Em artigo anterior nós comparamos os médios Golf e Cruze contra Peugeot 208 e Ford Fiesta, e concluímos que os hatchs médios podem se configurar competidores dos hatchs pequenos em suas versões topo de linha, visto que os preços se aproximam, mas os médios tem como vantagem maior espaço e melhor comportamento dinâmico.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Agora, porém, vamos comparar o VW Golf (geração 4) 2.0 Automático com o Hyundai HB20 1.6 Premium Automático. Começando pelo preço, temos uma vantagem clara do modelo da Hyundai, que custa R$ 50.095 reais, contra R$ 59.180 reais do Golf 2.0 Automático.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

No que respeita aos itens de série, ambos possuem sistema de áudio com conectividade Bluetooth (smartphone), sensores de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve (de 16 polegadas no Golf, e 15 no HB20), acionamento elétrico dos vidros com one-touch, travas elétricas com telecomando, duplo airbag dianteiro, freios ABS com EBD, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina.

VW Golf 2.0 Autompatico - interior

O Golf 2.0 Automático leva vantagem nos itens internos por dispor de um sistema de ar-condicionado Climatronic digital (que mantém a temperadora interna nos níveis especificados), enquanto o Hyundai HB20 adota ar-condicionado manual, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros traseiros (o HB20 não contempla cinto de segurança de três pontos para o passageiro central traseiro).

Hyundai HB20 1.6 Premium - Interior

Além disso, só o modelo da Volkswagen conta com três apoios de cabeça traseiros (o HB20 apenas 2), descansa braço central com porta-objetos (o HB20 tem apenas um apoio para o braço do motorista), interior revestido em couro ecológico (contra o revestimento em tecido do HB20), painel com cobertura emborrachada (o HB20 usa plástico duro - que torna o carro mais susceptível a ruídos), entre outros itens.

Interior

VW Golf 2.0 Automático - painel

O VW Golf 2.0 Automático apresenta-se com um interior com acabamento superior ao Hyundai HB20 Premium tanto no que respeita aos materiais (citados acima), quanto na montagem. Outra vantagem do Golf é no espaço interno, visto que, por ser um carro maior, ele oferece mais espaço para pernas de passageiros traseiros e também maior espaço no porta-malas (330 litros, contra 300 litros do HB20).

Hyundai Hb20 1.6 Premium - interior - painel

Ao volante, tanto HB20 quanto Golf oferecem boa ergonomia, com comandos bem posicionados e ao alcance das mãos do motorista, sem contorcionismos. Os bancos do Golf, porém, têm estrutura bem melhor e são mais confortáveis que os bancos do HB20, que são muito finos. O resultado é que o modelo alemão permite viagens longas sem cansar, enquanto o HB20 exige paradas, pois as costas começam a incomodar após algumas horas de uso.

Comportamento dinâmico

O Golf 2.0 Automático é considerado o melhor hatch médio do mercado brasileiro quando se fala em comportamento dinâmico. Trata-se de um carro muito prazeroso de ser conduzido, silencioso e com um acerto de suspensão que tem um ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. Além disso, o volante é preciso e tem a assistência ideal tanto em cidade quanto estrada.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

O Hyundai HB20, por sua vez, é um carro com ajuste de suspensão mais ao estilo americano, ou seja, mais macia, mas que, porém, não se resulta em maior conforto em relação ao Golf, pois acaba produzindo maior movimentação da carroceria em pisos irregulares.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Ainda com relação à suspensão, o HB20 sente mais as irregularidades do piso brasileiro que o Golf - carro já completamente adaptado ao Brasil. Enquanto é praticamente impossível encontrar o fim do curso da suspensão do Golf, o HB20 produz batidas secas na suspensão traseira quando se passa em irregularidades de piso mais severas.

Desempenho

Com se pode ver no gráfico abaixo, o HB20 leva vantagem na aceleração de 0 a 100 Km/h, mas ambos se equivalem em termos de retomadas. Isso é resultado do maior torque em baixa rotação do Golf 2.0.  No uso geral, em cidade, o Golf se mostra mais ágil, com respostas mais prontas, graças ao seu motor com mais torque em baixa rotação e ao seu câmbio automático de seis marchas.

Ainda com relação ao câmbio, enquanto o VW adota uma caixa de seis marchas com opção de trocas sequenciais (Tiptronic), o HB20 1.6 Premium faz uso de um câmbio bem mais simples, de apenas quatro marchas e sem a opção de trocas sequenciais manuais.


Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Em estrada, porém, o motor mais potente do HB20, com 128 cavalos, contra 120 do Golf, faz a diferença, com o modelo de origem sul-coreana atingido velocidades de cruzeiro mais elevadas. 

Consumo

Aqui não há milagre. O Golf tem um motor 2.0 e é mais pesado que o HB20, e o resultado é um consumo em torno de 24% superior, tanto em cidade quanto em estrada.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Segurança

No quesito segurança, observamos que o Golf tem uma nota ligeiramente melhor que o HB20 no quesito segurança de adultos, mas onde o modelo da VW se destaca é na segurança de crianças, onde o modelo da Hyundai decepcionou nos testes da Latin NCAP.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Conclusão

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Uma diferença em torno de R$ 9 mil reais separa um hatch compacto automático como o HB20 de um médio como Golf 2.0. O Hyundai HB20 tem a vantagem de consumir menos e ter melhor desempenho em estrada, mas o Golf é mais espaçoso, tem melhor acabamento, mais itens de série, um câmbio melhor, mais agilidade em cidade, mais preparado para as vias brasileiras e é mais prazeroso de ser dirigido. 

102 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Melhor, e mesmo assim vende quase nada.

    ResponderExcluir
  2. Esse Golf além de lerdo é gastão hein! Faltou comparar seguros e manutenção.

    ResponderExcluir
  3. Incrível como o Golf, 15 anos mais velho, tem um interior superior e mais bonito que o do HB20 (moderninho). Como se vê, atualidade de projeto não é algo que determina a vitória. Apesar do Golf beber mais, ficaria com ele sem dúvida alguma, pois é muito mais carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso que o classic ta ai até hj e vende bem kkk

      Excluir
    2. interior do golf mais bonito? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      desculpa, mas essa doeu

      o interior do golf é ridículo d antiquado, painel quadradão, alá anos 90

      Excluir
    3. antiquado? só pode ser uma bixa para avaliar desse jeito um carro ahahah. painel é o que eu menos olho em um carro dona lacraia hyundai

      Excluir
    4. Foi a primeira vez que vi uma imagem determinar a qualidade de um produto. Olhem as portas e o painel do Hyundai e o as do golf... é um abismo de qualidade entre HB20 e golf, não se compara. o HB20 ta pior que o fox quanto mais o golf. O acabamento do HB20 so e melhor que o gol mesmo...

      Excluir
    5. Thyago concordo, abismo mesmo, 20% a mais no preço, sem noção esta comparação.

      Excluir
  4. Essa matéria serve apenas para perder tempo e fazer crítica negativa.
    Descabível comparar dois carros de segmento, motorização e preço diferentes.
    Só c memo hein Carlos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro dia a quatro rodas comparou sedã com SUV, então porque não se pode comparar hatch compacto com médio? É válida sim a comparação, e útil ainda.
      O mercado não é quadradinho. As pessoas têm múltiplas opções. Uma amiga estava escolhendo entre um New Fiesta e uma RAV4. Quer coisa mais disparatada? Mas é assim que as pessoas escolhem.
      Então comparar hatch médio com compacto é pertinente.

      Excluir
    2. Concordo que analisar as diferenças e expor prós e contras entre categorias diferentes é muito útil, principalmente para um público (feminino geralmente) que tem muitas dúvidas na hora da compra.
      COMPARAR é descabível.
      Vamos nos comparar, então. Eu tenho 1,90m, 78kg e corro 10km em 35min.
      Você tem 1,80m, 85kg e corre 10km em 58min.
      Se achou a comparação acima desproporcional, vamos pensar de outro jeito, como são definidas as categorias no boxe?
      Não dá pra comparar o Arnold com o Popó, sem essa de "quadradinho" vai.

      Excluir
    3. E quando a QR fez esse comparativo?
      Eu sou assinante e nunca vi algo do tipo.

      Excluir
    4. Po, você está bem preparado fisicamente, heim?
      Falando sério: eu tenho 1.71 metro, peso 85 Kg, e corro três vezes por semana, faço 7 Km em 35 minutos.
      Agora, correr 10 Km em 35 minutos tá muito bom mesmo. É sério esse número. tá me parecendo números de atleta.

      Excluir
    5. Corrigindo, faço 7 km em 45 minutos.

      Excluir
    6. Mera suposição.
      Um dia chego lá...
      Ah rapaz, mas não muda de assunto, não! kkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Todo mundo sabe que a diferença entre categoria dos carros existe.

      O comparativo serve mesmo é pra mostrar que quando os populares querem ser mais do que são e invadem a faixa de preço da categoria superior, são um mal negócio. O HB20 levou uma esperada surra, porque as versões dele que são interessantes pro público são as mais baratas. Qualquer pessoa em sã consciência ao pensar em pagar 50 mil num carro, o fará por um de categoria superior, mesmo que seminovo.

      Excluir
  5. Só esqueceu de mencionar a GARANTIA muito maior do HB20 (5 anos contra APENAS 1 ano do Golf, sem falar que as revisões do Golf devem ocorrer a cada 6 meses), o que, por si só, já faz uma diferença ENORME no custo de manutenção.

    Ainda, o volante multifuncional (de muito boa pegada, diga-se) do HB20, contra o do Golf, que é, inclusive, inferior ao do modelo 2012.

    O design, que apesar de relativo, conta pontos para o HB20, por se tratar de um carro mais novo, com uma desvalorização infinitamente menor ao do modelo alemão (já que este tem futuro incerto no mercado).

    O seguro dispensa comentários. Por fim, falou-se muito da tecnologia do câmbio do VW, mas o motor da Hyundai é dos mais eficientes do mercado - não tem nem comparação com os antiquados motores 2.0 e 1.6 da VW.

    É isso. Na minha modesta opinião daria uma leve vantagem para o HB20, mas os critérios, tenho que admitir, são muito subjetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - A garantia do VW é 3 anos motot e cambio e o Hyndai tem que oferecer uma garantia dessas mesmo, pq e acabar a garantia troque de carro pois não tem peças de reposição.
      - Esse golf da reportagem não tem, mas o golf tem volante muiti-funcional
      - Design totalmente pessoal
      - O seguro do golf é o dobro do HB20, mas ja foi muito pior hoje ta ate aceitavel.
      - O motor 1.6 da hyundai e bom, mas não tanto. lembre-se que o HB20 e um carro mais leve que o VW.

