O Fiat Mobi chegou ao mercado em março, com preço inicial na casa de R$ 32 mil reais - considerado excessivo à época, sobretudo em face dos preços do VW Up!, seu principal concorrente, com preços similares. Agora, seis meses depois, e com preços inalterados desde então, o sub-compacto ficou competitivo.

Fiat Mobi Way - Prata

Desde o lançamento do sub-compacto da Fiat, os preços do Up! e de todos os demais carros subiram, e os do Mobi ficaram congelados, o que deu competitividade para modelo da FCA, permitindo-o ocupar o segmento de mercado antes reservado à versão de acesso do Uno, o Vivace.

Fiat Mobi Way - Prata

Os preços estacionados do Mobi o tornaram uma opção bastante competitiva frente ao Up! - que continua a ser um veículo tecnicamente superior, mas cobra caro por isso, como fica claro no comparativo de preços.

Fiat Mobi Way - Prata

O Fiat Mobi Easy On, por exemplo, que já vem de série com ar-condicionado e direção hidráulica, sai a R$ 35.800 reais, enquanto um Up! Take 4 portas com o pacote completo é nada menos que R$ 5.690 reais mais caro: R$ 41.490 reais.

Fiat Mobi Way - Prata

É fato, porém, que o Take Up! completo tem alguns itens a mais que o Mobi Easy On, como vidros e travas elétricas e o lavador e desembaçador traseiro - itens estes que estão presentes na versão Like do Mobi, que custa R$ 37.900 reais, ainda assim R$ 3.590 reais mais em conta que o VW.

Fiat Mobi Way  2017 - interior - painel

Além disso, é importante ressaltar a chegada ao mercado da versão Mobi Way, aventureira, com suspensão elevada e decoração diferenciada, baseada no pacote de opcionais Like, com preço sugerido de R$ 39.300 reais - ainda assim R$ 2.190 reais a menos que o Take Up! 4 portas com pacote completo, que é o Up! com ar e direção mais barato que existe - deu um impulso a mais ao Mobi, pois o consumidor brasileiro aprecia esse tipo de configuração "off-road".

Fiat Mobi Way - Prata

De qualquer forma, o Fiat Mobi não é um modelo com soluções inovadoras (direção hidráulica) e tem um motor antiquado e pouco eficiente, mas sua suspensão tem ajuste macio e é bastante robusta para enfrentar a baixa qualidade das vias brasileiras, mais ainda no caso da versão Way, que além de maior altura em relação ao solo, tem ainda barra estabilizadora.



O interior também agrada, com uma direção hidráulica muito leve, ar-condicionado, computador de bordo e vidros e travas elétricas, com um padrão de acabamento um pouco acima do que se observa usualmente nos modelos Fiat.

Fiat Mobi 2017 - espaço traseiro

O que é falho no Mobi é o espaço para ocupantes traseiros e para bagagem. A distância entre-eixos encurtada em 12 cm relativamente ao Uno, se por um lado o torna ágil em manobras urbanas, retira espaço dos passageiros do banco traseiro. O porta-malas, de apenas 215 litros, é um pouco maior que um porta-luvas, mas ele compensa com o encosto traseiro rebatível em 40:60 em todas as versões - algo indisponível no Up!.

Conclusão

Fiat Mobi Way - Prata Brari

O Fiat Mobi é um sub-compacto macio, ágil e relativamente econômico. O congelamento de preços adotado pela Fiat desde o seu lançamento resultou em uma redução real de preços - pois a inflação e os preços dos concorrentes subiram - tornando-o uma opção com bom custo x benefício.

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Qualidade custa mais caro mesmo!
    Estrutura mais moderna e construção sólida, materiais e montagem de primeira linha.
    Idêntico ao europeu em mecânica e construção, tem que ser mais caro mesmo.
    O up é pra quem se importa com segurança e exige mais qualidade.
    O Mobi é pro povão mesmo, que aceita qualquer porcaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mobi é pra quem prioriza conforto, acabamento, design, equipamentos e custo/benefício. Mas é um carro concebido para solteiros(a), considerando o tamanho do porta-malas, por isso é surpreendente o volume de vendas, mesmo com o preço tão atraente.

      Excluir
    2. Acabamento e design. Sério mesmo?

      Excluir
  2. Qualidade custa mais caro mesmo!
    Estrutura mais moderna e construção sólida, materiais e montagem de primeira linha.
    Idêntico ao europeu em mecânica e construção, tem que ser mais caro mesmo.
    O up é pra quem se importa com segurança e exige mais qualidade.
    O Mobi é pro povão mesmo, que aceita qualquer porcaria.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida, vale pagar um pouco mais e ter um carro melhor ....(dentro de sua categoria) é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto está um Mobi hoje completo comparável ao Move Up completo (trio, rodas, som e sensores). Esta semana vi um Move TSI completo 2017 por 47k. Que custe 40k um Mobi equivalente mas aspirado e jurássico 4 cil, tanquinho e DH; vc só não compra o Up TSI se não puder cobrir a diferença. O Run Up aspirado (muito bonito) estava por 44k. Estou aguardando o crash test do Mobi.

      Excluir
    2. Concordo que vale sim, o problema é o publico alvo nem sempre tem esse dinheiro para pagar a mais.

      Excluir
  4. Bom, de fato o preço subiu, e mesmo o Up! sendo superior, preço é algo que conta muito, e essa versão Way por R$ 40 mil é matador, já vi muitas por aqui, e brasileiro adora carro aventureiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente brasileiro gosta de carro maquiado, de falsa pick-up. Nunca havia chegado perto dum Fiat Toro, vi num shopping; carro muito feio, caçamba ridícula, um monte de aço sem forma, caro e manco. Mas não é essa a questão, fiquei impressionado com a reação das pessoas ao meu redor quando se aproximavam do carro (Toro), pareciam crianças, queriam saber preço, rasgavam elogios, etc. A Fiat e seus designers com o Toro e Mobi parece que acertaram no gosto do brasileiro mediano. Não quero ser pretencioso, mas o design limpo, fluido, acabou pelo menos aqui no Brasil, o consumidor mediano gosta mesmo é desses monstrengos, a família Monstro da Fiat (Renegade, Toro, Mobi e Uno) conseguiu agradar a maioria.

      Excluir
    2. Pessoalmente não acho a Toro feia, pelo contrário, foi um dos únicos design da Fiat que me agrada, depois do Bravo.
      Mas a Toro é um carro para quem quer aparecer e aparecer com novidade, pois para uso diário, na cidade, usar a caçamba é burrice, fora o fato do motor vir com o requentado eTorq, que é bom no Bravo, mas só no Bravo.
      E sim, a Fiat ao meu ver é a montadora que mais entende de Brasil. O Mobi está vendendo muito para o que é oferecido justamente pelo fato novidade e visual carregado, chamativo.

      Excluir
    3. Eddie, você até acertou chamar o Uno e Mobi de monstros, agora Renegade vende bem até nos EUA,e a Toro tem design premiado.

      Excluir
    4. E aqui na Europa o Renegade está vendendo bem também. No caso do Jeep o design não é atemporal, é arregional (se é que existe essa palavra).

      Excluir
    5. Pois é cada um com seus gostos pessoais.
      Vc entra num showroom VWB e vc vê carros sóbrios e atualizados, mesmo o feioso Gol que melhorou bastante com o novo painel e motor, falta o Saveiro ser atualizado. Enquanto na Fiat é um festival de formas, o que é uma Strada e a Palio Adventure, ausência total de bom senso estético, e a motorização, sem comentários.
      Quanto ao Renegade eu sou suspeito porque não vejo graça ou vantagem em SUVs. O Renegade não tem porta-malas, como pode. E precisar pagar 130k por um diesel é demais para poder ter um carro que performa em qualquer situação, o modelo flex é fora de cogitação pra quem entende um pouco de automóvel até, que a Fiat venha com uma linha de motores moderna. Fiat Toro, ganhou premio sim, mas não consigo ver harmonia naquele design e o que é aquela caçamba tipo paralelepípedo, não serve pra nada. Uma pena que nos sites não vejo mais analises de design de especialistas.

      Excluir
    6. O Gol melhorou pouco, apesar do lindo painel, perdeu o farol biparábola, e carece da versão TSI.

      Excluir
    7. Sim, concordo. Não havia reparado que perdeu o bi-parabola. Toda a linha VWB nacional exceto o Jetta precisa ter opção TSI 1 litro. Tudo será melhor, IPI menor, economia de gasolina e excelente performance.

      Excluir
  5. esse mobi seria custo beneficio pra min so se o completo fosse uns 35mil

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o bom custa caro. Ainda mais nesse país, mas a política de preço é uma coisa que na hora da venda interfere muito, as pessoas vão ver o UP até gostam do carro. Mas aí vai pra concorrência encontrão 5,6,7k de desconto esquecem todos os benefícios do modelo superior.

    ResponderExcluir
  7. A pessoa faz um teste drive em um move UP TSI e vai lá CSS chevrolet e compra um onix ls completo e ainda ganha roda, som e film por 34k kkkkkkkkkk irônico mode. Mas é mais ou menos isso que acontece hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo que acontece. Ela pensa: o UP é melhor, mas esse aqui vai me atender do mesmo jeito tb e esta 5k mais barato. Vou nesse mesmo.

      Excluir
  8. Só considero o mobi uma opção depois que ele sofrer uma plástica geral e tiver um motor deste milênio, até lá, up ou picanto (eu realmente gosto muito do kia kkk)

    ResponderExcluir
  9. Há tempos se quer entro numa concessionária Fiat . Modelos defasados , câmbio dualogic horrível e este carro não trouxe nada de inovação. Carro pra quem é fã da marca mas se pensarem um pouco nem passam perto deste modelo. Enfim , cada um que gaste seu dinheiro achar melhor mas na minha opinião este carro é horrível , parece modelo chinês.

    ResponderExcluir
  10. o up é um carro melhor, mas muito feio e com o valor dele da pra comprar ka, hb20, onix, etc. sai do preço do mobi. se o mobi ficar abaixo na faixa de preço o que é importante para as pessoas que estao comprando carro de entrada ele vai vender mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Up é um sub compacto e é obrigação eles serem caixotes para ter espaço interno e isso afeta o design, todos são diferentes no visual pois precisam preservar o máximo de espaço para a cabine, no aproveitamento de um Up e um mobi, o tamanho de um fusion que cabem 4 pessoas confortáveis Sem sobra de espaço e uma mala não muito grande, teria o aproveitamento de uma Van.
      Vide o FIAT 500, ele é maior que o Up! É "bonitinho" mas só cabem duas pessoas, o espaço traseiro é inexistente e a mala é minúscula, no Up vão 4 e ainda tem uma mala na média dos hatch pequenos, mesmo o mobi, com 3cm a mais o Up tem mais espaço interno e mala muito maior, Up tem um projeto bem feito! boa mecânica, qualidade construtiva e segurança e cobra por isso.
      Duro é um HB20, um ônix ser comparado a um subcompacto e ainda serem inferior em vários quesitos como qualidade e segurança, é o famoso belo Antônio, bonito por fora e ordinário por dentro, seria bom se tivessem mais Ups por ai...

      Excluir
  11. Verdadeiros ABSURDOS de preços !!
    Mas tem gente que compra , fazer o que ?

    ResponderExcluir
  12. o mobi so vale apena se for na versao easy on ou like, o resto ou e muito simples ou e muito caro oq o torna nada interessante. ou seja ele vale no maximo 40mil.

    ResponderExcluir
  13. Esse Mobi não pode custar mais de 25 mil. É um projeto antigo, " remendado", cheio de falhas. Inclusive numa colisão, vai "matar" todos que estiverem no carro.

    E para um carro 1.0 esse Mobi "bebe" demais". Pelo tamanho do carro e peso,tinha que ser bem mais econômico. Coisa que ele não é.
    É uma mistura de "Uno quadrado" com "fiat 147 melhorado". Coitado de quem comprar.... Quero ver o resultado deste carro em um teste de colisão.

    ResponderExcluir
  14. O que adianta o Up ser melhor se custa 5 mil a mais? Por 5 mil a mais a fiat pode fazer um carro melhor também. Quem sabe. Rs

    A vantagem é fazer um carro melhor pelo mesmo preco. Ate isso acobtecer nao vejo vantagem em nenhuma marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por 500 a mais eu compro uma calca melhor. Por 500 a mais eu compro um relogio melhor....etc

      Ok. Mas pelo mesmo preco eu compro algo melhor????

      Excluir
  15. Esta semana fiz o teste drive no UP e gostei muito do carro, principalmente do speed. Minha esposa que estava junto gostou, mas ela gostou mais do Mobi. O up é muito espartano, merecia pelo menos uma telinha multimidia no painel, pq está na moda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... brasileiro gosta de telinhas, luzinhas, botõezinhos.

      Excluir
  16. Talvez o Mobi manterá estes valores até chegada do 3 cil, depois disto a FCA aumentará seus preços e esta #$ pro UP diminuirá, mas o UP permanecerá sendo mais caro, ou seja, Mobi vai continuar vendendo bem. Infelimente não temos em nosso mercado outros players nesta categoria tão bons qto UP!(dirigibilidade, economia, projeto moderno e seguro).

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Mobi por 29.990... Vi agora num comercial de TV

    ResponderExcluir
  19. E o povo subestimando FCA !! Mobi, Toro, Renegade (dirigibilidade, economia, modernidade e segurança).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem