A Volkswagen foi a primeira montadora a obter nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUV Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados alcançados são válidos para todas as versões do Taos produzidos na Argentina e no México.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
Desenvolvido com base na plataforma MQB, caractrizada por excelente performance estrutural, O Taos é e equipado com assistentes de condução como o Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.



O modelo conta ainda com itens como Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão, evitando assim colisões simultâneas.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
Adicionalmente, fazem parte da lista de itens de segurança 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
O modelo também é equipado com os sistemas ISOFIX® e top-Tether, que garantem mais segurança e facilidade para fixação e instalação de cadeirinhas infantis, assegurando uma excelente proteção às crianças.

Latin NCAP

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste ( o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo. Outro requisito avaliado para a proteção a pedestres é o acionamento da frenagem autônoma de emergência para pedestres, avaliando a performance de frenagem executada de forma autônoma.
Taos obtém 5 estrelas no novo protocolo do Latin NCAP
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

Sobre o Latin NCAP

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Apesar de não estar vendendo bem, se o Taos respeitar normas alemãs de fabricação como a VW apregoa, é fato que ele atenderá bem aos requisitos de segurança.

    Pra um carro do preço que ele tem, não fez mais que obrigação. Reitero: não é feio, não é ruim mas não empolgou...

    O Compass entrega acabamento superior (níveis de segurança similares) e o consumidor percebeu isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compass entrega melhor acabamento, porém quando se fala em segurança e tecnologia o Taos é melhor!!

      Excluir
    2. XOLA ZACCHI.

      VW TAOS CURRA O COMPASS, SEGUNDO TESTE DA QRodas.

      Excluir
  2. Não fez mais que a obrigação. Todas (repito TODAS) as montadoras tem a OBRIGAÇÃO e DEVER com seus clientes de oferecer carros seguros. Agora se elas oferecem ou não, cabe a legislação do respectivo país investigar e cobrar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Carblog "se esqueceu" de dizer que o teste do Caos foi patrocinado e não "escolhido" pelo órgão independente.

    https://www.facebook.com/vehiculosmasseguros/photos/a.165512373602514/2166183816868683

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ele quer dizer, é que podem ter escolhido um carro diferente do vendido.

      Excluir
    2. Todos os testes patrocinados pela VW depois foram confirmados nos testes de auditoria. Up, Polo, e etc. Sempre 10 estrelas.
      Quem não confirmou foi a Fiat, pq o Argo/Cronos de 2019 testado foi patrocinado, e agora no teste de auditoria zerou, o que sugere que o carro cedido não era o mesmo do vendido.

      https://www.car.blog.br/2021/12/fiat-argocronos-obtem-zero-estrelas-no.html

      Excluir
  5. Pode ser aprovado com 5 estrelas, mas a péssima qualidade dos plásticos duro no painel e capaz machucar o focinho dos bonecos e até rasgar as bolsas dos Airbags. Um carro desse valor tinha que ter a obrigação de ser seguro com 5 estrelas, 7 Airbags e painel touch soft no painel como o Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel emborrachado não é segurança,a família ID tem air-bag centra dianteiro

      Excluir
  6. Queria ver a Caoa Cherry fazer esses testes nos seua Tiggo. Falta coragem? Interesse?

    ResponderExcluir
  7. um baita comercial . so serve para fazer comercial
    pega um carro de outra fabricante e vai a 100 km/h
    pega um veiculo da vw e vai a 40km/h

    nem deixou os vidros aberto para ve o "motorista" com a cabeça inclinada como acontece em todos os teste...

    comercial fraco demais kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pqp,crash-test aqui na América Latina é feito a 64 km/h,foi assim com do Taos,Argo e Cronos.
      Comercial?isso é pra avalia a segurança do carro

      Excluir
  8. VW SÓ NÃO LEVA 10 ESTRELAS PQ 5 É O MÁXIMO.

    VW CURRA CONCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem