O novo Fiat Uno 2015 teve como uma de suas novidades o fato de passar a contar com a opção de transmissão automatizada Dualogic nas versões Sporting e Way 1.4. Com isso, a Fiat consegue estabelecer competição no segmento de carros de acesso automatizados com o Volkswagen up! I-Motion.

Fiat Uno Sporting 1.4 x Volkswagen up! 1.0 I-Motion

Dessa forma, vamos vamos comparar os dois modelos nos aspectos de performance (dados da Revista Quatro Rodas) e preço. Neste último quesito estabelecendo itens e equipamentos similares.

Fiat Uno Sporting 1.4 Dualogic - R$ 45.625

novo Fiat Uno Dualogic 2015

O Fiat Uno Sporting Dualogic tem preço sugerido em sua versão básica, de R$ 39.630.

novo Fiat Uno Dualogic 2015

Entretanto, acrescido de ar-condicionado (R$ 3.000 reais), sistema de som - Kit Evolution 1 (R$ 1.420) e sensor de estacionamento traseiro (R$ 525), o valor final pula para R$ 45,625.

novo Fiat Uno Dualogic 2015

Volkswagen up! Move I-Motion - R$ 40.501

Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno 1.4 Dualogic

O Volkswagen move up! "I-MOTION" sai de R$ 31.710,00.



Mas acrescentando 4 PORTAS (R$ 2.050,00), ar-condicionado (R$ 2.870,00), Acesso completo 4 portas (R$ 1.156,00), 'park pilot' - sensor de estacionamento traseiro (R$ 343,00), 'easy drive' - direção com assistência elétrica (R$ 1.300,00), Faróis e lanterna de neblina (R$ 280,00), Alto-falantes (R$ 241,00) e sistema de som (R$ 551,00), seu preço sobe para R$ 40.501,00.

Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno 1.4 Dualogic

O modelo das imagens é um topo de linha, High-up!, com rodas de 15 polegadas e interior com acabamento diferenciado.

Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno 1.4 Dualogic

Nessa configuração top seu preço vai a R$ 43.500.

Desempenho

O Fiat Uno 1.4 tem a vantagem de um motor maior, de quatro cilindros 1.4L, com 88 cavalos, enquanto o VW up! aposta no tricilíndrico 1.0 L de 80 cv. A tabela abaixo traz os dados de desempenho dos dois modelos, com grifos em azul no vencedor.

Modelo Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] Retomada de 40 a 80 Km/h [s] Retomada de 60 a 100 Km/h [s] Retomada de 80 a 120 Km/h [s] Frenagem a 60 Km/h Frenagem a 80 Km/h Frenagem a 120 Km/h
Uno 1.4 Sporting Dualogic 15,9 7 8,5 18,7 13,3 27,9 62,1
Volkswagen up! 1.0 I-Motion 16,7 7,5 9,7 15,1 15,2 25,8 61

Dessa forma, o Uno 1.4 se mostrou 5% mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, vencendo por uma margem de 0.8 segundos, enquanto o Volkswagen up! se saiu melhor na retomada de 80 a 120 Km/h - vencendo o modelo da Fiat por 3,5 segundos.

Consumo

O Uno 1.4 Dualogic apresentou consumo em cidade de 11,2 Km/l e de 13,8 Km/l em estrada. O up! I-Motion não foi testado pela Quatro Rodas com gasolina, apenas sua versão manual, que, em cidade, consome 14,1 Km/l e, em estrada, 18 Km/l.


Assim, apesar de modelos automatizados não diferirem muito dos manuais em termos de consumo, a comparação do Uno com o up! nesse ponto é imperfeita pois os dados do VW são da versão com câmbio manual. Com essa ressalva, o up! é 25% mais econômico em cidade, e 30% melhor em estrada.

Conclusão

O Volkswagen up! I-Motion é o veículo de transmissão de operação automática mais barato do Brasil, sendo que pode ser adquirido em configuração com itens semelhantes ao do Uno Sporting 1.4 por cerca de R$ 5.000 reais a menos.


O Uno Sporting tem um motor 40% maior que o do up!, mas seu desempenho é cerca de 5% melhor.

29 Comentários

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  1. Mais de 40k num 1.0????
    Nem a pau, Nicolau.......

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    1. pq não?

      35k num 1.0 com ar condicionado virou "padrão".
      Se colocar uns acessórios chega nos 40k rapidinho.

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    2. Esses carrinhos são muito bons e ágeis para a cidade.
      Mas esses câmbios ASG ou SCT é chamar problema a mais pra cabeça.
      No anda-e-para das grandes cidades é problema na certa ....

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    3. É verdade, Luciano, rsss...
      A idade vai chegando......

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  2. Isso é, se o Up fosse MT iria ser tchau pro Uno Sporting 1.4 Dualogic!

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  3. Eu acho muito difícil alguém querer um carro com transmissão automatizada nessa categoria.

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  4. eu me pergunto se esse ar do up jogando pra cima num dia calor gela? kkk acho q nao pq nem com os difusores direcionais nao dao conta no dia quente imagina isso ae

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    1. Só para constar o ar frio desce. Eu direciono, quando lotado, o ar do meu carro para cima e dessa forma alcança melhor os ocupantes de trás sem congelar os da frente.

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    2. Mais um pra falar asneira do carro sem conhecer porcaria nenhuma.

      Gozado, moro em MT, onde a temperatura passa fácil dos 40 graus...

      E o AC do Up! é muito eficiente do mesmo jeito.

      Ruim é o do 208, que precisa ficar abrindo o vidro, pois é INÚTIL aqui no calor de MT.

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    3. O sistema de A/C do Up! é eficiente. Os alemães adotaram uma solução simples e eficiente, adotando conceitos básicos de termodinâmica e mecânica dos fluídos. Quando o target de custos precisam ser atingidos, precisamos de soluções desse tipo.

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  5. Do câmbio não falaram nada, mas aposto que o dualogic plus deu um pau no imotion, pois meu punto não é plus, fiz um test drive no imotion e a diferença é descomunal. Parece que o robô (chinesinho anão que fica escondido no cofre do motor) não tem força e nem precisão para soltar a embreagem.

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  6. Não compraria ambos por esse valor! Nessa faixa de preço o Ka 1.5 é a melhor opção mesmo não possuindo cambio automatizado!

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  7. Particularmente não não compraria nenhum, pois não sou fã nem de carros maiores automáticos, do que dirá desses "armengos" aí.

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  8. Esses automatizados sem dupla embreagem são todos lixos, prefiro muito mais manual!

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  9. Esse 1.4 da Fiat é péssimo em alta rotação, muito áspero e ruidoso. É um carro péssimo para pegar estrada, a menos que você goste de andar a 80km/h, digo isso sobre o manual, o Dualogic nunca dirigi, mas deve deixar o carro ainda pior em alta. Não é a toa que acabou perdendo por ampla margem na retomada de 80-120km/h.

    Entretanto, não recomendaria nenhum dos dois carros por esse valor. Talvez seja uma opção viável para quem pretende usar 99,9% do tempo na cidade e não quer ficar apertando a embreagem o dia todo. Nesse caso, recomendaria o Move Up! I-motion por cerca de 40mil, o que já é um preço altíssimo para um carro 1.0, mas pra quem quer aposentar o pé esquerdo não vejo outra opção mais acessível. Ainda assim, recomendaria uma boa negociação, pois não vejo sentido em pagar 40mil em um veículo popular 1.0 aspirado, ainda que seja com câmbio automatizado.

    Está tudo muito caro nesse Brasil!!

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    1. Concordo com o Felipe. Esses propulsores da Fiat (tanto 1.0L quanto 1.4L) deixam muito a desejar, acho um dos piores da categoria em desempenho e consumo. Vamos aguardar a nova linha de motores que a Fiat está preparando.

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  10. A versão mais barata do Uno 2015 com câmbio automatizado é a Way 1.4, que começa nos R$34.990,00 adicionando só o Kit Dualogic que custa R$2.980 + o Kit Creative 1 que contém Ar-condicionado, Para-brisas degradê e Farol de Neblina por R$3.200,00 e mais o Sensor de Estacionamento por R$525,00 o Uno Way 1.4 automatizado acaba saindo por R$41.695,00 bem mais barato que a versão Sporting.

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  11. Os preços dos carros no Brasil estão incompatíveis com a média salarial . Ou baixa os carros ou aumenta os salarios .Enquanto não fizerem uma das 2 coisas a indústria vai continuar capengando , isso sem contar as outras despesas como seguro e ipva que são os mais altos do planeta (principalmente no Rio de Janeiro que é bem mais alto que nos outros estados) Esta conta n fecha.

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  12. Automatizados de carros populares eu passo longe! Seu custo de manutenção é extremamente alto (uma embreagem chega a custar 2 mil reais), isso sem contar que o carro parece estar "amarrado".

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  13. Desempenho deu empate técnico na aceleração de 0 a 100 Km/h e o up! foi mais rápido na retomada, isso com um motor com 1 cilindro a menos e 400 cc menor.
    A Fiat está no século XX ainda em termos de tecnolgoa.
    E vamos complementar: enquanto o up! é 5 estrelas em segurança, o Uno foi reprovado.
    Quem comprar um uno 2015 passa atestado que não sabe comprar carro.
    up! é o carro dos compactos. Não tem o que falar.

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  14. Cambio automatizado é com dupla embreagem sem cabo, igual os que são usados na ford, mecerdes e honda, estes dois ai são robotizados com cabo de embreagem e sem pedal , se quebrar o cabo babau 7 mil o conserto, e se quiser que não dê problema tem que ajustar a cada 30 mil km e pagar mil reais pelo conserto, só que a fiat e volks dizem que é automático, só que este tipo de cambio robotizado dá muito tranco e o carro pula mais que cabrito.

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  15. O cara compara todos os dados técnicos dos carros e na conclusão só diz "Conclusão: O up! é mais barato!" ....huahauhauhauhauauhauh

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Um conhecido que trabalha em uma concessionaria Chevrolet disse que a GM vai tirar o Onix de linha em 2016.

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  19. Eu li a reportagem buscando entender a vantagem da tecnologia de cada modelo.
    Mas o comparativo focou demais em números frios.
    Nos interessa mais saber o comportamento no transito, o conforto de cada um.

    Como cara um se comporta numa arrancada na subida? Considerando que os dois são estreantes de motor pequeno com automatizado, essa é uma preocupação que muitos leitores têm.
    E qual foi mais suave? Como é estacionar cada um (o quanto o automatizado ajuda ou atrapalha)?
    Como fica a falta de alavanca no Uno? E a falta de borboletas no up?

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  20. Uno Sporting 2015 Dualogic - Gostoso de dirigir, confortável e confiável. O cambio é melhor que o Linea 2012 (não pula tanto), e as borboletas deixam o carro na mão, no caso de uma ultrapassagem. Mesmo usando as borboletas, continua no Driver. Facilita para estacionar porque já"sai andando" após selecionar D ou R e tirar o pé do freio. O retrovisor de posiciona automaticamente para estacionar qdo está no R. O AC funciona bem - o habitáculo é pequeno e esfria tb nos bancos de trás. Olhei C3, New March, Onix e Ka. Como não abri mão do automático, foi o melhor custo benefício que achei.

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