O Chevrolet Spark EUV tem como trunfo a rede de atendimento: a marca conta com cerca de 500 concessionárias no país, sendo 148 já habilitadas para veículos elétricos. O design do Spark EUV é funcional e segue a solução de dois volumes com proporções “caixa”, faróis full-LED, câmera 360° e sensores dianteiros e traseiros. A tampa dianteira abriga um conector de recarga e um pequeno compartimento (“frunk”) para o cabo. Já o porta-malas principal (traseiro) tem abertura lateral. As dimensões são compactas (cerca de 4,0 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos), com destaque para a altura livre do solo de 14 cm - que facilita o trânsito em vias comprometidas. Um diferencial é altura: o Spark EUV mede 1,726 metros de altura - o que faz ele parecer um carro imponente no trânsito, pelo porte. O Chevrolet Spark EUV passou por testes de 150.000 km no Brasil antes de ser lançado, e o modelo foi adaptado para a realidade brasileira pela engenharia da GM do Brasil. A GM é uma empresa que está no Brasil há mais de 100 anos, sendo uma das líderes de venda no Brasil, com engenharia consolidada. O Spark EUV adota uma mecânica composta por um motor dianteiro com 101/102 cv, 180 Nm de torque, acoplado uma transmissão de uma marcha. A bateria LFP de 42 kWh instalada no assoalho. Em corrente alternada, aceita 6,6 kW; em corrente contínua, 50 kW, com estimativa de 0–80% em cerca de 35 min. A autonomia do Spark EUV homologada pelo Inmetro é de 258 km de autonomia, mas na prática se consegue mais. Em nosso teste em Brasília (DF), o uso de bateria projeta uma autonomia entre 340 km e 350 km. O desempenho atende ao trânsito diário, com 0–100 km/h em torno de 11,2 segundos. Um destaque é o acerto de suspensão mais bem resolvido que o dos compactos chineses. O ajuste é mais firme e mais resistente a pisos de baixa qualidade. Além disso, a altura livre do solo de 14 cm permite superar lombadas e valetas sem risco de raspar a parte inferior. O interior do Spark EUV é homologado para quatro lugares e 355 L de porta-malas (até ~900 L com bancos rebatidos). O acabamento é repleto de materiais macios - inclusive na parte traseira. O volante é inspirado no do Camaro, e há duas telas (painel e multimídia). A GM adicionou comandos físicos para o ar-condicionado e múltiplos porta-objetos. A conectividade traz Apple CarPlay e Android Auto com fio; há USB tipo A, sem carregamento por indução. Entre os itens de segurança e ajuda à condução, o pacote ADAS inclui assistente de permanência em faixa (com funcionamento perfeito), comutação automática do farol alto e frenagens/ajustes de apoio conforme o cenário. Há ainda câmera 360°, limpador e faróis automáticos, sensores dianteiros e traseiros e faróis full-LED compõem o conjunto. O Spark EUV pode ser ainda personalizado com kits opcionais na faixa de R$ 4.900 a R$ 5.000, com adesivos, rack e acabamentos externos. As combinações de cores incluem tons claros e escuros, com variações de interior conforme a pintura. No comparativo direto, o Spark EUV fica acima do GWM Ora de entrada em autonomia e abaixo do BYD Dolphin equivalente, com diferença média na casa de 30 km para cada lado, a depender da versão dos rivais. No entanto, o Spark EUV tem vantagens como altura de rodagem, o ADAS de série e a abertura lateral do porta-malas. Conclusão O Chevrolet Spartk EUV é um compacto elétrico que merece a atenção de quem planeja adquirir um carro elétrico na faixa até R$ 160 mil. A precificação coloca o Spark como concorrente direto do BYD Dolphin e do GWM Ora 03. A suspensão ajustada e altura livre do solo o tornam adequado para as vias brasileiras. O acabamento interior impressiona pela tecnologia e revestimentos de qualidade, e o ponto fundamental: o melhor ADAS (sistema de assistência a condução do mercado). Um destaque, ainda, é a capilaridade da rede assistência da Chevrolet.
| Comparativo – Spark EUV x GWM Ora 03 Skin x BYD Dolphin GS | |||
|---|---|---|---|
| Característica | Chevrolet Spark EUV | GWM Ora 03 Skin | BYD Dolphin GS |
| Motor | Elétrico | Elétrico | Elétrico |
| Potência | 102 cv | 171 cv | 95 cv |
| Torque | 18,4 kgfm | 25,5 kgfm | 18,3 kgfm |
| Autonomia (INMETRO) | 258 km | 232 km | 291 km |
| Preço (Brasil) | R$ 159.990 | R$ 154.000 | R$ 149.990 |
| Capacidade da bateria | 42 kWh | 48 kWh | 44,9 kWh |
| Comprimento | 4,01 m | 4,235 m | 4,12 m |
| Distância entre-eixos | 2,57 m | 2,65 m | 2,70 m |
| Altura | 1,726 m | 1,60 m | 1,57 m |
| Porta-malas | 355 l | 228 l | 250 l |
| ADAS | Completo | ACC | Não possui |































Bateria de 42 kwh? O VW ID.4 com bateria de 82 Kwh manda lembranças.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxJuKuzieZqkpYKB-KulsDmZUq0Z09RQ10EXiG_Y4v8QnQvrAsiqRJp_M6YexMB7c76yDKkbTYQvLrvgi9ToMATT4cvymHBNdRKmBd9jS1mZhNjLEmF6pgsUv8YOoCv2plw40RnxM1wYcFi9sf1rIF5YLTaDBSkU_TpWuMzz9-YLnl9w2Rn5pfxOO8pFQ/s2560/VW-ID4-Brasil%20%283%29.jpg
Ok, o ID.4 é mais caro, mas a VW é uma marca infra-premium.
precisa do ID4 pra ter a qualidade desse GM chinês
Excluirpobreza essa VW
Putz, que relincho. O ID4 é semi-premium (vi isso quando fui pra Europa pelo YouTube). Então concorre com Q6 e-tron, da Audi (que é infra-premium).
ExcluirFavor não relinchar.
carro lindo da poha
ResponderExcluirGenti...super-amei esse designer!!! M-A-R-A!!!!
ResponderExcluirEm um contexto que o mercado de eletrificados se potencializa no Brasil, o Spark sugere ser uma aposta certeira, com boa autonomia urbana, e adaptação ao Brasil na forma de suspensão. O design tende a agradar também, por seu estilo SUV. O interior passa bons ares de acabamento. E é um carro com porte avantajado na altura. A questão que fica é que o mercado parece se encaminhar à direção dos híbridos, e não dos elétricos puros.
ResponderExcluirJa começou mal sendo de 4 lugares.
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