescaria e etc). Tem uns que colocam ainda aqueles bagageiros de teto.

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  5. Só no aguardo da nova versão do Corolla. Esse câmbio CVT MultiDrive é espetacular, pena que o Honda Touring não o possui.

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  6. Sinceramente o camarada deixar de comprar o golf pra comprar um corolla so ser for maluco, melhor em tudo o golf

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    1. Concordo com vc Thyago!
      Só aqui no Brasil Corolla é carro caro com pinta d e carro bom. Lá fora não passa de carro de frota e taxi.
      Indo além, se o Car Blog analisasse externamente constataria que os matriais utilizados sao inferiores ao Golf. E essa transmissão CVT não engana, não passa dum acionamento por correias muito do chinfrim.
      Em suma, comparativo muito apropriado e que concordo plenamente. Só com brasileiro Corolla tem sucesso, turma que pensa que conhece automóvel.

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    2. Ficha técnica não vende carro, amigo.
      Nem aqui e em nenhum lugar do planeta...

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    3. Claro que não. Deve ser por isso que a família Golf+Jetta vendeu 1,332 milhões em 2018, e a familia Corolla 995 mil. Mais de 30% a mais. Coisa pouca....certamente que não é por questões técnica, né?
      https://www.car.blog.br/2018/12/ranking-de-carros-mais-vendidos-do.html

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  7. Esta é uma matéria que sempre quis ler em sites automotivos. Só pecou em comparar com a XEI no início, pois o correto seria com a Altis. Poderia destacar que no caso da cara versão da Variant temos os recursos de segurança, acredito que de autonomia nível 2, só faltou citar na matéria sem conta com o alerta de mudança ou desvio de faixa. Fiquei surpreso com o baixo custo de revisão do VW até os 60 mil km. No site Opinião do Dono a perua tem notas altíssimas, sendo um bom termômetro da satisfação dos usuários, com a maioria das notas acima de 9. Vale lembrar que com roda 17 e teto solar, ela esteve por apenas R$ 109 mil na Black Friday 2018, não sei se incluía o ACC, farol full Led, etc, mas era um ótimo preço. Constam relatos sobre o seguro ser mais elevado. No mais, a onda é de SUVs e infelizmente a perua só será uma ótima opção no mercado de usados. O próprio portfólio da VW já canibaliza a Variant, pois tem Tiguan 2019 por R$ 125 mil, que traz novidades como o curioso ar digital de três zonas, mas consumo pior, provavelmente custo das revisões e seguro bem superiores. Com teto a Tiguan chega aos R$ 130 mil, mas nada dos itens adicionais de segurança da Variant, nem mesmo na versão intermediária de R$ 150 mil, apenas na top de R$ 180 mil.

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  8. O Golf é superior ao Corolla sim. Nossa vida não tem preço e assistências eletrônicas contribuem para nossa segurança.
    Viajando a noite, em pista simples de mão dupla, somos rotineiramente ofuscados com o farol alto do carro em direção contrária (pensamentos óbvios e simples, como desativar o farol alto em curvas para a direita - se você prestar a atenção, perceberá que ao virar para a direita o seu farol está iluminando diretamente o motorista em curva no sentido contrário, momento de maior atenção, o que não ocorre ao virar a esquerda; a segurança na estrada salva todos, pois num acidente pode sobrar pra voce).
    O FLA é um sistema que detecta o farol do carro no sentido contrário e baixa automaticamente o seu farol alto até após os veículos se cruzarem. E desativa também quando você chega próximo a um carro a frente. Isso é segurança adicional. Você está ali dirigindo e pode desativar essas assistências, mas elas estão pra segurança de todos.
    O front assist, que avisa e freia em aproximações entre veículos ajuda também. Imagine se a luz de freio do carro a frente não aciona por defeito?
    Como tudo, a popularização trará redução de preços e sua adoção em todos os veículos, salve obrigatoriedade por lei.
    A oferta desses opcionais é sim benvinda ao mercado pelo fabricante que se dispõe a ofertar. Buscar ofertar um "tanque de guerra" de manutenção barata, peças pra lá de testadas e simplificações de projeto são uma opção sim. Trazer recursos que ampliem a segurança é além de uma opção, é um compromisso de preservação da vida.
    As transições de tecnologia da VW como aspirado pra turbo, turbo pra hibrido, hibrido para elétrico, mostram uma vontade continua de busca pela excelência através do desenvolvimento de seus produtos, coisa muito mais difícil do que passar de um jurássico aspirado para um híbrido simplificado.
    Como não existem simuladores de condução noturna, vejam no youtube como essas assistências funcionam a noite e lembrem-se de sua própria experiência em viajems nas estradas.

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  9. O Golf é superior ao Corolla sim. Nossa vida não tem preço e assistências eletrônicas contribuem para nossa segurança.
    Viajando a noite, em pista simples de mão dupla, somos rotineiramente ofuscados com o farol alto do carro em direção contrária (pensamentos óbvios e simples, como desativar o farol alto em curvas para a direita - se você prestar a atenção, perceberá que ao virar para a direita o seu farol está iluminando diretamente o motorista em curva no sentido contrário, momento de maior atenção, o que não ocorre ao virar a esquerda; a segurança na estrada salva todos, pois num acidente pode sobrar pra voce).
    O FLA é um sistema que detecta o farol do carro no sentido contrário e baixa automaticamente o seu farol alto até após os veículos se cruzarem. E desativa também quando você chega próximo a um carro a frente. Isso é segurança adicional. Você está ali dirigindo e pode desativar essas assistências, mas elas estão pra segurança de todos.
    O front assist, que avisa e freia em aproximações entre veículos ajuda também. Imagine se a luz de freio do carro a frente não aciona por defeito?
    Como tudo, a popularização trará redução de preços e sua adoção em todos os veículos, salve obrigatoriedade por lei.
    A oferta desses opcionais é sim benvinda ao mercado pelo fabricante que se dispõe a ofertar. Buscar ofertar um "tanque de guerra" de manutenção barata, peças pra lá de testadas e simplificações de projeto são uma opção sim. Trazer recursos que ampliem a segurança é além de uma opção, é um compromisso de preservação da vida.
    As transições de tecnologia da VW como aspirado pra turbo, turbo pra hibrido, hibrido para elétrico, mostram uma vontade continua de busca pela excelência através do desenvolvimento de seus produtos, coisa muito mais difícil do que passar de um jurássico aspirado para um híbrido simplificado.
    Como não existem simuladores de condução noturna, vejam no youtube como essas assistências funcionam a noite e lembrem-se de sua própria experiência em viajems nas estradas.

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  10. Essa Golf Variant na cor preta com rodas 17 Madrid e teto panorâmico fica a coisa mais linda do mundo.

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  11. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkklkkkkkkk.
    Que SURRA neste VOVOROLLA, coitado dos toyoteiros dos defensores Kkkkkkkkkkkk..Já tive um vovorolla em 2017 sei que Não é tudo isso que falam...

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  12. golf e o único carro de respeito da wv mas na minha opinião o corolla com toda certeza e mais carro!!! pronto falei!!!! kkkkk

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  13. Gostaria de ver um comparativo do blog entre Jetta, Corolla e Civic.

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  14. Golf é carro Premium, não dá pra comparar com o Corolla, que é um popular generalista.

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    1. Golf carro premium???

      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk

      Divirto-me com as ladainhas e presepadas disseminadas por aqui...

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  15. Estes não São comparáveis, pois são categorias diferentes, justo sera Toyota Corolla e Jetta versão top com top.

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  16. Espero que essa onda SUV passe logo e as peruas retornem ao mercado da banânia

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  17. Comparativo muito preciso, faltou comparar externamente e constatar que os materiais utilizados no Corolla são bastante inferiores ao carrão da VW.

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  18. Desde quando carro se compra pela ficha técnica?
    Proposta não concretiza 1/2 dos quesitos de avaliação de um carro.

    Como anda o pós-venda do Golf mesmo???...

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    1. Pós venda VW superior a Toyota, diz Quatro Rodas:

      https://www.car.blog.br/2018/11/pos-venda-vw-no-nivel-toyota-e-honda.html

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  19. Resumindo Corolla é uma bosta mas vende muito pq o Brasileiro é burro!

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    1. Pergunta-se: se o Corolla vende porque o brasileiro é burro, o que a VW BR tem feito que não consegue atender essa burrice do mercado???...

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    2. Claro, claro, a VW não entende o mercado. Quem entende é a Toyota, que vende 1/2 da VW no Brasil. E o Yaris vende 1/3 do Polo.

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    3. você estaria certo, se somente os brasileiros comprassem Corolla. Isso sim chama-se viralatismo.

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    4. PENSE EM UM CARRO Q EU ODEIO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS. "obrigado" brasileiro por deixar de evar carros como focus sedan, jetta, c4 ,cruze pra levar o q todo mundo compra..efeito manada mesmo ..brasileiro tem q ser estudado

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  20. O brasileiro não compra um carro que é uma máquina por critérios técnicos dele e sim por outros critérios. Revenda, liquidez, menores custos de financiamento, aquisição, parcela e manutenção, design, avaliação do usado, e em percentual menor desempenho, segurança, pos venda.

    A situação cultural e econômica não permitem uma maneira objetiva de avaliação, nosso mercado é uma aberração.


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  21. O brasileiro não entende logicas de mercado e produção, e ainda tem renda baixa. No entanto, reclama novidades, lançamentos e preço baixo. Um contrassenso.
    Temos montadoras, que adequam produtos desenvolvidos a nossa realidade, simplificando sim os projetos, equipamentos e acessórios.
    Os reais projetos nacionais são bem mais baratos pois terão características simples para agradar nosso pequeno mercado e quem sabe algum pais de situação similar.
    O desenvolvimento de um veículo é muito caro, sendo muito mais racional uma atuação da VW, por exemplo, trazendo modelos de maior qualidade geral ainda que simplifique opões e peças, tais como plásticos e tecidos, possíveis de fornecimento no mercado local.

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  22. Esses aspectos técnicos, não representam a decisão final da compra de um carro. Claro que como produto, o Golf e melhor que o Corolla, só que qua do uma pessoa vai desembolsar 110 mil em um carro, tem que pensar em algumas coisas.
    Coloca um Corolla e uma Variant a venda, se o o Toyota não vender primeiro mudo de nome

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    1. Claro que não. Deve ser por isso que a família Golf+Jetta vendeu 1,332 milhões em 2018, e a familia Corolla 995 mil. Mais de 30% a mais. Coisa pouca....certamente que não é por questões técnica, né?
      https://www.car.blog.br/2018/12/ranking-de-carros-mais-vendidos-do.html

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    2. Me desculpa,mas quantidade de unidades vendidas não significa que um veículo seja melhor que outro, que uma marca seja melhor que outra. O que você diz dos carros de nicho ?? Tipo McLaren Senna não presta ?? O que presta e golf RS.. RS...
      Toyota, VW, Fiat, GM etc.. são marcas de escala, não são marcas Premium nem aqui nem na China !! E olha que chinês ainda está aprendendo a fazer carros. E daqui a pouco deixa todas comendo poeira RS...RS.. aí você vai dizer que carro chinês e melhor ?

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    3. De fato quantidade vendida não necessariamente significa qualidade. Mas no caso do Golf há uma correlação. Como mostrei acima, a família Golf vendeu em 2018 mais de 1.3 milhão de unidades em âmbito global, enquanto a família Corolla não chegou a 900 mil.
      Então, no caso do Golf, ele é infinitamente superior tecnicamente, e vende bem mais.

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  23. Infelizmente o que vende carro no Brasil e em grande parte do mundo e marketing !!
    Ainda tem o efetivo manada e o status irracional. Combinação perfeita para um determinado veículo vender muito

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    1. Não é assim. O que se vende no Brasil são carros produzidos no Brasil. Alguém acha que a Tracker é inferior ao EcoSport? Não. E o EcoSport vende muito mais aqui. por exemplo, no segundo decêndio, foram vendidas 2.400 unidades da EcoSport e 1.500 da Tracker. Detalhe, Tracker é da GM que é líder de vendas no Brasil e mais que o dobro da Ford no agregado. Porque a EcoSport vende mais, sendo inferior em tudo? SImples: EcoSport é fabricado no Brasil, não tem limitação de oferta, e entra nos programas de PcD. A Tracker não tem isso.

      MEsma coisa Golf Variant e Corolla. O Golf Variant vem ao Brasil a conta gotas do México. Em preços acima de R$ 115 mil, enquanto o Corolla é produzido aos borbotões e vendido a R$# 84 mil nas promoções para PcD. Não tem como comparar um com outro.
      Independente disso, o Golf Variant é superior ao Corolla em tudo, inclusive no pós venda, tanto que revista Quatro Rodas já disse que o pós venda da VW é superior ao da Toyota e Honda, veja:
      https://www.car.blog.br/2018/11/pos-venda-vw-no-nivel-toyota-e-honda.html

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    2. Perfeito.. Não adianta vir me elogiar e puxar o meu saco. Eu jamais respeitarei quem, como você, paga R$ 86 mil em um EcoSport, dado modelo anterior, com câmbio Powershift, e acha bom.

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    3. Pelo seu conceito, o marketing da VW com o Golf seria imbatível na Europa nos últimos 20 anos (seriam mesmo muito tolos esses compradores de Golf e facilmente iludidos, um bloco econômico inteiro, por mais tempo do que o PT no poder).
      As Vendas do Golf na Europa:
      2017 - 482.177
      2016 - 491,681
      2015 - 534,535
      2014 - 523,729
      2013 - 462,527
      2012 - 430,088
      2011 - 493,899
      2010 - 497,051
      2009 - 579,246
      2008 - 461,620
      2007 - 435,610
      2006 - 416,507
      2005 - 487,210
      2004 - 585,356
      2003 - 494,832
      2002 - 596,415
      2001 - 664,328
      2000 - 685,029
      1999 - 703,932
      1998 - 672,465
      1997 - 500,848

      fonte: http://carsalesbase.com/european-car-sales-data/volkswagen/volkswagen-golf/

      Claro, vendas apenas na Europa.
      Por esses números poderíamos deduzir que a VW mantém o mesmo nome de um modelo de carro que vende apenas por marketing 500 mil unidades em cada um dos últimos 20 anos.
      Ou que seriam os mesmos compradores, em media, trocando de carro por outro do mesmo modelo nos últimos 20 anos.
      A listinha acima soma uns dez milhões de unidades, o que deveria dar alguma sabedoria construtiva, tecnológica, mercadológica a seu fabricante, além de sua estratégia de marketing.
      E não custa lembrar, este é UM modelo, em UM mercado regional, um bloco econômico, cujas nações descobriram o Brasil, EUA, e simplificando, as Américas. E origem também da revolução industrial e por tabela automobilística.
      Tadinhos, sabem de nada.


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    4. Como brasileiro torço para o sucesso dos veículos fabricados aqui serem exportados pois assim geram emprego e divisas para o pais.
      Porem, alguns projetos nacionais são a solução para a nossa realidade, e não alcançam o mínimo de exigência dos mercados norte-americano e europeu.
      As avaliações de crash test e disponibilização de acessórios necessárias para a apresentação desses modelos aqueles mercados exigiriam investimentos e alterações de projetos que os tornam inviáveis.
      Com o tamanho e peso do norte-americano, quem compraria um mobi 1.0 lá?
      Com a altura dos alemães dentre outros europeus, comprariam um mobi?

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  24. Infelizmente o que vende carro no Brasil e em grande parte do mundo e marketing !!
    Ainda tem o efetivo manada e o status irracional. Combinação perfeita para um determinado veículo vender muito

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    1. Não é assim. O que se vende no Brasil são carros produzidos no Brasil. Alguém acha que a Tracker é inferior ao EcoSport? Não. E o EcoSport vende muito mais aqui. por exemplo, no segundo decêndio, foram vendidas 2.400 unidades da EcoSport e 1.500 da Tracker. Detalhe, Tracker é da GM que é líder de vendas no Brasil e mais que o dobro da Ford no agregado. Porque a EcoSport vende mais, sendo inferior em tudo? SImples: EcoSport é fabricado no Brasil, não tem limitação de oferta, e entra nos programas de PcD. A Tracker não tem isso.

      MEsma coisa Golf Variant e Corolla. O Golf Variant vem ao Brasil a conta gotas do México. Em preços acima de R$ 115 mil, enquanto o Corolla é produzido aos borbotões e vendido a R$# 84 mil nas promoções para PcD. Não tem como comparar um com outro.
      Independente disso, o Golf Variant é superior ao Corolla em tudo, inclusive no pós venda, tanto que revista Quatro Rodas já disse que o pós venda da VW é superior ao da Toyota e Honda, veja:
      https://www.car.blog.br/2018/11/pos-venda-vw-no-nivel-toyota-e-honda.html

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    2. golf variente sem mais! brasileiro hoje só valoriza dois carros onix e corolla..polo está indo nesse caminho tb..isso nunca é bom para nós consumidores

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    3. Carlotinha o que vc mostra aí que o pôs venda da VW é no mesmo nível de Toyota e Honda não tem nada de superior. Pare de ser incoerente.

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    4. A avaliação da Quatro Rodas é que o serviço de pós venda da VW está no nível da Toyota e Honda em uma análise qualitativa. Só que a VW tem 540 concessionárias no Brasil, e a Toyota 250. Ou seja, o pós venda da VW oferece mais que o dobro de pontos de atendimento, maior disponibilidade de peças, tem, custos de revisões mais baratos, e ainda oferece as mesmas qualidades de atendimento da Toyota e Honda. Ou seja, VW tem a mesma qualidade de pós venda da Toyota e Honda, só que é mais barato e tem 2 vezes mais disponibilidade em âmbito nacional. Então, sim, o pós-venda da VW é amplamente superior ao da Toyota e Honda. Isso é o que a matéria da Quatro Rodas diz, mas não de forma direta .

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    5. Carlotinha não tem carro e acha que pode dar opinião.

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  25. A GM lidera com Onix em carros pequenos, em sedan do porte do Corolla o Cruise esta bem distante ,e. A GM já liderou no passado neste segmento assim como a Honda com o Civic.

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  26. Veja as portas do corola esse puxador cinza prateado é feito de plástico seco vagabundo, a maioria do povo que diz que o carola é um carrão, não tem argumentos pra sustentar, mecânica do século passado que todas as montadoras já possuem, a Vw já abandonou e a Toyota vai manter na próxima geração, virá uma versão hibrida de resto vai permanecer o tiozão. O Golf é um carrro que em termos construção, acabamento e tecnológica pode ser comparado com Audi, Mb, BMW...., mas o corola deve comparado com Virtus, este ainda leva vantagem.

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  27. E simples , o grupo VW e a empresa maior e mais rica do mundo, certo ?
    Pq ela fica nessa de importar o golf , e outros carros ???
    Passm a fabricar todos aqui , e assim de acordo com alguns , por serem carros nacionais e sem limite de oferta poderá vender mil vezes !
    A pergunta que eu gostaria de resposta é essa , pq n fazem isso ??????? Dinheiro sabemos q n e problema

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  28. Não tenho corolla, mas vejo que o pessoal gosta de meter a lenha, falar mal, que o carro e isto e aquilo, mas vamos ser justos né, o carro é bonito, bom e confortável, não da dor de cabeça para o dono. Então vamos conformar que ele merece o trono que conquistou.

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