Car.blog.br

Pesquisar este blog

Up! I-Motion: carro automático mais barato do Brasil - teste

Categorias: , 30 Comentários

O Volkswagen Up! I-Motion é a configuração de transmissão automatizada do modelo sub-compacto da Volkswagen, modelo que já foi objeto de um teste de longa duração (veja aqui). Neste artigo vamos analisar o Up! I-Motion mais acessível à venda, um exemplar da série especial Run, para ver como ele se sai.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

A transmissão automatizada I-Motion acrescenta ao já bom pacote de itens de série da série especial Run conforto e comodidade, sobretudo em uso urbano. E também democratiza esse tipo de câmbio, já que o Up! foi o primeiro modelo com motor 1.0 a adotar transmissão automatizada, e é atualmente o modelo com câmbio de operação automática mais barato à venda no Brasil.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

A caixa I-Motion é uma versão automatizada da transmissão manual de cinco marchas, e custa R$ 2.300 reais a mais, fazendo o preço do up! Run subir para R$ 46.670 reais, ainda assim R$ 1.100 reais mais barato que o peladíssimo Etios X 1.3 Automático, que agora custa R$ R$ 47.770 reais.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Os R$ 2.300 reais de diferença da caixa automatizada I-Motion também são relativamente módicos comparados aos R$ 3.650 reais que são pedidos pela Toyota no câmbio automático de quatro marchas do Etios. Ademais, em face do conforto proporcionado pelo câmbio I-Motion, consideramos uma opção muito válida. O vídeo a seguir traz um vídeo-avaliação do modelo.



O Up! I-Motion é oferecido apenas com o motor 1.0 MPI de 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol. Esse conjunto recebeu nota "A" do INMETRO tanto em nível geral quanto na categoria, tendo obtido os seguintes resultados:
  • Consumo de etanol em cidade: 9,4 km/l
  • Consumo de etanol em estrada: 10,6 km/l
  • Consumo de gasolina em cidade: 14,0 km/l
  • Consumo de gasolina em estrada: 15,8 km/l
É importante considerar que o Up! I-Motion é apenas 0,2 km/l mais oneroso em cidade, tanto com etanol quanto gasolina, em cidade, mas é 0,5 km/l mais econômico em estrada que sua respectiva versão automática.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

E essa é uma das vantagens da transmissão I-Motion: ser tão ou mais eficiente que um transmissão manual, sem implicar aumento de consumo e redução de desempenho, melhorando o conforto. Já um câmbio automático convencional acaba necessariamente reduzindo a performance, e aumentando o consumo, o que evidencia o acerto da opção por uma caixa automatizada em um carro 1.0.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

Em termos de funcionamento, a caixa automatizada I-Motion exige apenas que se coloque a alavanca em "D" e comece-se a acelerar, que o carro faz tudo sozinho: aciona embreagem, troca de marchas, desacopla a embreagem em paradas temporárias. Tudo de forma muito eficiente.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

O funcionamento da transmissão I-Motion do Up! é muito suave, sem trancos. Percebe-se, porém, as comutação de marchas, sobretudo de primeira para segunda marchas, mas nada que incomode efetivamente. Já as trocas acima de 2ª são praticamente imperceptíveis, e muito rápidas.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

As reduções de marchas são muito competentes, silenciosas e suaves, lembrando muito as caixas automáticas convencionais nesse aspecto. Um ponto importante a ressaltar é que não é necessário colocar a manopla em "N" em paradas temporárias, como afirmam algumas lendas urbanas, segundo as quais a embreagem seria preservada. Bobagem.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion - espaço traseiro

A caixa I-Motion tem um software de gerenciamento desenvolvido pela Porsche, e sabe muito bem quando o carro está parado, e promove o desacoplamento automático da embreagem nessas situações. Entretanto, algo que deve ser evitado, assim como no caso de caixas manuais, é, em aclives, manter o carro parado com pequenas acelerações. Essa prática é extremamente deletéria para a embreagem.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Assim, quando o up! I-Motion está parado em um aclive, o procedimento correto é segurá-lo por meio do freio de serviço, ou, em paradas mais demoradas, com o freio de mão. Tomando-se tais cuidados, e evitando usar as trocas manuais, o câmbio I-Motion é até mais confiável e robusto que uma caixa manual, e com igual custo de manutenção.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

De qualquer forma, em situações em que o motorista entende que é necessária uma intervenção, basta operar o câmbio manualmente, operando a alavanca para cima (para subir) e para baixo (para reduzir) as marchas. As trocas são imediatas, desde que não cause problema ao motor - se o software entender que a troca solicitada irá prejudicar o motor ou câmbio, ela não é executada.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Melhor que isso, é deixar o câmbio operar em modo automático. Assim, para uma redução, basta acelerar com vigor, que o câmbio opera as trocas de marchas e reduções de forma automática, e com mais eficiência e segurança que qualquer motorista.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion - Preto

Nesse contexto, o Up! I-Motion continua a ser o carro que revolucionou o mercado de sub-compactos com sua qualidade, requinte, dirigibilidade e prazer de condução, mas com uma dose de conforto a mais.

Conclusão

O Volkswagen Up! I-Motion é um carro compacto brilhante, oferecendo um nível de requinte e qualidade que antes eram desconhecidos nesta classe. A caixa I-Motion é eficiente para conferir doses adicionais de conforto ao motorista, sem pedir em troca um consumo mais elevado.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Esses aspectos tornam o Up! Run I-Motion no modelo sub-compacto referencial no mercado brasileiro.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Agradecimentos à concessionária V12 Motors de Brasília - Telefone (61) 3329-9999.

Postagens relacionadas:

30 comentários:

  1. Bem que a VW poderia oferecer aquele suporte de celular do Gol para o UP, o encaixe é o mesmo do Maps and More.

    ResponderExcluir
  2. é um carro muito bacana, apesar do preço (e qual não tá caro?).
    Deveriam estender o imotion ao motor turbo. e oferecer o motor turbo 1.0 no restante dos modelos da wv.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo da impressão do CarBlog. Temos um White I-motion faz 19 meses e é só alegria, maravilha de automóvel, muito econômico na cidade, não rodo em rodovia com esse Up. O i-motion não sofreu qualquer intervenção neste período exceto preventiva semestral.

    ResponderExcluir
  4. Comutaçãodas marchas?? Rsrsrsrsessa foi ótima, já tive um Fox i-motion, e o que se percebe éum tranco mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Pra quem não quer mais o pedal da embreagem é perfeito, e a vw acertou nessa nova versão esse run up é muito bonito

    ResponderExcluir
  6. Essa fotos foram tirados por vcs mesmo aqui do site? Se for, gostaria de informar que está expressamente claro no manual do I-motion (assim como no Dualogic que possuo) que o carro deve ser estacionado em D ou em R, NUNCA em N como fizeram aí. Até por isso, se pararem em N e desligarem o motor, o carro emite vários "bips" e pisca o N no painel. Não notaram isso? Aquilo não é enfeite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento adotado por nós na parada está correto, e o que você está dizendo é errado.
      Segundo o manual da Volkswagen, em paradas não temporárias, o câmbio I-Motion deve ficar na posição central (N) ou em R, e não em "D" como você diz.

      http://www.car.blog.br/2015/03/up-i-motion-operacao-errada-deixa-o.html

      Deixar o câmbio em "D" no caso do I-Motion, caso o carro seja abalroado, pode resultar em danificação da transmissão.

      Excluir
    2. Sempre deixo o Up i-motion estacionado em N. O sinal sonoro deixa de atuar quando o freio de estacionamento é acionado. Simples assim. Se deixar a marcha engatada qualquer abalroamento poderá danificar o câmbio.

      Excluir
    3. Amigo Ribeiro vc esta totalmente EQUIVOCADO nesta afirmação.

      Excluir
  7. As trocas nao sao rapidas assim como vcs dizem que sao nao, o dualogic da FIAT faz esse servico melhor e mais rapido. So se na versao 2016 esta mais rapido, pq a versao que testei e lenta que doi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo. No Up imotion aa trocas sao rápidas sim. Não vejo problema algum. Conclusão: quem anda mais na cidade pode ir de imotion sem medo, contudo que pega muita estrada e com frequência vá de Up Tsi com câmbio manual.

      Excluir
    2. As trocas do DSG-7 do Golf são realmente mais rápidas. Do Uno Dualogic, não, conforme teste que fizemos com os dois carros.

      http://www.car.blog.br/2015/07/fiat-uno-dualogic-x-volkswagen-up-i.html

      Excluir
    3. Óbvio que no DSG as trocas sao muito mais rapidas que no ASG sao mecanismos completamente difetentes.

      Excluir
  8. Olha tenho o UP mas TSI, vão me desculpar mas não pode falar como o título da matéria que é o AUTOMATICO mais barato, esse cambio passou longe de ser automático e 2300 X 3650 do verdadeiro automatico do Etios, na verdade mostra que aVW ta "metendo a mao". já andei em imotion em dualogic e estão longe de se comparar com um a transmissão AT, alem dos trancos (vc precisa aliviar o pé na troca de marchas), arrancar ele numa subida ingreme o carro fica meio doido,e a manutenção é de cair o queixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos o teste de longa duração com o Up! I-Motion e não observamos trancos nem em 30.000 km, e também não observamos trancos neste Up! I-Motion que testamos agora.Veja nosso teste de 30.000 km com o Up! I-Motion:

      http://www.car.blog.br/2015/11/vw-up-i-motion-teste-de-longa-duracao.html

      Também jamais tivemos problemas para arrancar em subida íngrime com o up! I-Motion, e inclusive fizemos um vídeo mostrando ele nessa situação de subida íngreme e mostramos que não há problema algum, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=dvGfG2p44tI

      Sobre manutenção, é outra lenda urbana que a manutenção do up! i-motion é cara. Bobagem. Basta entrar no site da VW e ver que os custos de manutenção até 100.000 e mais são exatamente os mesmos do Up! mt.

      Sobre a revenda, vendemos o nosso Up! I-Motion em 2 dias de anúncio, por um valor maior do que pagamos. Liquidez imediata.

      E conhecemos o atual dono do carro, está com mais de 50.000 Km e ele está satisfeitíssimo com o up! I-Motion e não deu problema algum até agora.

      Excluir
    2. Up imotion nao tem problema ou defeito congenito algum. Arranca bem em subidas mas tem que usar freio de mao. Por 2300 reais queriam o que? Ta muito bom. Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. Muito confiável e não dá corretiva. Pra cidade ele é muito bom mas na estrada eu iria de Tsi.

      Excluir
  9. O termo "automático" designa o gênero de transmissões que não exigem trocas de marchas e tampouco acionamento de embreagem. Dentro do gênero "automáticas" há as espécies: epicíclico, automatizado de mono-embreagem (ASG), automatizado de dupla embreagem (DCT), CVT, etc.
    Portanto o Up! I-Motion é um carro que adota um câmbio do gênero automático, espécie ASG. Não há erro algum no título, que está correto.

    ResponderExcluir
  10. "Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. "
    Pelo menos não aqui em Floripa. Tinha um crossfox imotion e foi um parto p vender exatamente por causa do cambio. Automatizado nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. 2 primos meus tinham Fox, um era manual e outro i-motion, praticamente idênticos, mesmo ano e mesmos itens. Adivinha qual vendeu em menos de 1 mês, e qual demorou quase 3 meses, com desvalorização de 2 mil?

      Excluir
  11. Tá bom, tá bom, automatizado também é automático, igualzinho, já dirigi e não vi diferença, "SQN". Sabe quando eu compraria...nunca.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um CrossFox Imotion e adoro o carro. Agora pergunto, que tipo de manutenção este câmbio necessita?

    ResponderExcluir
  13. Este carrinho nesta configuração está muito bom mesmo, economia, facilidade de uso e acabamento bonito. Iremos olhar com carinho numa proxima troca.

    ResponderExcluir
  14. Brasileiros, aprendam a exigir os itens mais importantes, os itens de SEGURANÇA, mesmo esses carros de entrada já deveriam ter opção de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de tração, Estrutura reforçada, e pelos menos 6 airbags. Esses itens de segurança não são caros, só não são ofertados porque não tem demanda, o que o povo quer comprar é carro bonito, ou carro grande ou carro que tem fama de ser duradouro. Por favor, comecem a cobrar itens de segurança.

    ResponderExcluir
  15. Meu up! Tsi é um pedaço dd satisfação que mora na minha vaga, na boa.
    Nem quero que adorem muito não, deixa assim mais exclusivo. Não aguento mais hr-v e renegade na minha frente. E a relação sagacidade versus posto de gasolina é de emocionar! Hauhaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...

      Excluir
    2. Rio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...

      Excluir
  16. Só não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade

    ResponderExcluir
  17. Só não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade

    ResponderExcluir

  18. 1 - sem controle de som no volante
    2 - sem saida de ar no painel central
    3 - sem forro nas portas por completo
    4 - sem tela multimidia
    5 - sem regulagem de altura do banco
    5 - sem banco bipartido
    Com o mínimo, realmente, é muita tecnologia. kkkkkk

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.