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VW Golf 2008 2.0 Tiptronic 6: fotos, consumo e performance

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A transmissão automática AISIN de 6 marchas hoje é um item comum na gama Volkswagen, sendo oferecida até mesmo em modelos de acesso, como Gol e Voyage. Essa transmissão estreou na linha VW em setembro de 2007 na linha Golf, substituindo a de quatro marchas usada até então.

VW Golf 2008 Comfortline 2.0 Automático

Em 27 de setembro de 2007 a Volkswagen do Brasil anunciava a chegada de um "novo Golf" ao mercado com uma grande novidade tecnológica: a transmissão automática Tiptronic de 6 marchas (AG6). Disponível para a versão 2.0, essa nova transmissão dá ao veículo esportividade, conforto e, principalmente, economia de combustível.


VW Golf 2008 Comfortline 2.0 Automático - interior

“Nenhum outro modelo concorrente nesse segmento oferece uma transmissão com essa tecnologia. Esse Golf reforça ainda mais a posição “best in class” desse veículo, e o consumidor ganha em conforto e prazer ao dirigir”, informava Fabrício Biondo, gerente Executivo de Planejamento de Marketing da Volkswagen do Brasil à época.

VW Golf 2008 Comfortline 2.0 Automático

A melhoria de conforto é gerada pelo maior número de marchas, o que permite um escalonamento mais suave, -- as trocas são feitas em degraus menores. Com isso, há uma perda menor de rotação do motor, resultando em bem-estar para os ocupantes do veículo.

VW Golf 2.0 Automático 2008

Com o novo câmbio, o Golf 2.0 ficou cerca de 6% mais econômico quando utilizado em estrada, comparando-se com o automático de 4 marchas. Se confrontarmos com a versão 2.0 equipada com transmissão manual de 5 marchas, o consumo é praticamente compatível no trecho rodoviário de 16,2 km/l, enquanto o automático fica em 16,1km/l.

VW Golf 2.0 Automático 2008

A transmissão Tiptronic de 6 marchas tem, além das tradicionais posição P, R, N e D, a direção esportiva, representada pela letra S. Acionando-se este modo, a troca de marchas será feita em rotações mais elevadas. Além disso, o funcionamento do sistema é capaz de adaptar-se à forma de dirigir do motorista.

Além de proporcionar uma dirigibilidade mais esportiva, pela escolha manual das marchas, o Tiptronic permite que o condutor recorra ao uso do freio-motor. Nesse câmbio de 6 marchas, as posições 1, 2 e 3, existentes na versão anterior, foram substituídas pelo modo Drive e Sport, sendo necessário selecionar a função Tiptronic para evitar a passagem de marchas superiores.

O conversor de torque (CT), responsável pela transmissão de torque do motor para o câmbio, tem como objetivo otimizar o desempenho e o consumo de combustível do veículo. O resultado vai depender de três fatores: o modo/programa selecionado na alavanca, a carga do motor e a velocidade do veículo. Quando acionado o Tiptronic ou Sport, o conversor é bloqueado rapidamente, para tornar a troca de marchas mais esportiva. Nas subidas de rampa, o CT permanece bloqueado a partir da 2a. marcha.

VW Golf 2008 Comfortline Automático - Prata

Além de toda a tecnologia e interatividade do sistema, o veículo ainda dispõe do sistema DSP, um programa capaz de gerenciar e equalizar as condições de rodagem do veículo e adequá-lo a forma de dirigir do motorista, otimizando o funcionamento da transmissão.

Motor e desempenho

O propulsor 2.0 litros 8V a gasolina do Golf 2008 não é flex, e entrega a potência máxima de 116 cv e o torque máximo de 170 Nm. Umas das principais vantagens deste motor é o alto torque em rotações mais baixas, conferindo ao veículo muita agilidade. Com ele, o Golf Tiptronic 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 s e desenvolve a velocidade máxima de 192 km/h.

Versões

No Brasil, o Golf 2008 era comercializado em oito opções de acabamento: Golf 1.6, Golf 1.6 Sportline, Golf 2.0, Golf 2.0 Tiptronic, Golf 2.0 Comfortline, Golf 2.0 Comfortline Tiptronic, Golf 1.8 GTI e Golf 1.8 GTI Tiptronic (veja detalhes desta versão aqui). O consumidor também encontrava o modelo disponível com três motorizações – 1.6 litro 8V Total Flex (nas versões Golf 1.6 e Sportline), 2.0 litros 8V a gasolina (Golf 2.0, 2.0 Tiptronic, 2.0 Comfortline e 2.0 Comfortline Tiptronic) e 1.8 turbo 20 V a gasolina (GTI e GTI Tiptronic).

VW Golf 2008 Comfortline Automático - Prata

O carro também trazia de série, em todas as suas versões, um pacote de equipamentos que incluía ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, espelhos elétricos com auto rebatimento em manobras, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com lâmpada “Cool Blue”, retrovisores com o pisca incorporado e porta-óculos.

43 comentários:

  1. O Focus 2019 se inspirou nesse carro, e conseguiu chegar nele. Agora o Focus 2019 pode-se dizer que está no mesmo nível do Golf, mesmo que 2008. Tudo bem, tá um pouco atrasado, mas para quem não conseguia nem chegar, agora já chegou. O Focus 2019 traz eixo de torção e tiptronic.
    Temos que parabenizar a Ford por essa conquista! Palminhas! Palminhas.

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    1. Kkkkkkk, a Carlota deve ser um ex funcionário da Autolatina que teve como chefe um cara da Ford que judiou dele, só pode, pra escrever tanta abobrinha.

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    2. Kkkkkkk, a Carlota deve ser um ex funcionário da Autolatina que teve como chefe um cara da Ford que judiou dele, só pode, pra escrever tanta abobrinha.

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  2. Tive um Sportline 2014 com pacote Limited Edition! Fui apaixonado pelo carro, o acabamento era fantástico, o carro era muito gostoso e suave de dirigir. Foi um dos meus carros preferidos. Sempre achei esse design muito bonito, e até hoje, mesmo depois de uma década, quando vejo na rua tenho a sensação que o design continua atual e acho o carro lindo. Nunca deu problema nenhum, era só abastecer e revisões básicas. Esse carro me deixou saudades...

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    1. Tive um Sportline 2009 com bancos totalmente em couro (couro de verdade) e ar condicionado digital. O carro era um espetáculo, lindo e uma delicia de dirigir.

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    2. tive um 2013 e, realmente, foi um dos melhores carro q já dirigir.. ah dirigibilidade desse carro é fantástica.

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  3. Tempo de 0 a 100km/h de um carro 1.3 ou 1.4. Muito fraco. Um Honda Civic 1.8 desse ano andava mais. O Focus 2.0 também tinha desempenho melhor.

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    1. Errado. Yaris 1.5 faz de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos. O Argo 1.8 Automático em mais de 13 segundos.

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    2. E daí se Yaris e Argo hoje andam menos? Civic e Focus da época andavam mais. Fatos, apenas fatos.

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  4. Aínda consegue ter um desenho muito atual apesar do tempo.

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  5. Focus sempre foi muito melhor. 2.0 do Santana 1990. O Jetta 2016 usou tambem

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  6. Onix o Muscle Car Popular é mais Bonito que o Golf.

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  7. Mas pq a linha VW 2019 usa uma transmissão de 11 anos atrás... será que nao tinha nada a evoluir??

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    1. Pq a Toyota usou até pouco tempo o antiquado câmbio at4 no corolla e usa até hoje no etios?

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    2. Lukoh, porque brasileiro tem que ser estudado pela NASA. Escuta um buxixo e faz dele uma regra. Ex: falaram mal dos modernos e eficientes câmbios DSG, daí a Marca disponibiliza o antiquado AISIN Tiptronic. Assim como em torno de 5.000 loucos, pagam 100k por um Corolla, pois ouviram dizer que os Toyotas tem baixa manutenção, dai, pagam caro antes por isso e acham que estão economizando

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  8. Realmente era um carrão mesmo.... Excelente acabamento interno, lindo por dentro e por fora, excelente dinâmica. Câmbio bom....


    Só mesmo o motor era ruim....

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  9. Golf com câmbio AT de 4 marchas? Acho que sempre foi 6.... Ta certo isso?

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    1. Na verdade o preço do seguro do Golf é o mais barato entre seus concorrentes. O Golf tem seguro mais barato que Focus, Cruze e Peugeot 308.
      https://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html

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    2. Realmente... aqui no interior da Bahia, o Golf é o mais caro. O um Cruze 13/14 o seguro fica por volta de R$ 1600,00.

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  11. Esse Golf de 2008 é superior em muitos aspectos ao Cruze Sport6 2019. Esse Golf vem com painel inteiramente revestido em material soft touch, já o Cruze tem com plástico duro em tudo. A transmissão automática desse Golf é superior à do Cruze, pois é mais macia no funcionamento e troca marchas de forma imperceptível.

    O Cruze tem um câmbio com funcionamento áspero e trocas de marchas com alguns trancos. O Golf tem porta malas de 315 litros, e o Cruze de 290. O Golf tem mais espaço na traseira que o Cruze.
    Enfim, interessante como esse Golf é superior ao Cruze Sport6. Agora, quando compara o Cruze anterior com o Golf IV, aí o Golf humilha sem dó:

    https://www.car.blog.br/2013/05/vw-golf-sportline-x-gm-cruze-sport6-o.html

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    1. Quando as pessoas criticam do polo não ter soft no painel, esse MSC ( movimento sem carro) da carlotinha diz que o povo e BIXA, pois tem prazer ao ficar tocando no painel. Quando é o golf, o soft se torna uma coisa que o torna melhor.....
      Digno de pena

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    2. O Polo tem o melhor acabamento entre todos os seus concorrentes. E nenhum concorrente do Polo (nem o Cruze Sport6) tem painel de soft touch. Então, sim, quem fica de mimimi com soft touch no Polo é fresco (bicha) mesmo.

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    3. Mas no comentário de cima MSC, vc colocou o golf como concorrente do cruze, Focus e 308...depois coloca o pólo como concorrente do cruze.... Sintoma claro de piscicopatia....

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    4. Polo é concorrente do Cruze, assim como o Golf Mk4 era. Aliás, Polo atual e Golf Mk4 têm basicamente as mesmas dimensões, e o Polo é maior por dentro.
      VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.

      Agora, na linha 2018, temos o Golf Comfortline 200 TSI Automáticoque sai a R$ 87 mil, como concorrente do Cruze Sport6 de R$ 97 Mil (sendo o Golf mais seguro e mais completo e mais econômico, com desempenho similar), enquanto Golf Highline concorre com BMW Série 1 e Mercedes Classe A e Volvo V40, e novamente o Golf leva vantagem. Já o GOlf GTI concorre com Mercedes A250 AMG e com o Vovo V40 R-Design, e novamente o Golf é amplamente superior.

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    5. Sintoma claro de piscicopatia.
      Carlotinha = MSC ,(movimento sem carro)

      Se o Inmetro é seu norte, pq vc não considera o cruze como HB grande?

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    6. O Antigo Golf na época era um bom carro bem construido mas manco, com a excesso do GTI que só foi comercializado em 2008 vendia mto pouco! Fui proprietário de um GTI de 2008 a 2013 qdo optei pelo Cruze. Com a exceção do desempenho o Golf não era superior a geração do Cruze. Da mesma forma o Polo hoje e um bom carro uma opção de compra mas não é um carro hatch médio e nem se compara a um Cruze.Agora o Golf atual tem versões melhores e piores que o Cruze.

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  12. O motor santanatec desse Golf 2008 também era melhor que o 1.4Turbo do Cruze né, Carlota?

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  13. Golf sapão, um dos melhores carros que eu já dirigi. Mas se tem um carro que é obrigatório ter câmbio manual, é esse.

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  14. interessante como há mudanças este golf 2008 gasosa tinha 116cv e 170Nm e consumo rodoviario de 16km/l

    agora o 1.0 tsi tem 128cv e 200Nm e consumo rodoviario de 14km/l !

    esses motores flex tiram muita autonomia, e o lobby do pessoal da cana é forte pois 27% da gasosa tem alcool, uma pena!

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  15. engraçado e que o novo golf msi e melhor que esse 2.0 em qualquer sentido e nao vendeu nada.Nao da pra entender

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    1. a questão é pelo tempo, pois quando teve o golf msi ele não era o melhor motor, pois tinha o tsi !

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  16. O visual deses Golf 4,5 é muito esquisito. Gambiarra.

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    1. Na verdade esse Golf 4.5 ficou com uma estética tão boa que chegou a causar ciúmes na Vw Alemanha pois em várias clínicas o Golf 4.5 foi considerado mais bonito e harmonioso que o Golf 5. Tanto que o Golf 4.5 foi um sucesso de estrondoso já que duas vendas dispararam 63% com a reestilizacao. Isso é um fato..O resto é choro de incompetente que não teve dinheiro para comprar um. I choro e livre.

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    2. E bonito mas o golf V foi um dos carroa mais brutos da epoca. Era tao caro produzir ele que tiraram logo linha, pois mesmo vebdendo muito nao era muito rentavel.

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  17. Eu tive 02 Golf 4.5 excelente....
    Na estrada muito estável Golf ,...

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