Em artigo anterior nós comparamos os médios Golf e Cruze contra Peugeot 208 e Ford Fiesta, e concluímos que os hatchs médios podem se configurar competidores dos hatchs pequenos em suas versões topo de linha, visto que os preços se aproximam, mas os médios tem como vantagem maior espaço e melhor comportamento dinâmico.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Agora, porém, vamos comparar o VW Golf (geração 4) 2.0 Automático com o Hyundai HB20 1.6 Premium Automático. Começando pelo preço, temos uma vantagem clara do modelo da Hyundai, que custa R$ 50.095 reais, contra R$ 59.180 reais do Golf 2.0 Automático.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

No que respeita aos itens de série, ambos possuem sistema de áudio com conectividade Bluetooth (smartphone), sensores de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve (de 16 polegadas no Golf, e 15 no HB20), acionamento elétrico dos vidros com one-touch, travas elétricas com telecomando, duplo airbag dianteiro, freios ABS com EBD, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina.

VW Golf 2.0 Autompatico - interior

O Golf 2.0 Automático leva vantagem nos itens internos por dispor de um sistema de ar-condicionado Climatronic digital (que mantém a temperadora interna nos níveis especificados), enquanto o Hyundai HB20 adota ar-condicionado manual, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros traseiros (o HB20 não contempla cinto de segurança de três pontos para o passageiro central traseiro).

Hyundai HB20 1.6 Premium - Interior

Além disso, só o modelo da Volkswagen conta com três apoios de cabeça traseiros (o HB20 apenas 2), descansa braço central com porta-objetos (o HB20 tem apenas um apoio para o braço do motorista), interior revestido em couro ecológico (contra o revestimento em tecido do HB20), painel com cobertura emborrachada (o HB20 usa plástico duro - que torna o carro mais susceptível a ruídos), entre outros itens.

Interior

VW Golf 2.0 Automático - painel

O VW Golf 2.0 Automático apresenta-se com um interior com acabamento superior ao Hyundai HB20 Premium tanto no que respeita aos materiais (citados acima), quanto na montagem. Outra vantagem do Golf é no espaço interno, visto que, por ser um carro maior, ele oferece mais espaço para pernas de passageiros traseiros e também maior espaço no porta-malas (330 litros, contra 300 litros do HB20).

Hyundai Hb20 1.6 Premium - interior - painel

Ao volante, tanto HB20 quanto Golf oferecem boa ergonomia, com comandos bem posicionados e ao alcance das mãos do motorista, sem contorcionismos. Os bancos do Golf, porém, têm estrutura bem melhor e são mais confortáveis que os bancos do HB20, que são muito finos. O resultado é que o modelo alemão permite viagens longas sem cansar, enquanto o HB20 exige paradas, pois as costas começam a incomodar após algumas horas de uso.

Comportamento dinâmico

O Golf 2.0 Automático é considerado o melhor hatch médio do mercado brasileiro quando se fala em comportamento dinâmico. Trata-se de um carro muito prazeroso de ser conduzido, silencioso e com um acerto de suspensão que tem um ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. Além disso, o volante é preciso e tem a assistência ideal tanto em cidade quanto estrada.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

O Hyundai HB20, por sua vez, é um carro com ajuste de suspensão mais ao estilo americano, ou seja, mais macia, mas que, porém, não se resulta em maior conforto em relação ao Golf, pois acaba produzindo maior movimentação da carroceria em pisos irregulares.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Ainda com relação à suspensão, o HB20 sente mais as irregularidades do piso brasileiro que o Golf - carro já completamente adaptado ao Brasil. Enquanto é praticamente impossível encontrar o fim do curso da suspensão do Golf, o HB20 produz batidas secas na suspensão traseira quando se passa em irregularidades de piso mais severas.

Desempenho

Com se pode ver no gráfico abaixo, o HB20 leva vantagem na aceleração de 0 a 100 Km/h, mas ambos se equivalem em termos de retomadas. Isso é resultado do maior torque em baixa rotação do Golf 2.0.  No uso geral, em cidade, o Golf se mostra mais ágil, com respostas mais prontas, graças ao seu motor com mais torque em baixa rotação e ao seu câmbio automático de seis marchas.

Ainda com relação ao câmbio, enquanto o VW adota uma caixa de seis marchas com opção de trocas sequenciais (Tiptronic), o HB20 1.6 Premium faz uso de um câmbio bem mais simples, de apenas quatro marchas e sem a opção de trocas sequenciais manuais.


Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Em estrada, porém, o motor mais potente do HB20, com 128 cavalos, contra 120 do Golf, faz a diferença, com o modelo de origem sul-coreana atingido velocidades de cruzeiro mais elevadas. 

Consumo

Aqui não há milagre. O Golf tem um motor 2.0 e é mais pesado que o HB20, e o resultado é um consumo em torno de 24% superior, tanto em cidade quanto em estrada.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Segurança

No quesito segurança, observamos que o Golf tem uma nota ligeiramente melhor que o HB20 no quesito segurança de adultos, mas onde o modelo da VW se destaca é na segurança de crianças, onde o modelo da Hyundai decepcionou nos testes da Latin NCAP.

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Conclusão

Hyundai HB20 Automático x VW Golf Automático

Uma diferença em torno de R$ 9 mil reais separa um hatch compacto automático como o HB20 de um médio como Golf 2.0. O Hyundai HB20 tem a vantagem de consumir menos e ter melhor desempenho em estrada, mas o Golf é mais espaçoso, tem melhor acabamento, mais itens de série, um câmbio melhor, mais agilidade em cidade, mais preparado para as vias brasileiras e é mais prazeroso de ser dirigido. 
Postagem Anterior Próxima Postagem