A Ford anunciou a introdução de uma nova tecnologia de detecção de pedestres em sua linha, que ajuda a evitar ou reduzir a gravidade de atropelamentos. O primeiro carro a contar com esse sistema de segurança é o novo Mondeo – nome dado ao Fusion nos mercados da Ásia e Europa – com lançamento este ano na Europa.

Novo Ford Mondeo 2015

A detecção de pedestres faz parte do sistema de assistência de pré-colisão da Ford, que atua em velocidades de até 80 km/h. Ela detecta se há pessoas na pista ou que podem atravessar o caminho do veículo e aplica automaticamente os freios se o motorista não responder aos alertas. Um vídeo ilustrativo é reproduzido a seguir.



O sistema recebe informações geradas por uma câmera instalada no para-brisa e um radar no para-choque, que escaneiam até 200 metros do espaço à frente. As imagens então são comparadas com um banco de dados de "formas de pedestres" para diferenciar as pessoas dos objetos normalmente encontrados na beira das ruas e estradas.

Novo Ford Mondeo 2015

Se um pedestre é detectado à frente e uma colisão é iminente, o motorista primeiro recebe um aviso sonoro e visual. Se ele não responder, o sistema prepara os freios para uma atuação rápida, reduzindo a distância entre as pastilhas e os discos, e depois aplica os freios automaticamente. O sistema foi testado em circuito fechado com manequins em tamanho natural e passou por meses de aperfeiçoamento em estradas de todo o mundo para verificar a sua confiabilidade.

Novo Ford Mondeo 2015

Os testes em condições reais foram segundo a Ford cruciais, já que existem pedestres de todas as formas e tamanhos e com um número infinito de posturas. O sistema foi testado em mais de 500.000 quilômetros para garantir que fosse testado na maior variedade possível de pessoas e situações.

Recursos

A tecnologia de radar permite outros dois recursos para o motorista: a indicação de distância, que informa o intervalo de tempo em relação ao veículo da frente, e o piloto automático adaptativo, que mantém automaticamente a distância selecionada.

Novo Ford Mondeo 2015

Já a câmera dianteira é usada pelo sistema de manutenção na faixa, que aplica um torque na direção para trazer o carro de volta à pista se for detectado um desvio não intencional, e também pelo sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, que informa ao motorista o limite de velocidade e outras marcações na via.

Novo Ford Mondeo 2015

Outra tecnologia que estreia no Mondeo são os faróis “full-LED” adaptativos, com intensidade similar à luz do dia e sete tipo de variação do facho, de acordo com a velocidade do veículo, condições de luz ambiente, ângulo da direção, distância do veículo da frente e uso do limpador de para-brisa.

Novo Ford Mondeo 2015

O Modeo será o primeiro modelo da Ford a ter uma versão híbrida produzida na Europa, além de novos motores a diesel e gasolina. O motor diesel 2.0 TDCi será disponível em versões de 150, 180 e 210 cv – este último com duplo turbo sequencial. Outra opção diesel é o 1.6 ECOnetic, focado em baixo consumo e emissões. As versões a gasolina incluem os novos EcoBoost 1.0, de 125 cv, e EcoBoost 1.5, de 160 cv, além do EcoBoost 2.0 de 203 ou 240 cv.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ford na vanguarda e agregando valor aos seus veículos, com toda essas tecnologias!
    Para mim, é a montadora com os modelos e tecnologias mais modernas, atualmente, na Europa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas tudo isso aí do Fusion já faz parte do Golf desde o final de 2012...no lançamento do Golf 7.
      Que novidade é isso? aff...
      pior heim esse piloto automático adaptativo do Mondeo/Fusion só funciona a partir de 15 Km/h, enquanto o do Golf e do passat pode ser usado em transito pesado parando o carro inclusive.
      O Park assist do Golf para o carro em vagas perpendiculares, além de paralelas. O da Ford só em vagas paralelas.
      Ford está atrasadíssima em relação à VW. Não é atoa que o Focus vende 5 x menos que o Golf na Alemanha.

      Excluir
    2. E, Carlos, por qual razão, então, o Golf vende 7 vezes menos que o Focus nos EUA?

      Excluir
    3. Porque é mais caro e VW nos EUA é marca exótica ainda. Na Europa o Golf também é mais caro e vende mais.

      Excluir
  2. O blog ainda não mostrou aqui os novos itens que vem no Fusion 2015? Cintos de segurança traseiros infláveis, retrovisores com rebatimento eletrônico, bancos do motorista e passageiro refrigerados, chamada de emergência para o 192 e interior soft ceramic para a pintura branco Sibéria.

    ResponderExcluir
  3. É impressão minha ou até lá fora a tampa do porta-malas está desalinhada ? Nooosssa....

    ResponderExcluir
  4. Participava dum grupo de proprietarios de mondeo
    28 999477925
    Se tiver o grupo ainda me adcionem
    Nascimento mecanico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem