A Toyota confirmou em 17/04/2019, em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, que o Novo Corolla brasileiro será o primeiro veículo do mundo equipado com propulsão híbrida flex. Na ocasião, estiveram presentes o Governador de São Paulo, João Doria, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, dentre outros membros do governo estadual, entidades e da montadora.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

Os estudos envolvendo a tecnologia híbrida flex da Toyota foram anunciados pela fabricante em março do ano passado, enquanto a confirmação de produção aconteceu em dezembro do mesmo ano. Impulsionando um novo ciclo de evolução tecnológica no País, o anúncio está em linha com os propósitos do Programa Rota 2030 que busca, entre outros temas, estimular a produção de veículos mais eficientes.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

A 12ª geração do Corolla será o único veículo a contar com um motor elétrico e outro de tecnologia flexfuel, o Novo Corolla, com essa motorização, será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

O modelo será montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã grande Camry. Com ela, o Corolla dará um salto ainda maior em qualidade, conforto, dirigibilidade e estabilidade. Tudo isso aliado a uma série de novos equipamentos, fará deste futuro Corolla um carro completamente renovado.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados latino-americanos onde o veículo é exportado – Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia – a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.

Desenvolvimento do propulsor híbrido flex

Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase quatro anos, em meados de 2015. O projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias híbrida e flexfuel.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico (CO2), ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.



Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius. A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados de modo a contribuir na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do etanol, desde que o biocombustível é extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do motor. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados de abatimento do CO2 estão entre os melhores do mundo.

Processo de modernização

A fábrica da Toyota em Indaiatuba, localizada no interior de São Paulo (SP), será a pioneira neste processo de hibridização dos veículos da marca no Brasil. O Novo Corolla será produzido na planta, que vem sendo modernizada e passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade. Este foi o primeiro investimento da indústria automotiva nacional após o anúncio do Programa Rota 2030, o que demonstrou a confiança da Toyota no futuro do País.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

A modernização da planta, que completou 20 anos de operação em 2018, está intimamente ligada ao compromisso da Toyota de produzir carros cada vez melhores e ao engajamento de toda a sua cadeia de valor.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

A produção local da Nova Geração do Corolla equipado com motorização híbrida flex acontece 16 anos após o início da comercialização do primeiro veículo capaz de ser abastecido com gasolina e/ou etanol no País. Agora, como berço do primeiro híbrido flex do mundo, a unidade de Indaiatuba e o Novo Corolla ganham um novo papel como protagonistas na história da Toyota no Brasil.

Compromisso com o meio ambiente

O anúncio e a confirmação do Corolla como o primeiro automóvel híbrido flex do mundo faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. A visão corporativa, anunciada pela matriz Toyota Motor Corporation, em 2015, compreende seis desafios de sustentabilidade. Dentre eles, reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, gerando diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO2 até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da Toyota de todo o mundo. Outras missões são a diminuição no consumo de água, incentivar a reciclagem e estabelecer uma sociedade que esteja em harmonia e preserve a natureza.

Corolla no Brasil

As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada do Corolla no território nacional, importadas do Japão.

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local a partir de 1998, na mesma unidade localizada em Indaiatuba (SP).

Novo Toyota Corolla 2020 híbrido Flex

Desde então, com mais de 1 milhão de unidades produzidas no País, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso do Brasil. Nos últimos anos, ele mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios no mercado nacional, com uma fatia de mercado superior a 40%.

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A toyota é lider nos carros hibridos com os lexus hibridos e agora com o corolla hibrido flex.

    ResponderExcluir
  2. Ei, agora sai dessa reportagem e entre na no Sentra logo abaixo, desconsiderando as cores extravagantes no painel repare nos detalhe de acabamento do painel, muito mais bonito o do Sandra, mas é aquela coisa o dessa reportagem vai vender já o daquela não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse carro tem o interior mais bem resolvido e belo de todos os sedans médios que estão por vir...SHOW DE BOM GOSTO!!!! !!!!!!! !!!!!

      Excluir
    2. Esse aqui!? eu estou achando o interior do Sentra lindo, assim como o carro como um todo, pra nós brasileiros deveria vir com o 1.3 turbo de origem Renault, ai ficaria perfeito.

      Excluir
    3. Não vão trazer o novo Sentra pra Banânia, pode esquecer. Custo alto e chance zero de bater Civic e Corolla. A VW tentou agora com o novo Jetta e fracassou.

      Excluir
  3. Tem tudo pra ser o líder do segmento e passar o virtus, que está em primeiro, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, Virtus não é concorrente deste Corolla. Se não é do atual, deste que não será mesmo. O líder do seguimento de médios é e sempre será o Corolla, nada mudará.

      Excluir
    2. Voyage x Yaris
      Virtus x Corolla
      Jetta x Camry
      Passat x Lexus

      Excluir
    3. Voyage vs Etios
      Virtus x Yaris
      Jetta x Corolla
      Passat x Lexus (na minha opiniao o único confronto que você acertou)...
      E se formos comparar, a VW so deve levar como Voyage vendendo nas vendas diretas...

      Excluir
  4. Agora sim os híbridos vão se popularizar no país.

    Vamos esperar o preço e testes

    ResponderExcluir
  5. Digo e repito: Pela primeira vez cogito a compra de um Corolla. Só o que me desanima é esse câmbio CVT...

    ResponderExcluir
  6. Se já estava difícil passar o Corolla em vendas imagina a partir do lançamento dessa nova geração. Os japas estão anos luz a frente da concorrência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está muito mal informado colega, hoje os japas são os mais atrasados no mundo automobilístico, pelos menos uns 10 anos.

      Carros sem tecnologia e inovação? Fale com os japas.

      Excluir
    2. Nos EUA tinha Jetta híbrido plug-in até alguns anos e na década de 80 tinha o Jetta elétrico lá fora.

      Excluir
    3. E o Jetta hibridh, se fosse criado, sairia com preco do Golf GTI, do jeito que a VW gosta de valorizar os seus produtos...
      Logo levaria surra do Corolla para variar...
      A VW pode ate achar que seus produtos sejam melhores, porém a Toyota é uma marca consolidada aqui no Brasil, e a VW colocando os preços acima dos da Toyota ajuda a Toyota a continuar ganhando dela em alguns seguimentos...

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem