Posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross, o modelo chega ao mercado brasileiro com valor inicial de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades da configuração de entrada, a versão MPI.
Posteriormente, esse preço passará para R$ 103.990.
O Tera está disponível em cinco versões, com valores que variam conforme o conjunto mecânico e os itens oferecidos:
Dimensões e espaço: Com 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 2,57 m de entre-eixos, o Tera supera os principais concorrentes diretos no comprimento.
A altura varia entre 1,47 m (versão MPI) e 1,50 m (nas demais versões).
O compartimento de bagagens acomoda até 350 litros no padrão VDA, e 407 litros em medida líquida, superior ao Fiat Pulse (370 l) e semelhante ao Renault Kardian (410 l).
Conjunto visual e equipamentos: Externamente, o Tera adota linhas semelhantes às do novo Tiguan, com capô elevado, grade com elementos em padrão ascendente e faróis totalmente em LED, mesmo na versão de entrada.
Lanternas traseiras possuem função “click-clack” ao acionar o freio.
Esse recursos antes exclusivo de modelos superiores da marca.
As rodas variam conforme a versão: aço com calotas de 15” na MPI, liga leve de 15” na TSI, 16” na Comfort e 17” na High.
Cabine e tecnologia: A disposição interna é distinta de outros modelos da marca.
A central multimídia tem tela de 10,1" posicionada como um tablet sobre o painel, e o quadro de instrumentos digital varia de 8” a 10,25” conforme a versão.
Há iluminação ambiente, acabamento com mistura de materiais e elementos visuais diferenciados.
A versão High inclui assistente virtual “Otto”, que interage com o usuário e fornece informações técnicas do carro.
Motorização e desempenho: O Tera utiliza três conjuntos mecânicos distintos:
1.0 MPI aspirado (84/77 cv) – somente com câmbio manual de 5 marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em até 14,3 s (com gasolina).
1.0 TSI turbo (116/109 cv) – disponível com câmbio manual (TSI MT) ou automático de 6 marchas (Comfort e High).
Com etanol, faz 0-100 km/h em 10,1 s (manual) ou 11,7 s (automático).
Itens de série e opcionais:
Versão MPI -- R$ 99.990
Ese modelo tem seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, central multimídia de 10,1", piloto automático, ar-condicionado, sensores traseiros e vidros elétricos nas quatro portas.
Versão TSI MT:
Essa versão adiciona alarme, espelhos iluminados, revestimento parcial do painel em tecido, rodas maiores e novos comandos no volante.
Comfort TSI AT -- R$ 116.990
Essa versão conta com piloto automático adaptativo (ACC), câmbio automático, rodas diamantadas de 16”, paddle shifts e central VW Play Connect com Wi-Fi nativo.
High TSI AT: recebe quadro de instrumentos maior, carregador por indução, sensores dianteiros, iluminação no porta-luvas, bancos com revestimento de vinil e mais alto-falantes.
Outfit The Town: acrescenta rodas escurecidas de 17”, teto e retrovisores em preto brilhante e elementos visuais exclusivos.
Conclusão: O lançamento do Volkswagen Tera insere um novo competidor no segmento de SUVs compactos, disputando mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e outras opções de entrada no segmento.
O modelo aposta em preço inicial competitivo, conjunto tecnológico robusto nas versões superiores e visual alinhado à nova identidade da marca.
Tabela de preços - VW Tera 2026
Modelo versão
Preço
VW Tera MPI (valor promocional)
R$99.990
VW Tera TSI AT
R$116.990
VW Tera Comfort TSI AT
R$126.990
VW Tera High TSI AT
R$139.990
VW Teras High AT Outfit
R$142.990
Ficha Técnica - VW Tera 2026
Versão
Tera 1.0 MPI MT
Tera TSI MT
Tera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor
1.0 12V Flex, 3 cil., 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio
Manual, 5 marchas
Manual, 5 marchas
Automática, 6 marchas
Tração
Dianteira
Dianteira
Dianteira
Direção
Elétrica
Elétrica
Elétrica
Suspensão (D/T)
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
Freios (D/T)
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Pneus
185/65 R15
205/60 R16
205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso (kg)
1.078
1.130
1.169
Carga útil (kg)
387
450
451
Dimensões (C x L x A, cm)
414,7 x 177,7 x 150,4
415,1 x 177,7 x 147,8
415,1 x 177,7 x 150,4
Entre-eixos (cm)
256,6
256,6
256,6
Porta-malas (L)
350
350
350
Tanque (L)
49
59
59
Diâmetro de giro (m)
10,8
10,8
10,8
Vídeo - Tera 2026
6
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
É inegável que o lançamento do Volkswagen Tera tem potencial para impactar significativamente o mercado, especialmente nas faixas de entrada e intermediária. No entanto, decretar o "fim" de modelos consolidados como Pulse, Kardian, Onix, Argo e HR-V 1.5 é uma previsão não adequada.
Esses veículos possuem e públicos distindos, propostas distintas, redes de clientes consolidadas e estratégias próprias de mercado. O Tera pode sim conquistar uma fatia relevante, mas a concorrência segue forte e dinâmica. O cenário nos próximos meses será um bom teste para avaliar o real impacto da novidade da Volkswagen.
Concordo plenamente. A Volkswagen foi precisa ao estabelecer preços iniciais competitivos para o Tera, especialmente diante do cenário atual do mercado. A manutenção desses valores por um período razoável será fundamental para consolidar o modelo entre os consumidores e reforçar a confiança na marca. Resta agora acompanhar a política comercial nos próximos meses e torcer para que a estratégia seja sustentada.
Os preços divulgados para o novo Volkswagen Tera revelam uma estratégia competitiva da marca no segmento de compactos com apelo urbano. A versão de entrada MPI, com preço sugerido de R$ 99 mil, posiciona-se como uma opção acessível com motorização aspirada. Já a versão TSI, por R$ 116 mil, amplia o atrativo ao agregar desempenho superior com motor turbo.
O destaque vai para os modelos mais equipados: a versão Comfort, a R$ 126 mil, e a topo de linha High, a R$ 139 mil, que reforçam o compromisso da Volkswagen em oferecer pacotes de equipamentos robustos, conectividade e segurança, condizentes com a proposta de um modelo urbano moderno.
A Volkswagen acerta ao apresentar um line-up escalonado e coerente, atendendo diferentes perfis de consumidores com um bom equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho. A estratégia reflete planejamento e conhecimento do mercado brasileiro.
Oh My Gosh, o próximo carro mais vendido do Brasil ainda este ano.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizQzBfxx5At2v2l6awyA26aMN0rbrYndTECcKTlT6wd0IKGlKcZdyYTuDnXz4GuoJWtxtwxJuX3jpXNtUewFRt-8z9Nc00cBAqLBKg9fKav6so-FdLdSkPNMc3Y0amCPNE0q7bHkYbwKG6-oC-uick_NrxJRP6DMcUP_haHt3TxKZB1gLhMrujkosSxPlG/s1807/Volkswagen-Tera-2026%20%2818%29.jpg
Esse carro decreta o fim de Pulse, Kardian, Onix, Argo, HR-V 1.5, não sobrará pedra sobre pedra.
É inegável que o lançamento do Volkswagen Tera tem potencial para impactar significativamente o mercado, especialmente nas faixas de entrada e intermediária. No entanto, decretar o "fim" de modelos consolidados como Pulse, Kardian, Onix, Argo e HR-V 1.5 é uma previsão não adequada.
ExcluirEsses veículos possuem e públicos distindos, propostas distintas, redes de clientes consolidadas e estratégias próprias de mercado. O Tera pode sim conquistar uma fatia relevante, mas a concorrência segue forte e dinâmica. O cenário nos próximos meses será um bom teste para avaliar o real impacto da novidade da Volkswagen.
Dessa vez tiro o chapéu para a VW. Tomara que mantenham esses preços por um período razoável ao invés de aumentar logo no primeiro mês do lançamento.
ResponderExcluirConcordo plenamente. A Volkswagen foi precisa ao estabelecer preços iniciais competitivos para o Tera, especialmente diante do cenário atual do mercado. A manutenção desses valores por um período razoável será fundamental para consolidar o modelo entre os consumidores e reforçar a confiança na marca. Resta agora acompanhar a política comercial nos próximos meses e torcer para que a estratégia seja sustentada.
ExcluirOs preços divulgados para o novo Volkswagen Tera revelam uma estratégia competitiva da marca no segmento de compactos com apelo urbano. A versão de entrada MPI, com preço sugerido de R$ 99 mil, posiciona-se como uma opção acessível com motorização aspirada. Já a versão TSI, por R$ 116 mil, amplia o atrativo ao agregar desempenho superior com motor turbo.
ResponderExcluirO destaque vai para os modelos mais equipados: a versão Comfort, a R$ 126 mil, e a topo de linha High, a R$ 139 mil, que reforçam o compromisso da Volkswagen em oferecer pacotes de equipamentos robustos, conectividade e segurança, condizentes com a proposta de um modelo urbano moderno.
A Volkswagen acerta ao apresentar um line-up escalonado e coerente, atendendo diferentes perfis de consumidores com um bom equilíbrio entre custo, conteúdo e desempenho. A estratégia reflete planejamento e conhecimento do mercado brasileiro.
Vcs não leram, o MPI aumentará 4mil após 999 vendas
ResponderExcluire os demais provavelmete 5/6mil
apenas um T-cross mais boqueta ainda, tem praticamente o mesmo tamanho
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