O Volkswagen Tera é um dos principais lançamentos do ano de 2025 - SUV compacto da VW, que neste artigo relacionamos as impressões iniciais da versão topo de gama, High, com o pacote Outfit.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - Branco
Esse modelo tem preço sugerido (junho de 2026) de R$ 143.990, mas há versões (como a MPI a partir de R$ 103.990 - veja aqui) mais acessíveis.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
A Volkswagen fez um ótimo trabalho no desenvolvimento do Tera (veja preços e opcionais de todas as versões clicando aqui) - que chega com um design muito bem resolvido, preço competitivo, muito bem equipado, com recursos atualizados de tecnologia, o que o credencia para a assumir a liderança no segmento de SUVs de entrada no Brasil.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - dianteira
O segmento, em tese, que o Tera disputa é o ocupado por Fiat Pulse e Renault Kardian.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - traseira
Mas, a julgar pela receptividade que o carro vem tendo nos primeiros dias (com vendas de mais de 12 mil unidades nos primeiros 50 minutos de lançamento - veja aqui), não será surpresa se o Tera seduzir compradores de modelos como Tracker, Honda HR-V, Kicks e T-Cross, da própria VW.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior - painel
O VW Tera é o SUV mais econômico e o mais barato da categoria, graças ao consolidado, testado e confiável motor 170 TSI Flex, nesta versão High, com câmbio automático de seis marchas.

Vídeo - Teste do Tera TSI High Outfit



Design

Volkswagen acertou no design do Novo Tera. Ele ficou [muito] bonito, e aparenta ser de categoria superior.
Novo VW Tera 2026 High Outfit x BMW X2
O design traz as novas diretrizes mundiais de design da Volkswagen, já aplicado em modelos como o Tayron (veja aqui) e Nova Tiguan 2026 lançados no ano passado na Europa e nos EUA.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - frente 3x4
A cabine é espaçosa e um pacote de segurança completo - com seis airbags, ADAS completo e ainda conectado com inteligência artificial.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior - espaço dianteiro
Ainda nesse quesito, há fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether, HHC (Hill Hold Control).
Novo VW Tera 2026 - espaço traseiro
O modelo traz de série em todas as versões o assistente para partida em subidas.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior - espaço traseiro
O acabamento interior está em padrão jamais visto em modelos de entrada.
Novo VW Tera 2026 - interior
Observa-se inclusão de elementos em material macio tanto no painel quanto nos painéis de porta, ampliando sobremaneira a qualidade percebida.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - painel de porta
O Tera Hign tem preço base de R$ 139.990. Com o pacote opcional ADAS e o pacote estético Outfit, como o das imagens, o preço chega a R$ 143.990.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - acabamento interno
Em termos de itens de série, o Tera High contempla faróis e lanternas de LED, sensor traseiro e dianteiro de estacionamento, multimídia Volkswagen Play com conexão de Android Auto e Carplay sem fio.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - painel
O quadro de instrumentos é digital, detector de fadiga e sistema de frenagem semiautônoma de emergência.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior
Há ainda retrovisores elétricos, assistente de partida em rampa, duas conexões USB e outros recursos.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - posição de dirigir
O modelo traz também volante multifuncional, acabamento em tecido no painel.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior
O destaque são os sistemas de assistência a direção, que contempla ACC (controle de cruzeiro adaptativo).
Novo VW Tera 2026 High Outfit - porta-malas 407 litros
Em termos de design, a versão High conta com rodas diamantadas maiores, aro 17, pneus 205/55, aplique preto na caixa de roda e altura livre do solo de 17,8 cm.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O ângulo de ataque de 20° e o ângulo de saída de 33°.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Um destaque para a versão High é o onjunto óptico mais sofisticado, com DRL dividido em dois elementos, aplique estilizado na parte inferior, entrada de ar e sensor dianteiro de estacionamento.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O design realmente ficou muito bom de qualquer ângulo que se observe.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Em termos de dimensões, o Tera tem 4,15 m de comprimento, com entre-eixos de 2,56 m — igual ao Polo e ao Nivus —, oferecendo cabine espaçosa.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
As maçanetas são pintadas na cor da carroceria.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O VW Tera High traz ainda partida por botão (disponível desde a Comfort), barras de teto em preto e acabamento simples na área envidraçada, com pisca integrado e sensor de ponto cego opcional (exclusivo da versão topo de linha).
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Em termos de recursos ADAS, o Teras High já vem de série com ACC e o Front assist, mas há um pacote ADAS que agrega assistente de permanência na faixa (Lane Assit), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O modelo das imagens é o conta com o pacote Outfit, que traz detalhes escurecidos e deixa o carro com visual mais esportivo.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Outros detalhes internos da versão High: antena com acabamento em black piano, aerofólio em preto brilhante, terceira luz de freio, desembaçador, limpador traseiro e barra preta que conecta as lanternas, que são únicas, com assinatura luminosa diferenciada.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Na lateral, temos aplique TSI e grafia Tera discretas em cromo acetinado.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - lanternas
Há também câmera de ré bem posicionada e acesso fácil ao porta-malas de 350 litros padrão VDA, mas com volume teórico máximo de 407 litros.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - banco traseiro bi-partido
O banco traseiro é bi-partido, para ampliar a capacidade de carga, e o acabamento do porta-malas é em carpete.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - interior
No interior, há detalhes em carpete, iluminação, apoio para sacolas, acesso ao step (temporário) e acabamento na tampa do porta-malas.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - espaço traseiro
O espaço interno é bom, e permite pessoas de elevada estatura viajem com conforto.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O banco traseiro é homologado para três pessoas, mas duas viajam com mais conforto.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - espaço interno
Destaque ainda para duas conexões USB tipo C e sistema Isofix para cadeirinhas.
Novo VW Tera 2026 High Outfit- espaço interno
O painel desta versão High traz cluster digital de 10 polegadas 100% digital.
Novo VW Tera 2026 - painel
Além disso, traz carregador de celular por indução.
Novo VW Tera 2026 High Outfit - espaço interno
O volante tem regulagem de altura e profundidade, é multifuncional e vem com acabamento em couro e detalhes em preto brilhante e cromo acetinado, e ainda aletas para trocas manuais.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O ar-condicionado é digital, com acabamento em black piano, controles touch, recirculador e desembaçadores. O multimídia tem tela semiflutuante de 10 polegadas, com espelhamento sem fio e integração com o cluster.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O carro traz ainda chave canivete com abertura global dos vidros, sistema "Meu Volkswagen" para controle remoto do carro, bloqueio e rastreamento (gratuito no primeiro ano e pago depois).
Novo VW Tera 2026 High Outfit - motor 170 TSI
O motor 170 TSI entrega 116 cavalos com etanol (109 na gasolina) e torque de 16,8 kgfm a partir de 1.750 rpm.

Comportamento dinâmico

O Tera High com motor 170 TSI e câmbio automático é ágil em cidade e acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O motor é muito suave, mas quando exigido a fundo, ouve-se no interior o ruído dos três cilindros.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
A transmissão automática é muito suave, com trocas imperceptíveis e precisas.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
O consumo é impressionantemente baixo, com édias superior a 14,5 km/l e mais de 15 km/l em rodovia.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
Em testes em Brasília (DF), rodando a 60 km/h e com ar-condicionado desligado, o consumo supera 20 km/l.

Conclusão

O VW Tera chega como um SUV de entrada competitivo, com bom preço, acabamento aprimorado e bom consumo e um projeto muito bem resolvido.
Novo VW Tera 2026 High Outfit
A versão High Outfit tem um estilo esportivo sem ser excessivamente chamativo, motor com agilidade e é muito agradável de ser conduzido.

Vídeo - Test Drive Noturno - Tera High Outfit



Ficha Técnica - VW Tera High 2026

VersãoTera 1.0 MPI MTTera TSI MTTera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor1.0 12V Flex, 3 cil., 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
CâmbioManual, 5 marchasAutomático, 6 marchasManual, 5 marchas
TraçãoDianteiraDianteiraDianteira
DireçãoElétricaElétricaElétrica
Suspensão (D/T)McPherson / Eixo de torçãoMcPherson / Eixo de torçãoMcPherson / Eixo de torção
Freios (D/T)Discos ventilados / TamborDiscos ventilados / TamborDiscos ventilados / Tambor
Pneus185/65 R15205/60 R16205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso (kg)1.0781.1301.169
Carga útil (kg)387450451
Dimensões (C x L x A, cm)414,7 x 177,7 x 150,4415,1 x 177,7 x 147,8415,1 x 177,7 x 150,4
Entre-eixos (cm)256,6256,6256,6
Porta-malas (L)350350350
Tanque (L)495959
Diâmetro de giro (m)10,810,810,8

Dados de Consumo - VW Tera - INMETRO

VW Tera - consumo1.0 MPI MT1.0 TSI MTTSI Comfort AutomáticoTSI High Automático
Etanol - urbano9,1 km/l9 km/l8,6 km/l8,6 km/l
Etanol - rodoviário10,2 km/l10,3 km/l10,3 km/l10,3 km/l
Gasolina - urbano13,2 km/l12,9 km/l12,2 km/l12,2 km/l
Gasolina - rodoviário14,7 km/l15 km/l14,5 km/l14,5 km/l


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21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A VW deu um xeque-mate no mercado de SUVs.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBtn5ApFzvqxpRZcZkRVoiaWwiJypPMCtNiA4z6Ox44sexTGxj9hXmQm-KyEEzDLNvMcFljABCPtX3mR1S6bDLuXQrlfa-hSGyUC6NSu8RFGZAmsIiaL9IBZsXj1CEvjncbmcao7oy-nl1lEiunWW-AJhyphenhyphen6J8eHQ0TXnO6OSvNSBlpz0qGYxDHZFjWKXFI/s2560/tera_seguranca_frenagem_pos_colisao%20conv.jpg

    nada mais será como antes. Lider de vendas e líder de mercado.

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    1. Carlos, como vc posta impressões ao dirigir sem saber dirigir?

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    2. Olha, sei de gente vendendo Corolla Cross para pegar o Tera..
      O carro está um estouro de vendas!!!

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    3. Carlos, aqui em aju os donos de BMW X5 e Mercedes GLE estão vendendo seus carros para pegar o Tera..
      Na discar!!!!

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  2. genti..amei esse designer do tera...MARA!!!!

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  3. Acabamento nível superior com apoio de braço de ônibus municipal e painel de plástico pet? Menos Carlota, menos...

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    1. Airbags de cortina e frenagem autônoma já na versão se entrada,todas as versões automáticas tem acc,motor tsi mais confiável e ágil que o firelixo 1.0.
      Pulse foi massacrado no comparativo da 4Rodas,é fato.

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    2. Quem falou em Pulse aqui, animal?

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  4. O carro é mais do mesmo , porém.o marketing da VW foi agressivo. Mas mesmo assim minha escolha seria primeiro o Pulse depois o Kardian . Tera deixa a desejar no motor e vai acabar sendo popular como kwid e Mobi perdendo a exclusividade de se ter um . E o objetivo da VW é esse mesmo . Ser o novo Gol e Fusca

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    1. Discordo veementemente da análise que classifica o VW Tera como "mais do mesmo" e o coloca em desvantagem em relação ao Fiat Pulse e Kardian.

      Primeiramente, é crucial desmistificar a superioridade do Pulse. Ele é baseado na plataforma do Argo, uma plataforma já conhecida por suas limitações. Isso se traduz em um menor entre-eixos, resultando em menos espaço interior para os ocupantes, especialmente no banco traseiro, e uma sensação de menor solidez.

      No quesito segurança, o Pulse obteve notas inferiores no Latin NCAP em comparação com veículos que utilizam plataformas mais robustas e modernas, o que é um ponto crítico a ser considerado na escolha de um veículo familiar.

      Em contrapartida, o conjunto mecânico da Volkswagen, especificamente o motor 170 TSI com câmbio automático, é amplamente reconhecido por sua maturidade, confiabilidade e desempenho comprovado.

      Esse motor, já utilizado em diversos modelos da marca há anos, passou por inúmeros testes e aperfeiçoamentos, oferecendo uma experiência de condução mais refinada e econômica, além de uma durabilidade superior. Compará-lo ao conjunto mecânico da Fiat, que ainda está em processo de consolidação com suas novas tecnologias, é desconsiderar a vasta experiência da VW em motores turbo.

      Além disso, o Pulse, carece de tecnologias essenciais de segurança e conforto presentes em veículos mais modernos. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e o Assistente de Faixa (Lane Assist) são itens importantíssimos que elevam o patamar de segurança ativa e reduzem a fadiga em viagens longas, oferecendo um nível de proteção e conveniência que o Pulse simplesmente não possui. A ausência desses recursos é um diferencial significativo que posiciona o "Tera" como uma opção muito mais completa e segura.

      Portanto, a afirmação de que o "Tera" "vai acabar sendo popular como Kwid e Mobi" é simplista e ignora as características técnicas e de segurança que o posicionam em um segmento superior. O objetivo da VW pode até ser democratizar seus produtos, mas isso não significa comprometer a qualidade, a segurança e a tecnologia. Claramente, o "Tera" é uma opção superior e muito mais vantajosa em termos de plataforma, segurança, confiabilidade mecânica e tecnologias embarcadas, superando o Pulse em aspectos cruciais para a experiência do consumidor.

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    2. genti...mim poupi..né?
      Tera >>>>>>>>>> Pulse e Kardian...

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    3. Comparar o Tera com Kwid e Mobi !!!! Em que mundo você vive meu amigo !!??

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  5. Chegou chegando, de uma vez espancou Kardian e Pulga

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  6. q bixinho feio, MANCO e acabamento porco

    PULSE e KARDIAN curram no 0-100

    pulse 9,9
    kardian 11,0
    MANCOtera 12,2

    (dados QR)

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    1. Quem ganhou o comparativo da Quatro Rodas por ampla margem? sim, o Tera.

      A Quatro Rodas disse que o Tera vence por ser mais moderno e mais bonito. E por ser mais tecnológico (ADAS só presente nele), e ser muito mais equipado.

      O Tera é muito mais econômico tb, fez 17,4 km/l (contra 14,9 km/l do Kardian, e 16,8 km/l do Pulse). E, cidade o Tera foi o mais econômico tb.

      O Tera é o mais espaçoso.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi71SOWPg49pxJ3OftB9fi2j-yiiDQagovy38IFjVtGq40vQvYxWPaziVOepud8UT0e4gd9sCbf-F81ec4UD65Qq1QswSX2_-2taz-7uwz4mFy3MaivbikoDml3XHv0dsQ8z7QZMr3gR1r8U7QfTC9AblFZsVr3H_-Oa9vmc_KuoyNmET_OAhVkA0VKByER/s2560/VW-Tera-2048.jpg

      Tera amplo vencedor da Quatro Rodas.

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  7. Parece ser um bom carro nessa versão Outfit, versão que eu fui era a manual turbo, gostei bastante, mas o acabamento muito muito ruim mesmo pelos quase $120 mil cobrados, Kardian agradou mais, mas a central do Kardian é minúscula bem ruim, pelo conjunto da obra iria de Pulse, mas ele ainda é mais apertado e não tem versão turbo manual, juntar mais grana pra pegar algo melhor, nessa faixa de preço o que mais gostei até o momento foi Renagade, mas não fechei por conta do porta malas

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  8. Compacto com apoio de braço de ônibus e acabamento em plástico pet por R$ 143.990,00 ou um SUV de verdade de categoria superior, Tiggo 7 Sport, por R$ 139.990,00. A Chery ganhou fácil nessa.

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    1. As vendas de Pulse e Fastback estão em queda na sua concessionária....?? Sorry....😢😢

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    2. Não adianta vir com alternativa xing, pq não cola. Tiggo é xing...e ponto final.

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    3. Ao contrario de você Carlota, não passo fome vendendo carros implorando compradores para conseguir bater a meta e não ficar só com um salário mínimo no fim do mês.

      Tiggo é xing, sim. Mas tem mais porta malas, mais entre eixos, melhor acabamento, mais espaço, e muito mais que o novo compacto da jacwagen.

      Nova maloque também é xing, estas sabendo não é?

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