Fim da Parati encerra um capítulo da história automobilística brasileira

A Volkwagen Parati está chegando ao fim, já que as últimas unidades da station wagon derivada do Gol, e que é um dos últimos resquícios dos carros da década de 90 ainda em produção, foi produzida no mês passado. Neste artigo vamos relembrar os principais modelos da Parati do ano 2000 até agora.

VW Parati Crossover 2003

Parati Turbo 16V

Em maio de 2000 a VW apresentou ao mercado as versões de Gol e Parati equipadas com o motor 10 16V Turbo, que prometia desempenho de 2.0 e consumo de 1.0. Segundo os dados oficiais, a Parati acelerava de 0 a 100 Km/h em 9,8s, chegando à velocidade máxima de 191 km/h.

VW Parati 1.0 16V Turbo

Ainda segundo a VW, o consumo em cidade era de 11,3 Km/l de gasolina e em estrada chegava a 16,5 Km/l.

Parati Tour 2001

VW Parati Tour 2001

A Parati Tour foi uma série especial que foi oferecida com motores 1.0 16V, 1.8 e 2.0. A versão 1.0 16V vinha com direção hidráulica, rodas de aço 14", pneus 185/60 R14 e supercalotas. Nas versões 1.8 e 2.0, além dos itens da versão 1.0 16V, a Parati recebeu ar condicionado, travamento central elétrico, vidros elétricos e alarme à distância.

VW Parati Tour 2001 - traseira

Opcionalmente, os modelos podiam receber irbag duplo, espelho retrovisor com controle elétrico, CD Player, alto-falantes e tweeters. Além do módulo Light, que agrega espelho de maquiagem iluminado nos dois pára-sóis, teto moldado, brake-light e farol de neblina.

Parati Evidence 2002

Parati Evidence 2002

Em Novembro de 2002 a VW lançou a Parati Evidence, montada a partir das versões 16V Turbo e 1.8 da Parati 2003, que tinham sofrido atualizações no design, o modelo agregava itens que ressaltam a beleza e o conforto por um preço atrativo. Vários acessórios compunham a lista de equipamentos de série, como pára-choques e aerofólio com brake-light na cor do veículo, vidros escurecidos Super Tinted, direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, além de vidros elétricos e trava elétrica nas 4 portas.

Parati Evidence 2002

O modelo tinha, também, antena no teto, lanterna traseira fumê, faróis com duplo refletor e máscara na cor do veículo, faróis e lanterna de neblina, ponteira de escape oval, imobilizador eletrônico, alarme keyless e aviso sonoro de velocidade, recurso que alerta quando a velocidade ultrapassa o limite pré-estabelecido pelo motorista. O consumidor pode adquirir, como opcional, freios ABS, airbag duplo, espelhos elétricos e CD Player.

Parati Evidence 2002

A Parati Evidence, 16V Turbo, tem 112 cv de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 191 km/h. Para os consumidores que optarem pela versão equipada com motor 1.8, o modelo tem 99 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 em 11,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 180 km/h.

Parati Evidence 2002

Os preços sugeridos da Parati Evidence equipada com motor 16V Turbo era de R$ 32.782,00 e na versão como motor 1.8, R$ 34.534,00.

Parati Crossover - 2003

No fim de 2002 a VW apresentou a Parati Crossover, de visual agressivo e imponente, mas sem perder a essência de um carro de passeio. Entre os principais destaques da Parati Crossover estão: suspensão elevada (27 mm de relação ao solo), detalhes cromados nos pára-choques e na grade dianteira, ponteira de escape oval, faróis duplos, luzes de neblina, roda exclusiva ANGRA 15” com pneus mais altos 195/55, lanternas traseiras fumês e vidros escurecidos Super Tinted. O logotipo cromado “Crossover” aparece na tampa traseira e nas duas portas dianteiras.

Parati Crossover 2003

A versão era equipada com os motores 1.0 16V Turbo e 2.0 litros. O modelo Turbo tem 112 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 15,8 kgfm a 2.000 rpm. O consumo na cidade é de 11,3 km/l e na estrada 16,5 km/l.

Parati Crossover 2003 - traseira

Já o modelo 2.0 litros possui os mesmos 112 cv de potência a 5.250 rpm e torque de 17,3 kgfm a 3.000 rpm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,7, consome na cidade 10,2 km/l e na estrada15 km/l.


De série, a Parati Crossover trazia direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura especial, travas elétricas nas quatro portas, imobilizador eletrônico, alarme sonoro de velocidade, alarme Keyless, brake-light e acabamento interno Tear Fly Vermelho (exclusivo). O preço sugerido para ambas as versões era o mesmo: R$ 34.950,00.

Parati 2003 - reposicionamento de mercado

Parati Crossover 2003 - prata

A linha 2003 da Parati foi caracterizada por um reposicionando, buscando uma simplificação que deixaria a stationmais atraente e acessível ao consumidor.


Nova composição de conteúdo, acabamento externo mais definido entre cada um dos modelos e o lançamento das versões City e Plus eram as principais novidades.


O novo modelo de entrada passava a ser a Parati City, com motor 1.6 (a álcool ou gasolina), que já está na rede de concessionários Volkswagen equipada com antena no pára-brisa, regulagem de altura do banco do motorista, pneus 175/70 e rodas de 13”.


A Parati Plus, versão intermediária com motor 1.8 a gasolina, tem ainda antena no teto, rodas 14” com pneus 185/60, brake-light e carcaça do espelho retrovisor na cor do veículo.


As versões topo de linha da Parati - Crossover 2.0, Crossover 16V Turbo, Sportline 16V Turbo e Comfortline 1.8 e 2.0, todas com motor a gasolina, passavam a ter uma nova composição de conteúdo além de ar-condicionado como item opcional. Todas as versões, inclusive a de entrada, vinham com direção hidráulica de série.

Parati Track & Field

VW Parati Track & Field

Em uma parceria com a Track & Field, grife premium em moda esportiva e moda praia, a Volkswagen lançou em 2003 a série especial Parati Track & Field. Disponível com as motorizações 1.6 Total Flex e 2.0 gasolina, a Parati Track & Field tinha como principais destaques o motor flexível, a suspensão elevada em 27 mm, além da inclusão de vários itens que reforçam os aspectos de esportividade da station Volkswagen.

VW Parati Track & Field

Externamente, a série recebeu aerofólio traseiro com brake-light, bagageiro de teto com barras longitudinais, antena no teto, friso de proteção lateral, retrovisores e pára-choques na cor do veículo e, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Reforçam o visual esportivo do modelo, a ponteira do escapamento cromado, a soleira externa em preto e os faróis duplos com máscara negra.

VW Parati Track & Field - interior

Completavam os equipamentos de série da Track & Field, o banco do motorista com regulagem de altura especial (bancos modulares), pára-sóis com espelho iluminado, banco traseiro com apoio de cabeça, direção hidráulica e SLM (módulo aviso sonoro de velocidade limite). Estão disponíveis como itens opcionais: ar-condicionado, aquecimento, vidros e travas elétricas com alarme, espelho retrovisor elétrico, airbag duplo, CD Player com regulagem no volante (4 alto falantes, 2 tweeters, porta CD) e rodas de liga-leve Maresias 15”.

Parati Track & Field 2003


Parati G4 2005

Em 2005 a VW colocou no mercado a série G4 do Gol, Saveiro e Parati, que era um G3 piorado, com pior acabamento, painel mais simples, mas nem por isso mais acessível.

VW Parati G4 2005

As mudanças efetuadas na Parati, assim como no Gol e Saveiro, ocorreram na parte traseira, que ganhou um novo pára-choque, nova lanterna e a tampa traseira. Ao mesmo tempo, houve uma elevação da “linha preta” na parte de baixo do pára-choque traseiro, para dar a impressão que o carro ficou mais alto e com a traseira mais empinada.

VW Parati G4 2005

O interior também mostrava mudanças, com Novo painel de instrumentos, nova cor ambiente, na tonalidade cinza basalto, e novos apliques em preto e cinza antracite, novos intrumentos combinados, novos revestimentos de porta, novo sistema de acionamento do vidro elétrico, novos volantes de três e de quatro raios e novos tecidos e figurinos de revestimento dos bancos.

VW Parati G4 2005

Os motores disponíveis eram o EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve 99 cv só com álcool e 97 cv só com gasolina. A aceleração do modelo de 0 a 100 km/h é completada em 11,4 segundos (álcool) e em 11,7 s (gasolina).

VW Parati G4 2005

Havia também nas versões as versões Plus e Comfortline, o motor EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, com o qual a Parati atinge a potência de 106 cv só com álcool e de 103 cv só com gasolina. Com este propulsor, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos (álcool) e em 10,3 s (gasolina), atingindo uma velocidade máxima de 192 km/h (álcool) e de 190 km/h (gasolina).

Parati Surf 2007

VW Parati Surf 2007

Em dezembro de 2007 a VW colocou no mercado a série especial Surf da Parati. O modelo era vendido com duas opções de motorização: 1.6 e 1.8. Para ressaltar o seu design externo, a empresa incorporou aos produtos faróis de longo alcance com máscara negra, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve de 15” na cor Cinza Tom e logotipia exclusiva nas laterais dos veículos.

VW Parati Surf 2007

Internamente, os veículos receberam vários apliques na cor prata, valorizando o desenho do painel e portas, como a moldura do instrumento combinado e das teclas que acionam o vidro elétrico. Os modelos ganharam ainda botão de acionamento dos faróis, botão do freio de mão, anel da saída de ventilação, gatilhos das portas, detalhes no volante e coifa da alavanca de câmbio. Além disso, ambos ganharam exclusivos porta-objetos e na Saveiro Surf ainda foram inclusas pedaleiras esportivas. A Parati Surf tinha preço sugerido de R$ 45.770, para motorização 1.6, e R$ 46.290, para motorização 1.8.

Vídeo: comerciais da VW Parati G3

Postar um comentário

40 Comentários

  1. Já passou da hora...

    A VW não estava mais com vontade de vender a Parati.

    Uma Parati Surf custa mais caro do que uma Spacefox, bem mais moderna e com ergonomia bem superior. Não tem lógica uma coisa dessas.

    E essa "Geração 4" é de longe a pior das gerações da Parati. Àquele painel vagabundo do Fox antigo matou o carro... Até o painel da Variant II nas Paratis de 1982 a 1987 era melhor.

    Infelizmente, a VW não tem interesse de lançar a Parati baseada na Geração 5 do Gol. Uma pena. Seria uma opção mais em conta do que a cara Spacefox...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G4 foi a pá de cal na Parati mesmo. Não sei como a VW teve coragem de tirar aquele painel magnífico da G3 para colocar o do Fox. Pior que o painel da G3 chegou a ser vendido como opcional na G4. Vai entender.

      Excluir
    2. Exatamente.

      O painel do GIII equipava o GIV quando o carro tinha o airbag duplo.

      Pra tu ver como àquele painel do Fox antigo é vagabundo...

      Excluir
    3. Pois é, eu acho que a VW ia arrebentar com a parati na versao do Gol G5 ou 6 e ate mesmo porque o saecefox nao e tao vendido ate mesmo porque se alguem bate um spacefox ta ferrado pra consertar, esse dias um caminhao da firma que trabalho bateu na traseira de um e ficou uma bagatela de R$ 10.000,00 para arrumar a tampa traseira.
      Eu tenho uma Parati, a minha e bem comum 1.0 16V, e vo fala a verdade, o conforto para um carro que tem 13 anos e otimo, e sem falar que a desvalorização e quase zero.
      VW eu quero uma parati 0KM

      Excluir
    4. Pois é, eu acho que a VW ia arrebentar com a parati na versao do Gol G5 ou 6 e ate mesmo porque o saecefox nao e tao vendido ate mesmo porque se alguem bate um spacefox ta ferrado pra consertar, esse dias um caminhao da firma que trabalho bateu na traseira de um e ficou uma bagatela de R$ 10.000,00 para arrumar a tampa traseira.
      Eu tenho uma Parati, a minha e bem comum 1.0 16V, e vo fala a verdade, o conforto para um carro que tem 13 anos e otimo, e sem falar que a desvalorização e quase zero.
      VW eu quero uma parati 0KM

      Excluir
  2. Bom eu tenho a 16 v Turbo CrossOver e não pretendo vende-la, só saio dela para o Audi -a1 ou Citroen DS3,

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber o consumo da parati 1.0 16v

    ResponderExcluir
  4. Gente boa msm é a parati G3 1.8 16V

    ResponderExcluir
  5. Ops me confudi é a G3 1.8 8V essa sim é máquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma e tô querendo vender. Preço de tabela dela é 16:700. por 15 mil ela vai embora.

      Excluir
    2. Eu tenho uma e tô querendo vender. Preço de tabela dela é 16:700. por 15 mil ela vai embora.

      Excluir
  6. Tenho uma g3 1.6 original á álcool e não sei se pego uma 1.8 á gasolina, 1.6 flex ou 1.8 flex ???? alguém sabe me dizer as medias de consumo das 1.8 (gasolina e flex) ?? obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  7. volks tirar um carro fantastico de linha pra collocar essa espace fox ridicula!!!! na linha volksvagem ja foi boa lembra gol gti gts voyage sport pena !!!

    ResponderExcluir
  8. volks tirar um carro fantastico de linha pra collocar essa espace fox ridicula!!!! na linha volksvagem ja foi boa lembra gol gti gts voyage sport pena !!!

    ResponderExcluir
  9. a parati vai se valoriza com esse encerramento ou ela vai baixar o custo?

    ResponderExcluir
  10. eu tenho uma parati g3 1.8 8v completa,e digo..ela é meu chodó..confortabilissima,linda,economica,e pretendo ficar com ela por mais uns 10 anos..

    ResponderExcluir
  11. 100 comentários, eu tenho uma surf 1.8 2008
    só alegria vai morrer comigo.......

    ResponderExcluir
  12. 100 comentários, eu tenho uma surf 1.8 2008
    só alegria vai morrer comigo.......

    ResponderExcluir
  13. ESTOU PEGANDO UMA 2007 1.6 TRACK FIELD EM NEGÓCIO ALGUÉM SABE ME DIZER SE ESTA É BOA E QUAL O CONSUMO DA MESMA?

    ResponderExcluir
  14. amoooooooooooooooooooooooo parati excelente carro

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. É a G3 GTI 2.0, tão rara que nem no artigo aparece.......

      Excluir
  16. amanhã fecharei negocio com uma parati crossover 2.0 8v 2004/2005..... alguém tem aí pra deixar sua OPINIÃO?

    ResponderExcluir
  17. parati crossover 2.0 8v 2004 vou comprar amanhã. alguém tem uma dessas pra me dizer o consumo? pois num site é 6\10 e em outro é 10\15

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma 2.0 Mi com o mesmo motor do santana 2.0, com potência de 121 cv, é a mesma crossover e até melhor um pouco, pois tem 121 cv, e a crossover só tem 112, e vou dizer uma coisa, não tem melhor, força e potência que o golf tem que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho uma, o golf 1.6 não vê nem a cor dela.

      Excluir
  19. Tenho uma 2.0 Mi, depois batizada de Crossover, ainda é melhor do que a crossover, pois tem os mesmos itens de série, e o motor é mais potente, 121 cv, enquanto o da crossover é de 112cv, e vou dizer uma coisa, é força que até o golf tem que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de adquirir uma Parati 2001 1.6 como não se fábrica mais esse modelo, será que terei problemas com peças para manutenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, tem peças em todos os lugares. e Parati não desvaloriza.

      Excluir
  21. Eu tenho uma 1.6 motor AP trend 2008/2009 um espetaculo de carro

    ResponderExcluir
  22. Boa msm é a minha parati GL 1.8 1993

    ResponderExcluir
  23. Boa mesmo é a minha parati 92 gl quadrada

    ResponderExcluir
  24. Boa noite pessoal tenho uma 1.8 8v e só troco por outra

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma Parati surf 2008 última da série motor ap 1.6 flex a vw jamais consegue um motor para igualar com ap, muito satisfeito e não pretendo vender!

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma 1.8 mi 2001 completa com ar condicionado, porta malas, retrovisor e os 4 vidros elétricos, ajuste de altura no banco do motorista, parasol iluminado e vou dizer é um carro muito forte e não é gastão para o motor que tem e olha que já esta comigo ha 4 anos e completou 222000 mil kms!
    Enfim, olhando outros carros no trânsito mais modernos fico ate pensando em trocar mas da pena porque o carro esta inteiro, tem motor potente e também o porta malas com espaço de sobra, ou seja mesmo sendo um veículo de projeto antigo, ainda da muito prazer em dirigir por tantas qualidades...
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  27. Carro Eh Demais, temos uma 2012/13 1.6 Ea827, o carro eh estúpido!!! Aguenta cacete, melhor carro Nacional.

    ResponderExcluir
  28. Alguma saiu com disco de freio nas 4 rodas?

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.