O Chevrolet Spark EUV chega ao mercado brasileiro como concorrente direto de BYD Dolphin e GWM Ora no segmento de maior volume entre os elétricos compactos, com preço de lançamento de R$ 159.990.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV adota uma carroceria mais alta que a dos concorrentes, pneus de perfil maior e posicionamento de “SUV urbano” para atrair quem migra de hatches elétricos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV chega inicialmente importado da China, mas a GM irá produzí-lo no Brasil - no Estado do Ceará - ainda em 2025.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O vídeo a seguir traz uma avaliação completa do Spark EUV em Brasília (DF).



O Chevrolet Spark EUV tem como trunfo a rede de atendimento: a marca conta com cerca de 500 concessionárias no país, sendo 148 já habilitadas para veículos elétricos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O design do Spark EUV é funcional e segue a solução de dois volumes com proporções “caixa”, faróis full-LED, câmera 360° e sensores dianteiros e traseiros.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A tampa dianteira abriga um conector de recarga e um pequeno compartimento (“frunk”) para o cabo.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Já o porta-malas principal (traseiro) tem abertura lateral.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
As dimensões são compactas (cerca de 4,0 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos), com destaque para a altura livre do solo de 14 cm - que facilita o trânsito em vias comprometidas.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um diferencial é altura: o Spark EUV mede 1,726 metros de altura - o que faz ele parecer um carro imponente no trânsito, pelo porte.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spark EUV passou por testes de 150.000 km no Brasil antes de ser lançado, e o modelo foi adaptado para a realidade brasileira pela engenharia da GM do Brasil.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A GM é uma empresa que está no Brasil há mais de 100 anos, sendo uma das líderes de venda no Brasil, com engenharia consolidada.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV adota uma mecânica composta por um motor dianteiro com 101/102 cv, 180 Nm de torque, acoplado uma transmissão de uma marcha.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A bateria LFP de 42 kWh instalada no assoalho. Em corrente alternada, aceita 6,6 kW; em corrente contínua, 50 kW, com estimativa de 0–80% em cerca de 35 min.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A autonomia do Spark EUV homologada pelo Inmetro é de 258 km de autonomia, mas na prática se consegue mais.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Em nosso teste em Brasília (DF), o uso de bateria projeta uma autonomia entre 340 km e 350 km.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O desempenho atende ao trânsito diário, com 0–100 km/h em torno de 11,2 segundos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um destaque é o acerto de suspensão mais bem resolvido que o dos compactos chineses. O ajuste é mais firme e mais resistente a pisos de baixa qualidade.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Além disso, a altura livre do solo de 14 cm permite superar lombadas e valetas sem risco de raspar a parte inferior.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O interior do Spark EUV é homologado para quatro lugares e 355 L de porta-malas (até ~900 L com bancos rebatidos).
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O acabamento é repleto de materiais macios - inclusive na parte traseira.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O volante é inspirado no do Camaro, e há duas telas (painel e multimídia). A GM adicionou comandos físicos para o ar-condicionado e múltiplos porta-objetos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A conectividade traz Apple CarPlay e Android Auto com fio; há USB tipo A, sem carregamento por indução.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Entre os itens de segurança e ajuda à condução, o pacote ADAS inclui assistente de permanência em faixa (com funcionamento perfeito), comutação automática do farol alto e frenagens/ajustes de apoio conforme o cenário.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Há ainda câmera 360°, limpador e faróis automáticos, sensores dianteiros e traseiros e faróis full-LED compõem o conjunto.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Spark EUV pode ser ainda personalizado com kits opcionais na faixa de R$ 4.900 a R$ 5.000, com adesivos, rack e acabamentos externos.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
As combinações de cores incluem tons claros e escuros, com variações de interior conforme a pintura.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
No comparativo direto, o Spark EUV fica acima do GWM Ora de entrada em autonomia e abaixo do BYD Dolphin equivalente, com diferença média na casa de 30 km para cada lado, a depender da versão dos rivais.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
No entanto, o Spark EUV tem vantagens como altura de rodagem, o ADAS de série e a abertura lateral do porta-malas.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Conclusão
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
O Chevrolet Spartk EUV é um compacto elétrico que merece a atenção de quem planeja adquirir um carro elétrico na faixa até R$ 160 mil. A precificação coloca o Spark como concorrente direto do BYD Dolphin e do GWM Ora 03.
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
A suspensão ajustada e altura livre do solo o tornam adequado para as vias brasileiras. O acabamento interior impressiona pela tecnologia e revestimentos de qualidade, e o ponto fundamental: o melhor ADAS (sistema de assistência a condução do mercado).
Chevrolet Spark EUV - concorrente do BYD Dolphin
Um destaque, ainda, é a capilaridade da rede assistência da Chevrolet.

Ficha Comparativa - Chevrolet Spark EUV x BYD Dolphin GS x GWM Ora 03 Skin
Característica Chevrolet Spark EUV GWM Ora 03 Skin BYD Dolphin GS
Motor Elétrico Elétrico Elétrico
Potência 102 cv 171 cv 95 cv
Torque 18,4 kgfm 25,5 kgfm 18,3 kgfm
Autonomia (INMETRO) 258 km 232 km 291 km
Preço (Brasil) R$ 159.990 R$ 154.000 R$ 149.990
Capacidade da bateria 42 kWh 48 kWh 44,9 kWh
Comprimento 4,01 m 4,235 m 4,12 m
Distância entre-eixos 2,57 m 2,65 m 2,70 m
Altura 1,726 m 1,60 m 1,57 m
Porta-malas 355 l 228 l 250 l
ADAS Completo ACC Não possui

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Bateria de 42 kwh? O VW ID.4 com bateria de 82 Kwh manda lembranças.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxJuKuzieZqkpYKB-KulsDmZUq0Z09RQ10EXiG_Y4v8QnQvrAsiqRJp_M6YexMB7c76yDKkbTYQvLrvgi9ToMATT4cvymHBNdRKmBd9jS1mZhNjLEmF6pgsUv8YOoCv2plw40RnxM1wYcFi9sf1rIF5YLTaDBSkU_TpWuMzz9-YLnl9w2Rn5pfxOO8pFQ/s2560/VW-ID4-Brasil%20%283%29.jpg

    Ok, o ID.4 é mais caro, mas a VW é uma marca infra-premium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa do ID4 pra ter a qualidade desse GM chinês
      pobreza essa VW

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem