A Volkswagen promoveu na linha 2017 da Saveiro mais que um facelift: a picape leve ganhou independência em relação às linhas Gol e Voyage, com um design inspirado na Amarok e na nova Tiguan, que lhe garante identidade própria. Neste artigo nós avaliamos a versão topo de gama: Cross Cabine Dupla 2017, fornecido pela concessionária VW V12 Motors, de Brasília (DF), telefone: (61) 3329-9999.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Em termos estéticos, as alterações na dianteira que a Volkswagen operou na Saveiro são até mais pronunciadas que as aplicadas no Gol e Voyage. Na dianteira, por exemplo, os faróis são maiores, assim como a grade, e até o capô do motor é novo, com um vinco duplo que convergem para o centro, revelando clara inspiração da nova geração do Tiguan.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Já na traseira as alterações são mais discretas: nova lanterna, em formato parecido com a da Amarok, e que recebe novos elementos internos de iluminação interno.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Outra novidade é a maçaneta de abertura da caçamba, que agora migrou para o emblema da marca, ao centro da tampa - tampa esta que conta com amortecedores embutidos, o que resulta em um acionamento suave e não deixa a tampa "cair" quando solta - mais um requinte construtivo notável.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - Azul Ravenna
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - Azul Ravenna
Já na lateral, há novas rodas de alumínio de 16 polegadas, e a suspensão elevada em 3,2 cm, algo que já se fazia presente nas versões anteriores da Saveiro Cross, mas que agora se estenderam para todas as demais versões da Saveiro.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

O resultado geral, que já era muito agradável na Saveiro Cabine Dupla, ficou ainda melhor, com um aspecto de maior robustez e que traduz uma personalidade forte - adequado à proposta da Saveiro.

Interior

Se na parte externa a Saveiro agrada bastante, o interior chega a ser surpreendente, em face do ganho de requinte, funcionalidade, tecnologia e estética em relação ao painel da versão anterior.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior

O acabamento interno da Saveiro, assim como nos novos Gol e Voyage, subiu vários níveis em termos de qualidade: os materiais estão mais macios, não há rebarbas em plásticos, as texturas das peças são todas uniformes, os revestimentos são agradáveis ao toque, e há uma sensação geral de maior sofisticação e de modernidade.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior

O desenho interno adota agora linhas horizontais e retangulares, que contribuem para dar uma sensação de amplitude ao interior. A ergonomia também foi aperfeiçoada em todos os sentidos, já que os comandos estão todos à mão do motorista.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior

O cluster de instrumentos, derivado do adotado no Golf, transmite as informações chave de condução de forma eficaz e direta, com um grafismo limpo e agradável, enquanto à noite temos uma iluminação precisa e eficiente, o que contribui para a segurança, já que o motorista obtém as informações necessárias em um relance.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior

O volante é outro ponto alto: também derivado do adotado no Golf, ele tem excelente pega, diâmetro correto e ótima empunhadura, garantindo segurança na condução, sem interferir na visibilidade dos instrumentos. Os ajustes de altura, associado com os do banco do motorista, permitem encontrar a ótima posição de condução.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior

Outra novidade no interior desta Saveiro 2017 está na conectividade. O modelo oferece quatro tipos diferentes de centrais multimídia, sendo que a que vem de série na versão Cross permite fazer espelhamento de tela de celular da Apple - por meio do Apple CarPlay - ou Android, usando o Android Auto.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior - espaço traseiro

Trata-se de sistemas com telas de 6,5 polegadas, sensíveis ao toque e à aproximação, de modo que não é necessário nem sequer tocar na tela para acionar os comandos, já que a tela capacitiva detecta a presença dos dedos próximos.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - interior
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017  - detalhe do teto levantado
Em relação ao espaço interno, a Saveiro é homologada para cinco passageiros, mas o fato é que apenas quatro adultos podem viajar com conforto. Um quinto passageiro, criança, na posição central do banco traseiro contará com cintos de segurança, e não estará "ilegal" dentro do carro.

Mecânica - desempenho, consumo

A Saveiro Cross 2017 é equipada com o motor 16 16V ES-211, que fornece 110/120 (G/E) @ 5.750 RPM, e torque máximo de 15,8/16,8 (G/E) @ 4.000 RPM, associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Quando abastecido com gasolina, esse powertrain é capaz de acelerar os 1.119 Kg da Saveiro Cross Cabine Dupla de 0 a 100 Km/h em 12,4 segundos, segundo medições da Revista Quatro Rodas, para atingir uma velocidade máxima de 178 Km/h (dado do fabricante).

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017  - detalhe do teto levantado
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017  - detalhe do teto levantado que amplia a altura interna na traseira
O consumo é de 9,9 Km/l em cidade, chegando a 15,5 Km/l em estrada, também com gasolina.

Comportamento

O conjunto formado pelo motor 1.6 16V da Saveiro associado com a transmissão manual de engates perfeitos, direção com assistência correta, suspensão bem ajustada, silêncio interno e solidez estrutural faz desta picape leve um veículo muito agradável de ser conduzido. A pegada da Saveiro está mais para carro esportivo que para utilitário: posição de direção mais baixa, volante vertical.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

O motor sobe de giro com rapidez, e o câmbio de engates curtos e precisos, faz com seja muito fácil manter a Saveiro nos regimes ideais de rotação, para garantir agilidade em trânsito urbano e em rodovias.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

O que chama a atenção neste caso é a segurança transmitida ao motorista pelo comportamento dinâmico exemplar desta picape leve. Mesmo com a suspensão elevada em 3,2 cm, e uma traseira "leve", ela encara curvas de todos os perfis com competência de carro esportivo.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - espaço traseiro

Nesta versão Cross, ela conta com ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração -, e ABS Off Road (que permite um travamento em pisos de terra, para acumular terra à frente do pneu e melhorar a frenagem). De todos os recursos, o ESP se faz presente - por intermédio de um indicador no painel - constantemente quando se abusa de velocidades em curvas, mas o resultado é muito eficaz, já que a picape parece andar sobre trilhos, tamanha é a estabilidade em curvas.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

O aspecto interessante é que fica claro que o controle eletrônico de estabilidade está operando, mas ele não tira o prazer de condução. Ao contrário, ao garantir um comportamento neutro e previsível em curvas, ele contribui para deixar a Saveiro Cross Cabine Dupla ainda mais agradável.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

A Saveiro Cross tem também o bloqueio de diferencial, que atua de forma autônoma e automática, sem a necessidade de acionamento por botão (como acontece com o Locker da Strada), permitindo que o carro saia de situações de pisos de baixa aderência com mais facilidade.

Vídeo - Saveiro Cross Cabine Dupla 2017



Preço - Itens de série

A Saveiro Cross Cabine Dupla tem preço sugerido de R$ 69.990 reais, trazendo com itens de série ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, capota marítima, central multimídia Composition Touch, ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), direção com assistência hidráulica, protetor de caçamba, HDC - assistente de controle em descida, HSA - sistema de assistência a frenagem, "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - volante multifuncional

Há ainda sensor de estacionamento traseiro, 2 airbags (passageiro e motorista), 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 3 apoios de cabeça no banco traseiro, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, bagageiro longitudinal no teto, barra de apoio para carga no teto, chave tipo "canivete" com comando remoto, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro.

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017  - interior - sistema multimídia

Completa  a lista de itens de série espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis auxiliares com tripla função: neblina, longo alcance e conversão estática, faróis com função "Coming & Leaving home", freios a disco nas quatro rodas, lanterna de neblina, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, tomada 12 volts no console central e na parte traseira - lado direito, travamento elétrico das portas, vidros elétricos, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e "I-System".

O que falta?

VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Opção de transmissão automática, ou I-Motion, como a do Cross Fox.

Conclusão

A Saveiro Cabine Dupla consegue conciliar capacidade de transporte de até cinco passageiros, com uma caçamba para levar carga, consubstanciando-se em um modelo versátil.


Nesta linha 2017 ela ficou mais moderna, confortável e mais conectada, além de mais barata, reforçando sua boa relação custo x benefício.

Ficha Técnica - Saveiro Cross Cabine Dupla 2017

Motor: flex, dianteiro, 4 cilindros, 1.6L, 120/110 cv @ 5.750 RPM, 15,8/16,8 Kgfm de torque @ 4.000 RPM; Câmbio: manual, cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica, diâmetro de giro 12,3 metros; Suspensão: dianteira McPherson, eixo de torção (traseira); Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira); Pneus: 205/60 R 15; Dimensões: comprimento - 4,497 metros, largura - 1,73 metros, altura - 1,512 metros, entre-eixos - 2,753 metros; Garantia - 3 anos.

Agradecimentos à concessionária VW V12 Motors de Brasília (clique aqui para acessar a página no Facebook).

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 1o. 70 mil reais é muito caro pra um carro como este.
    2o. O acabamento melhorou, é inegável, mas ainda conta com problemas antigos, como vãos irregulares e os painéis de porta destoam do conjunto.
    3o. Poderia ter sido aplicado o cambio de 6 marchas MT. Este de 5 marchas não casa perfeitamente com o motor, que acaba tendo consumo bem elevado (na média do 1.8 MT da estrada).
    4o. Curvas como carro esportivo? Sério?

    ResponderExcluir
  2. Esta Saveiro é um dos melhores carros até R$ 70 mil. Completíssima, bem acabada, com ótimo motor, pacote completo de itens de segurança.
    E ótimo desempenho. com motor moderno.
    Strada nem conta. Carro dos anos 90. Painel ridículo.
    E a Saveiro é muito superior àquela tosqueira de Oroch.
    Saveiro CD cross, excelente opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Saveiro Cross CD só fica devendo um opcional de câmbio automático ou automatizado, isso a Strada Adventure oferece desde a versão CE. E no comparativo da Quatro rodas, quem venceu no desempenho foi a Strada.

      http://quatrorodas.abril.com.br/materia/vw-saveiro-cross-x-fiat-strada-adventure-a-briga-pela-coroa

      Excluir
    2. Acho um Golf 1.6 mec. melhor compra, se bobear, vai achar mais barato. Pagar 70mil numa Saveiro, não dá.

      Excluir
    3. Na QR houve um comparativo com a Strada 1.8 e a Saveiro Cross deu um baile, inclusive em desempenho.

      Excluir
  3. 12 segundos? A minha faz em 9 segundos.

    ResponderExcluir
  4. A saveiro 2016 achava legal.
    Essa 2017 estragaram com esses farois gigantes sem necessidade. Ficou ridiculo. Foram que ta de muito mal gosto esse exageiro de aplique prata, e essa roda estilo ralo de banheiro mais moderno ficou dureza.
    Por dentro melhorou, ficou bem melhor, mas pecaram nas portas que continuam as mesmas. Painel com linhas retas e a maçaneta da porta arredondada ficou feio. Tinham que ter mudado isso pelo menos, fazendo uma com cortes mais retos, ao etilo do Golf.
    Mudar esse sistema de trilho de banco que tambem eh horrivel.
    E nao criaram vergonha na cara em colocar uma soleira de acabamento nas portas, so tem uma borracha, pobre e feio esteticamente pra um carro de 70mil.
    Caro de mais, fora que ate a ultima vez que procurei, nao possuia desconto no produtor rural.

    ResponderExcluir
  5. Em relação a Saveiro Cross 2017, ficou ótima a frente e o interior também.
    Só não gostei muito da traseira da versão Cross, ( com aqueles apliques pratas e o para-choque traseiro tinha que ser da cor do carro, como na versão Highline). As rodas também não gostei. Prefiro as do modelo anterior.
    A Volks poderia oferecer como opcional o "câmbio Triptronic" e também teto solar. Aí sim ela ficaria Top de verdade.
    No geral ficou boa, mas eu pretendo comprar a versão Highline, que a meu gosto achei ela mais bonita, sem muitos exageros. Pena que a Highline não tem nem como opcional o motor MSI 1.6 16v. Mesmo assim ela é a minha preferida e mais bonita também, principalmente na cor branca.

    ResponderExcluir
  6. Em relação a Saveiro Cross 2017, ficou ótima a frente e o interior também.
    Só não gostei muito da traseira da versão Cross, ( com aqueles apliques pratas e o para-choque traseiro tinha que ser da cor do carro, como na versão Highline). As rodas também não gostei. Prefiro as do modelo anterior.
    A Volks poderia oferecer como opcional o "câmbio Triptronic" e também teto solar. Aí sim ela ficaria Top de verdade.
    No geral ficou boa, mas eu pretendo comprar a versão Highline, que a meu gosto achei ela mais bonita, sem muitos exageros. Pena que a Highline não tem nem como opcional o motor MSI 1.6 16v. Mesmo assim ela é a minha preferida e mais bonita também, principalmente na cor branca.

    ResponderExcluir
  7. Realmente esta saveiro superou a strada em quesitos funcionais e estético. Comercialmente a strada ainda é melhor.
    Mas eu iria de saveiro fácil

    ResponderExcluir
  8. a vw conseguiur fazer a roda mais feia da história...

    ResponderExcluir
  9. Victor Hugo de Paula Costa: Com peso de 1.100kg né pô

    ResponderExcluir
  10. Comprei uma cross show, consumo ótimo...

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a saveiro passou por mudanças importantes, mas a versão Cross 2017 ficou show parabéns a VW e um bom começo para ser lider neste mercado de picapes medias.

    ResponderExcluir
  12. Um carro desse por 70 mil e uma piada sem fim. Muito melhor. C essa grana comprar uma caminhonete semi nova. Do q esse carrinho de playboy

    ResponderExcluir
  13. Acho a Cross um ótimo carro, com opcionais que justificam o preço elevado. Os carro no Brasil infelizmente são caríssimos!! O que pesa muito contra a Saveiro é o valor do seguro e a falta do câmbio automático. Se houvesse essa opção levava por 70k com certeza!

    ResponderExcluir
  14. Interessante, se voçê quiser levar peso, e vender o veículo mais rápido, vá de Strada. Mas se quiser mais conforto, segurança e beleza, vá de Saveiro. Nó preço é a mesma coisa, roubo danado, pois não valem mais que 50 mil, porém é que temos no mercado.

    ResponderExcluir
  15. Comprei recentemente uma Saveiro Cross, o carro é muito bom!!! Bem acabado, completinho e com itens de segurança importantíssimos de serio! Sem falar amigos no consumo, 14,2 Km /L na estrada e 10,9 na cidade. Acho o preço um aspecto negativo para o carro, a Wolkswagem poderia torna-la uma pouco mais acessível! Muito satisfeito!

    ResponderExcluir
  16. Porque minha saveiro cross cd 2017 ñ tem gps

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma saveiro cross 2016 excelente carro o dinheiro mais bem pago economica e muito luxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou logo por uma deça mai si Deus quiser vou realizar meu sonho

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem