Car.blog.br

Pesquisar este blog

Novo VW Jetta 2.0 GLi 2020 é um Golf GTI com porta-malas

Categorias: , , , 17 Comentários

A nova versão esportiva do Jetta, o GLi, pode ser entendido como um Golf GTI com porta-malas, ou seja, um sedã médio espaçoso com performance e comportamento dinâmico de hot-hatch.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O novo Jetta GLI 2.0 Turbo vem sendo testado em diversas pistas desafiadoras nos EUA, e o sedã tem deixado excelente impressão dinâmica, encarando estradas com muitas curvas sem deixar cair uma gota de suor dos motoristas.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O Jetta GLi ainda está ausente no line-up do modelo no Brasil, mas chegará este ano. Assim como os modelos com o motor 1.4 TSI, o GLi traz arquitetura de plataforma modular global da montadora conhecida como MQB - a mesma usada pelo Golf e sua variante GTI de alto desempenho - que tem feito a alegria de entusiastas nos últimos anos, está agora sob a pele do Jetta.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

A versão GLI toma emprestado o motor do GTI, suspensão e freios maiores, e troca a suspensão traseira com barra de torção por uma configuração multi-link. Ou seja, é um Golf GTI com porta-malas.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

No lugar do motor de 1.4 L, o GLI usa um 2.0L de quatro cilindros turbo que faz 228 cavalos de potência e 350 Nm de torque.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Escolhas de transmissão são uma manual de seis velocidades ou uma DSG-7 de dupla embreagem - que é a opção padrão (o câmbio manual é opcional). Não há nenhuma versão AWD disponível.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Nos EUA o Jetta GLI vem totalmente equipado, a US $ 31.695 (R$ 125 mil) para o manual e US $ 33.095 (R$ 131 mil)  para o automático.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Em homenagem aos 35 anos dos GLI, há uma edição 35º aniversário disponível que adiciona emblemas especiais, acentos pretos e rodas exclusivas para um adicional $ 750 ( R$ 3.000).

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O único opcional disponível, em ambos o modelo regular ou a edição de aniversário de 35 anos, é um pacote de US $ 995 (R$ 3.930) que adiciona controle de cruzeiro adaptável, auxiliar de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, e faróis automáticos de alta feixe. Em comparação, um Jetta regular, começa em US $ 20.995 (R$ 83 mil), enquanto o Golf GTI começa em US $ 30.845 (R$ 122 mil).

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O Jetta GLI apesar da proposta esportiva, não é um "monstro cuspidor de fogo". Diz-se que seria legal até mesmo um pouco mais de ruído do motor, dado que os quatro cilindros 2.0 estão produzindo bem mais potência do que o convencional. Mas o Jetta é um sedã de estilo esportivo, mas feito para um cavalheiro levar uma dama.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Então ele tem uma aceleração linear, no lugar de uma pressão no pescoço quando você aperta o acelerador. Ele tem uma suspensão firme, mas não transmite todas as imperfeições do piso à cabine. A direção de relação variável é sensível, bem ponderada e suave, e fica mais firme quando se seleciona o modo Sport no lugar do Eco, Normal ou Eficiência.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Apesar do refinamento, o Jetta GLI encara curvas com equilíbrio. É, porém, apontado como suave demais para aqueles que aqueles que gostam de passeios esportivos primais e desafiadores. Entretanto, há que se reconhecer que esse não é o público desse carro.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

No EUA, a transmissão automática é a preferida, mas não tão avassaladoramente quanto se supõe - pelo menos no Jetta. No modelo anterior o câmbio DSG estava em 60% das unidades vendidas, enquanto a transmissão manual respondeu por 40% - um número elevado para um mercado como o norte-americano.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

A transmissão DSG-7 se comporta exatamente como você esperaria: As mudanças são rápidas e com uma suavidade satisfatória para um uso mais moderado em uma condução diária. O ajuste da transmissão tem sido apontada com ajuste de eficiência de combustível acima de tudo, mesmo se o modo de condução não esteja definido como ECO, ela migra para relações mais altas (e, portanto, de menor rotação), logo que possível e, em seguida, gosta de ficar lá, a tal ponto que às vezes pode-se sentir o carro arrastando o motor. Há paddle shifters para alternar manualmente entre as engrenagens, mas aponta-se que a transmissão poderia ser um pouco mais rápido para responder a elas.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O interior do Jetta GLI 2020 é bonito. Há estilo, mostradores simples e botões para o controle de temperatura e botões físicos para trazer as várias funções da tela sensível ao toque do sistema de infotainment.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Os assentos são típicos dos fabricantes de automóveis alemães: firmes no lugar de confortáveis, mas que se traduz em apoio para as costas e para as pernas para ficar confortável em viagens mais longas. Há uma quantidade razoável de espaço para as pernas no banco traseiro e os encostos dobrados para baixo aumentam a capacidade já generosa do porta-malas.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

De série o Jetta GLI traz recursos como monitoramento de ponto-cego, navegação por GPS, sistema de áudio premium, teto solar, espelho retrovisor com escurecimento automático, ar-condicionado dual-zone automático, assentos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, banco do condutor eletricamente ajustável e estofamento de couro.

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

Também de acordo com o comportamento mais maduro do GLI, a cabine é silenciosa. Há um pouco mais ruido do escape no modo Sport, mas é mais como música de fundo.

Conclusão

VW Jetta 2.0 TSI 2020 GLI

O Jetta GLi não irá agradar aos fãs sedãs esportivos hardcore. Ele só não é forte e cru suficiente. Mas aqueles que querem um modelo de performance envolto em uma luva de veludo, devem experimentá-lo.

17 comentários:

  1. Cuspidor de fogo é o 2.0 280cv disponível para Passat e Arteon (na Alemanha)

    ResponderExcluir
  2. Espera aí, se o Novo VW Jetta 2.0 GLi 2020 é um Golf GTI com porta-malas, porque se chama Jetta então? Cada uma viu. O certo seria Golf Sedan GTI kkkk

    ResponderExcluir
  3. Se a VW fizesse como a Toyota, teria o nome do carro mais vendido do mundo, pois a Toyota faz assim, carros diferentes com o mesmo nome. Porém Golf e Jetta são o mesmo carro, ainda assim a VW distingue os dois, sendo Golf apenas hach e o Jetta sedam. E se considerarmos que o Polo também é um Golf? Também se sabe que terá um SUV do Golf. Conclusão, o Golf é o carro mais vendido do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox também? Ah, o Voyage seria um Golf sedan menor? Enfim, nem esse Jetta é um Golf. O interior é diferente, a frente é bem diferente, a dinâmica também, a proposta e público também. Jetta conquistou seu espaço como sedan, sem depender do Golf. E levou anos para receber a MQB. Jetta não é Golf, Polo muuuito menos, mas põe menos nisso.

      Excluir
  4. Que novidade... Igual o voyage que é um gol com porta malas.

    ResponderExcluir
  5. Que frase retrógrada e antiquada para o mundo moderno de mulheres independentes e decididas (ainda bem!):
    "Mas o Jetta é um sedã de estilo esportivo, mas feito para um cavalheiro levar uma dama. "
    Pior marketing do que isso impossível.

    ResponderExcluir
  6. Carrão esse Jetta GLI, especialmente para quem tem familia e não abre mão da esportividade. Mas ainda não se compara ao GTI, que é ouro carro, outra distribuição de peso e acerto, continua o GTI inigualável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem falado Eddie. É carro pra quem sabe o que comprar.

      Excluir
  7. Cadê o recall do Gol e Passat 2002/2003??? Air bags assassinos

    ResponderExcluir
  8. Vira a preço do Passat 150k. Só que o Passat é muito mais carro.

    ResponderExcluir
  9. Jetta GLi x Corolla GLi vale um grande comparativo né?

    ResponderExcluir
  10. Um virtus maquiado que vai custar 150 mil. Tem que ser louco para pagar isso num carro que você quase nunca vai usar esse motor. Mesmo visual, interior de sempre.VW de sempre, gol/virtus maquiado.

    Nossa estradas cheias de buraco, transito e radares? Vamos ser sinceros, nem 0,1% do tempo que você tem o carro vai usar esse motor 2.0 na pratica.

    ResponderExcluir
  11. agora o Golf vende as 6.000 unidades mês, segundo a " profetiza".

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.