Posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross, o modelo chega ao mercado brasileiro com valor inicial de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades da configuração de entrada, a versão MPI.
Posteriormente, esse preço passará para R$ 103.990.
O Tera está disponível em cinco versões, com valores que variam conforme o conjunto mecânico e os itens oferecidos:
Dimensões e espaço: Com 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 2,57 m de entre-eixos, o Tera supera os principais concorrentes diretos no comprimento.
A altura varia entre 1,47 m (versão MPI) e 1,50 m (nas demais versões).
O compartimento de bagagens acomoda até 350 litros no padrão VDA, e 407 litros em medida líquida, superior ao Fiat Pulse (370 l) e semelhante ao Renault Kardian (410 l).
Conjunto visual e equipamentos: Externamente, o Tera adota linhas semelhantes às do novo Tiguan, com capô elevado, grade com elementos em padrão ascendente e faróis totalmente em LED, mesmo na versão de entrada.
Lanternas traseiras possuem função “click-clack” ao acionar o freio.
Esse recursos antes exclusivo de modelos superiores da marca.
As rodas variam conforme a versão: aço com calotas de 15” na MPI, liga leve de 15” na TSI, 16” na Comfort e 17” na High.
Cabine e tecnologia: A disposição interna é distinta de outros modelos da marca.
A central multimídia tem tela de 10,1" posicionada como um tablet sobre o painel, e o quadro de instrumentos digital varia de 8” a 10,25” conforme a versão.
Há iluminação ambiente, acabamento com mistura de materiais e elementos visuais diferenciados.
A versão High inclui assistente virtual “Otto”, que interage com o usuário e fornece informações técnicas do carro.
Motorização e desempenho: O Tera utiliza três conjuntos mecânicos distintos:
1.0 MPI aspirado (84/77 cv) – somente com câmbio manual de 5 marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em até 14,3 s (com gasolina).
1.0 TSI turbo (116/109 cv) – disponível com câmbio manual (TSI MT) ou automático de 6 marchas (Comfort e High).
Com etanol, faz 0-100 km/h em 10,1 s (manual) ou 11,7 s (automático).
Itens de série e opcionais:
Versão MPI -- R$ 99.990
Ese modelo tem seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, central multimídia de 10,1", piloto automático, ar-condicionado, sensores traseiros e vidros elétricos nas quatro portas.
Versão TSI MT:
Essa versão adiciona alarme, espelhos iluminados, revestimento parcial do painel em tecido, rodas maiores e novos comandos no volante.
Comfort TSI AT -- R$ 116.990
Essa versão conta com piloto automático adaptativo (ACC), câmbio automático, rodas diamantadas de 16”, paddle shifts e central VW Play Connect com Wi-Fi nativo.
High TSI AT: recebe quadro de instrumentos maior, carregador por indução, sensores dianteiros, iluminação no porta-luvas, bancos com revestimento de vinil e mais alto-falantes.
Outfit The Town: acrescenta rodas escurecidas de 17”, teto e retrovisores em preto brilhante e elementos visuais exclusivos.
Conclusão: O lançamento do Volkswagen Tera insere um novo competidor no segmento de SUVs compactos, disputando mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e outras opções de entrada no segmento.
O modelo aposta em preço inicial competitivo, conjunto tecnológico robusto nas versões superiores e visual alinhado à nova identidade da marca.
Tabela de preços - VW Tera 2026
Modelo versão
Preço
VW Tera MPI (valor promocional)
R$99.990
VW Tera TSI AT
R$116.990
VW Tera Comfort TSI AT
R$126.990
VW Tera High TSI AT
R$139.990
VW Teras High AT Outfit
R$142.990
Ficha Técnica - VW Tera 2026
Versão
Tera 1.0 MPI MT
Tera TSI MT
Tera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor
1.0 12V Flex, 3 cil., 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio
Manual, 5 marchas
Manual, 5 marchas
Automática, 6 marchas
Tração
Dianteira
Dianteira
Dianteira
Direção
Elétrica
Elétrica
Elétrica
Suspensão (D/T)
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
Freios (D/T)
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Pneus
185/65 R15
205/60 R16
205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso (kg)
1.078
1.130
1.169
Carga útil (kg)
387
450
451
Dimensões (C x L x A, cm)
414,7 x 177,7 x 150,4
415,1 x 177,7 x 147,8
415,1 x 177,7 x 150,4
Entre-eixos (cm)
256,6
256,6
256,6
Porta-malas (L)
350
350
350
Tanque (L)
49
59
59
Diâmetro de giro (m)
10,8
10,8
10,8
VW Tera 2026 - Consumo - INMETRO
VW Tera - consumo
1.0 MPI MT
1.0 TSI MT
TSI Comfort Automático
TSI High Automático
Etanol - urbano
9,1 km/l
9 km/l
8,6 km/l
8,6 km/l
Etanol - rodoviário
10,2 km/l
10,3 km/l
10,3 km/l
10,3 km/l
Gasolina - urbano
13,2 km/l
12,9 km/l
12,2 km/l
12,2 km/l
Gasolina - rodoviário
14,7 km/l
15 km/l
14,5 km/l
14,5 km/l
VW Tera 2026 - Comparativo de Consumo x Pulse x Kardian
Consumo
VW Tera TSI AT
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Renault Kardian 1.0 Turbo Automático
Etanol - urbano
8,6 km/l
8,9 km/l
8,8 km/l
Etanol - rodoviário
10,3 km/l
10,5 km/l
9,8 km/l
Gasolina - urbano
12,2 km/l
13 km/l
12,2 km/l
Gasolina - rodoviário
14,5 km/l
14,7 km/l
13,8 km/l
Vídeo - Tera 2026
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Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
É inegável que o lançamento do Volkswagen Tera tem potencial para impactar significativamente o mercado, especialmente nas faixas de entrada e intermediária. No entanto, decretar o "fim" de modelos consolidados como Pulse, Kardian, Onix, Argo e HR-V 1.5 é uma previsão não adequada.
Esses veículos possuem e públicos distindos, propostas distintas, redes de clientes consolidadas e estratégias próprias de mercado. O Tera pode sim conquistar uma fatia relevante, mas a concorrência segue forte e dinâmica. O cenário nos próximos meses será um bom teste para avaliar o real impacto da novidade da Volkswagen.
Concordo plenamente. A Volkswagen foi precisa ao estabelecer preços iniciais competitivos para o Tera, especialmente diante do cenário atual do mercado. A manutenção desses valores por um período razoável será fundamental para consolidar o modelo entre os consumidores e reforçar a confiança na marca. Resta agora acompanhar a política comercial nos próximos meses e torcer para que a estratégia seja sustentada.
Os preços divulgados para o novo Volkswagen Tera revelam uma estratégia competitiva da marca no segmento de compactos com apelo urbano. A versão de entrada MPI, com preço sugerido de R$ 99 mil, posiciona-se como uma opção acessível com motorização aspirada. Já a versão TSI, por R$ 116 mil, amplia o atrativo ao agregar desempenho superior com motor turbo.
O destaque vai para os modelos mais equipados: a versão Comfort, a R$ 126 mil, e a topo de linha High, a R$ 139 mil, que reforçam o compromisso da Volkswagen em oferecer pacotes de equipamentos robustos, conectividade e segurança, condizentes com a proposta de um modelo urbano moderno.
A Volkswagen acerta ao apresentar um line-up escalonado e coerente, atendendo diferentes perfis de consumidores com um bom equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho. A estratégia reflete planejamento e conhecimento do mercado brasileiro.
Claro que não. É um carro 1.0. Lembrando que o Karfuan na versão de entrada é turbo e o Pulse 1.3 automático. A versão manual 1.3 deve vir no preço do Tera
Oh My Gosh, o próximo carro mais vendido do Brasil ainda este ano.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizQzBfxx5At2v2l6awyA26aMN0rbrYndTECcKTlT6wd0IKGlKcZdyYTuDnXz4GuoJWtxtwxJuX3jpXNtUewFRt-8z9Nc00cBAqLBKg9fKav6so-FdLdSkPNMc3Y0amCPNE0q7bHkYbwKG6-oC-uick_NrxJRP6DMcUP_haHt3TxKZB1gLhMrujkosSxPlG/s1807/Volkswagen-Tera-2026%20%2818%29.jpg
Esse carro decreta o fim de Pulse, Kardian, Onix, Argo, HR-V 1.5, não sobrará pedra sobre pedra.
É inegável que o lançamento do Volkswagen Tera tem potencial para impactar significativamente o mercado, especialmente nas faixas de entrada e intermediária. No entanto, decretar o "fim" de modelos consolidados como Pulse, Kardian, Onix, Argo e HR-V 1.5 é uma previsão não adequada.
ExcluirEsses veículos possuem e públicos distindos, propostas distintas, redes de clientes consolidadas e estratégias próprias de mercado. O Tera pode sim conquistar uma fatia relevante, mas a concorrência segue forte e dinâmica. O cenário nos próximos meses será um bom teste para avaliar o real impacto da novidade da Volkswagen.
Dessa vez tiro o chapéu para a VW. Tomara que mantenham esses preços por um período razoável ao invés de aumentar logo no primeiro mês do lançamento.
ResponderExcluirConcordo plenamente. A Volkswagen foi precisa ao estabelecer preços iniciais competitivos para o Tera, especialmente diante do cenário atual do mercado. A manutenção desses valores por um período razoável será fundamental para consolidar o modelo entre os consumidores e reforçar a confiança na marca. Resta agora acompanhar a política comercial nos próximos meses e torcer para que a estratégia seja sustentada.
ExcluirOs preços divulgados para o novo Volkswagen Tera revelam uma estratégia competitiva da marca no segmento de compactos com apelo urbano. A versão de entrada MPI, com preço sugerido de R$ 99 mil, posiciona-se como uma opção acessível com motorização aspirada. Já a versão TSI, por R$ 116 mil, amplia o atrativo ao agregar desempenho superior com motor turbo.
ResponderExcluirO destaque vai para os modelos mais equipados: a versão Comfort, a R$ 126 mil, e a topo de linha High, a R$ 139 mil, que reforçam o compromisso da Volkswagen em oferecer pacotes de equipamentos robustos, conectividade e segurança, condizentes com a proposta de um modelo urbano moderno.
A Volkswagen acerta ao apresentar um line-up escalonado e coerente, atendendo diferentes perfis de consumidores com um bom equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho. A estratégia reflete planejamento e conhecimento do mercado brasileiro.
Parabéns pelos comentários sensatos !
ExcluirVcs não leram, o MPI aumentará 4mil após 999 vendas
ResponderExcluire os demais provavelmete 5/6mil
apenas um T-cross mais boqueta ainda, tem praticamente o mesmo tamanho
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO preço desses carros está um absurdo completo. Está no preço do Nivus de 2 anos atrás, por um carro ainda mais inferior.
ResponderExcluirAí depois que as chinesas chegarem com um produto melhor a preço inferior, vai começar a ladainha dos empregos nacionais...
Byd King mesmo na versao mais basica já está 156k, muito próximo de um Tera High, que logo logo vai subir de preço.
Se a Byd lança um hibrido hatch, ela domina esse mercado.
Se não existe. O preço do Tera está muito bom, até mais barato que carros inferiores. Basta ver que o Tera TSI AT está por R$ 116 mil
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwjDoRs3qUvhvml98mPIWUqzP8oZskR3dpxaNe3r22s2u7gljS-QlyJaZibF0ooXixFlmtRymvjAJGgwKgCejCkNUeFz-5cxWF1pHRV_2TOxIQbUUJpHrAI1Bwe4Jg-wIuhsMASE6rLkaZG7i-sUCmOpjMqnbIPtmUXqlqPhncoZC_Qd8jlAuYSLxkjLi0/s2560/Fiat_Pulse_Drive_My26_006.jpg
E o Pulse Drive 1.3 AT custa R$ 116.990.
ANTA, q mais barato? os mesmos 116.990
ExcluirRindo alto dos preços que aumentaram após os 999 carros vendidos .
ResponderExcluirMesmo 103k no MPI está muito bom|!
Excluir103 mil , tá bom ...carro bem moderno e novidade
ExcluirClaro que não. É um carro 1.0. Lembrando que o Karfuan na versão de entrada é turbo e o Pulse 1.3 automático. A versão manual 1.3 deve vir no preço do Tera
Excluirsim, entre 1.0 SUPERMANCO da VW ou 1.3 ótimo da FIAT,
Excluirmelhor ir de PULSE toda vida
entre os 1.0 TURBO, melhor ir de KARDIAN ou partir logo pruma TRACKER muito superior
Excluirmuito superior
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pra oficina , sim
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