A transmissão automatizada I-Motion acrescenta ao já bom pacote de itens de série da série especial Run conforto e comodidade, sobretudo em uso urbano. E também democratiza esse tipo de câmbio, já que o Up! foi o primeiro modelo com motor 1.0 a adotar transmissão automatizada, e é atualmente o modelo com câmbio de operação automática mais barato à venda no Brasil.
A caixa I-Motion é uma versão automatizada da transmissão manual de cinco marchas, e custa R$ 2.300 reais a mais, fazendo o preço do up! Run subir para R$ 46.670 reais, ainda assim R$ 1.100 reais mais barato que o peladíssimo Etios X 1.3 Automático, que agora custa R$ R$ 47.770 reais.
Os R$ 2.300 reais de diferença da caixa automatizada I-Motion também são relativamente módicos comparados aos R$ 3.650 reais que são pedidos pela Toyota no câmbio automático de quatro marchas do Etios. Ademais, em face do conforto proporcionado pelo câmbio I-Motion, consideramos uma opção muito válida. O vídeo a seguir traz um vídeo-avaliação do modelo.
O Up! I-Motion é oferecido apenas com o motor 1.0 MPI de 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol. Esse conjunto recebeu nota "A" do INMETRO tanto em nível geral quanto na categoria, tendo obtido os seguintes resultados:
- Consumo de etanol em cidade: 9,4 km/l
- Consumo de etanol em estrada: 10,6 km/l
- Consumo de gasolina em cidade: 14,0 km/l
- Consumo de gasolina em estrada: 15,8 km/l
E essa é uma das vantagens da transmissão I-Motion: ser tão ou mais eficiente que um transmissão manual, sem implicar aumento de consumo e redução de desempenho, melhorando o conforto. Já um câmbio automático convencional acaba necessariamente reduzindo a performance, e aumentando o consumo, o que evidencia o acerto da opção por uma caixa automatizada em um carro 1.0.
Em termos de funcionamento, a caixa automatizada I-Motion exige apenas que se coloque a alavanca em "D" e comece-se a acelerar, que o carro faz tudo sozinho: aciona embreagem, troca de marchas, desacopla a embreagem em paradas temporárias. Tudo de forma muito eficiente.
O funcionamento da transmissão I-Motion do Up! é muito suave, sem trancos. Percebe-se, porém, as comutação de marchas, sobretudo de primeira para segunda marchas, mas nada que incomode efetivamente. Já as trocas acima de 2ª são praticamente imperceptíveis, e muito rápidas.
As reduções de marchas são muito competentes, silenciosas e suaves, lembrando muito as caixas automáticas convencionais nesse aspecto. Um ponto importante a ressaltar é que não é necessário colocar a manopla em "N" em paradas temporárias, como afirmam algumas lendas urbanas, segundo as quais a embreagem seria preservada. Bobagem.
A caixa I-Motion tem um software de gerenciamento desenvolvido pela Porsche, e sabe muito bem quando o carro está parado, e promove o desacoplamento automático da embreagem nessas situações. Entretanto, algo que deve ser evitado, assim como no caso de caixas manuais, é, em aclives, manter o carro parado com pequenas acelerações. Essa prática é extremamente deletéria para a embreagem.
Assim, quando o up! I-Motion está parado em um aclive, o procedimento correto é segurá-lo por meio do freio de serviço, ou, em paradas mais demoradas, com o freio de mão. Tomando-se tais cuidados, e evitando usar as trocas manuais, o câmbio I-Motion é até mais confiável e robusto que uma caixa manual, e com igual custo de manutenção.
De qualquer forma, em situações em que o motorista entende que é necessária uma intervenção, basta operar o câmbio manualmente, operando a alavanca para cima (para subir) e para baixo (para reduzir) as marchas. As trocas são imediatas, desde que não cause problema ao motor - se o software entender que a troca solicitada irá prejudicar o motor ou câmbio, ela não é executada.
Melhor que isso, é deixar o câmbio operar em modo automático. Assim, para uma redução, basta acelerar com vigor, que o câmbio opera as trocas de marchas e reduções de forma automática, e com mais eficiência e segurança que qualquer motorista.
Nesse contexto, o Up! I-Motion continua a ser o carro que revolucionou o mercado de sub-compactos com sua qualidade, requinte, dirigibilidade e prazer de condução, mas com uma dose de conforto a mais.
Conclusão
O Volkswagen Up! I-Motion é um carro compacto brilhante, oferecendo um nível de requinte e qualidade que antes eram desconhecidos nesta classe. A caixa I-Motion é eficiente para conferir doses adicionais de conforto ao motorista, sem pedir em troca um consumo mais elevado.
Esses aspectos tornam o Up! Run I-Motion no modelo sub-compacto referencial no mercado brasileiro.
Agradecimentos à concessionária V12 Motors de Brasília - Telefone (61) 3329-9999.
Melhor da categoria
ResponderExcluirBem que a VW poderia oferecer aquele suporte de celular do Gol para o UP, o encaixe é o mesmo do Maps and More.
ResponderExcluiré um carro muito bacana, apesar do preço (e qual não tá caro?).
ResponderExcluirDeveriam estender o imotion ao motor turbo. e oferecer o motor turbo 1.0 no restante dos modelos da wv.
Concordo bem podiam oferecer versão TSI I-Motion Connect
ExcluirAcho que iria desbancar qualquer carro concorrente.. hehe!
Assino embaixo da impressão do CarBlog. Temos um White I-motion faz 19 meses e é só alegria, maravilha de automóvel, muito econômico na cidade, não rodo em rodovia com esse Up. O i-motion não sofreu qualquer intervenção neste período exceto preventiva semestral.
ResponderExcluirBom dia, Eddie. Tudo bem!? Poderia difenir quais foram essas preventivas semestral que você realizou no cambio? Estou pensando em pegar um up run 2017 i-motion, mas estamos com o pé atrás pelo cambio... todos os mecanicos que conhecemos (sem ver o carro) já mandaram desistir por conta do cambio... acredito que sejá a má fama, pois o i-motion do up é totalmente diferente dos outros i-motion's
ExcluirBom dia João. O carro ainda está na família com +70 mil km. A dona acabou de fazer a preventiva óleo e filtros, não comentou nada sobre problema de câmbio/embreagem do White Up motion. Recomendo esse carro, confiável e seguro. Ano passado entrou na família um Fox itrend imprimo com 60 mil km. Guiei o carro, perfeito. Cabe lembrar que são acionamentos diferentes, Up eletromecânico e Fox eletro hidráulico. O Up tem sistema muito mais confiável. Pode comprar o Up sem medo. Só dê uma volta pra ver se a embreagem não está em fim de vida, ela é mais cara que a convencional. Abraço
ExcluirComutaçãodas marchas?? Rsrsrsrsessa foi ótima, já tive um Fox i-motion, e o que se percebe éum tranco mesmo.
ResponderExcluirPra quem não quer mais o pedal da embreagem é perfeito, e a vw acertou nessa nova versão esse run up é muito bonito
ResponderExcluirhahahahahahahahaha..... oohhhh forçada de barra.... uma caixa de leite agora é bonita??? kkkkkk.... brasileiro merece ser estuprado mesmo pelos alemães....
ExcluirEssa fotos foram tirados por vcs mesmo aqui do site? Se for, gostaria de informar que está expressamente claro no manual do I-motion (assim como no Dualogic que possuo) que o carro deve ser estacionado em D ou em R, NUNCA em N como fizeram aí. Até por isso, se pararem em N e desligarem o motor, o carro emite vários "bips" e pisca o N no painel. Não notaram isso? Aquilo não é enfeite.
ResponderExcluirO procedimento adotado por nós na parada está correto, e o que você está dizendo é errado.
ExcluirSegundo o manual da Volkswagen, em paradas não temporárias, o câmbio I-Motion deve ficar na posição central (N) ou em R, e não em "D" como você diz.
http://www.car.blog.br/2015/03/up-i-motion-operacao-errada-deixa-o.html
Deixar o câmbio em "D" no caso do I-Motion, caso o carro seja abalroado, pode resultar em danificação da transmissão.
Sempre deixo o Up i-motion estacionado em N. O sinal sonoro deixa de atuar quando o freio de estacionamento é acionado. Simples assim. Se deixar a marcha engatada qualquer abalroamento poderá danificar o câmbio.
ExcluirAmigo Ribeiro vc esta totalmente EQUIVOCADO nesta afirmação.
ExcluirAs trocas nao sao rapidas assim como vcs dizem que sao nao, o dualogic da FIAT faz esse servico melhor e mais rapido. So se na versao 2016 esta mais rapido, pq a versao que testei e lenta que doi
ResponderExcluirNegativo. No Up imotion aa trocas sao rápidas sim. Não vejo problema algum. Conclusão: quem anda mais na cidade pode ir de imotion sem medo, contudo que pega muita estrada e com frequência vá de Up Tsi com câmbio manual.
ExcluirAs trocas do DSG-7 do Golf são realmente mais rápidas. Do Uno Dualogic, não, conforme teste que fizemos com os dois carros.
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/07/fiat-uno-dualogic-x-volkswagen-up-i.html
Óbvio que no DSG as trocas sao muito mais rapidas que no ASG sao mecanismos completamente difetentes.
ExcluirOlha tenho o UP mas TSI, vão me desculpar mas não pode falar como o título da matéria que é o AUTOMATICO mais barato, esse cambio passou longe de ser automático e 2300 X 3650 do verdadeiro automatico do Etios, na verdade mostra que aVW ta "metendo a mao". já andei em imotion em dualogic e estão longe de se comparar com um a transmissão AT, alem dos trancos (vc precisa aliviar o pé na troca de marchas), arrancar ele numa subida ingreme o carro fica meio doido,e a manutenção é de cair o queixo.
ResponderExcluirFizemos o teste de longa duração com o Up! I-Motion e não observamos trancos nem em 30.000 km, e também não observamos trancos neste Up! I-Motion que testamos agora.Veja nosso teste de 30.000 km com o Up! I-Motion:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/11/vw-up-i-motion-teste-de-longa-duracao.html
Também jamais tivemos problemas para arrancar em subida íngrime com o up! I-Motion, e inclusive fizemos um vídeo mostrando ele nessa situação de subida íngreme e mostramos que não há problema algum, veja:
https://www.youtube.com/watch?v=dvGfG2p44tI
Sobre manutenção, é outra lenda urbana que a manutenção do up! i-motion é cara. Bobagem. Basta entrar no site da VW e ver que os custos de manutenção até 100.000 e mais são exatamente os mesmos do Up! mt.
Sobre a revenda, vendemos o nosso Up! I-Motion em 2 dias de anúncio, por um valor maior do que pagamos. Liquidez imediata.
E conhecemos o atual dono do carro, está com mais de 50.000 Km e ele está satisfeitíssimo com o up! I-Motion e não deu problema algum até agora.
Up imotion nao tem problema ou defeito congenito algum. Arranca bem em subidas mas tem que usar freio de mao. Por 2300 reais queriam o que? Ta muito bom. Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. Muito confiável e não dá corretiva. Pra cidade ele é muito bom mas na estrada eu iria de Tsi.
ExcluirO termo "automático" designa o gênero de transmissões que não exigem trocas de marchas e tampouco acionamento de embreagem. Dentro do gênero "automáticas" há as espécies: epicíclico, automatizado de mono-embreagem (ASG), automatizado de dupla embreagem (DCT), CVT, etc.
ResponderExcluirPortanto o Up! I-Motion é um carro que adota um câmbio do gênero automático, espécie ASG. Não há erro algum no título, que está correto.
"Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. "
ResponderExcluirPelo menos não aqui em Floripa. Tinha um crossfox imotion e foi um parto p vender exatamente por causa do cambio. Automatizado nunca mais.
Exatamente. 2 primos meus tinham Fox, um era manual e outro i-motion, praticamente idênticos, mesmo ano e mesmos itens. Adivinha qual vendeu em menos de 1 mês, e qual demorou quase 3 meses, com desvalorização de 2 mil?
ExcluirTá bom, tá bom, automatizado também é automático, igualzinho, já dirigi e não vi diferença, "SQN". Sabe quando eu compraria...nunca.
ResponderExcluirEu tenho um CrossFox Imotion e adoro o carro. Agora pergunto, que tipo de manutenção este câmbio necessita?
ResponderExcluirEste carrinho nesta configuração está muito bom mesmo, economia, facilidade de uso e acabamento bonito. Iremos olhar com carinho numa proxima troca.
ResponderExcluirBrasileiros, aprendam a exigir os itens mais importantes, os itens de SEGURANÇA, mesmo esses carros de entrada já deveriam ter opção de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de tração, Estrutura reforçada, e pelos menos 6 airbags. Esses itens de segurança não são caros, só não são ofertados porque não tem demanda, o que o povo quer comprar é carro bonito, ou carro grande ou carro que tem fama de ser duradouro. Por favor, comecem a cobrar itens de segurança.
ResponderExcluirMeu up! Tsi é um pedaço dd satisfação que mora na minha vaga, na boa.
ResponderExcluirNem quero que adorem muito não, deixa assim mais exclusivo. Não aguento mais hr-v e renegade na minha frente. E a relação sagacidade versus posto de gasolina é de emocionar! Hauhaua
Rio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...
ExcluirRio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...
ExcluirPra quem tem um nick chamado fuscão, esse sabe bem o que é carro.... SQN!
ExcluirSó não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade
ResponderExcluirSó não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade
ResponderExcluir
ResponderExcluir1 - sem controle de som no volante
2 - sem saida de ar no painel central
3 - sem forro nas portas por completo
4 - sem tela multimidia
5 - sem regulagem de altura do banco
5 - sem banco bipartido
Com o mínimo, realmente, é muita tecnologia. kkkkkk
Tenho um up! MPI e gosto demais dele mas "peladíssimo Etios X 1.3"???
ResponderExcluirForçou né. Em relação ao up! nem tanto.
Itens de série Etios X 1.3 16v
-cambio de 6 marchas (versão manual)
-computador de bordo
-antena no teto
-descansa-braços no assento do motorista (versão automática)
-direção eletro-assistida progressiva)
-ar-condicionado
-abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível
-chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas
-console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro
-para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
-alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto
de segurança
-retrovisores elétricos
-vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
-travas elétricas
O que o Etios não tem em relação a essa versão do up! (serie especial Run) são as rodas aro 15" de liga, som com 4 auto falantes e 2 tweeters e alarme.
Somos especializados nos sistema I-Motion E Dualogic , em campinas 19 97402-5850
ResponderExcluirAlexandre - Centro Automotivo ML
Eu comprei por precisar de um carro automático estou muito contente já andei 20.000 km é uma maravilha, andando de pé leve não da tranco e o carro anda muitoo. meu move up Imotion é 2016 desde zero km me deu só alegria.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.