Car.blog.br

Pesquisar este blog

Toyota Corolla 1999 - o primeiro nacional: fotos e consumo

Categorias: , , , , , , 15 Comentários

Depois de 32 anos de mercado no Japão, Estados Unidos e Europa, o Corolla começou a ser fabricado no Brasil em agosto de 1998 - há cerca de 20 anos atrás. A chegada desse sedan médio de luxo, marcou a nova etapa de expansão da Toyota no mercado brasileiro. Em 2002 chegou ao Brasil a geração 9 (veja detalhes aqui).

Toyota Corolla 1999 XEi Automático

Produzido na planta de Indaiatuba, São Paulo, em três versões - XLi (básico), XEi intermediário) e SE-G (luxo) – o Corolla 1999 adotava o motor 1.8 litro, 4 cilindros e 16 válvulas DOHC, de 116 cavalos de potência, nove a mais que o modelo anterior (importado), a 5.800 rpm e torque máximo de 15,7 Kgf.m a 4.800 rpm contra 14,4 Kgf.m a 4.800 rpm da versão importada.

Toyota Corolla 1999 Automático

Havia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas, ou automática de quatro velocidades. O Corolla com transmissão manual de cinco marchas acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge 196 km/h. O consumo de gasolina é de 9,3 km/l em cidade, e 13,3 km/l em estrada.

Toyota Corolla 1999 - manual

Já com câmbio automático de 4 marchas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos e a velocidade máxima cai para 179 km/h. O consumo de gasolina, porém, melhora para 9,9 km/l em cidade, e 15,4 km/l em estrada.

Toyota Corolla 1999 - interior - automático

O primeiro Toyota Corolla nacional trazia suspensão MacPherson com barras estabilizadoras, desenvolvida com atenção especial às condições brasileiras de rodagem.

Toyota Corolla 1999

O design do Corolla 1999 nacional recebeu mudanças em seu desenho, comparado à versão 97, importada. O conjunto ótico dianteiro, remodelado, possui faróis multirrefletores, proporcionando maior visibilidade, enquanto o conjunto ótico traseiro combina luminosidade e segurança, além de visual suave e elegante. A sobriedade do automóvel está expressa na nova frente, no estilo da grade cromada do radiador e na traseira, com destaque para lanternas com novo design.

Toyota Corolla 1999 - interior

No interior, o Corolla 1999 oferecia uma combinação de luxo e conforto, com destaque para o baixo nível de ruído. Medidas de conforto como o espaço para a cabeça e ombros, a proximidade do acesso aos controles, painel de instrumentos de melhor visualização e o controle do ar-condicionado de fácil operação são algumas facilidades mantidas na versão brasileira.

Toyota Corolla 1999 XLi

Externamente, o Corolla brasileiro ficou maior que o importado: 4.395 mm no comprimento e 1.405 mm na altura contra os 4.295 mm e 1.385 mm, respectivamente, da versão importada (imagem abaixo).

Toyota Corolla 1997 - Brasil - importado

A mudança de dimensões não alterou o coeficiente de penetração aerodinâmica do carro, mantido em 0,30.

Segurança

O Toyota Corolla 1999 trazia de série duplo airbag, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força. O automóvel contava ainda com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, inclusive para o ocupante do meio do banco traseiro.



Entre os os demais itens de série, havia direção hidráulica, ar-condicionado – opcional somente na versão XLi -, vidros elétricos (com o sistema antiesmagamento para a porta do motorista), travas elétricas, retrovisores elétricos e pára-choques na cor do veículo, entre outros.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sedã médio DE LUXO??? Só se foi nessa época, porque , hoje em dia , o Corolla não passa de médio polular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum médio popular no Brasil.
      Via de regra, populares são compactos ou sub-compactos.

      Excluir
  3. Um belíssimo carro , como até hoje é...!!!!

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando ainda vejo um desses nas ruas. E geralmente estao em otimo estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássicosvintage, tem um camarada que vem visitar um vizinho e tem um modelo deste. Não está grande coisa e vive com sons estranhos.

      Excluir
  5. Daniel mb,se VC acha um corolla um carro popular,vc não sabe diferenciar um popular de um carro de luxo!

    ResponderExcluir
  6. Nunca foi carro de luxo....
    Mediano e se pegar o de entrada GLI perde para carro popular...

    ResponderExcluir
  7. Não vão falar do aumento de preços exagerado que fizeram no up! ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podem falar de algo que nao existe, o up não teve aumento no preço, teve uma valorização.

      Excluir
  8. Não tem como comparar corolla com carro nacional são tudo uns lixos vcs que criticam corolla não entendem de carro e fica comprando essas merdas populares

    ResponderExcluir
  9. Quero saber mais sobre esse corola 1999 sua vantagens e desvantagens..

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.