A Honda lança no mercado europeu a nova geração do Honda Jazz (Fit), agora oferecido exclusivamente em com tecnologia híbrida e:HEV equipada de série.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O modelo tem um papel fundamental na estratégia da montadora de eletrificação da sua gama europeia até 2022. O Honda Jazz vai iniciar a sua comercialização no meio do ano.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Pela primeira vez, o Jazz (Fit) será vendido exclusivamente em toda a Europa com uma motorização híbrida.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O sistema e:HEV foi desenvolvido especificamente para o Jazz e é composto por dois motores elétricos compactos de elevada potência a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controle de potência inteligente.

Desempenho e consumo

A potência total é de 109 CV/80 kW e as acelerações de zero até aos 100 km/h levam 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. Este sistema híbrido produz emissões de CO2 como 102 g/km (em ciclo WLTP) e oferece consumos de 22,22 Km/l (4,5 l/100 km) em ciclo WLTP no modelo base e 110 g/km (em ciclo WLTP) e 20,8 km/l (4,8 l/100 km) em ciclo WLTP no Crosstar.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

A configuração híbrida e:HEV avançada seleciona ininterruptamente os três condução intercambiáveis:

Condução em modo elétrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente ao motor de propulsão elétrica

Condução em modo híbrido: o motor de combustão fornece energia ao motor-gerador elétrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão elétrica

Condução em modo convencional: o motor a gasolina é ligado diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).

Na maioria das situações de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições contínuas entre os modos EV Drive e Hybrid Drive.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Na condução nas vias rápidas, é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência "a pedido" com origem no motor de propulsão elétrica, permitindo acelerações rápidas.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O modo de condução elétrico também é acionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

A mudança entre os três modos de condução é imperceptível para os ocupantes; os engenheiros de desenvolvimento do (Fit) Jazz fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições.

novo Fit 2021 - interior - painel

Os motores elétricos com tecnologia proprietária da Honda tiveram como eixo central no seu desenvolvimento a redução de peso e espaço e, ao mesmo tempo, maximizar a potência disponibilizada; o motor de propulsão elétrica pode atingir as 13.300 rpm e disponibiliza um 253 N.m de torque, produzindo um torque elevado de até 253 N·m, para acelerações substanciais a baixa velocidade.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Em vez de usar uma transmissão convencional, é usada uma caixa de relação única que cria uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência mais suave de torque e numa sensação linear durante a aceleração.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Além das acelerações suaves oferecidas pelo e:HEV, o conforto de condução no novo Jazz está ainda melhor graças à utilização de suspensões de baixo atrito e carroçaria de rigidez melhorada.

Interior

A capacidade da bagageira (com os bancos traseiros em posição vertical) começa em 298 litros e sobe para uns 1.203 litros (bancos traseiros rebatidos, até ao teto).

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Estes valores foram alcançados através da disposição inteligente dos componentes híbridos da motorização no chassis e no compartimento do motor.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Os desenvolvimentos mais importantes incluem a redução do tamanho do sistema de admissão do motor de combustão, a transmissão completa, incluindo os motores de propulsão e gerador, bem como a unidade de controlo de potência (PCU), tudo para criar espaço adicional.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Isto permite que a bateria auxiliar de 12 V também caiba no compartimento do motor.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Esta disposição inteligente foi possível graças à utilização de semicondutores de potência de última geração na unidade de controlo de potência.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O posicionamento do depósito de combustível no centro do chassis e por baixo dos assentos dianteiros também é fundamental para maximizar o habitáculo, o que é único nesta classe.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Isto permite ao Jazz manter a configuração dos bancos mágicos traseiros, algo excecionalmente versátil e que oferece uma flexibilidade ímpar, pois permite rebater os bancos levantando os assentos ou rebatendo os encostos de forma plana com o piso da bagageira, consoante as necessidades.

Conectividade

Este novo Honda Fiat (Jazz) oferece um sistema de conectividade sem fios a bordo, que permite que os ocupantes se liguem ao seu quotidiano com a maior das facilidades.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

A tela tátil é simples de usar e foi concebida para minimizar os fatores de distração ao condutor; o tempo de operação dos comando mais regularmente usados foi reduzido em 58% em comparação com o modelo anterior, proporcionando uma experiência mais segura e ergonômica.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O interface do sistema é percorrido usando a forma de todos conhecida de um smartphone, com comandos deslizantes com o dedo para percorrer as várias páginas e listas.

A tela pode ser configurada para atender a qualquer requisito de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.

Os serviços de infotainment conectados são acedidos através da tela tátil ou ativados por voz, incluindo meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos.

O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay, ambos disponíveis através de ligação sem fios ou usando um cabo USB. O novo Jazz está disponível pela primeira vez com hotspot Wi-Fi.

Os designers de interiores deste modelo tiveram a maior atenção aos detalhes na criação do painel de instrumentos e o interface muito bem organizados. Respondendo positivamente aos pedidos dos clientes, a Honda repôs os comandos físicos das principais funções, com mostradores táteis e precisos para a regulação dos sistemas de aquecimento e ventilação.

Assistente Pessoal Honda

Os serviços e os aplicativos de conectividade acessíveis através do interface de comando por toque também podem ser ativados usando comandos de voz graças ao Honda Personal Assistant.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Lançado pela primeira vez no Honda e, o Honda Personal Assistant (HPA) é um recurso muito intuitivo de inteligência artificial que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O Honda Personal Assistant exclusivo é ativado facilmente, bastando dizer: "OK Honda", seguido da pergunta ou instrução. Uma animação abstrata de um rosto acompanha a resposta humanizada do sistema e reconhece visualmente que percebeu as interações e as interações.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O reconhecimento do contexto permite que os utilizadores conversem de forma natural, com a inteligência artificial do sistema a compreender o contexto das perguntas e das respostas subsequentes. Também permite que a função de pesquisa em tempo real, com contexto, localize serviços disponíveis em horários específicos.

Conjunto de tecnologias ativas de segurança Honda SENSING

O novo Honda Jazz está equipado de série com uma suite atualizada de tecnologias avançadas de segurança e de ajuda à condução; este conjunto tecnológico tem por base os mais recentes desenvolvimentos em termos de câmaras frontais de visualização alargada (wide view) que oferece o melhor campo de visão.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O sistema de travagem atenuante de colisões da Honda foi melhorado e também funciona durante a condução noturna para detetar peões e ciclistas, além de agora ter também capacidade de aplicar os travões para evitar uma colisão quando o carro se atravessa ou entra na trajetória de um veículo que se aproxima.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

Pela primeira vez no Jazz, o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo e o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem estão disponíveis de série. Isso também é o caso do sistema de atenuação de saída de faixa, que ajuda o condutor a não se desviar da estrada através de um alerta quando for detetado que o veículo pode estar a sair da sua faixa de rodagem (quando esta for detetada) ou a se aproximar da berma exterior da faixa ou de veículos em sentido contrário. O sistema de informação de ângulos mortos, que inclui um monitor de trânsito lateral, também é equipamento de série.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

O limitador inteligente da velocidade reconhece a sinalização limitadora da velocidade e define o limite de velocidade. Se o sinal de trânsito mostrar uma velocidade mais lenta em relação à velocidade real do veículo, começa a piscar um indicador no painel de instrumentos e ouve-se um aviso sonoro; nesta altura, o sistema diminui gradualmente a velocidade do veículo. O assistente automático de máximos dos faróis e o sistema de reconhecimento de sinalização de trânsito continuam a fazer parte do Honda SENSING no novo Jazz.

Novo Fit (Jazz) híbrido 2021

A segurança passiva é igualmente importante para a Honda, tanto quanto a segurança ativa e para ajudar a proteger os ocupantes em caso de acidente, o novo Jazz apresenta agora dez airbags, incluindo o novo airbag central dianteiro. Este inovador airbag central está integrado no centro do encosto do condutor e expande-se pelo lado em caso de colisão, protegendo assim, as cabeças dos ocupantes.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Espero que, no Brasil, venha com a frente do Crosstar porque a outra é muito feia e lembra uma tartaruga (Turtle Jazz).
    No texto, não deveria ser bateria de íons ao invés de "iões" (sic !) ?

    ResponderExcluir
  2. Tem uma foto de Renault aí no meio. (do painel) hahahaha
    Parece que para o Brasil vem uma outra frente.

    ResponderExcluir
  3. Bem feinho esse JAZZ, aliás muito aquém da eficiência híbrida do Golf GTE.
    O design desse carrinho medonho é jurássico comparado ao VW ID3 elétrico.

    ResponderExcluir
  4. Bem feio esse novo novo JAZZ principalmente a frente tomará que pro Brasil mudem está frente e adote o motor 1.0 turbo injeção direta

    ResponderExcluir
  5. Que carrinho feio esse Jazz/Fit, parece um carro alegórico.
    Os japas são muito ruins em design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Japonês tem um mau gosto danado, deviam aprender a fazer design com os alemães da VW, Audi e Porsche.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Honda BRASIL vai ter bastante trabalho pra deixa-lo ao gosto do nosso mercado...

    ResponderExcluir
  8. Design de ursinho-fofinho que os orientais tanto gostam...

    Brasileiro curte a linha europeia... de carro malvado-robusto.

    ResponderExcluir
  9. A tendência mundial é carro híbrido e elétrico, já tramita no senado, uma lei que vai proibir a fabricação de veículos com motores a combustão,movido por gasolina e Diesel, só etanol e gás natural serão permitido nos motores híbridos.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fossilizados ainda vão muito longe, mesmo na Europa.

      Excluir
    2. Será que este projeto passa? Aí quebram a Petrobrás...

      Excluir
  10. Projeto de lei passa a valer em 2030.!

    ResponderExcluir
  11. Disputa ferrenha com o HB20 na esquisitice... novos freaks por vir: Novo Creta e novo Sorento... e a lista vai crescendo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem