O Chevrolet Spark EUV chega ao mercado brasileiro como concorrente direto de BYD Dolphin e GWM Ora no segmento de maior volume entre os elétricos compactos, com preço de lançamento de R$ 159.990.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV adota uma carroceria mais alta que a dos concorrentes, pneus de perfil maior e posicionamento de “SUV urbano” para atrair quem migra de hatches elétricos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV chega inicialmente importado da China, mas a GM irá produzí-lo no Brasil - no Estado do Ceará - ainda em 2025.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O vídeo a seguir traz uma avaliação completa do Spark EUV em Brasília (DF).



O Chevrolet Spark EUV tem como trunfo a rede de atendimento: a marca conta com cerca de 500 concessionárias no país, sendo 148 já habilitadas para veículos elétricos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O design do Spark EUV é funcional e segue a solução de dois volumes com proporções “caixa”, faróis full-LED, câmera 360° e sensores dianteiros e traseiros.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A tampa dianteira abriga um conector de recarga e um pequeno compartimento (“frunk”) para o cabo.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Já o porta-malas principal (traseiro) tem abertura lateral.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
As dimensões são compactas (cerca de 4,0 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos), com destaque para a altura livre do solo de 14 cm - que facilita o trânsito em vias comprometidas.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um diferencial é altura: o Spark EUV mede 1,726 metros de altura - o que faz ele parecer um carro imponente no trânsito, pelo porte.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV passou por testes de 150.000 km no Brasil antes de ser lançado, e o modelo foi adaptado para a realidade brasileira pela engenharia da GM do Brasil.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A GM é uma empresa que está no Brasil há mais de 100 anos, sendo uma das líderes de venda no Brasil, com engenharia consolidada.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV adota uma mecânica composta por um motor dianteiro com 101/102 cv, 180 Nm de torque, acoplado uma transmissão de uma marcha.
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A bateria LFP de 42 kWh instalada no assoalho. Em corrente alternada, aceita 6,6 kW; em corrente contínua, 50 kW, com estimativa de 0–80% em cerca de 35 min.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A autonomia do Spark EUV homologada pelo Inmetro é de 258 km de autonomia, mas na prática se consegue mais.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Em nosso teste em Brasília (DF), o uso de bateria projeta uma autonomia entre 340 km e 350 km.
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O desempenho atende ao trânsito diário, com 0–100 km/h em torno de 11,2 segundos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um destaque é o acerto de suspensão mais bem resolvido que o dos compactos chineses. O ajuste é mais firme e mais resistente a pisos de baixa qualidade.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Além disso, a altura livre do solo de 14 cm permite superar lombadas e valetas sem risco de raspar a parte inferior.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O interior do Spark EUV é homologado para quatro lugares e 355 L de porta-malas (até ~900 L com bancos rebatidos).
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O acabamento é repleto de materiais macios - inclusive na parte traseira.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O volante é inspirado no do Camaro, e há duas telas (painel e multimídia). A GM adicionou comandos físicos para o ar-condicionado e múltiplos porta-objetos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A conectividade traz Apple CarPlay e Android Auto com fio; há USB tipo A, sem carregamento por indução.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Entre os itens de segurança e ajuda à condução, o pacote ADAS inclui assistente de permanência em faixa (com funcionamento perfeito), comutação automática do farol alto e frenagens/ajustes de apoio conforme o cenário.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Há ainda câmera 360°, limpador e faróis automáticos, sensores dianteiros e traseiros e faróis full-LED compõem o conjunto.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV pode ser ainda personalizado com kits opcionais na faixa de R$ 4.900 a R$ 5.000, com adesivos, rack e acabamentos externos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
As combinações de cores incluem tons claros e escuros, com variações de interior conforme a pintura.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
No comparativo direto, o Spark EUV fica acima do GWM Ora de entrada em autonomia e abaixo do BYD Dolphin equivalente, com diferença média na casa de 30 km para cada lado, a depender da versão dos rivais.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
No entanto, o Spark EUV tem vantagens como altura de rodagem, o ADAS de série e a abertura lateral do porta-malas.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Conclusão
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spartk EUV é um compacto elétrico que merece a atenção de quem planeja adquirir um carro elétrico na faixa até R$ 160 mil. A precificação coloca o Spark como concorrente direto do BYD Dolphin e do GWM Ora 03.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A suspensão ajustada e altura livre do solo o tornam adequado para as vias brasileiras. O acabamento interior impressiona pela tecnologia e revestimentos de qualidade, e o ponto fundamental: o melhor ADAS (sistema de assistência a condução do mercado).
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um destaque, ainda, é a capilaridade da rede assistência da Chevrolet.

Comparativo – Spark EUV x GWM Ora 03 Skin x BYD Dolphin GS
Característica Chevrolet Spark EUV GWM Ora 03 Skin BYD Dolphin GS
MotorElétricoElétricoElétrico
Potência102 cv171 cv95 cv
Torque18,4 kgfm25,5 kgfm18,3 kgfm
Autonomia (INMETRO)258 km232 km291 km
Preço (Brasil)R$ 159.990R$ 154.000R$ 149.990
Capacidade da bateria42 kWh48 kWh44,9 kWh
Comprimento4,01 m4,235 m4,12 m
Distância entre-eixos2,57 m2,65 m2,70 m
Altura1,726 m1,60 m1,57 m
Porta-malas355 l228 l250 l
ADASCompletoACCNão possui

7 Comentários

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  1. Bateria de 42 kwh? O VW ID.4 com bateria de 82 Kwh manda lembranças.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxJuKuzieZqkpYKB-KulsDmZUq0Z09RQ10EXiG_Y4v8QnQvrAsiqRJp_M6YexMB7c76yDKkbTYQvLrvgi9ToMATT4cvymHBNdRKmBd9jS1mZhNjLEmF6pgsUv8YOoCv2plw40RnxM1wYcFi9sf1rIF5YLTaDBSkU_TpWuMzz9-YLnl9w2Rn5pfxOO8pFQ/s2560/VW-ID4-Brasil%20%283%29.jpg

    Ok, o ID.4 é mais caro, mas a VW é uma marca infra-premium.

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    Respostas
    1. precisa do ID4 pra ter a qualidade desse GM chinês
      pobreza essa VW

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    2. Putz, que relincho. O ID4 é semi-premium (vi isso quando fui pra Europa pelo YouTube). Então concorre com Q6 e-tron, da Audi (que é infra-premium).

      Favor não relinchar.

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  2. Genti...super-amei esse designer!!! M-A-R-A!!!!

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  3. Em um contexto que o mercado de eletrificados se potencializa no Brasil, o Spark sugere ser uma aposta certeira, com boa autonomia urbana, e adaptação ao Brasil na forma de suspensão. O design tende a agradar também, por seu estilo SUV. O interior passa bons ares de acabamento. E é um carro com porte avantajado na altura. A questão que fica é que o mercado parece se encaminhar à direção dos híbridos, e não dos elétricos puros.

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