A Toyota apresentou o Urban Cruiser, novo SUV compacto 100% elétrico que passa a integrar a estratégia da marca para ampliar sua atuação no mercado de utilitários esportivos movidos a bateria.
Posicionado no segmento B, o modelo chega para complementar a linha ao lado do bZ4X e antecipar a chegada de outros elétricos globais da fabricante.
Desenvolvido sobre uma plataforma dedicada para veículos elétricos (BEV), o Urban Cruiser foi projetado com foco em eficiência energética, bom aproveitamento de espaço interno e diferentes opções de motorização, atendendo a perfis variados de uso urbano e rodoviário.
Duas opções de bateria e tração dianteira ou integral
O Toyota Urban Cruiser será oferecido com duas capacidades de bateria: 49 kWh e 61 kWh. Ambas utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecida por maior durabilidade e menor custo em comparação a outras químicas.
A versão de entrada conta com bateria de 49 kWh, tração dianteira, potência de 106 kW (144 cv) e torque de 193 Nm, com autonomia de até 344 km no ciclo WLTP.
Já a bateria de 61 kWh equipa duas configurações: uma com tração dianteira, 128 kW (174 cv), torque de 193 Nm e alcance de até 426 km; e outra com tração integral (AWD), que adiciona um motor elétrico no eixo traseiro, elevando a potência para 135 kW (184 cv), torque de 307 Nm e autonomia de até 395 km.
A aceleração de 0 a 100 km/h varia de 9,6 segundos na versão básica a 7,4 segundos na opção AWD. Todas as versões podem rebocar até 750 kg com freio.
Recarga e gerenciamento de energia
O sistema de recarga permite carregamento rápido em corrente contínua, com recuperação de 10% a 80% da carga em cerca de 45 minutos.
Em corrente alternada, a recarga completa pode levar aproximadamente seis horas em carregadores trifásicos de 11 kW ou cerca de 9,5 horas em sistemas monofásicos de 7 kW.
O modelo conta com gerenciamento térmico da bateria integrado ao sistema de ar-condicionado, além de pré-condicionamento da bateria, que pode ser acionado pelo motorista ou via aplicativo MyToyota, otimizando o tempo e a eficiência da recarga.
A base BEV do Urban Cruiser integra a bateria à estrutura do veículo, eliminando travessas no assoalho e contribuindo para maior rigidez estrutural e centro de gravidade mais baixo. Essa configuração favorece a estabilidade e o comportamento dinâmico.
A aerodinâmica recebeu atenção especial, com revestimentos no assoalho e desenho plano do conjunto de baterias.
O isolamento acústico também foi trabalhado para reduzir ruídos de rodagem e vento, com uso de vidros acústicos, defletores e suportes específicos para os conjuntos elétricos.
Suspensão, freios e modos de condução
O conjunto de suspensão utiliza sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira.
Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas, com pinças de dois pistões na frente e freio de estacionamento eletrônico de série.
O Urban Cruiser oferece modos de condução Eco, Normal e Sport em todas as versões, além do modo Snow para os modelos com tração dianteira.
Há ainda o modo “Pedal”, que permite condução com uso reduzido do pedal de freio, com três níveis de desaceleração regenerativa. As versões AWD contam com modos Auto e Trail para uso em pisos de baixa aderência.
Dimensões
Com 4.285 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.635 mm de altura e entre-eixos de 2.700 mm, o Urban Cruiser é ligeiramente maior que o Yaris Cross. Mesmo assim, mantém raio de giro de 5,2 metros, favorecendo manobras em ambientes urbanos.
O desenho externo segue a identidade atual da Toyota, com frente no estilo “hammerhead”, faróis afilados em LED e lanternas traseiras interligadas. O visual reforça a proposta de SUV compacto com foco urbano.
Interior
O entre-eixos longo contribui para um interior espaçoso, com destaque para o banco traseiro deslizante e rebatível em configuração 40:20:40. O espaço para passageiros pode ser ajustado entre 690 mm e 850 mm, valor próximo ao de SUVs maiores.
O porta-malas varia de 244 a 310 litros, dependendo da posição do banco traseiro, e pode chegar a 566 litros com os bancos totalmente rebatidos.
O acabamento combina tons escuros, com opções de revestimento em tecido ou material sintético sem origem animal, além de iluminação ambiente com múltiplas cores.
Conectividade
O painel integra uma tela digital de 10,25 polegadas para o motorista e uma central multimídia de 10,1 polegadas, com visual contínuo.
O sistema oferece navegação integrada, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e, nas versões mais completas, carregador de smartphone por indução.
Por meio do aplicativo MyToyota, é possível monitorar o nível da bateria, programar recargas, acionar o ar-condicionado remotamente e travar ou destravar as portas.
Segurança e assistências ao motorista
O Urban Cruiser traz um pacote amplo de sistemas de assistência de série, incluindo frenagem autônoma de emergência com detecção de veículos, ciclistas e pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.
As versões mais equipadas adicionam monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensores de estacionamento, câmera 360 graus e faróis com comutação automática do facho alto.
A estrutura do veículo também foi reforçada para proteger os ocupantes e os componentes de alta voltagem em caso de colisão.
Garantia da bateria
A Toyota oferece garantia que assegura pelo menos 70% da capacidade original da bateria por até 10 anos ou 1 milhão de quilômetros, desde que sejam realizadas verificações anuais do sistema, reforçando a proposta de durabilidade do conjunto elétrico.
Com o Urban Cruiser, a Toyota amplia sua atuação no segmento de SUVs elétricos compactos, oferecendo diferentes configurações de autonomia, tração e equipamentos, alinhadas às demandas de mobilidade urbana e uso diário.





























Traseira copiada do Tera.
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Tera:
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Que vergonha heim, Toyota...putz;.
Sendo que a do Tera é mais bonita. Muito mais.
Excluircopiou meus ovos
Excluirvá dar meia hora de UC
Q4 e-tron killer
ResponderExcluirAudi IN PANIC TOTAL!
ResponderExcluirSe os Toyota já vendem mais no varejo que a Audi na sua terra natal (Alemanha), esse chega pra acabar de vez com essas gambiarras que eles oferecem.
Excelente análise!
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