      Excluir
  6. Questiono a validade destes comparativos pelos resultados; o Golf teoricamente, pelos critérios do avaliador, é superior em tudo exceto pelo valor global. Mas na prática, não vende nada - seiscentas e poucas unidades mensais versus nove mil e pouco do HB20, na lanterna dos hatches médios onde curiosamente o site o aponta como o melhor. Ou seja, o critério do consumidor não consegue ser reproduzido pelo site e a matéria fica com cara de furada ou no mínimo, tendenciosa e parcial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, o Golf até 2 meses atrás era o 3º hatch médio mais vendido. Inclusive, no acumulado anual, ele ainda é o 3º hatch médio mais vendido.
      O Golf começa em R$ 55k o seu preço, enquanto o HB20 começa em R$ 32k.
      Ou seja, o que não presta, na realidade, é seu comentário, sem fundamento algum e baseado em premissas furadas.
      Tenta de novo.

      Excluir
    2. Que comentário mais ridículo desse anônimo 13:44.
      Quer dizer que o Hb20 é melhor pq vende mais?
      Bom , o HB20 vende 4 vezes mais que o Cruze hatch tb, é melhor que ele?
      Fala sério...

      Excluir
    3. Carlos, não começe com sua costumeira falta de educação. Controle-se. Se o Golf é tão bom deveria ser disparado o primeiro. A matéria não consegue reproduzir nos testes o que acontece na realidade e apresenta resultados que não se confirmam na prática. Muito mais interessante para um veículo de informação seria tentar entender o porque dessa diferença de resultados e procurar servir melhor ao usuário sendo imparcial e aproveitando de maneira inteligente a troca de informações deste canal de comunicação.

      Excluir
    4. Ricardo, em nenhum momento disse que o Hiunday é melhor porque vende mais. Leia de novo meu comentário e tente entender o que eu escrevi.

      Excluir
  7. Dois carros que são cobrados caros demais porque tem quem queira.

    Qual o seguro do Golf? Tenho um tio que paga 7 mil pelo GT 2011 dele. Comprou financiado sem consultar os valores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei 1.6 mil reais no seguro desse Golf da reportagem.

      Excluir
    2. Difícil de acreditar hein.... eu pagava 3.500 no meu

      Excluir
    3. Troquei meu Golf por um 307 e o seguro caiu de 3.500 p 2.400

      Excluir
    4. No link a seguir segue a apólice:

      http://1.bp.blogspot.com/-iIDfdx4VZJ0/UjSit8f8MRI/AAAAAAABIXg/qznE24Yxk4g/s1600/seguro-golf.PNG

      Valor R$1.681,58 (dividido em 4x sem juros ainda).

      Detalhe: Bônus 0 (pois esqueci de renovar minha apólice do carro anterior, e fiquei sem seguro dois anos. Eu tinho o bônus máximo, e perdi. O preço acima é sem bônus algum).

      Excluir
    5. Franquia salgada!!

      Excluir
  8. Esse comparativo deveria ser com o i30... que é da mesma categoria.

    ResponderExcluir
  9. Comparativo ridiculo mesmo, diferença de preço dos dois é bem grande, além de serem de categorias diferentes. Quem está afim de um HB20 mal está na procura de um Golf, e vice-versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o comparativo ótimo, eu estou vendo para comprar um hb20 1.6 mt e não sabia que o golf estava com preço tão proximo. eu quero o manual e acabei de ver no site da vw que o golf 1.6 manual sai a 57k, mas já achei em concessionária a 53k com teto-solar. E eu iria pagar 49k no hb20.
      Vou colocar 4k a mais e pegar o Golf 1.6 mesmo, não tem comparação. Gosto do HB20, mas médio é médio.
      Valeu!

      Excluir
  10. Coloca a comparação DOS SEGUROS Carlos!!!!!!!!!!!! Depois coloca o ranking dos furtos/roubos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse motor beberrão do Golf aliado ao câmbio AT só poderia ter resultados lastimáveis como os vistos. 8,5 km/l de etanol na estrada?! QUE ABSURDO!!! Mais de 12 segundos no 0-100 km/h?! QUE ABSURDO!!! Desempenho igual a de um Fiat 500 1.4, que faz 8,5 km/l de etanol... NA CIDADE!!!

    ResponderExcluir
  12. Nao entendi este comparativo..!!!!!!O golf é infinitamente superior a este hb20 e nao tem comparaçao.

    ResponderExcluir
  13. O Golf é considerado o melhor comportamento dinâmico do mercado brasileiro ? quem disse isso ? Talvez foi na década de 1990. Nào sei pq ainda leio isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que vc nunca deve ter dirigido um Golf. Mesmo com projeto de 15 anos, o Golf 4 é o melhor carro em termos de comportamento dinâmico feito no Brasil. O Focus chega perto, mas mesmo assim não é páreo para o Golf.

      O novo Golf 7, especialmente o GTI, é um dos melhores do mundo.

      Os haters podem chorar à vontade. Não custa nada chorar.

      Excluir
    2. Acabei de ler um comparativo da QR de 2009 que diz o oposto do que você afirma, que o Focus 2 é melhor que o Golf 4.

      Excluir
    3. Quando o Focus foi lançado saiu, ele não vendia nada. Foi um fracasso. Aí começaram a sair um monte de matérias falando que ele era o máximo. A Ford foi lá, fez a versão flex, e voi-à-lá, ele passou a vender bem. Pq tb?
      Pq as concessionárias vendem esse carro a 45k, tá cheio de promoção, enquanto Golf sai a 53k no mínimo.
      Agora, falar que Focus 2 é melhor que Golf 4 só quem não entende nada de carro.
      Ah, sim, tem suspensão multilink. To cagando para isso.
      E aquele lixo de transmissão 4 marchas do Focus 2?
      E aquele painel ridículo de plástico duro?
      E aquele visual horrível?
      E aquele motor 2.0 beberrão e velho?

      Ridículo. Quer comprar um Focus 2 só por causa da suspensão traseira? Palminhas para você.
      Eu fico com o Golf 4 mesmo. Até hoje inigualável em prazer de dirigir e em comportamento dinâmico. O carro parece que anda sobre trilhos, de tão no chão que é.

      Os haters não gostam? O choro é livre.

      Comprem Peugeot 308 e Bravo...kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Olha o que disse o Best Cars:

      http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/colunas/marcas-mercado/411-como-no-esporte-o-golf-da-vw-luta-apenas-consigo/

      "O Golf é um desses carros que lutam unicamente contra si, mesmo bombardeado por todos os lados por uma concorrência irritadiça, inquieta, que muda a estratégia a todo momento tentando descobrir o segredo. O que esse carro tem que eu não tenho? E o Golf permanece lá, em seu próprio mundo, apenas buscando em si a inspiração que precisa para ser ainda melhor, sem dar bola ao mundo exterior."


      Não adianta. o Golf é uma categoria a parte. Ele é o carro referencial. Todos querem ser como ele, mas nunca são.

      Excluir
    5. Carlitos, não precisa chorar. Além do Focus ser superior ao Golf ainda tem o i30 antigo, com direção c/ assistência elétrica, pneus 225/17, suspensão independente na traseira, controle de estabilidade (em todas as versões) e controle de tração para brincar. Se você já tiver dirigido os dois percebeu que o i30 é um pouco mais duro, mas só o Focus se compara no prazer de dirigir, e em velocidades mais altas a direção c/ assistência é muuuito melhor que a do VW.

      Quem afundou o Gorf no Brasil foi a Hyundai, pena que vacilou com o modelo novo; mas, a verdade é que seria uma heresia comparar o i30 2.0 com o Golf 4,5, em todos os sentidos.

      Tanto é que antes de mudar era o líder do segmento, inclusive à frente do Focus e mesmo não tendo versões tão baratas como o Golf 1.6 ou Focus 1.6.

      Excluir
    6. Minha namorada já teve um i30 antigo e sempre dirigi carro, automático, e sempre achei uma bosta. Não sei por qual motivo esse i30 fez sucesso no Brasil, acho que pelo visual que encantou as meninas, e só, porque em termos dinâmicos é uma porcaria.
      Não dá nem para comparar com o Golf. i30 e Focus estão bem abaixo.
      Agora, o haters que não gosta, pode pegar um bravo, ou um 308, ou mesmo um focus 2. Ou até o Focus 3, com aquela lanterna de amebinha na traseira..kkk

      Excluir
    7. "De volta à garagem, saí do carro satisfeito, mas olhei e presenciei uma mágica, digna de Medusa. Ao lado do novo Focus, o Golf transforma-se em pedra." (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/hatches-medios-468641.shtml)

      Carlos, você só devia achar o i30 uma bosta porque era melhor que o seu carro velho. kkkkkkkkk. Comparar o i30 e o Focus com o Golf de 1999 é complicado mesmo, tenho que admitir. Sem falar que o Golf novo já entra no mercado tomando chinelada do Focus - mesmo sendo mais novo -, não sei porque.

      Excluir
    8. i30 para mim é carro de moça. E Focus é carro de leitor de revistinha, que le as baboseiradas, posta o link e se acha dotô.
      bravo, c4 e 308 é de mané mesmo.

      Excluir
    9. Quem tem golf então...

      Excluir
    10. I30 é bom para você Carlos, como você mesmo disse, carro de moça. E pelos teus chiliques e falta de controle para manter uma conversa no mínimo educada...

      Excluir
    11. Carlos não sabe nada de carro mesmo, por isso fala tanta besteira. Toda imprensa especializada aponta o Focus 2 como o melhor da categoria, mas o Carlos discorda. Suspensão multilink, ele está "cagando" pra isso. Lixo de transmissão 4 marchas mas o Focus 2 anda mais e gasta menos que o GOLF IV. Painel ridículo de plástico duro: Carlos nunca entrou num Focus 2, o painel é todo emborrachado. Visual horrível, há controvérsias. Motor 2.0 143cv velho e beberrão que rende mais e gasta menos que os parcos 120cv do Golf IV. Carlos leia mais e fale menos, assim você não faz papel ridículo.

      Excluir
    12. Carlos 00:54 diz: "E Focus é carro de leitor de revistinha, que le as baboseiradas, posta o link e se acha dotô." Logo ele vem falar isso, ele que fica vomitando e repetindo igual papagaio os números do Golf que ele adora ler.

      Excluir
    13. Entre 2010 e 2013 já tive 6 Focus, sendo 2 hatchs do modelo antigo, 2 hatch modelo novo e 2 sedans do modelo novo. Dos novos, os sedãs eram automáticos, e dos hatchs, 1 automático e 1 mecânico.
      Além desses Focus Sedan, ainda comprei outro para uma amiga minha, que ficou com o carro 1 ano.

      O Focus é um bom carro, com construção sólida e comportamento dinâmico bom.

      Mas agora os fatos:

      1. O Focus 1.6 bebe mais que o Golf 1.6, em qualquer situação
      2. O Focus 2.0 MT bebe BEM mais que o Golf 2.0
      3. O Focus 2.0 é lerdo em cidade (falta torque em baixa rotação ao Duratec 2.0)
      4. O Focus 2.0 AT é um verdadeiro PETROLEIRO em cidade. Fique feliz se conseguir passar de 5km/l de gasolina em cidade.
      5. A suspensão multilink do Focus é linda no projeto, mas não está preparada para as vias brasileiras. Dos quatro Focus 2 que tive, mais o Focus 2 Sedan que comprei para uma amiga minha, 3 tiveram problemas na suspensão traseira, com peças soltas que faziam barulhos na traseira.
      6. O Golf 1.6 é mais ágil que o Focus 1.6 em cidade em QUALQUER situação (o motor VW 1.6 é mais bem acertado que o do Focus)
      7. O Golf 2.0 é mais ágil que o Focus 2.0 em cidade (como disse anteriormente, o Focus 2.0 é lerdo em cidade).
      8. O Acabamento interno do Golf está vários níveis acima do já bom padrão do Focus. Em resumo, o do Focus é um bom acabamento em montagem e acabamento, para fica bem atrás do padrão de acabamento do Golf.
      9. Não há carro fabricado no Brasil que seja mais agradável de ser dirigido que o Golf IV. Não existe, e nem o Focus. O Focus é legalzinho, mas sua dirigibilidade não chega aos pés do Golf.

      As opiniões acima são minhas e fundamentadas na minha vivência com os seguintes carros ao longo dos últimos 4 anos. Todos os carros abaixo foram de minha propriedade:

      Focus Ghia Hatch 2009 2.0 MT

      http://www.car.blog.br/2010/07/teste-fotos-consumo-e-ficha-tecnica-do_16.html

      Focus Ghia Sedan 2009 AT 2.0

      http://www.car.blog.br/2010/06/teste-fotos-ford-focus-sedan-ghia-2009.html

      Focus GLX 2010 Automático 2.0

      http://www.car.blog.br/2011/01/novo-focus-2010-glx-20-automatico-fotos.html

      Focus 1 GLX 2009 MT

      http://www.car.blog.br/2010/06/teste-avaliacao-ford-focus-hatch-2009.html

      Focus 1 FLX 2009 1.6 Flex

      http://www.car.blog.br/2010/06/ford-focus-2009-glx-16-flex-e-campeao.html

      Focus Sedan 2.0 Ghia 2009

      http://www.car.blog.br/2010/06/teste-avaliacao-fotos-novo-ford-focus.html

      Golf eu tive alguns também:

      Golf 2009 2.0 Gasolina Automático:

      http://www.car.blog.br/2010/08/review-golf-20-automatico-tiptronic.html

      Golf GTI 2008 193 cv Mecânico

      http://www.car.blog.br/2010/06/teste-avaliacao-fotos-golf-gti-2008-193.html


      Golf Tech 2009 1.6 Flex

      http://www.car.blog.br/2010/06/teste-avaliacao-fotos-golf-tech-16-flex.html

      Golf 2009 Sportline 1.6 Flex

      http://www.car.blog.br/2010/05/teste-analise-golf-sportline-2009-flex.html

      Excluir
    14. Fabio, além do seu Golf da matéria, quantos você comprou zero? São carros da sua loja comprados usados como o revendido para sua amiga que vc citou em outra matéria?

      Excluir
    15. Todos os carros acima foram comprados usados, porém comprados diretamente da VW e da Ford (eram carros de diretores dessas empresas), e nenhum deles (inclusive o da minha amiga) tinha mais de 15.00 Km.

      Excluir
    16. Menos o seu Golf, usado em todas as comparações, que segundo sua apólice do link mais acima, foi tirado zero.

      Excluir
    17. Sim, o meu Golf atual e o Sportline 2007/2008 que tive também foram comparados 0KM, mas também nestes casos, comprados diretamente da VW.

      Excluir
    18. 15.000 km? Já vi carros no desmanche em estado de sucata com menos que isso. Carro de firma, porque alguém tomaria cuidado se é grátis e será trocado em seis meses mesmo? Lembro um colega de faculdade nos anos 80 que o pai era diretor da GM, ele e os irmãos esmerilhavam até o osso os carros que o pai trazia. Dava dó de ver aqueles Monzas SL/E, Classic 2 cores, lembra? Com 1.000, 2.000 km estavam um lixo, uma imundície, largavam jogados na rua em qualquer lugar sem o menor cuidado, metiam o carro em cima dos outros no transito, se batesse a GM trocava... É como dizia um amigo meu: "O tapa do dono é diferente"

      Excluir
    19. Todos os carros que foram cujos listados no meu comentário estavam em ótimo estado, pois fiz uma análise criteriosa antes de comprá-los. Os únicos problemas que tive foram com as suspensão traseiras dos Focus, que precisaram de substituição de peças, mas, após tal procedimento, ficaram OK.
      Os demais carros não tiveram problemas.
      E todos os carros já foram vendidos há mais de 1 ano, todos, e todos os proprietários estão satisfeitos. Apenas os do Focus Automáticos reclamam do consumo, mas foram avisados previamente que o carro bebia mesmo.

      Excluir
    20. Opa, Fábio desculpe, eu me expressei mal. O que eu quis dizer é que existem casos extremos e que é difícil comparar carros usados com carros novos.

      Excluir
  14. Anônimo 19:03
    O Golf jamais venceu um comparativo da QR.
    Se comparado diretamente ao Focus, então...
    Inclusive, esse argumento do Carlos sobre o melhor comportamento dinâmico do Brasil é mérito do próprio Focus. Qualidades que a QR sempre ressaltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site Vrum vai mais longe, afirma que "o Focus é sem dúvida o melhor médio a venda no mercado" (2011) e o próprio CarBlog ao avaliar o carro (2010) o cita como referencia na categoria.

      Excluir
    2. Até 2004-05 o Golf era referência no segmento e fazia frente junto ao Focus, mas aí a VW resolveu deixá-lo perdido no tempo.
      Fez um facelift horroroso, um modelo que só foi vendido aqui.
      A VW trouxe o primeiro Jetta, motor 2.5, lembra? Aquela frente deveria ser a do Golf e tudo o mais.
      E citando mais uma vez a QR, a matéria do Golf na edição de Setembro chama-se TIRANDO O ATRASO.

      Excluir
  15. Carlitos Tevez, veja o meu comentário na matéria sobre o Tiggo.
    Lá eu digo que entre Mercedes Benz e Audi, eu escolheria a Touareg V6 TDI.
    Sou hater não, sou realista!

    ResponderExcluir
  16. Não entendi o porque de compara carros tão distintos, a conclusão sobre o vencedor então é uma piada! Volta pras montanhas seu Troll da VW!

    ResponderExcluir
  17. O hb20 e melhor que o golf,Só q não.

    ResponderExcluir
  18. Esta matéria deveria no máximo comparar carros de mesmo preço ou seja, o completíssimo de uma categoria contra o pelado da categoria acima mas de preços iguais. Agora, comparar tudo com o Golf do Fábio, é muita falta de noção. Comparar carros com um abismo de preços de quase 20% de categorias diferentes e os dois completos é muita vontade de mostrar seu carro de novo. E tem mais, em todos os sites e revistas estão mostrando promoções em cima do Focus 2 a preços mais baixos que este Golf 4 que todos sabem que é inferior ao Focus, atestado por várias publicações. Se a intenção era mostrar a possibilidade com o mesmo dinheiro, erraram de novo.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, mas acho que a CAOA precisa baixar o preço desse i30 se quiser vender mais.

    ResponderExcluir
  20. A matéria não leva em consideração o projeto defasado do Golf, os 4 anos a mais da garantia do HB20, seguro, desvalorização. O único compromisso foi de inaltecer o VW.

    ResponderExcluir
  21. caro marcos,mas isso é o que sempre vez esse blog,infelismente eles tem essa tendencia de "puxar" sardinha pra todo carro da volks...eles falaram que esse mesmo golf IV 1/2 , era melhor que o cruze da gm,e que o gol rally é"melhor"que o hb20x,com o seu super motor "atual" de 104cv contra o de 128cv do hb20x.
    Agora essa de o golf IV1/2 2.0,ser melhor que o hb20 1.6 so é ate um hbzinho 1.6 "EMPURRAR,pois ,esse super moderno golf IV 1/2 na pista,pois so falta eles disser que o "moderno"golf IV 1/2 de 2.0 com 120cv,anda mais que o hb20,com motorzinho 1.6,mas que gera 128cv...ai faz me rir ne?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vemos que o Hb20 é melhor para aqueles que acham que o carro serve para "empurrar" outros na estrada.
      Colega, saia "empurrando" quem você quiser na estrada.Você se sente superior "empurrando" os outros na estrada? Palminhas para você, viu?!!! kk

      Agora, para aqueles que acham que o carro deve apresentar-se seguro para os passageiros e sobretudo crianças, o Golf é superior.
      para aqueles que apreciam um interior bem construído, com couro e borracha, o Golf 4,5 é superior.
      Para aqueles que consideram que itens como ar-condicionado digital deve estar em um carro do século XXI, o Golf é superior.

      Excluir
    2. O ar condicionado digital pode até ser do século 21 mas o Golfssauro é do século passado ainda.

      Excluir
    3. Então, um projeto alemão do século XX sendo superior a um sul-coreano do século XXI. Das Auto, é Das Auto.

      O Golf 4 foi o primeiro modelo da VW a ser projetado no padrões de engenharia da Audi, afinal ele foi desenhado para compartilhar a plataforma com o Audi A3.

      O resultado é isso aí que temos. O Golf 4 é um dos melhores Golf de todos os tempos. Até o Golf 7, eu o considerava o melhor até agora. É claro que o Golf 7 veio para superar tudo e a todos, inclusive o Golf 4.

      Não que o Golf V e o VI sejam ruins, longe disso, mas eu acho seus estilos um tanto quanto desajeitados.

      Enfim, é por isso que o Golf 4 consegue ser superior a tantos carros modernos, como o HB20 por exemplo, mesmo sendo mais antigo de projeto.

      Excluir
    4. Sò complementando. Não é só uma questão de estilo. É de construção mesmo. O Golf 4 é o carro com melhor padrão de construção fabricado no Brasil. Não tem igual a ele. Corolla e Civic chegam perto, mas mesmo assim não superam.
      O "resto" não dá nem para comparar.

      Excluir
    5. Carlos decida-se, o Golf é melhor ou pior que o Audi, cada hora você diz uma coisa e muda o rumo da conversa conforme a conveniência!

      Excluir
  22. e o pior e que no comparativo,mesmo o hb20 tendo um cambio ultrapassado de 4 marchas,chega a guase 1 segundo mais rapido a 100km/h que o "moderno"golf IV 1/2 de 6 marchas,ou seja,imagina com transmissão manual,ai seria covardia,essa diferença de 0 a 100km/h deveria chegar proximo a 2 segundos,agora o que adianta o cara puxar sardinha do carro so porque ele "AMA" a volks e o seu golf sendo que o hb anda mais,é mais economico e mais barato?!,mesmo o hb usando esse transmissão ultrapassada de 4 marchas contra 6 do "super golf".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sei, o HB20 é 1 segundo mais rápido no 0 a 100?
      Essa diferença é imperceptível no uso comum, inclusive o Golf por ter maior torque em baixa, é mais ágil em cidade.
      Então é irrelevante esse 1 segundinho para lá e 1 segundindo para cá.

      Agora, vamos ao que é relevante: segurança de crianças. O Golf, com projeto de 15 anos, é muito mais seguro para crianças que o HB20! E é mais seguro para adultos também. Ou seja, se vc dá valor a 1 segundinho, eu dou valor à segurança dos meus filhos, que o Golf é bem superior.

      Mas não é só segurança. OBserve o interior, enquanto o do Golf todo de couro, com painel emborrachado, o HB20 com tecido cinza (que suja muito) e painel todo de plástico duro!

      O Golf com ar-condicionado digital, e o HB20 com aquele ar manual.

      O Golf com câmbio automático tip tronic e seis marchas, e o HB20 com aquele câmbio de quatro marchas.

      Enfim, quem quiser, fique com o 1 segundinho do HB20, que eu fico com a segurança superior, melhor acabamento, mais itens de serie, melhor comportamento dinâmico do Golf.

      Excluir
    2. Bom saber que 1 segundo no 0-100 não importam pro carlos.

      Quero ver quando for pra falar do 0-100 de 8 segundos do golf 7 turbo esse 1 segundo não vai fazer diferença também.

      Excluir
    3. Carlos muda de conversa como o vento. Uma hora 1s é importante quando é a favor do Golf, se for contra não vale nada, é imperceptível. Que ridículo este cara.

      Excluir
  23. O Golf 4,5 é tão bom, mas tão bom que a VW nem pensa em substitui-lo aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vai ficar trazendo o Golf7 a conta gotas só para dizer que tem, e vai fechar os olhos para o ágio que as concessionárias praticarão, como já fazem com Fusca e Jetta TSi. E empurra Golf Iv na turma, nem desconto darão.

      Excluir
  24. Affffs, comparar um carra da decada de 90 com um atual é palhaçada...

    Já tve um golf em 2006 e agora tenho um HB 20, e digo uma coisa, o motor do HB20 1.6 manual humilha o do golf 2.0 manual!!

    HB20 TEM 128 CAVALOS!!!

    JÁ O GOLF 2.O TEM SÓ 120 BURRITOS!!

    A DIFERENÇA ENTRE OS 2 SÓ CAI NO AUTOMATICO, PQ O CAMBIO DO HB 20 É SÓ 4 MARCHAS, ENQUANTO DO GOLF É 6... MAIS QUANDO SE COMPARA NA VERSÕES MANUAIS, O HB HUMILHA!!!

    ResponderExcluir
  25. Esses 1 segundos em longas distancia faz muita diferençaaa!

    Carro é motor, e o hb 20 tem um motor superior... resumindo HB 20 é um melhor carro!!!

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de ver mais matérias comparativas com o golf neste site...
    Além de serem um sucesso de audiência, são muito engraçadas!
    Mas peço a gentileza de incluirem a versão de entrada do golf, pois a automática é carta fora do baralho... Ninguém quer!

    Ass: Vinícius O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ver comparativo Golf x Polo ou Golf versus Fox.:D

      Excluir
  27. Queria ver comparativo Golf x Polo ou Golf versus Fox.:D

    Essa comparações não teria graça, já que todos eles utilizam o mesmo motor 1.6 de 104 cavalinhos!

    104 cavalos é quase 1.0 do mundo atual, Vó enganando o consumidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então com o Cobalt ou Spin com o igualmente jurássico e beberrão motor 1.8 com 108/106 cv.

      Excluir
  28. Isso é covardia! Não tem comparação! O Golf 4 é muito superior!

    O HB20 até que é um carrinho bonitinho, mas está muito longe de ser um CARRO. Muito menos ao nível do Golf 4.

    Uma comparação mais justa seria o HB20 com o Gol G6... e ainda assim o HB20 perde feio!

    ResponderExcluir
  29. a para vai carlos, voce so pode estar delirando,primeiro que comparar os dois ja é loucura e fanatismo do blog pela volks,pq os dois são catagorias diferentes(o golfssauro IV tentando ser "hatch medio" e o hb20 um hatch compacto),segundo se pra vc 1 segundo(isso pq é nas versões com cambio automatico e lembrando que o hb20 ainda usa uma ultrapassada de 4 contra 6 do super golf),não faz diferença pra mim faz e muito,pra vc entrar numa rodovia e não ter que pedir pelo amor de deus pros outros carros pra consequir entrar e vc pelo jeito ja tv que abrir seu gofssauro super moderno com motorzão de "120cv" pra muito hbzinho 1.6 ne?!!por isso que vc não acha importante potencia,então pega um carro 1.0 ja que não é importante e sobre esses testes que vc fala de seguranças do golfssauro,se o golfssauro e tão seguro,ele tem isofix pra criança por um acaso?!!todos nos pessoas normais sabemos que o hb20 so teve nota ruim porque a cadeirinha utilizada não contava com esse sistema,sendo que fora do brasil existem cadeirinhas com isofix,isso "CONCERTEZA"prejudicou o teste do hb,ou vai dizer que o golfssauro é tão melhor em tudo que ele tem um super cinto que vai segurar a cadeirinha da criança numa efentual colissão,melhor que uma com sistema isofix? e sobre e sobre acabamento,vc sabia que o hb tem opção de couro tbm?!!basta vc pagar pra ter, assim como no golfssauro e sobre itens de serie o golfssauro é R$10,000 mais caro voce quer o q,??!! e outra se fosse na mesma faixa de preço o golfssauro que vc iria ter que comparar com o hb seria o mais moderno ainda com motor super potente 1.6 de gritantes "104cv com alcool,pq com gasolina é 101cv.."e não iria nem vir com couro,nem com cambio automatico,ai amigo que não teria nenhuma graça msm ,seria a mesma coisa que bater em cachorro motor,pq comparar o motorzão do super golfssauro manual 1.6 de "104cv",contra o do hbzinho 1.6 de 128cv manual,ai amigo vc iria ter que ir chorar na cama msm,apesar que pra uma pessoa que fala que o golfssauro IV 1/2 é melhor ate que o Cruze da gm ja era de se esperar essa conclusão.

    obs:eu não entendo vc,o golfVI vc grita pra todos os cantos que ele faz de 0 a 100km/h em 8 s,agora quando e outro carro que é mais rapido que o golfssauro não é relevante?!!!não da pra entender....

    ResponderExcluir
  30. e so pra lembrar gosto muito das materias desse blog(as normais,quando eles não ficam pagando de fanboys da volks), é muito util,mas que esse carlos é um fanatico fanboy,aaaaaaa isso ele é!!!

    ResponderExcluir
  31. Ruindé, bóia e desmancha que nem ..... n´agua.

    ResponderExcluir
  32. Bah, reportagem pensada EXCLUSIVAMENTE pras discussões de fanboys e haters da VW. Mas enfim, o Golf 4 não é um mau carro, bem pelo contrário. O que pesa é o estilo meio atrasado e o mesmo painel de 1998. Quem compras dessas últimas unidades antes do Novo Golf "MELHOR DE TODOS OS CARROS DA HISTÓRIA" chegar, vai tá ganhando um bom desconto. Pra quem não quer carro da moda, vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  33. prefiro pagar mais e levar o golf,mas bonito, mais potente,mais confortavel,e melhor dirigibilidade.

    ResponderExcluir
  34. Não cabe este comparativo...!!! São carros De categorias diferentes!!!

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkkkkkkkk...esse anônimo 16 de setembro de 2013 12:01,so deve estar louco da onde o golfssauro é mais potente que o hb20??!!120cv do golfssauro contra 128cv do hb20?!!não da pra entender esses fans boys msm,se abusar deve ser o msm anônimo 15 de setembro de 2013 22:32 que falou que o golzinho 1.6 é ,melhor que o hb20 1.6!!kkk só rindo msm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não está louco não! Não acredite nos números informados pelos fabricantes. A VW costuma informar um valor sempre abaixo do real. Já a Hyundai está indo pelo lado contrário, o que é ruim para a própria marca.

      O veloster segundo a Hyundai possui 140hp, porém no dinâmometro ficou nos 116hp!!! O polo 2.0 que possui o mesmo motor do golf, segundo a VW possui 120hp, mas no dinâmometro chegou nos 135 hp. Existem vários outros exemplos na rede. É só procurar.

      Será que o HB20 realmente possui 128 hp? Depois dessa furada da Hyundai, não tem como acreditar na marca. Onde mais eles estão omitindo?

      Excluir
  36. Comparativo sem lógica, esqueçam esse Golf pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  37. Próximo comparativo:

    GOLF 2.0 AT X Escort GL 1.6 X Kadett SL/E 1.8 X Fiat Tipo 1.6 i.e.

    O GOLF VAI GANHAR DISPARADO!

    ResponderExcluir
  38. Tbem acho esse comparativo sem noção,são carros que não concorrem diretamente entre si,pois o hb 20 é um hatch pequeno de entrada e concorre diretamente com gol,novo palio,onix e etc e o golf é hatch médio,concorre com focus,308,cruze e etc,mas já que é para se decidir entre os dois modelos,fico com o ultrapassado golf,pelo conforto oferecido,e pelos equipaementos,como teto solar,bancos de couro,ar digital entre outros,já esse hb 20 não é nada demais,pois o acabamento interno é no msm nivel de um gol.

    ResponderExcluir
  39. O Carlos vai na USP e para o carro do lado de qq um e sai tirando fotos para comparar... o dia que ele achar um I30 na rua ele vai parar Golf 4 dele e tira fotos.... Esse Golf dele vive na USP iCB...

    ResponderExcluir
  40. Opa sem puxação de saco. O melhor em comportamento dinâmico segundo comparativos é o Ford Focus devido a suspensão traseira Multilink.

    ResponderExcluir
  41. ahahahahah!!!! para vigar em um hundy tem que parar para descansar as costa e esticar as pernas pra poder continuar a viagem!!! crédo que porcaria este carro de puro plástico todo duro suspensão uma bosta de ruim, tudo muito mal acabado e quer se meter a"besta" contra um GOLF!! a tão de brincadeira pessoal o comparativo certo é com um uninho fire compleltinho!! ahahah !! todos bem durinhos!!! faz favor gente o GOLF É GOLF O RESTO É O RESTO!!! umas porcaria moderninhas da hundi ahahahahahah!!! que surra feia hem!!! ai minhas costas !! ai minhas pernas !! ai meu... etc etc...só falta ter que levar "almofadas" para colocar na bunda hem!!! AHAHAHAHAH!!!! WOLGS É WOLGS NEGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  42. ELES NÃO SÃO CONCORRENTES NÃO TEM COMO COMPARAR UM COM O OUTRO. PEGA E COLOCA DA MESMA LINHA LADO A LADO. TENHO UM HB20 2014 1.0 PAGUEI 26.000,00 FAZ 19,5 NA GASOLINA ANDANDO A 80KM/H. GARANTIA 5 ANOS. AGORA ESTÁ COM 27 MIL KM. NADA A RECLAMAS. TINHA UM POLO 2009 E ACHEI O HB20 MUITO SUPERIOR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem