A Toyota lançará no Brasil ainda no segundo semestre o Corolla nacional com o facelift e aperfeiçoamentos aplicados ao modelo europeu (cujas imagens ilustram este artigo), incluindo os aguardados controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de novas funcionalidades de segurança ativa, como frenagem autônoma de emergência, entre outros. Esse facelift confere competitividade ao sedã até 2020, quando chega a nova geração do modelo, baseada na plataforma do novo Prius, e com powertrain exclusivamente híbrido.

Novo Corolla 2017

De fato, com exceção do estilo da carroceria, o Corolla 2020 é basicamente o mesmo carro que o Novo Prius. Evidente que o sedã terá um design mais conservador, menos futurista e mais clássico, mas será montado sobre a mesma plataforma TNGA (sigla em inglês para Nova Arquitetura Global Toyota) - que dará origem também ao SUV compacto Toyota C-HR.

Novo Corolla 2020: interior será inspirado no do Prius

O Corolla 2020, assim como o C-HR, adotará do Prius também o powertrain híbrido, composto de um motor a combustão interna associado a um elétrico, e a caixa de transmissão automática CVT.

Toyota Corolla 2020: mesmo motor do Prius

Isso significa que a nova geração do Corolla terá opção de motorização apenas híbrida, evidenciando a estratégia diferenciada da Toyota para melhorar a eficiência dos seus motores. Enquanto as demais marcas fazem uso dos motores "downsizing" com turbo-compressore, a gigante nipônica aposta em motores a combustão aspirados associados a motores elétricos.

Novo Corolla 2017

Sendo assim, a Toyota planeja, com o Novo Corolla 2020, iniciar a inserção em massa da tecnologia híbrida na sociedade brasileira. Os resultados podem ser mensurados pelos dados de consumo do Prius no Brasil: 23,8 Km/l de gasolina em cidade. Em estrada a média cai para 18,2 km/l. E sem decepcionar em desempenho: 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, segundo medições da revista Quatro Rodas.

Conclusão

A Toyota mostra que adotará um estratégia diferenciada para o futuro dos seus carros. No lugar de disseminar o uso de motores turbo, aposta conjuntos de propulsão híbridos, que certamente são mais eficientes, mas, atualmente, também mais caros.

Novo Corolla 2017

Ocorre que o Prius é o veículo híbrido mais vendido do planeta, de modo que a adoção da tecnologia no Corolla 2020 indica o início de sua popularização.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Massa. Pode ser seu por aquele precinho Brasil. 120 k vai partir o preço da onça? Em quantos anos a economia de combustível vai pagar o custo da tecnologia?

    ResponderExcluir
  2. A pergunta é: Que mágica a Toyota fará para um conjunto hibrido se tornar barato para o Corolla ter somente essa opção de motor?
    Mesmo que ainda temos 4 anos até lá, tecnologia híbrida não é nada barato.

    ResponderExcluir
  3. Aplausos. Projeção de empresa grande, a maior do planeta.

    ResponderExcluir
  4. COROLLA híbrido, meu sonho. Espetacular

    ResponderExcluir
  5. Sonho de todos, COROLLA HÍBRIDO...

    ResponderExcluir
  6. Pois é, 2 anos depois..... vemos que a tecnologia dos motores turbo entrega muita potência com pouco gasto, e os preços em conta. Vamos ver os preços de lançamento dos híbridos, se o governo incentivar, quem sabe? Mas um assunto polêmico!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem