O BMW Série 3 chega a meio século de produção em 2025 consolidado como um dos modelos mais importantes da história industrial do BMW Group.
BMW Série 3 celebra 50 anos de produção
Desde o início da fabricação, em 1975, o sedã médio já foi produzido mais de 18 milhões de vezes, passando por 18 fábricas distribuídas em 13 países e quatro continentes.
BMW Série 3 na linha de montagem final da fábrica de Munique (1975)
Ao longo desse período, o modelo teve papel central na expansão internacional da marca e no desenvolvimento de processos industriais que hoje fazem parte da estratégia BMW iFACTORY.
BMW Série 3 na fábrica do Grupo BMW em Munique (1982)
A fábrica de Munique, na Alemanha, é o berço do Série 3 e segue como referência tecnológica dentro do grupo. Desde o início da produção, a unidade adotou conceitos de flexibilidade industrial, com sistemas de esteiras aéreas e máquinas de soldagem programáveis.
BMW Série 3 celebra 50 anos de produção
Em 1982, durante a segunda geração do modelo, Munique recebeu uma linha de montagem de carrocerias totalmente automatizada, alcançando mais de 90% de automação com o uso de robôs industriais.
BMW Série 3 2022
A combinação entre automação, turnos flexíveis e ajustes na jornada de trabalho permitiu aumento significativo de capacidade produtiva.
BMW Série 3 da segunda geração (E30) na fábrica do Grupo BMW em Munique (1990)
Ao longo das décadas, a planta passou por atualizações contínuas, incluindo tecnologias de pintura a pó, produção de motores com controle computadorizado e, mais recentemente, sistemas digitais de monitoramento de qualidade com suporte de inteligência artificial.
BMW Série 3 2000
Esses avanços fizeram do Série 3 um vetor de desenvolvimento tecnológico dentro da estrutura industrial do BMW Group.
BMW Série 3 celebra 50 anos de produção
O crescimento da demanda pelo modelo também impulsionou a expansão da produção para outras regiões. Em 1980, o Série 3 passou a ser fabricado em Dingolfing, também na Alemanha, e em 1986 chegou à unidade de Regensburg.
BMW Série 3 (E30) na fábrica do BMW Group em Regensburg (1987)
A partir da década de 1980, o modelo tornou-se peça-chave na internacionalização da BMW, com o início da produção em Rosslyn, na África do Sul, em 1984, e posteriormente em Spartanburg, nos Estados Unidos, em 1994. Essas fábricas permitiram o atendimento de mercados locais e ajudaram a estabelecer a atual rede global de produção da empresa.
BMW Série 3 de terceira geração (E36) (1994)
Desde a inauguração da fábrica de Regensburg, o BMW Série 3 foi utilizado como modelo-base para o início das operações de quase todas as novas unidades da marca, com exceção da planta de Debrecen. Fábricas como Spartanburg, Leipzig, San Luis Potosí e a joint venture BBA, na China, começaram suas atividades com o Série 3.
BMW Série 3 Sedan de segunda geração (E30) na fábrica de Regensburg (04/1991)
Ao longo do tempo, diferentes carrocerias — como sedã, Touring, conversível e versões M — foram produzidas com alto grau de flexibilidade, inclusive com diferentes tecnologias de propulsão na mesma linha de montagem, abrangendo motores a combustão, híbridos plug-in e configurações totalmente elétricas.
fábrica do Grupo BMW em Leipzig (03/2005)
Atualmente, a sétima geração do BMW Série 3 é produzida em Munique, Shenyang (China) e San Luis Potosí (México), além de fábricas regionais em Chennai (Índia), Rayong (Tailândia) e Araquari (SC), no Brasil, bem como em unidades de parceiros em outros mercados.
BMW Série 3 na fábrica da BBA em Dadong, China (01/2005)
Paralelamente, o BMW Group já prepara a oitava geração do modelo. Uma versão totalmente elétrica do Série 3 está prevista para entrar em produção na fábrica de Munique a partir do segundo semestre de 2026, como parte da nova família NEUE KLASSE.
Novo BMW Série 3 conceito Vision Neue Klasse
Após o início na Alemanha, a produção também deverá ocorrer na China e no México.
BMW Série 3 2020
O planejamento inclui ainda o retorno da fabricação do Série 3 à unidade de Dingolfing, reforçando o papel histórico do modelo dentro da estrutura industrial da marca.



10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Muita história, meus amigos

    falando em série 3, vcs viram que todo site de carro tá colocando o a5 como concorrente do 320i?

    Simplesmente estão ignorando a existência de a3 e a4, pois sabem que ambos são currados com extrema violência pelo 320i

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total relincho. Todos os comparativos atuais dão ampla vitória ao A5 na comparação com o 320i.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkKkSJTape_ef81vvAzcJaAdhxpQKyNMRvLgOP0AQ4aBsrM61oN84hnIBoZxA_KL63Lv2P_ik0-L8jii7RPDdW4tj5vrdtIo2pVNPvfMzKW6d5XHRv7dfbGpuV9LVy8vdR8n3q9-zhSBFPb-hI18Z5IGHbm76AdkavoTBpNYgWPjDEAnDMI6q7KZ9F58Cm/s600-rw/4-P90571547_highRes_bmw-320i-m-sport-10-001.jpg

      A5 com 100 cv a mais, mais sofisticado, mais requintado e mais status.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk8kaD21UDeqP9xTOLR0SbVi87_0BmFAjFJgp2vYPA2JKBVUWWeYDWjXhDilodLic9yaCmbBK5Bpq5qfke9SH6zHW2V_Jbn481ftQ-NpghOjpsq5FIlTlnWaM1tHfDKghNkjVN79aNXRMUstBVxnH-CmjALYEesJSIZhmZ6jKC8Nh2Nk9oyztPHhX0oj26/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2830%29.jpg

      E o painel do A5 parece de uma nave espacial.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3fSnIi-6P4hT6KaV6ylQmKVrSVEjntsSbJ1h6ZxtuKiYvYok60nK-rEl5qOalnpeiS78gC0AnC-gtZ8GgaKBpHQkv0IVrzkEdVaNUGWZy1u2t2Xr-1e7anbVRCXWGJ_D-gUcaj5JrFuR84WnVYXBOXvQ1WiCROHifeH_0tXF2WMc3CjPIV9Cf4LuGicFp/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2833%29.jpg

      A5.

      Excluir
    2. Simplesmente estão ignorando a existência de a3 e a4,

      BUUMMMMMMM! Levou BOMMBAAAAAAAAAAAAA!!

      A4 sucedido pelo A5. A5 é o antigo A4.;

      Excluir
    3. A5 é infra-premium.

      Série 3 é Premium.

      Excluir
    4. A5 é infra-premium.

      Série 3 é Premium.
      (2)

      Excluir
  2. Audi A5?

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbGFQxX9h_cZXDrCQKvrPxXlCAn8BoGB8Aqm7nA1fcZ4jp5aTSBDRsaN5qf0rY4wklV4_ROQRenkdm_FcloZ3CRm1Re1ZCRUeEM7oELChGfi-WUA5She5IMS4K7AQ7NJoxunoXuL4hz6sYqqITtGlogO-_9T4H281TO2lXmNM94pfqeWabqZBjcUKdyFVt/s600-rw/Novo-Audi-A5-2025%20%2837%29.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos sábado fui na discar aqui em Aju.... chegou um dono de Ar pra trocar seu carro por um Virtus!!

      Excluir
    2. A5 sendo desovado aos montes pra Unidas. Série 3 é premium. Sequer é vendido em qualquer lugar. Vende muito no varejo na Alemanha também, algo que a Audi desconhece.

      Excluir
  3. BMW é BMW, premium

    jacaudi boqueta até na europa 85% vai pras LOCADORAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem