O Ford Focus Sedan Ghia 2009 é considerado um dos melhores carros em seu segmento. Este carro da Ford, baseado na plataforma da sueca Volvo, torna-se uma excelente opção do mercado de semi-novos e usados, tendo em vista que ele incorpora a tecnologia, o nível de segurança, a sofisticação de um importado, mas mantém o preço competitivo de um nacional.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - exterior

Andar no Ford Focus Sedan Ghia 2009 é um exercício de prazer: o carro transmite uma sensação de solidez estrutural e de segurança que não é verificada em seus concorrentes diretos: Toyota Corolla e Honda Civic. 

Ford Focus Sedan Guia 2009 - exterior

Obra de um conjunto mecânico formado por um sofisticado e robusto sistema de suspensão - considerado o melhor da categoria - associado a um motor Ford Duratec 2.0 16V extremamente eficiente, e que entrega desempenho acima da média com um nível de consumo adequado.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - frente
Foto: Frente do Focus Sedan Guia 2009

Acabamento - Fotos Interior

O acabamento assim como a oferta de equipamentos está alguns níveis acima da concorrência, e o Ford Focus Sedan Ghia 2009 já vêm completamente equipado com todos os opcionais disponíveis na linha Focus: Freios ABS, Teto-Solar, Computador de Bordo que aceita comandos por voz, revestimento em couro de alta qualidade, 4 airbags.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - interior - painel
Foto do Painel

O interior mostra um nível de acabamento só encontrado em carros de categoria superior, com um painel de linhas retas e ergonomia impecável, o que associado ao comportamento perfeito da suspensão, converge para entregar ao motorista uma sensação de segurança muito acima da média, o que também é característica dos automóveis da sueca Volvo.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - interior - bancos
Foto - Bancos em Couro

Os assentos do Ford Focus Sedan Ghia 2009 são do tipo ergonômico, especialmente os encontrados nesta versão Ghia, que dispõe do sistema de ajuste lombar, com ajustes de altura do banco do motorista por sistema elétrico.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - interior - volante
Foto: Volante com comandos incorporados

Comportamento dinâmico - diribilidade

Se o interior e o comportamento dinâmico do Ford Focus Sedan Ghia 2009 são irrepreensíveis, o estilo também não fica atrás: com uma frente muito bonita e agressiva que se harmoniza com o desenho da lateral, e terminando em uma traseira que tem um desenho discreto e elegante, sem muitas ousadias estilísticas.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - interior
Foto: Aspecto Externo - Frente e Lateral

Equipamentos de série

Os equipamentos de série são os seguintes: teto solar elétrico, ar-condicionado digital dual zone, direção hidráulica progressiva com três tipos de ajuste (normal, conforto e esportiva), sistema de som com elevada qualidade de áudio, computador de bordo, iluminação dos pedais e da área de baixo dos retrovisores.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - interior - console central
A partida do Ford Focus Sedan Ghia 2009 é dada através do botão Ford Power (o computador de bordo detecta a presença da chave dentro do carro e habilita o sistema de partida). 

A vantagem de usar um sistema eletrônico de partida tem várias vantagens: evita-se acionar o motor de partida além do necessário, o que preserva tanto a bateria quanto o próprio motor.

Motor - Desempenho e Consumo

O motor é o Ford Duratec 2.0 16V com potência de 145 cv. Trata-se de uma unidade motriz moderna, silenciosa e com disposição para condução esportiva. O resultado de desempenho, segundo a avaliação da revista 4 Rodas mostrou que este carro é capaz de acelerar de 0-100Km/h em 13s.

O consumo do Ford Focus Sedan Ghia 2009 situa-se entre 6,5km/l na cidade e até 11,5Km/L rodando na estrada. Ambas as medições com gasolina.

O câmbio automático tem a opção de trocas manunais, o que permite ao condutor escolher o momento mais adequado às trocas.

Foto: Volante com comandos de rádio e ar-condicionado

O brilho do Ford Focus Sedan Ghia 2009 é a suspensão. Absorvendo de forma perfeita as irregularidades da pista, em um compromisso entre firmeza e conforto que é difícil de ser igualado.

Conclusão

Se você está a procura de um sedan médio com nível de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e sofisticação de um importado, mas não pretende gastar mais do que R$ 60.000,00, então o Ford Focus Sedan Ghia 2009 é a sua escolha.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - Teto-Solar
Foto: Teto-Solar

Não existe na categoria carros com melhor custo x benefício que este Ford Focus 2009 Sedan Ghia, sobretudo pelo fato de contar com uma extensa rede de concessionários Ford espalhados pelo País.

Ford Focus Sedan Guia 2009 - exterior traseira

Ficha Técnica


Características
Motor
TipoQuatro cilindros em linha, 2.0 16V Duratec
PosiçãoDianteiro, transversal
Cilindrada (cm3)1.999
Válvulas16
Diâmetro/Curso (mm)-
Taxa de compressão-
Potência (cv/rpm)145 a 6.000
Torque (mkgf/rpm)18,6 a 4.500
CombustívelGasolina
Transmissão
Câmbio automática quatro marchas; Tração dianteira
Suspensão
DianteiraIndependente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
TraseiraMultilink com barra estabilizadora
Direção
Eletrohidráulica
Freios
DianteiroDiscos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
TraseiroDiscos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Rodas/Pneus
Em liga leve, 7 x 16 polegadas / 205/55 R16
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m)4,48
Largura (m)1,84
Altura (m)1,50
Entre-eixos (m)2,64
Porta-Malas (l)526
Tanque de Combustível (l)55
Peso (kg)1.365
Desempenho
0 a 100 km/h (s)12,2
Velocidade máxima (km/h)-
Consumo
Cidade (km/l)-
Estrada (km/l)-
Média Vrum (km/l)6,7

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Felipe Sobral Dornellas Camara19 de fevereiro de 2011 às 23:32

    Tenho exatamente um carro igual a este, Comprei em marco de 2010, excelente carro, mas estou assustado com o alto consumo de gasolina. Acredito que tem feito menos de 5km/l . Estou espantado com este consumo, vou verificar isto na revisão de 1 ano mês que vem...

    ResponderExcluir
  2. "este carro é capaz de acelerar de 0-100Km/h em 13s."

    Nossa, que capacidade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um carro deste, comprado em outubro de 2009, porém, na primeira chuva que peguei inundou o carro, entrada de agua pelo teto solar por estar desconectada a mangueirinha do dreno a com menos de mil Kme também pelo para-brisa por falha na colagem, e com meno de mil Km tive que trocar a setor de direção que vazava óleo, de com menos de 20.000 Km a direção começou a trepidar a partir do 80Km/h, achei que era falta de balanceamento, porém aconteceu que os pneus trazeiros gastaram irregularmente (irregularmente mesmo)principalmente pelo lado de dentro, e segundo o mecânico, foi porque saiu de fábrica sem a devida regulagem, e não é qualquer um que pode mexer, sob pena de piorar mais ainda, ois deve ser feito por alguém que entenda e com equipamento especial, nem sei se temsolução, tenho até receio de trocar pneus.

      Excluir
  3. Adquiri um 2011 Ghia Sedan Automático. O Carro é show, concordo que o carro tem luxo de carro importado com preço acessível. Conforto e dirigibilidade nota 10.

    ResponderExcluir
  4. Adquiri um 2011 Ghia Sedan Automático. O Carro é show, concordo que o carro tem luxo de carro importado com preço acessível. Conforto e dirigibilidade nota 10.

    ResponderExcluir
  5. Adquiri um hoje! Melhor custo benefício impossível!!!😄😄😄😄

    ResponderExcluir
  6. Adquiri um a uma semana.. Estou encantado com o carro, superou minhas expectativas.. Consegui 12,5 km na estrada e 8 na cidade, p mim está bom.. Nota 10.

    ResponderExcluir
  7. otimo carro conforto seguranca tudo que se espera de um sedan

    ResponderExcluir
  8. Tenho um new fiesta titanium ano 15 e uma pessoa quer dar um focus desse ai e voltar 24000,00 tô balançado mas o consumo na cidade me assusta

    ResponderExcluir
  9. Tenho um 2009, que o consumo na cidade é mais ou menos o citado, dependendo da qualidade da gasolina utilizada, porém na estrada o consumo é maior do que o referido. Faz média de 12,5. Um problema que vejo neste carro é a quantidade de reclamações sobre seu câmbio automático. Alguns com problemas que travam o carro, outros com letra do painel que não acompanha a marcha, enfim, alguns vícios ocultos que a Ford deveria ter feito recall, porém se omitiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo... o seu deu algum problema ?

      Excluir
    2. Carro ótimo
      Tem desempenho
      Tem economia
      Faço 9km na cidade
      E 16 km em rodovias

      Excluir
  10. Tenho um Ghia 2009. O carro é sensacional!!! O consumo é um pouco alto na cidade, mas o conforto e a tecnologia disponível nesse veículo compensa...

    ResponderExcluir
  11. também comprei um focus ghia automático 2009, ainda tenho duvidas. a corrente dentada deste carro dura mais o menos quanto tempo? e de manutenção cara e dificio achar peças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O focus não tem correia dentada, ele é com corrente de comando interna, não precisa trocar nunca.

      Excluir
  12. Tenho um Ford ghia sedan 2009 porém essa semana o marcador de gasolina começou a piscar e começou entrar em contagem regressiva e desde de então o carro esta travado na garagem e esta com combustível ñ sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já pensou em ligar para um mecânico te fazer uma visita?

      Excluir
  13. Tenho um ford focus ghia 2009 e fica piscando o P no painel oque deve ser ? Ja levei na mecanica mas nem um acha o problema

    ResponderExcluir
  14. Meu também tem este problema, as vezes funciona as vezes nao. Ja houve dias que ele nao dava a partida, lorem nunca mais aconteceu. Ja ouvi bastante relatos de uma borracha na ponta de um cabo que fica ressecada e causa o problema, talvez ache algo no youtube que explique melhor.

    ResponderExcluir
  15. Estou pesquisando para compra.me agrada por enquanto o guia 2010. Foi providencial o comentário de vcs. Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Tenho pesquisado muito sobre o consumo (2009 - 2.0 - aut) há muita divergencia sobre o consumo, as materias falam em 6,5 km/l, porém exitem varios relatos de media 8 km/l na cidade com gasolina. O meu não faz mais que 6,5 km/l usando gasolina Dtcelan ou V-Power,afinal qual o real consumo ? é possivel chegar a 8 km/l c num duratech 2.0 ?

    ResponderExcluir
  17. Tenho um Focus Automático HATCH 2009, comigo a 6 anos. NADA a reclamar do carro. Consumo de 7.5 na cidade e 11 na estrada. Carro não da problema, cambio e motor excelentes.

    ResponderExcluir
  18. Tenho um guia 2009 manual e não tenho o que reclamar o carro é top muito confortável o ar gela muito

    ResponderExcluir
  19. Tenho um ghia 2009 aut. Top
    Consumo 9 na cidade 15 rodovia
    Carro top de mais

    ResponderExcluir
  20. Comprei um faz 3 mezes esta aparecendo no painel avaria no cambio o carro nao para continua normal gostaria de uma informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um mal contato no fuzivel ...
      É só retirar e recolocar!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem