O BMW Série 3 chega a meio século de produção em 2025 consolidado como um dos modelos mais importantes da história industrial do BMW Group.
Desde o início da fabricação, em 1975, o sedã médio já foi produzido mais de 18 milhões de vezes, passando por 18 fábricas distribuídas em 13 países e quatro continentes.
Ao longo desse período, o modelo teve papel central na expansão internacional da marca e no desenvolvimento de processos industriais que hoje fazem parte da estratégia BMW iFACTORY.
A fábrica de Munique, na Alemanha, é o berço do Série 3 e segue como referência tecnológica dentro do grupo. Desde o início da produção, a unidade adotou conceitos de flexibilidade industrial, com sistemas de esteiras aéreas e máquinas de soldagem programáveis.
Em 1982, durante a segunda geração do modelo, Munique recebeu uma linha de montagem de carrocerias totalmente automatizada, alcançando mais de 90% de automação com o uso de robôs industriais.
A combinação entre automação, turnos flexíveis e ajustes na jornada de trabalho permitiu aumento significativo de capacidade produtiva.
Ao longo das décadas, a planta passou por atualizações contínuas, incluindo tecnologias de pintura a pó, produção de motores com controle computadorizado e, mais recentemente, sistemas digitais de monitoramento de qualidade com suporte de inteligência artificial.
Esses avanços fizeram do Série 3 um vetor de desenvolvimento tecnológico dentro da estrutura industrial do BMW Group.
O crescimento da demanda pelo modelo também impulsionou a expansão da produção para outras regiões. Em 1980, o Série 3 passou a ser fabricado em Dingolfing, também na Alemanha, e em 1986 chegou à unidade de Regensburg.
A partir da década de 1980, o modelo tornou-se peça-chave na internacionalização da BMW, com o início da produção em Rosslyn, na África do Sul, em 1984, e posteriormente em Spartanburg, nos Estados Unidos, em 1994. Essas fábricas permitiram o atendimento de mercados locais e ajudaram a estabelecer a atual rede global de produção da empresa.
Desde a inauguração da fábrica de Regensburg, o BMW Série 3 foi utilizado como modelo-base para o início das operações de quase todas as novas unidades da marca, com exceção da planta de Debrecen. Fábricas como Spartanburg, Leipzig, San Luis Potosí e a joint venture BBA, na China, começaram suas atividades com o Série 3.
Ao longo do tempo, diferentes carrocerias — como sedã, Touring, conversível e versões M — foram produzidas com alto grau de flexibilidade, inclusive com diferentes tecnologias de propulsão na mesma linha de montagem, abrangendo motores a combustão, híbridos plug-in e configurações totalmente elétricas.
Atualmente, a sétima geração do BMW Série 3 é produzida em Munique, Shenyang (China) e San Luis Potosí (México), além de fábricas regionais em Chennai (Índia), Rayong (Tailândia) e Araquari (SC), no Brasil, bem como em unidades de parceiros em outros mercados.
Paralelamente, o BMW Group já prepara a oitava geração do modelo. Uma versão totalmente elétrica do Série 3 está prevista para entrar em produção na fábrica de Munique a partir do segundo semestre de 2026, como parte da nova família NEUE KLASSE.
Após o início na Alemanha, a produção também deverá ocorrer na China e no México.
O planejamento inclui ainda o retorno da fabricação do Série 3 à unidade de Dingolfing, reforçando o papel histórico do modelo dentro da estrutura industrial da marca.















Muita história, meus amigos
ResponderExcluirfalando em série 3, vcs viram que todo site de carro tá colocando o a5 como concorrente do 320i?
Simplesmente estão ignorando a existência de a3 e a4, pois sabem que ambos são currados com extrema violência pelo 320i
Total relincho. Todos os comparativos atuais dão ampla vitória ao A5 na comparação com o 320i.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkKkSJTape_ef81vvAzcJaAdhxpQKyNMRvLgOP0AQ4aBsrM61oN84hnIBoZxA_KL63Lv2P_ik0-L8jii7RPDdW4tj5vrdtIo2pVNPvfMzKW6d5XHRv7dfbGpuV9LVy8vdR8n3q9-zhSBFPb-hI18Z5IGHbm76AdkavoTBpNYgWPjDEAnDMI6q7KZ9F58Cm/s600-rw/4-P90571547_highRes_bmw-320i-m-sport-10-001.jpg
A5 com 100 cv a mais, mais sofisticado, mais requintado e mais status.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk8kaD21UDeqP9xTOLR0SbVi87_0BmFAjFJgp2vYPA2JKBVUWWeYDWjXhDilodLic9yaCmbBK5Bpq5qfke9SH6zHW2V_Jbn481ftQ-NpghOjpsq5FIlTlnWaM1tHfDKghNkjVN79aNXRMUstBVxnH-CmjALYEesJSIZhmZ6jKC8Nh2Nk9oyztPHhX0oj26/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2830%29.jpg
E o painel do A5 parece de uma nave espacial.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3fSnIi-6P4hT6KaV6ylQmKVrSVEjntsSbJ1h6ZxtuKiYvYok60nK-rEl5qOalnpeiS78gC0AnC-gtZ8GgaKBpHQkv0IVrzkEdVaNUGWZy1u2t2Xr-1e7anbVRCXWGJ_D-gUcaj5JrFuR84WnVYXBOXvQ1WiCROHifeH_0tXF2WMc3CjPIV9Cf4LuGicFp/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2833%29.jpg
A5.
Simplesmente estão ignorando a existência de a3 e a4,
ExcluirBUUMMMMMMM! Levou BOMMBAAAAAAAAAAAAA!!
A4 sucedido pelo A5. A5 é o antigo A4.;
A5 é infra-premium.
ExcluirSérie 3 é Premium.
A5 é infra-premium.
ExcluirSérie 3 é Premium.
(2)
Audi A5?
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbGFQxX9h_cZXDrCQKvrPxXlCAn8BoGB8Aqm7nA1fcZ4jp5aTSBDRsaN5qf0rY4wklV4_ROQRenkdm_FcloZ3CRm1Re1ZCRUeEM7oELChGfi-WUA5She5IMS4K7AQ7NJoxunoXuL4hz6sYqqITtGlogO-_9T4H281TO2lXmNM94pfqeWabqZBjcUKdyFVt/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2837%29.jpg
Carlos sábado fui na discar aqui em Aju.... chegou um dono de Ar pra trocar seu carro por um Virtus!!
Excluir*dono de A5
ExcluirA5 sendo desovado aos montes pra Unidas. Série 3 é premium. Sequer é vendido em qualquer lugar. Vende muito no varejo na Alemanha também, algo que a Audi desconhece.
ExcluirBMW é BMW, premium
ResponderExcluirjacaudi boqueta até na europa 85% vai pras LOCADORAS
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