O mercado automotivo brasileiro registrou emplacamentos de 1.388.684 carros e comerciais leves em 2002 - último ano da gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A média diária de vendas foi de 5.446 unidades ao longo do ano, e de 5.783 em dezembro de 2002.

VW Gol - carro mais vendido do Brasil em 2002

Nesse ano, a liderança de mercado ficou com a Fiat, que obteve 25,7% do mercado, seguida da Volkswagen, com 24,8%.

VW Golf 2002

A GM foi a terceira mais vendida, com 24,3%, enquanto a Ford fechou no top 4, com 9,1% de participação.

Chevrolet Celta 2002

Ranking - 25 maiores empresas automotivas brasileiras em 2002
RankMarcaVendasMkt Share
1FIAT355.98325,7%
2Volkswagen343.82924,8%
3GM337.44624,3%
4Ford126.3719,1%
5Renault60.4384,4%
6Peugeot44.4733,2%
7Toyota25.0601,8%
8Honda20.8141,5%
9Citroen17.9491,3%
10Mitsubishi13.5561,0%
11Audi10.6530,8%
12Mercedes10.6370,8%
13Kia6.7510,5%
14Nissan3.9970,3%
15BMW1.5140,1%
16Hyundai1.3990,1%
17Land Rover1.3930,1%
18seat1.0540,1%
19Volvo6690,0%
20Suzuki6380,0%
21Subaru2430,0%
22Jeep1530,0%
23Jaguar1400,0%
24Porsche790,0%
25Mini30,0%
26Lexus20,0%

Veículos

VW Gol Special 2002

Entre os veículos, o carro mais vendido foi o VW Gol, com um total de 210.165 unidades emplacadas no ano, o que correspondia a 15,1% do mercado, enquanto a segunda colocação era do Fiat Palio, com 131.458 unidades vendidas, detendo 9,5% de participação.

Fiat Palio 2002

O GM Celta fechava o pódio, com 106.413 emplacamentos, abocanhando 7.7% de participação de mercado.

Peugeot 206

Um destaque era o Peugeot 206, na 8ª posição do ranking anual, com 2,9% do mercado.

VW Golf GTI 2002

Outros que se destacavam eram o VW Golf, 12º mais vendido, com 27.176 unidades emplacadas - 2% do mercado total.

VW Parati 2002

E a Parati, perua do Gol, na 17ª posição.

Ranking - 250 carros mais vendidos em 2002

Médias diárias5.783 5.446
Totais121.437 1.388.684
RankModeloDEZytdMkt share
1VW/GOL14.918 210.165 15,1%
2FIAT/PALIO11.415 131.458 9,5%
3GM/CELTA9.791 106.413 7,7%
4FIAT/UNO6.980 96.760 7,0%
5GM/CORSA2.777 85.695 6,2%
6FORD/FIESTA7.934 66.953 4,8%
7GM/CORSA Sedan10.279 54.673 3,9%
8Peugeot 2063.264 40.166 2,9%
9RENAULT/CLIO3.278 39.737 2,9%
10Fiat/SIENA2.555 31.580 2,3%
11FIAT/PALIO Weekend2.491 30.322 2,2%
12VW/GOLF2.020 27.176 2,0%
13GM/ASTRA2.270 26.467 1,9%
14FIAT/STRADA1.873 26.053 1,9%
15VW/POLO3.362 22.766 1,6%
16VW/SAVEIRO1.796 22.614 1,6%
17VW/PARATI2.086 22.402 1,6%
18GM/S102.084 21.305 1,5%
19HONDA/CIVIC1.723 20.507 1,5%
20VW/SANTANA1.844 19.486 1,4%
21FORD/KA2.305 18.396 1,3%
22TOYOTA/COROLLA2.454 17.176 1,2%
23VW/KOMBI1.254 16.435 1,2%
24RENAULT/SCENIC1.175 13.867 1,0%
25CITROEN/XSARA Picasso453 13.065 0,9%
26GM/ZAFIRA1.001 11.594 0,8%
27GM/ASTRA Sedan1.866 10.331 0,7%
28FORD/FOCUS630 9.882 0,7%
29FORD/RANGER576 9.776 0,7%
30Audi/A3828 9.388 0,7%
31MITSUBISHI/L200762 9.042 0,7%
32M.BENZ/CLASSE A646 8.512 0,6%
33GM/VECTRA279 8.040 0,6%
34FIAT/DOBLO721 8.029 0,6%
35FIAT/FIORINO426 7.981 0,6%
36FORD/COURIER456 7.638 0,6%
37TOYOTA/HILUX231 6.721 0,5%
38GM/MERIVA1.867 6.377 0,5%
39FIAT/MAREA380 5.939 0,4%
40FIAT/BRAVA293 5.814 0,4%
41FORD/FOCUS Sedan415 5.713 0,4%
42FIAT/STILO1.649 5.106 0,4%
43GM/BLAZER281 4.750 0,3%
44MITSUBISHI/PAJERO429 4.431 0,3%
45FORD/ESCORT262 3.831 0,3%
46NISSAN/FRONTIER765 3.795 0,3%
47FORD/F250279 3.658 0,3%
48CITROEN/XSARA339 3.431 0,2%
49KIA/BESTA113 3.288 0,2%
50FIAT/DUCATO209 2.940 0,2%
51RENAULT/MEGANE131 2.613 0,2%
52RENAULT/KANGOO225 2.469 0,2%
53Peugeot 307249 2.301 0,2%
54FIAT/DOBLO133 2.125 0,2%
55KIA/SPORTAGE79 1.740 0,1%
56FIAT/MAREA Weekend107 1.724 0,1%
57VW/BORA19 1.630 0,1%
58CITROEN/C570 1.452 0,1%
59HYUNDAI/H10089 1.284 0,1%
60BERLI91 1.280 0,1%
61LAND ROVER/DEFENDER136 1.221 0,1%
62PEUGEOT/PARTNER61 962 0,1%
63M.BENZ/SPRINTER127 962 0,1%
64GM/TRACKER46 941 0,1%
65AUDI/A472 870 0,1%
66TROLLER/T480 853 0,1%
67SEAT/CORDOBA7 779 0,1%
68RENAULT/TWINGO149 747 0,1%
69TOYOTA/HILUX SW444 694 0,0%
70SUZUKI/GVITARA77 638 0,0%
71Peugeot/40666 635 0,0%
72KIA/K270021 620 0,0%
73BMW/32019 524 0,0%
74RENAULT/MASTER145 521 0,0%
75VW/PASSAT26 482 0,0%
76RENAULT/BOXER114 410 0,0%
77GM/TRAFFIC8 372 0,0%
78TOYOTA/RAV429 353 0,0%
79BMW/X549 345 0,0%
80KIA/VAN1 340 0,0%
81FORD/MONDEO32 336 0,0%
82ATOS12 319 0,0%
83PEUGEOT/JUMPER11 295 0,0%
84VW/POLO SEDAN203 273 0,0%
85SEAT/IBIZA40 271 0,0%
86BMW/33015 251 0,0%
87AUDI/A612 219 0,0%
88HONDA/ACCORD13 218 0,0%
89M.BENZ/C18015 215 0,0%
90M.BENZ/C32011 199 0,0%
91KIA/CARENS6 196 0,0%
92VOLVO/V409 196 0,0%
93GM/OMEGA31 193 0,0%
94VOLVO/S606 178 0,0%
95ALFA/1568 177 0,0%
96BMW/32511 177 0,0%
97VOLVO/S407 172 0,0%
98VW/QUANTUM-170 0,0%
99M.BENZ/E32019 164 0,0%
100KIA/CARNIVAL15 162 0,0%
101LAN ROVER/DISCOVERY5 160 0,0%
102M.BENZ/C24030 149 0,0%
103NISSAN/PATHFINDER19 149 0,0%
104JEEP/HEROKEE5 147 0,0%
105KIA/H1STAREX13 147 0,0%
106FORD/EXPLORER-138 0,0%
107SUBARU/LEGACY10 132 0,0%
108VW/SPACE WAGON12 132 0,0%
109KIA/GCARAVAN11 131 0,0%
110GM/SILVERADO2 126 0,0%
111KIA/IGNIS18 118 0,0%
112M.BENZ/C2001 106 0,0%
113VOLVO/V703 103 0,0%
114M105 99 0,0%
115AUDI/S37 99 0,0%
116TOYOTA/BANDEIRANTE-97 0,0%
117JAGUAR/X-TYPE8 96 0,0%
118SUSUKI/JIMNY10 94 0,0%
119HONDA/CRV4 89 0,0%
120GM/CORSA7 86 0,0%
121VW/BEETLE8 81 0,0%
122HYUNDAI/ELANTRA4 78 0,0%
123MITSUBISHI/GALANT3 73 0,0%
124RENAULT/LAGUNA10 69 0,0%
125M.BENZ/ML320-69 0,0%
126FIAT/UNO1 69 0,0%
127BMW/5406 67 0,0%
128SUBARU/IMPREZA-64 0,0%
129M.BENZ/CLK3202 62 0,0%
130BMW/M811 62 0,0%
131PEUGEOT/3064 58 0,0%
132PEUGEOT/6075 54 0,0%
133NISSAN/MAXIMA6 53 0,0%
134TST7 51 0,0%
135DOGDE/DAKOTA-51 0,0%
136AUDI/A4 AVANT6 49 0,0%
137SUBARU/FORESTER1 47 0,0%
138M.BENZ/ML430-46 0,0%
139JAGUAR/X-TYPE1 44 0,0%
1407544 41 0,0%
141RONTAN-40 0,0%
142INCA-39 0,0%
143PORTER2 39 0,0%
14435103 36 0,0%
145PORSCHE/9112 33 0,0%
146MUSSO2 32 0,0%
147FIAT/COUPE3 31 0,0%
148FORD/ECOSPORT28 28 0,0%
149HYUNDAI/SANTAFE3 28 0,0%
150BMW/M32 27 0,0%
151GM/KADETT1 25 0,0%
152M.BENZ/S-5001 22 0,0%
153M.BENZ/FL1 22 0,0%
154M.BENZ/C3201 21 0,0%
155M.BENZ/E4306 21 0,0%
156M.BENZ/ROADSTER1 20 0,0%
157FIAT/1471 19 0,0%
158BEACH-19 0,0%
159TOYOTA/CAMRY1 19 0,0%
160KAUIPE/LUXO3 19 0,0%
161CHRYSLER/PT CRUISE3 18 0,0%
162CHRYSLER/SEBRING1 18 0,0%
163KORANDO-18 0,0%
164M.BENZ/E500-17 0,0%
165ENGESIG17 17 0,0%
166VOLVO/S801 16 0,0%
167BMW/5303 16 0,0%
168BGR-16 0,0%
169NAJA3 16 0,0%
17032513 15 0,0%
171GM/MONZA2 14 0,0%
172GM/D204 14 0,0%
173FERRARI/360-13 0,0%
174FIAT1 13 0,0%
175REXTON2 13 0,0%
176BMW/M112 12 0,0%
177BMW/5251 12 0,0%
178M.BENZ/CLK-11 0,0%
179M.BENZ/SLK-11 0,0%
180BB2 10 0,0%
181SMART1 9 0,0%
182TRAJET-9 0,0%
183FORD/PAMPA1 9 0,0%
184GM/SUBURBAN3 9 0,0%
185MITSUBISHI/LANCER1 8 0,0%
186M-BENZ/SLK230-8 0,0%
187HYUNDAI/SONATA-8 0,0%
188VW/VOYAGE3 8 0,0%
189BMW/Z3-8 0,0%
190SPORT-8 0,0%
191BMW/5502 7 0,0%
192PORSCHE/BOXSTER2 7 0,0%
193KIA/CARAVAN1 7 0,0%
194FIAT/ELBA-7 0,0%
195AUDI/S61 7 0,0%
196AUDI/RS-7 0,0%
197MIDLUM4 7 0,0%
198LAND ROVER/RANGE ROVER-7 0,0%
199GM/VERANEIO1 7 0,0%
200AUDI/A81 6 0,0%
201AUDI/S1 6 0,0%
202FIAT/TEMPRA1 6 0,0%
203BS511 6 0,0%
204GM/C20-6 0,0%
205VW/GOL-6 0,0%
206JEEP/WRANGLER-6 0,0%
207ISTANA-6 0,0%
208LS-5 0,0%
209FIAT/PREMIO1 5 0,0%
210RENAULT/CLIO SEDAN5 5 0,0%
211FORD/F10002 5 0,0%
212G5001 5 0,0%
213ALFA 1662 4 0,0%
214COYOTE-4 0,0%
215SEAT/FABIA-4 0,0%
216RAM-4 0,0%
217RF1 4 0,0%
218LAND CRUISER-4 0,0%
219GM/CHEVETTE-3 0,0%
220GM/CORVETTE1 3 0,0%
221MIURA/SPIDE1 3 0,0%
222V8-3 0,0%
223FORD/VERONA-3 0,0%
224BMW/Z430-3 0,0%
225MINI-3 0,0%
226ENVOY-3 0,0%
227F150-3 0,0%
228ML55-3 0,0%
229TRAFIC-3 0,0%
230PEUGEOT/106-2 0,0%
231M.BENZ/CLK-2 0,0%
232FORD/DEL REY-2 0,0%
233M.BENZ/E55-2 0,0%
234VW/LOGUS1 2 0,0%
235BMW/M5-2 0,0%
236MRE1 2 0,0%
237CHRYSLER/NEON-2 0,0%
238FIAT/TIPO2 2 0,0%
239AUDI/TT-2 0,0%
240FORD/VERSAILLES-2 0,0%
241LEXUS/ES2 2 0,0%
242VOLVO/S90-2 0,0%
243A20-2 0,0%
244MATRIX-2 0,0%
245RT-2 0,0%
246SEQUOIA-2 0,0%
247TOWNER-2 0,0%
248T5-2 0,0%
249VOLVO/XC702 2 0,0%
250RX-2 0,0%
251BMW/750-1 0,0%
252HYUNDAI/ACCENT-1 0,0%
253M.BENZ/C280-1 0,0%
254M.BENZ/CLK230-1 0,0%
255M.BENZ/E240-1 0,0%
256MITSUBISHI/ECLIPSE-1 0,0%
257EVASION-1 0,0%
258VW/FUSCA-1 0,0%
259FORD/MUSTANG-1 0,0%
260GM/OPALA-1 0,0%
261KIA/SEPHIA-1 0,0%
262KIA/TIBURON1 1 0,0%
263CITROEN/XANTIA-1 0,0%
264MITSUBISHI/3200 GT-1 0,0%
265M.BENZ/SLK-1 0,0%
266504-1 0,0%
267A10-1 0,0%
268CHEVY-1 0,0%
269GMC-1 0,0%
270GALLOPER-1 0,0%
271LIBERTY1 1 0,0%
272LAND ROVER1 1 0,0%
273ML500-1 0,0%
274ML270-1 0,0%
275MODUVAN1 1 0,0%
276MONTEZ-1 0,0%
277MRE-1 0,0%
278RUSTICA-1 0,0%
279TCISWB-1 0,0%
280TERRACAN1 1 0,0%
281TUNDRA1 1 0,0%
282YUKON-1 0,0%
283VITARA-1 0,0%
284AEROSTAR-1 0,0%
285GALAX-1 0,0%
286GRAND BLAZER-1 0,0%
287MULTIVANI-1 0,0%

40 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eterna vice. E nem tendo o carro mais vendido conseguiu a liderança! Dessa fase saudades das vendas do Golf....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a VW agora é líder. Não viu? Veja abaixo:
      https://www.car.blog.br/2019/05/volkswagen-supera-gm-e-assume-lideranca.html

      Excluir
    2. Sempre ficou no “cheirinho”.

      Excluir
    3. Carlota, o mês não acabou, calma ai! Vai trocar a calcinha molhada, vai!

      Excluir
    4. Até o fim do mês será que se mantém ??

      Excluir
    5. Líder de largada de corrida, ou seja, o mesmo que nada. Vw como sempre, só vende Gol.

      Excluir
    6. Parabéns Carlota Vittar pelos 2 dias de liderança da VW em 2019... vamos comemorar bastante... esses 2 dias vão ficar marcados pelo ano todo nos nossos corações! 😃

      Excluir

    7. Eu venho neste blog so pra ler o Carlos... E rachar o bico !

      VW foi líder só no dia 2/5, qdo entregou lotes para locadoras ! Kkk

      Excluir
    8. kkkkkk é muito desespero.... ainda mais fazer um post para colocar o gol no mercado de usados.... kkkkkkkk
      chorem mais!!!! tá pouco!

      Excluir
    9. Pior de tudo é ter a certeza que o blog fez essa matéria só pra mostrar as vendas do gol.

      Excluir
    10. Realmente o Carlota é sem noção, achou que o golf e vender na 3000 unidades mes , nan vende nem no ano inteiro, agora vai se decepcionar com o tcross pseudo suv

      Excluir
  2. Peugeot foi a que mais caiu e Hyundai hoje vende quase 16,000% a mais. 206 tirando os seus problemas era o hatch mais bonito e moderno da época, mesmo impacto do hb20 2012, Peugeot tinha a galinha dos ovos de ouro na mão, pena que é péssima.

    ResponderExcluir
  3. Nesse ano ainda era possível comprar um Seat nas concessionárias VW, o que durou até meados de 2003.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei um SEAT Córdoba em 2000. Pensa num carro ordinário.

      Excluir
    2. Eu venho neste blog so pra ler o Carlos... E rachar o bico !

      VW foi líder só no dia 2/5, qdo entregou lotes para locadoras ! Kkkk

      Excluir
  4. Polo era pra ta em quinto ja que vendeu mais de 3000 unidades. Ta errada a posicao

    ResponderExcluir
  5. Época que as pessoas valorizavam os bons carros Europeus como Stilo, Astra, 307 e Golf.

    ResponderExcluir
  6. Para mim a geração do gol mais bonita.

    ResponderExcluir
  7. Tem um fiat 147 na 157° posição.kkkkk

    ResponderExcluir
  8. O bom e velho Mille arrancando um belo quarto lugar. Para mim um dos melhores carros de entrada que existiu, unia bom preco, robustez e baixo valor de manutenção, consumo, desempenho e espaço interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. unia ??? o que significa isso ? O cara posta vários comentários sem se preocupar com o bom português !

      Excluir
    2. Unia = verbo unir no Pretérito Imperfeito do Indicativo, na terceira pessoa do singular. Ex.: O carro unia performance e consumo.

      Excluir
    3. É um dos piores...

      Qquer batida era morte certa !

      Mas era bem barato de comprar e manter !

      Excluir
    4. Mille só deu certo porque no Brasil valia tudo (ainda vale, mas menos). Extremamente frágil, se decompunha. Mas sim, era barato de manter. As peças não duravam nada mesmo.

      Excluir
    5. Tenho um Mille Economy 4p 2011 e o carrinho está inteiro e muito firme. No ano passado comprei um Kwid Zen 0km e coloquei para rodar em todo tipo de estrada (como faço com o Mille). Minha ideia era vender o Mille e ficar com o Kwid. Resumo: eu tinha uma lista de 17 problemas do Kwid e com menos de 1 ano vendi, este sim "se decompunha". Fico imaginando o que será destes Kwid daqui 10 anos. Quanto ao Mille, continuo rodando com ele!

      Excluir
  9. O Peugeot 206 era nessa época ,o que o HB20 é atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez na época o 206 fosse muito mais revolucionário tecnologicamente que o HB20, que só inovou em design.

      Excluir
  10. Não, a VW agora é líder. Não viu? Veja abaixo:
    https://www.car.blog.br/2019/05/volkswagen-supera-gm-e-assume-lideranca.html
    Kkkkkkkkkkk,a saltitante com 2 dias de vendas , pra ela o mês só tem 2 dias kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Comédia mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Menina.louca , louca kkkkkkkkkkkkkkkk
    Tem q rir mesmo kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Salvo engano o primeiro suv aparece nessa lista aparece apenas na posição 43. Como as coisas pioraram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em compensação na 23 por ali tinha boas vendas de Picasso, Scenic e Zafira... coisas q ninguém quer nem de graça hoje.

      Excluir
  13. Eita saudade que vc tem hein blog

    ResponderExcluir
  14. Fiz 18 anos em 2002 e ganhei de presente um Golf Generation, carro era top! A vw parou no tempo. Tomara que ela volte a se atualizar.

    ResponderExcluir
  15. Legal, agora postem tb os rankings de 1960 até agora, pois quando li sobre o de 2002, percebi o quanto essa matéria foi útil para a humanidade. Continuem.

    ResponderExcluir
  16. Este mês GM com 17 % das vendas, após a chegada do novo Onix e Tracker passa para 20%

    ResponderExcluir
  17. Coloca aí o ranking de 2010 prá gente ver como o governo FHC dava um banho no Lula petralha.

    ResponderExcluir
  18. Que bom que o mercado evoluiu. Ante 3 marcas dominavam 75% de todas as vendas.

    ResponderExcluir
  19. SEAT, Meu Deus, que bom que nos livramos desse troço.

    ResponderExcluir
  20. E esse Gol GIII das fotos ainda é vendido hoje, mudaram somente a casca e o motor

    ResponderExcluir
  21. Naquela época o golf ainda vendia um pouquinho, hoje é fiasco total, também pouco evolui e e xerox do gol a preço de carro de luxo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem