Terminada a primeira semana de dezembro de 2013 já é possível delinear um quadro mais claro do segmento de hatchs médios no mercado automotivo brasileiro. O Volkswagen Golf, carro que finalizou novembro na liderança do segmento, foi superado pelo Chevrolet Cruze Hatch nos primeiros cindo dias úteis deste mês.

Chevrole Cruze Hatch 2014

O hatch médio da GM vendeu até agora 621 unidades, contra 455 Golf´s transacionados. Em termos de vendas diárias, o Chevrolet Cruze também vem impressionando. Enquanto em novembro ele vendia em média 90 carros por dia, agora está constantemente acima de 100 unidades, chegando a 169 comercializados no dia 06/12.

Novo Golf GTI 2014 - prata

O Volkswagen Golf, por sua vez, começou o mês com vendas diárias na casa das 60 unidades, e veio ampliando esse patamar até os 125 veículos vendidos no dia 06/12.

Bravo

O Fiat Bravo aparece surpreendentemente na terceira colocação entre os hatchs mais vendidos de dezembro, tendo emplacado até o momento 427 unidades. Entretanto, esse número expressivo de vendas do hatch médio italiano é influenciado por uma salto anômalo de vendas no dia 03/12, quando foram vendidos 319 Bravo´s em um único dia.

Fiat Bravo Sporting 2014

Esse desempenho é contrastante com a média de vendas do carro - em torno de 30 carros por dia.

Focus

O Ford Focus, por sua vez, mesmo superando o Bravo, ainda está devendo em termos de vendas. A Ford, no lançamento do carro, disse que priorizaria o sedã pois o hatch era líder. O fato é que, até agora, o Focus não voltou à liderança do segmento - posição que vinha segurando desde 2012.




Até o dia 06/12 o Focus vendeu 333 unidades, no acumulado. Quando se observa o comportamento de vendas diárias, constata-se que, até o momento, o hatch médio da Ford não dá sinais de que incomodará Golf e Cruze Sport, já que mantém-se na média de 85 carros por dia, enquanto o VW e o GM ficam acima de 120.

Gráficos

O gráfico abaixo mostra o comportamento das vendas acumuladas dos hatchs médios desde o começo de dezembro até o dia 06/12.


A seguir, o gráfico com as vendas diárias de cada carro.


Hyundai i30

Hyundai I30 2014 prata

O Hyundai i30 continua a decepcionar em vendas. Mesmo com intensa campanha de marketing, onde se oferece o carro a R$ 63.900 reais, suas vendas continuam empacadas, atrás, até mesmo, do Peugeot 308: até o dia 06/16 vendeu-se 93 Hyundai i30, o que é menos que a metade dos 199 Peugeot 308 comercializados no mesmo perído.

77 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Focus é muito feio e caro. O i30 tem mesmo que empatar, bem feito para Hyundai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1995 comprei um Uno Mille on line, sem ar, zero km, por R$ 8.800. (com ar era R$ 10 mil). Em 2000 comprei um Astra Hatch básico (só tinha ar e direção) zero km por R$ 17.900. Tudo bem que o $ se modificou de lá pra cá, (mas já era Real). Em 2006 um amigo comprou um Astra GLS tetrafuel completo com couro por algo em torno de R$ 55 mil. O fato é que todos os carros estão caros. Só os básicos vendem bem. Os preços das versões equipadas são fora da realidade do Brasil. Hatch médio básico não podia passar de R$ 50 mil, e completo, R$ 60 mil. Enquanto o povo continuar comprando, não vai baixar. Prova disso é o I30. Mas é querer muito do brasileiro... Comprando Tracker a R$ 80 mil com ágio...

      Excluir
    2. Matou a charada. O Focus está mais feio que a versão anterior. O parachoque frontal matou o carro. Aquelas duas divisões verticais na entrada de ar do carro precisam ser removidas urgentemente. Pegue uma foto do carro e pinte aquelas duas divisões de preto e veja do que estou falando. Vira outro carro.

      Excluir
    3. kkkkkk.... Esse é o suspensório do Focus. Se tirar alguma coisa pode cair. O motor talvez?

      Excluir
    4. Focus é montada na argentinha, quando precisa de peças é aquela maravilha, nunca compraria.

      Excluir
  2. Esse GTI prata ...o que é isso? Estou sem palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela primeira vez, eu vou concordar com um comentário seu.
      Muito lindo esse GTI.

      Excluir
    2. Seria muito mais bonito se fosse a versão 2 portas...
      Mas esse não vem para o Brasil, o país dos esportivos 4 portas para buscar os filhos na escola e passear no shopping center...

      Excluir
    3. Gosto do estilo do Golf, e de frente, ao vivo, não lembra um Gol como tantos dizem... Mas sinceramente, o prata é o Mais sem graça...Já vi Preto, Branco, Azul, Vermelho e 2 Pratas... os Pratas não destacavam em nada, muito sem graça mesmo...

      Excluir
    4. Olhando de frente é o Gol GV, não tenho duvidas.

      Excluir
  3. Se a VW conseguir vender 2.000 por mês deve agradecer aos céus. Carro muito caro pelo que oferece. Quando acabar o efeito novidade, teremos idéia do que realmente vai ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você não entende nada de carro. Dizer: "muito caro pelo que oferece"...Prezado cara pálida, atualmente qual carro oferece o que ele oferece ? O GOLF entrega equipamentos e tecnologia, que talvez as outras marcas (GM, FORD e FIAT) não consigam trazer nem nas próximas gerações dos seus modelos concorrentes do GOLF. Antes de comentar procure saber o que o GOLF oferece.

      Excluir
    2. Caro pelo o que oferece?E os demais?São todos caros e não oferecem nenhum diferencial a não ser o focus com o cambio dupla embreagem e só. O golf e caro realmente, mas pelo menos vc ta levando pra sua casa além de um autêntico alemão, um dos melhores hatchs do mundo atualmente

      Excluir
    3. Então vou corrigir. Caríssimo pelo que oferece.

      Excluir
    4. menos, menos, menos, os famboys estao empolgados e falando besteiras. menos, o Golf pode ser um bom carro, mas o melhor do mundo ja é demais.

      Excluir
  4. Será muito difícil para o GOLF liderar afinal ele é importado e existe "cota" de importação. Não consegue atender a demanda.
    Agora é espantoso ver o fiasco que está sendo o novo FOCUS.
    Saudações,
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Focus também é importado e tem contas e nas consercionarias esta em falta, com certeza em 2014 ele ira assumir a ponta com folga.

      Excluir
  5. O Focus está realmente sendo uma vergonha, isso que deu a Ford protelar tanto a vinda, até a VW conseguiu ser mais rápida na hora de trazer o Golf. O Cruze, acredito que esteja com descontos interessantes para conseguir se manter na liderança também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a vw foi muito rapida, até mes passado era vendido a geração IV.

      Excluir
    2. O cruze está com descontos bem agressivos. Nem gosto do Cruze, mas os descontos eram tão bons... tipo desconto no carro + taxa zero em 36x que até me empolguei em comprar.

      Excluir
  6. Apenas a título de conhecimento geral, segundo dados da FENABRAVE, o Sport6 fechou novembro/13 como líder entre os hatches médios no Brasil, com 1.714 unidades vendidas.

    O Golf 7 ficou na segunda posição, com 1.530 unidades vendidas. O Golf só lidera as vendas em nov/13 se somarmos as vendas do Golf 7 (1.530) e do Golfssauro (504).

    Sobre o Focus 3, a Ford exagerou no posicionamento de preços do carro, o que poderá ser corrigido em função dos resultados futuros das vendas.

    Acho que o Sport6 e o Focus 3 deverão liderar sem maiores dificuldades o mercado de hatches médios no Brasil até a chegada do Golf 7 nacional em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querendo ao não, o Golf IV ajuda o VII nos números de vendas, então acredito que só tenhamos o Golf realmente líder no mercado, quando ele se tornar nacional, com mais versões e preços nem tão altos, embora tenha uma baita tecnologia embarcada.

      O Focus é também um excelente carro, mas peca no preço, as versões tops são fora de realidade nos preços, o que acaba empurrando para o Golf o potencial cliente de um Focus

      Excluir
    2. Concordo. Além do preços exagerados das versões top, acho que o Focus 3 S 1.6 manual deveria custar na faixa dos R$55K, idem para o Sport6 LT 1.8 manual.

      Se a VW importasse o Golf 7 Comfortline 1.2 TSI manual da Alemanha e vendesse o carro por uns R$60K no Brasil (aposentando o Golfssauro), acho que o mercado de hatches médios no Brasil pegaria fogo mesmo com a limitação de cotas da VW, e o consumidor sairia ganhando com preços menores, qualquer que fosse a marca escolhida.

      Excluir
    3. Rasec, disse certo, poderiam trazer uma versão bem mais barata para realmente substituir o Golf antigo, pois esse antigo já deu o que tinha para dar, e faz tempo! rsrs

      Tanto a Ford com Chevrolet tem condições de abaixar ainda mais os preços, o que falta é vontade.

      Excluir
    4. Concordo novamente! Sport6 e Focus 3 podem e devem ter seus preços reduzidos, mas isso só irá ocorrer através de uma concorrência forte e sadia.

      Lá na Alemanha, como sabemos, a versão de entrada do Golf 7 nem é a Comfortline que sugeri, é a Trendline 1.2 TSI, com câmbio manual de cinco marchas, que custa 27% a menos que a versão Highline 1.4 TSI manual de seis marchas vendida no Brasil.

      Ou seja, se a VW importa e vende a versão Highline 1.4 TSI manual no Brasil por R$68K, a Trendline 1.2 TSI poderia ser vendida a partir de R$50K, mantendo a mesma relação de preços das versões do Golf 7 lá na Alemanha.

      http://www.volkswagen.de/de/models/golf_7/konfigurator.html

      Excluir
    5. Porém, atualmente temos competidores com preços nem tanto acessíveis, onde vimos foi só aumentarem os preços, mesmo o Golf 7 sendo subsidiado, é caro, ainda mais que poucas versões de entrada vieram, e só encontramos versões mais bem equipadas.

      Com certeza, essa versão que você citou faria uma grande diferença para o nosso mercado, mas desde que viesse com preço mais acessível.

      Excluir
    6. Grande Rasec,

      faria bem uma versão Trendline e uma Comfortline 1.2T por aqui, mas em minha humilde opinião não acredito que virão. Por enquanto é hora de conquistar mercado com os tops, carros de imagem cheio de opcionais. E digo conquistar não pelo número de vendas porque se não tiver os básicos de 67mil e 75 mil, não vai conseguir a liderança anual. Conquistar a opinião de quem interessa, dos formadores de opinião que compram produtos de qualidade ou os indicam. Da imprensa.

      Principalmente no interior, um motor 1.2, ainda que turbo e cheio de tecnologia, não emplacaria num Golf de 50 mil ou mais. É puro preconceito mesmo, mas ele é real.

      Além disso, com o lançamento e fabricação local do 1.6 16V, a VW muito provavelmente vai aproveitar para explorar esta opção, que convenhamos, será boa. Se o 1.6 8V movimenta sem problemas o Golf 4,5, porque não o 1.6 16V com mais torque, mais potência e mais moderno não movimentar o Golf 7 que é 100 Kg mais leve?

      De quebra pode baratear ainda mais o preço sem os custos de turbo e etc. e posicioná-lo na faixa de 50 a 64 mil. Isso faria um estrago monstruoso na concorrência de hatchs médios.

      Se isso acontecer em 2015, convenço minha esposa a trocar o Focus 2.0 2012 dela num Golf desses. 1.6 16V manual.

      abraço

      Excluir
    7. Hum sei não, mas sair do Focus 2.0 para um Golf 1.6 e ainda nacional, vai dar um baita tiro no pé.

      Excluir
    8. Fala Marcelo!

      Nosso caso é bem parecido e se o Golf 7 nacional, manual, motor 1.6 16V, vier por uns R$55K em 2015, também seria do meu interesse, como segundo carro, então, vamos aguardar.

      Abraço.

      Excluir
  7. Esse post me deixa muito triste pois é resultado da situação da educação no Brasil. Se o governo brasileiro investisse mesmo em edução, e o povo fosse instruído, isso jamais aconteceria! Como pode 169 desavisados comprar um carro como o Cruze Hatch? Esse carro obeso de 1.5 tonelada com um motor raquítico e insuficiente para ele!!???
    Aqui no Brasil só se pensa no lucro, lucro e lucro! Então essas empresas colocam carros como o Cruze HB de baixa qualidade com preço de 60 mil só para vender mais e "ficar bem na fita" nas vendas, jogando para debaixo do tapete toda a sujeira: o Cruzemotor beberrão, lento, fraco e inseguro em estrada.
    Só mesmo quando o Brasil dispor de um povo com bom nível educacional que coisas como essa do Cruze liderar o mercado não mais acontecerão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o seu comentário também seja válido para quem compra o Golf IV, pois ele também não é nenhuma maravilha, mas que tem boas vendas.

      Excluir
    2. Claro, claro, o Golf é o carro mais vendido na Europa (continente que tem a melhor educação do mundo), é o Carro do Ano no Japão (país com um nível de edução top tb).
      Na realidade o seu comentário denota que vc tb tem deficiências educacionais e intelectuais....ou seja, está na média do brasileiro...ou um pouco pior..

      Excluir
    3. Não tenho essa deficiência como você diz, até porque citei o Golf IV (Geração 4), então é você que deve ter, pois não deve saber ler número romano. O que ganhou vários prêmios foi VII (Geração 7). Quem compra e defende o Golf G4 é que denota isso que você sobre mim.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. mensagem excluída por usar termo racista. Favor não usar o termo "denegrir". Mais informações abaixo:

      http://observatorionegro2004.blogspot.com.br/2010/02/tolerancia-zero-para-denegrir.html

      Excluir
    6. Opa Carlos isso que vc disse aí tbm serve p quem compra Gol

      Excluir
    7. Cara, concordo plenamente com o que disse! Falou tudo!!

      Excluir
    8. carlos4carros, comprar GOLF, não tem nada a ver com educação!!!
      acho que tem mais a ver com educação a maneira grosseira e desrespeitosa como você se dirige a quem ousa falar qualquer coisa contra o GOLF.
      Isso, tem a ver com duas coisas que você nem se preocupa que é preço!!!!
      PREÇO MEU QUERIDO!!!!
      O golf tem couro? e daí? o GOlf é banhado a ouro? e daí?
      Você trata carro como se carro fosse mulher ou fosse vital.
      O outro carro tem plástico duro? e daí? eu não durmo e nem faço sexo no painel do carro!
      .
      Vivemos em uma democracia e escolher carro, não tem nada a ver com educação e sim com PREÇO!!!
      Não temos segurança,
      Não temos ruas e estradas boas,
      Não temos estruturas,....
      enfim...
      Pese na balança e me diga se REALMENTE JUNTANDO TUDO E TIRANDO O CORAÇÃO SE VALE À PENA INVESTIR TANTO EM UM GOLF? Para quem vive de "aparecer", até vale, mas para quem pesa direitinho, sabe, que o PREÇO DO GOLF está acima do que ele vale. No mínimo, no mínimo poderia cair uns 10.000,00.
      .
      Mas tudo isso pode ser evitado com uma atitude simples:
      VOCÊ RESPEITAR AS PESSOAS.
      VOCÊ PODE SER FANÁTICO PELA VOLKSWAGEM
      VOCÊ PODE SER FANÁTICO PELO GOLF,
      mas respeite que não vê o Golf como a oitava maravilha, é só isso que nós queremos.
      RESPEITO!!!

      Excluir
    9. Apoio tudo o que você, e mais pessoas deveriam fazer isso, e até o administrador do blog deveria rever o que ele posta.

      Excluir
    10. O Carlos precisa voltar para a escola para aprender a ter um pouco de educação.

      Excluir
    11. Carlos a maneira como vc fala é preconceito, quem compra um modelo ou outro não tem nada a ver com educação. Eu te conheço e sei que vc anda de Gol GV, e ai, o que me diz de carro inseguro, fala aqui para os nossos colegas leitores.

      Excluir
    12. O Valdek disse tudo: RESPEITO! Viu seu Carlos???

      Excluir
  8. Essa roda preta do Focus, Matou o carro !!! Deus é Mais !!!

    ResponderExcluir
  9. Rapaziada é o seguinte: bmw serie 7 2002. Por meros 70000 reais um carro de verdade, v8 333cavalos e ainda leva a blindagem. Bom e barato, melhor que esses subcategoria de carros mesmo sendo o km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro blindado com 11 anos nas costas?
      Aham, senta lá Cláudia.

      Excluir
    2. Ok, agora me fala, aonde eu consigo um para choque para esse bmw?

      Excluir
  10. Como tem gente ignorante e de cabeça pequena, acham o fim do mundo, o fato do Golf não ser líder na categoria, mas aí pergunto: muda realmente alguma coisa na vida de vocês?

    Taxam as outras pessoas de ignorantes por terem comprado os outros modelos, mas quem comprou um Golf 4 aí não é ignorante!? Quem comenta certas coisas aqui, passa a impressão que, quem comprou o Golf 4 é um ser tão inteligente tanto quanto quem comprou o Golf 7.

    Esse Carlos chega ser trágico, onde ele fala um monte de coisa de quem compra o Cruze, aí o outro cidadão acrescenta que quem compra Golf 4, deve compartilhar do mesmo pensamento de quem compra um Cruze (na visão do Carlos), e aí esse Carlos mistura Golf 4 com o 7, e insulta a pessoa. Quanta ignorância!!

    ResponderExcluir
  11. Quem quer um carro médio e tem a grana contadinha, claro, vai olhar todas as opções, a taxa de juros, o seguro, o programa de manutenção e etc. Ou será que vcs imaginam que aqui no Brasil todos que compram um carro desses tem dinheiro guardado para comprar à vista? Se a GM está dando desconto é óbvio que vai vender mais. Agora, será que se consegue algum desconto num carro que todos querem, por exemplo, o golf?

    ResponderExcluir
  12. Cada um compra aquilo que mais lhe apetece.

    ResponderExcluir
  13. O Cruze vem apresentando melhor custo benefício. Acontece que muitos não podem comprar o Golf VII, seja pela disponibilidade, seja pelo preço, e o Focus está indigesto, assim como o I30. Como o Cruze nem impressiona nem é tão ruim, aí o pessoal compra por falta de opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, ele vem se apresentando como melhor custo benefício, não é tão mal equipado, tem itens de segurança, o motor não é lá aquelas coisas de refinamento, mas dá para o gasto para os padrões brasileiros.

      Excluir
  14. O que será´que foi aquelas vendas de mais de 300 Bravos em um único dia hein??

    Que estranho.... kkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Proooonto!!!
    Vai ter suicídio coletivo!!!
    As GOLFETES vão ficar doidas...

    ResponderExcluir
  16. Muito esquisito essa das vendas do Bravo... fizeram uma promoção relâmpago de um dia e venderam ele a preço de Palio?
    O i30 se fu hehehehe
    Bem feito pra Gandini (Kia) e Caoa (Hyundai)... vendiam bem porque traziam bons carros a um preço melhor que as montadoras tradicionais. Depois "se acharam" e elevaram os preços. Resultado... decepcionaram o povo e agora nem baixando os preços, ninguém quer comprar.

    ResponderExcluir
  17. Teve promoção de Bravo sim a 52 mil e juro zero com 30 % de entrada, quem foi nas lojas viu, tinha dualogic a 55 mil. Tem punto 1.4 completo por 37 mil, tem linea completo por 46 mil.Mas acredito que a fiat tenha emplacado o que estava em estoque de bravo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ITAVEMA Guarulhos (entre outras CSS de SP) está anunciando hoje na web o Bravo Essence 1.8 por R$51K.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/fiat/bravo/1-8-essence-16v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10837911

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. eu penso q o cruze é sim apesar de muitos falarem um belo carro ,pq é o primeiro carro que trouxe controle de tração e estabilidade de serie desde a versão de entrada de 64k(eu acho q ate hj é o unico por esse preço que tras isso pro consumidor),antes esses itens so eram oferecidos em categorias maiores..então por tanto...o cruze foi o pioneiro nessa categoria dos medios(tanto sedan como hatch..)a trazer isso e msm assim o povo critica?!!!!..naum da pra entender msm a cabeça de alguns...ta certo q o motor é subdimensionado pelo peso do carro,mas acredito que quem compre um carro dessa categoria,naum quer ficar por ai como disse "tirando rachas ou mostrando q o meu é mais potente q o seu.." e sim aproveitarem o conforto e a segurança que o carro oference,como ja citei em outras materias...os fanaticos pela volks(como o carlos..),deveriam agradecer a gm , a fiat(por ter trazido o pelo motor tjet tanto pro punto como pro bravo),ate msm a peugeot(que tbm trouxe o belo motor 1.6 turbo feito junto com a bmw...),pq se naum esses. os fanaticos estariam ate hj comprando o golfssauro com motor de santana..e ainda pagando caro por isso...então na minha humilde opinião tem de parar de falar q o cruze ou outro carro de outra marca é porcaria pq se naum fosse essas "porcaria" como eles dizem,a marca da vida deles estaria vendendo pro consumidor o super moderno golfssauro com motor de santana por preços astronomicos......q pra mim naum vale o q cobram nele entre o golfssauro IV e um bravo eu iria de bravo ,eu iria de olhos fechados no bravo...mais motor e mais equipamentos de serie q o golfssauro.....tanto é q a volks trouxe o belo golf VII esse sim vale o q se paga,um puta carro que um dia quando eu puder vou trocar meu palio sporting por um com o pacote elegance com teto..(preto ou branco ou azul 3 cores lindas pro golf),ou se eu tbm escolher o cruze na epoca vai ser por opção,por no meu ponto de vista ele me satisfazer no que eeu quero.....e viva a concorrencia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops...belo motor tjet,naum pelo motor tjet..hehe

      Excluir
    2. Concordo com vc, é por causa destes Famboys da vw que até mes passado o Golfssauro era vendido com motor do Santanassauro. Os Famboys de plantão tem que parar de colocar a vw no pedestal para podermos ter coisar melhores aqui, se continuar assim nunca teremos carros modernos.

      Excluir
  20. Engraçado, já perdi as contas de quantos Focus (Hatch e Sedan) eu já vi, até o novo Sentra eu já vi muitos, C4 Lounge tbm... Mas até agora só vi 1 Golf na rua, UM, unzinho! Eu heim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não quer dizer nada, pois o Golf vende mto mais que todos esses!

      Excluir
    2. Eu vi todos tambem, menos o Golf. Acho que as consercionarias da vw estão emplacando estes carros para fazer marketing e deixando no estoque, prova disto é que em dezembro ele ja foi ultrapassado pelo Cruze e ja ja o Focus vai passar tambem.

      Excluir
    3. Pois já vi uns 5 Golf 1.4 e 1 GTI. E só vi 1 C4L, nenhum Sentra e nenhum Focus.

      Excluir
  21. Menor preço e juros subsidiados.

    ResponderExcluir
  22. O Focus só não assumiu a liderança porque não tem carro no estoque, quando a Ford normalizar o estoque o Focus vai disparar na frente.
    A previsão do Ranking para 2014 é o seguinte:
    1 lugar Focus
    2 lugar Cruze
    3 lugar Golf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esses preços praticados pela Ford, duvido. O Cruze é que deve se manter na liderança e Golf em segundo.

      Excluir
  23. He he he,acabou a empolgação do novo Golf,daqui à alguns meses estará provado que o Cruze é o melhor custo beneficio,contra números não ha argumentos,bom saber que meu Cruze será mais valorizado daqui à 1 ano,quanto ao Focus é uma lastima,perder pro Bravo,ai é brincadeira...

    ResponderExcluir
  24. Neste segmento, é indiscutível que o Golf é o melhor carro, vejam bem o melhor carro não significa a melhor opção, isto em razão do preço, na prática é (quase impossível) achar um Golf por menos de 75 paus, o que convenhamos é muito caro. Então a melhor opção fica com o Focus, ainda caro, mas acho que vale a pena o investimento. Agora se as vendas não decolam, é por causa do preço e da tática (errada) da Ford de priorizar o sedan. A Ford já tinha feito isso, quando do lançamento da 2a. geração, e não deu certo, então erra de novo. Vamos aguardar os próximos meses. Quanto aos outros concorrentes o Cruze vai continuar vendendo relativamente bem, enquanto 308, Bravo, C4 e i30 são inofensivos.

    ResponderExcluir
  25. A Ford esnoba seus clientes com seus lançamentos globais, o Novo Focus é um exemplo disso...

    ResponderExcluir
  26. Comprei o Focus 1.6 SE automático. Excelente carro. Anda muito bem e é econômico. Estava na dúvida entre Focus e Golf, porém, desisti do Golf quando peguei o orçamento do seguro. A diferença que tinha que pagar, alem do seguro que já tinha, ficou em R$ 440,00 no Focus e no Golf ficaria R$ 2.200,00. Absurdo!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem