Depois de 32 anos de mercado no Japão, Estados Unidos e Europa, o Corolla começou a ser fabricado no Brasil em agosto de 1998 - há cerca de 20 anos atrás. A chegada desse sedan médio de luxo, marcou a nova etapa de expansão da Toyota no mercado brasileiro. Em 2002 chegou ao Brasil a geração 9 (veja detalhes aqui).

Toyota Corolla 1999 XEi Automático

Produzido na planta de Indaiatuba, São Paulo, em três versões - XLi (básico), XEi intermediário) e SE-G (luxo) – o Corolla 1999 adotava o motor 1.8 litro, 4 cilindros e 16 válvulas DOHC, de 116 cavalos de potência, nove a mais que o modelo anterior (importado), a 5.800 rpm e torque máximo de 15,7 Kgf.m a 4.800 rpm contra 14,4 Kgf.m a 4.800 rpm da versão importada.

Toyota Corolla 1999 Automático

Havia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas, ou automática de quatro velocidades. O Corolla com transmissão manual de cinco marchas acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge 196 km/h. O consumo de gasolina é de 9,3 km/l em cidade, e 13,3 km/l em estrada.

Toyota Corolla 1999 - manual

Já com câmbio automático de 4 marchas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos e a velocidade máxima cai para 179 km/h. O consumo de gasolina, porém, melhora para 9,9 km/l em cidade, e 15,4 km/l em estrada.

Toyota Corolla 1999 - interior - automático

O primeiro Toyota Corolla nacional trazia suspensão MacPherson com barras estabilizadoras, desenvolvida com atenção especial às condições brasileiras de rodagem.

Toyota Corolla 1999

O design do Corolla 1999 nacional recebeu mudanças em seu desenho, comparado à versão 97, importada. O conjunto ótico dianteiro, remodelado, possui faróis multirrefletores, proporcionando maior visibilidade, enquanto o conjunto ótico traseiro combina luminosidade e segurança, além de visual suave e elegante. A sobriedade do automóvel está expressa na nova frente, no estilo da grade cromada do radiador e na traseira, com destaque para lanternas com novo design.

Toyota Corolla 1999 - interior

No interior, o Corolla 1999 oferecia uma combinação de luxo e conforto, com destaque para o baixo nível de ruído. Medidas de conforto como o espaço para a cabeça e ombros, a proximidade do acesso aos controles, painel de instrumentos de melhor visualização e o controle do ar-condicionado de fácil operação são algumas facilidades mantidas na versão brasileira.

Toyota Corolla 1999 XLi

Externamente, o Corolla brasileiro ficou maior que o importado: 4.395 mm no comprimento e 1.405 mm na altura contra os 4.295 mm e 1.385 mm, respectivamente, da versão importada (imagem abaixo).

Toyota Corolla 1997 - Brasil - importado

A mudança de dimensões não alterou o coeficiente de penetração aerodinâmica do carro, mantido em 0,30.

Segurança

O Toyota Corolla 1999 trazia de série duplo airbag, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força. O automóvel contava ainda com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, inclusive para o ocupante do meio do banco traseiro.



Entre os os demais itens de série, havia direção hidráulica, ar-condicionado – opcional somente na versão XLi -, vidros elétricos (com o sistema antiesmagamento para a porta do motorista), travas elétricas, retrovisores elétricos e pára-choques na cor do veículo, entre outros.

34 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sedã médio DE LUXO??? Só se foi nessa época, porque , hoje em dia , o Corolla não passa de médio polular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum médio popular no Brasil.
      Via de regra, populares são compactos ou sub-compactos.

      Excluir
    2. Era de luxo quando comprei zero kilómetros. Hoje é um luxo ter esse carro leve, motor 1.8, com potência e dirigibilidade diferenciada. diferenciado. O nosso outro carro e Civic muito mais novo, mais luxuoso, mas prefiro dirigir meu Corolla qualquer dia.

      Excluir
  3. Um belíssimo carro , como até hoje é...!!!!

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando ainda vejo um desses nas ruas. E geralmente estao em otimo estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássicosvintage, tem um camarada que vem visitar um vizinho e tem um modelo deste. Não está grande coisa e vive com sons estranhos.

      Excluir
  5. Daniel mb,se VC acha um corolla um carro popular,vc não sabe diferenciar um popular de um carro de luxo!

    ResponderExcluir
  6. Nunca foi carro de luxo....
    Mediano e se pegar o de entrada GLI perde para carro popular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro padrão dos Estados Unidos da América é um carro popular mas pro padrão brasileiro acaba sendo sim um carro de Luxo

      Excluir
  7. Não vão falar do aumento de preços exagerado que fizeram no up! ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podem falar de algo que nao existe, o up não teve aumento no preço, teve uma valorização.

      Excluir
  8. Não tem como comparar corolla com carro nacional são tudo uns lixos vcs que criticam corolla não entendem de carro e fica comprando essas merdas populares

    ResponderExcluir
  9. Quero saber mais sobre esse corola 1999 sua vantagens e desvantagens..

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Corolla 99 já possui carros zero mas não chega aos pés do corolinha ótimo carro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um destes por acaso....Guardado sob Judice...Apos 12 Anos na garagem....primeira proprietaria (Mulher). Trocado todas as Borrachas ...Revisado...agora novo EM FOLHA Os Pneus ainda era os originais...Existe ainda o cheiro de novo....TOP...nao Troco por um 2012..Nem Pensar....LUXO, BELEZA, LEVEZA, CONFORTO E ORIGINALIDADE....PREÇO....nao sei....

      Excluir
  11. Tenho m corolla 1999 com 44 mil km, estado de zero, não troco por dois carros populares zero, esse populares com cambio manual, sem ar condicionado, para chegar a 100 km/h o motor está em 4 mil giros.
    quem fala que corolla é igual a carro popular é porque nunca andou num corolla. nem sabe que é o carro mais vendido no mundo em 40 anos. não tem para ninguém. corolla é corolla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Tenho um corolla 2000 automático e é uma relíquia. Não é possível comparar nem com os carros novos 1.6

      Excluir
  12. Corolla 1999 ser comparado com carro popular, isso deve ser alguém que curte ter um fiat, Peugeot, citroen, Renault...esses sim são lixo

    ResponderExcluir
  13. O pessoal que compara um Corolla com carro popular tá sem noção, esses corollinhas são outro nível, espero encontrar um bem conservado para eu comprar.

    ResponderExcluir
  14. Carro excelente! Tenho um Xei e estou vendendo pra adquirir outro corolla mais novo. 41 99631-4096

    ResponderExcluir
  15. Tenho um desse 2000, está em excelente estado e funciona tudo, meus caros esse carro foi feito com qualidade em todos os aspectos, principalmente na questão de ruídos internos que é zero, é potente, economico e muito confiável.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.
    Tenho um corolla 1.8 16v 2000
    Gasolina.
    Eu pessoalmente até hj n vi problema algum
    É um ótimo carro. Nunca me deixou na mão.
    Tenho ele a 5 anos. Carro muito econômico praticamente indestrutivel.
    Manutenção somente rotineira
    Economia 15 ppr litro estrada a 80 kms/h ótima estabilidade
    Porta malas ótimo.
    Meu cololla hj com 160.000 kms não baixa 1 ml de óleo do motor
    Não a um vazamento de qualquer óleo utilizado freio embreagem direção hidráulica.
    Ta tudo original de fábrica motor nunca foi aberto stand.
    Ótimo automóvel

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um Corolla 2000 automático há 3 anos, sou o segundo dono do carro tem apenas 167.000 KM. Conferso que não dá para comparar com muitos carros... Ele é diferenciado, é muito gostoso de digirir. Hoje mesmo estava numa oficina com meu Honda fit e o mecânico me disse: Trabalho em oficina há mais de 20 anos e nunca fiz um motor de um corolla.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Comprei meu primeiro carro aos 51 anos e escolhi um Corolla ano 2000 automático branquinho 163 mil km estou adorando sou o terceiro dono é um carro muito gostoso de guiar viajei mais de 900 km com ele não tive nem um problema relacionado a motos só borrachas recheadas com o tempo por ficar muito tempo parado era de um Sr.
    Em fim não posso falar de outros porque esse é o primeiro e como nunca liguei muito pra carros
    Acho que esse vou arrumar o que tiver de arrumar e ficar com ele
    Acha todas peças na internet e não são tão caras assim por dentro está um luxo o ar gela muito
    Ou seja o carro é top.
    Valeu

    ResponderExcluir
  19. A propósito
    O óleo de motor do Corolla é mesmo o 10w30? Se puderem me responda-o agradeço
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. COMPREI AGORA TEM UMA SEMANA,NAO TENHO O QUE DIZER E O SEXTO CARRO NAO EXISTE CARRO MELHOR NO MUNDO,SE FOSSE RUIM O MEXICO E ESTADOSUNIDO NAO TINHA

    ResponderExcluir
  21. Tenho um 99 seg a 5 anos. Carro incomparável,muito confortável,forte e econômico. Faço viagens de 7h praticamente sem precisar parar,só pra ir ao banheiro. Podem vim com um carro popular completo,0km, que n troco pelo Corolla.

    ResponderExcluir
  22. Esse pessoal que quer comparar um Corolla com carro popular, me diz qual carro popular que vem com airbag,freios ABS,bancos em couro e alguns com piloto automático,todo ele em si é muito bem feito,isso num carro fabricado em 1999 comparando com um 2020. Depois que vc tem ele todo em dia pode ficar tranquilo q não vai precisar gastar com manutenção por 4,5 ou 6 anos, é só por peças originais ou de boa qualidade e um mecânico bom que vc vai ter um carro pra vida inteira. A maioria dos carros populares é só andar um pouco em estrada de chão que já começa a bater tudo. Você troca uma peça num carro popular,em 1 ou 2 anos já vai ter q trocar de novo,já no Corolla essa mesma peça dura pelo menos o dobro do tempo.

    ResponderExcluir
  23. Aqui em casa cansamos de bater cabeça,já tivemos Doblo,Siena gol ,uno e Corsa ,todos deram muitos problemas,agora compramos um Corolla 99 1.8 . Ótimo pra digirir ,eu e meu esposo estamos apaixonados.outro nível . Vamos terminar a reforma da casa e se Deus quiser comprar um carro mais novo ,mas vai ser corolla. nunca será comparado a um carro popular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem