A Volkswagen do Brasil lançou oficialmente o Tera, seu novo utilitário esportivo compacto.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross, o modelo chega ao mercado brasileiro com valor inicial de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades da configuração de entrada, a versão MPI.
VW Tera 2026 - preços
Posteriormente, esse preço passará para R$ 103.990.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
O Tera está disponível em cinco versões, com valores que variam conforme o conjunto mecânico e os itens oferecidos:
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Dimensões e espaço: Com 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 2,57 m de entre-eixos, o Tera supera os principais concorrentes diretos no comprimento.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
A altura varia entre 1,47 m (versão MPI) e 1,50 m (nas demais versões).
VW Tera 2026 - traseira
O compartimento de bagagens acomoda até 350 litros no padrão VDA, e 407 litros em medida líquida, superior ao Fiat Pulse (370 l) e semelhante ao Renault Kardian (410 l).
VW Tera 2026 Comfort - Interior
Conjunto visual e equipamentos: Externamente, o Tera adota linhas semelhantes às do novo Tiguan, com capô elevado, grade com elementos em padrão ascendente e faróis totalmente em LED, mesmo na versão de entrada.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Lanternas traseiras possuem função “click-clack” ao acionar o freio.
VW Tera 2026 - interior
Esse recursos antes exclusivo de modelos superiores da marca.
VW Tera 2026 TSI
As rodas variam conforme a versão: aço com calotas de 15” na MPI, liga leve de 15” na TSI, 16” na Comfort e 17” na High.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Cabine e tecnologia: A disposição interna é distinta de outros modelos da marca.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
A central multimídia tem tela de 10,1" posicionada como um tablet sobre o painel, e o quadro de instrumentos digital varia de 8” a 10,25” conforme a versão.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Há iluminação ambiente, acabamento com mistura de materiais e elementos visuais diferenciados.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
A versão High inclui assistente virtual “Otto”, que interage com o usuário e fornece informações técnicas do carro.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Motorização e desempenho: O Tera utiliza três conjuntos mecânicos distintos:
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
1.0 MPI aspirado (84/77 cv) – somente com câmbio manual de 5 marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em até 14,3 s (com gasolina).
VW Tera 2026 MPI
1.0 TSI turbo (116/109 cv) – disponível com câmbio manual (TSI MT) ou automático de 6 marchas (Comfort e High).
VW Tera 2026
Com etanol, faz 0-100 km/h em 10,1 s (manual) ou 11,7 s (automático).
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Itens de série e opcionais:
VW Tera 2026 MPI
Versão MPI -- R$ 99.990
VW Tera MPI 2026
Ese modelo tem seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, central multimídia de 10,1", piloto automático, ar-condicionado, sensores traseiros e vidros elétricos nas quatro portas.
VW Tera 2026 MPI - interior
Versão TSI MT:
Essa versão adiciona alarme, espelhos iluminados, revestimento parcial do painel em tecido, rodas maiores e novos comandos no volante.
Comfort TSI AT -- R$ 116.990
VW Tera 2026 Comfort Automático
Essa versão conta com piloto automático adaptativo (ACC), câmbio automático, rodas diamantadas de 16”, paddle shifts e central VW Play Connect com Wi-Fi nativo.
VW Tera 2026 Comfort Automático
High TSI AT: recebe quadro de instrumentos maior, carregador por indução, sensores dianteiros, iluminação no porta-luvas, bancos com revestimento de vinil e mais alto-falantes.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
Outfit The Town: acrescenta rodas escurecidas de 17”, teto e retrovisores em preto brilhante e elementos visuais exclusivos.
Novo VW Tera 2026 TSI
Conclusão: O lançamento do Volkswagen Tera insere um novo competidor no segmento de SUVs compactos, disputando mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e outras opções de entrada no segmento.
Novo VW Tera 2026: preço parte de R$ 99.990
O modelo aposta em preço inicial competitivo, conjunto tecnológico robusto nas versões superiores e visual alinhado à nova identidade da marca.

Tabela de preços - VW Tera 2026

Modelo versãoPreço
VW Tera MPI (valor promocional)R$99.990
VW Tera TSI ATR$116.990
VW Tera Comfort TSI ATR$126.990
VW Tera High TSI ATR$139.990
VW Teras High AT OutfitR$142.990

Ficha Técnica - VW Tera 2026

VersãoTera 1.0 MPI MTTera TSI MTTera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor1.0 12V Flex, 3 cil., 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
CâmbioManual, 5 marchasManual, 5 marchasAutomática, 6 marchas
TraçãoDianteiraDianteiraDianteira
DireçãoElétricaElétricaElétrica
Suspensão (D/T)McPherson / Eixo de torçãoMcPherson / Eixo de torçãoMcPherson / Eixo de torção
Freios (D/T)Discos ventilados / TamborDiscos ventilados / TamborDiscos ventilados / Tambor
Pneus185/65 R15205/60 R16205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso (kg)1.0781.1301.169
Carga útil (kg)387450451
Dimensões (C x L x A, cm)414,7 x 177,7 x 150,4415,1 x 177,7 x 147,8415,1 x 177,7 x 150,4
Entre-eixos (cm)256,6256,6256,6
Porta-malas (L)350350350
Tanque (L)495959
Diâmetro de giro (m)10,810,810,8



VW Tera 2026 - Consumo - INMETRO

VW Tera - consumo1.0 MPI MT1.0 TSI MTTSI Comfort AutomáticoTSI High Automático
Etanol - urbano9,1 km/l9 km/l8,6 km/l8,6 km/l
Etanol - rodoviário10,2 km/l10,3 km/l10,3 km/l10,3 km/l
Gasolina - urbano13,2 km/l12,9 km/l12,2 km/l12,2 km/l
Gasolina - rodoviário14,7 km/l15 km/l14,5 km/l14,5 km/l

VW Tera 2026 - Comparativo de Consumo x Pulse x Kardian

ConsumoVW Tera TSI ATFiat Pulse Drive 1.3 CVTRenault Kardian 1.0 Turbo Automático
Etanol - urbano8,6 km/l8,9 km/l8,8 km/l
Etanol - rodoviário10,3 km/l10,5 km/l9,8 km/l
Gasolina - urbano12,2 km/l13 km/l12,2 km/l
Gasolina - rodoviário14,5 km/l14,7 km/l13,8 km/l

Vídeo - Tera 2026


18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Oh My Gosh, o próximo carro mais vendido do Brasil ainda este ano.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizQzBfxx5At2v2l6awyA26aMN0rbrYndTECcKTlT6wd0IKGlKcZdyYTuDnXz4GuoJWtxtwxJuX3jpXNtUewFRt-8z9Nc00cBAqLBKg9fKav6so-FdLdSkPNMc3Y0amCPNE0q7bHkYbwKG6-oC-uick_NrxJRP6DMcUP_haHt3TxKZB1gLhMrujkosSxPlG/s1807/Volkswagen-Tera-2026%20%2818%29.jpg

    Esse carro decreta o fim de Pulse, Kardian, Onix, Argo, HR-V 1.5, não sobrará pedra sobre pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inegável que o lançamento do Volkswagen Tera tem potencial para impactar significativamente o mercado, especialmente nas faixas de entrada e intermediária. No entanto, decretar o "fim" de modelos consolidados como Pulse, Kardian, Onix, Argo e HR-V 1.5 é uma previsão não adequada.

      Esses veículos possuem e públicos distindos, propostas distintas, redes de clientes consolidadas e estratégias próprias de mercado. O Tera pode sim conquistar uma fatia relevante, mas a concorrência segue forte e dinâmica. O cenário nos próximos meses será um bom teste para avaliar o real impacto da novidade da Volkswagen.

      Excluir
  2. Dessa vez tiro o chapéu para a VW. Tomara que mantenham esses preços por um período razoável ao invés de aumentar logo no primeiro mês do lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. A Volkswagen foi precisa ao estabelecer preços iniciais competitivos para o Tera, especialmente diante do cenário atual do mercado. A manutenção desses valores por um período razoável será fundamental para consolidar o modelo entre os consumidores e reforçar a confiança na marca. Resta agora acompanhar a política comercial nos próximos meses e torcer para que a estratégia seja sustentada.

      Excluir
  3. Os preços divulgados para o novo Volkswagen Tera revelam uma estratégia competitiva da marca no segmento de compactos com apelo urbano. A versão de entrada MPI, com preço sugerido de R$ 99 mil, posiciona-se como uma opção acessível com motorização aspirada. Já a versão TSI, por R$ 116 mil, amplia o atrativo ao agregar desempenho superior com motor turbo.

    O destaque vai para os modelos mais equipados: a versão Comfort, a R$ 126 mil, e a topo de linha High, a R$ 139 mil, que reforçam o compromisso da Volkswagen em oferecer pacotes de equipamentos robustos, conectividade e segurança, condizentes com a proposta de um modelo urbano moderno.

    A Volkswagen acerta ao apresentar um line-up escalonado e coerente, atendendo diferentes perfis de consumidores com um bom equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho. A estratégia reflete planejamento e conhecimento do mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Vcs não leram, o MPI aumentará 4mil após 999 vendas
    e os demais provavelmete 5/6mil

    apenas um T-cross mais boqueta ainda, tem praticamente o mesmo tamanho

    ResponderExcluir
  5. O preço desses carros está um absurdo completo. Está no preço do Nivus de 2 anos atrás, por um carro ainda mais inferior.

    Aí depois que as chinesas chegarem com um produto melhor a preço inferior, vai começar a ladainha dos empregos nacionais...

    Byd King mesmo na versao mais basica já está 156k, muito próximo de um Tera High, que logo logo vai subir de preço.

    Se a Byd lança um hibrido hatch, ela domina esse mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não existe. O preço do Tera está muito bom, até mais barato que carros inferiores. Basta ver que o Tera TSI AT está por R$ 116 mil

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwjDoRs3qUvhvml98mPIWUqzP8oZskR3dpxaNe3r22s2u7gljS-QlyJaZibF0ooXixFlmtRymvjAJGgwKgCejCkNUeFz-5cxWF1pHRV_2TOxIQbUUJpHrAI1Bwe4Jg-wIuhsMASE6rLkaZG7i-sUCmOpjMqnbIPtmUXqlqPhncoZC_Qd8jlAuYSLxkjLi0/s2560/Fiat_Pulse_Drive_My26_006.jpg

      E o Pulse Drive 1.3 AT custa R$ 116.990.

      Excluir
    2. ANTA, q mais barato? os mesmos 116.990

      Excluir
  6. Rindo alto dos preços que aumentaram após os 999 carros vendidos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo 103k no MPI está muito bom|!

      Excluir
    2. 103 mil , tá bom ...carro bem moderno e novidade

      Excluir
    3. Claro que não. É um carro 1.0. Lembrando que o Karfuan na versão de entrada é turbo e o Pulse 1.3 automático. A versão manual 1.3 deve vir no preço do Tera

      Excluir
    4. sim, entre 1.0 SUPERMANCO da VW ou 1.3 ótimo da FIAT,
      melhor ir de PULSE toda vida

      Excluir
    5. entre os 1.0 TURBO, melhor ir de KARDIAN ou partir logo pruma TRACKER muito superior

      Excluir
    6. muito superior
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      pra oficina , sim

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem