O Blazer EV RS é o SUV 100% elétrico topo de gama da Chevrolet do Brasil, e foi submetido a um desafio ambicioso: saindo de Brasília (DF), fazer uma viagem de ida e volta a Goiânia (GO), com uma única carga - ou seja, sem recarregar no meio da viagem.
Blazer EV RS 2025 - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
O termo "ambicioso" se aplica pois o INMETRO indica uma autonomia de 481 km para o Blazer EV RS e o percurso do teste em rodovia tem 440 km.
Blazer EV RS 2025 no Shopping Flamboyant em Goiânia (GO)
Antecipando o resultado, podemos dizer que o Blazer RS EV não apenas compriu a meta, como chegou ao final do teste, em Brasília (DF), com uma 22% de carga na bateria e autonomia residual de 120 km, como mostramos no vídeo a seguir.



Em resumo, a autonomia real medida no teste foi de 560 km - 80 km a mais que a indicada pelo INMETRO.
Chevrolet Blazer EV RS 2025 em frente ao Outlet Premium - Alexânia (GO)
Detalhes do teste: Percurso - Brasília (Água Mineral) - Shopping Flamboyant (Goiânia) - Brasília, com distância total de aproximadamente 440 km.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
O SUV elétrico usado no teste é o Chevrolet Blazer EV RS - que conta com uma das maiores baterias do mercado brasileiro (capacidade de 102 kWh), com um preço sugerido de R$ 503.190 em maio de 2025.
Chevrolet Blazer EV RS 2025 no Parque da Água Mineral - Brasília (DF)
O teste foi iniciado em Brasília (DF), saindo do Parque Nacional da Àgua Mineral, na Asa Norte, e foi até Goiânia, com parada no Shopping Flamboyant (sem recarga).
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
As velocidades mantidas durante a viagem foram as regulamentares, ou seja, 110 km/h na maior parte do percurso, com alguns trechos a 80 km/h.
Chevrolet Blazer EV RS : SUV elétrico na BR 060 - Brasília - Goiânia
A partida ocorreu com 97% de bateria, indicando 550 km de autonomia, e o Blazer EV RS chegou em Goiânia com 61% de bateria restante (exatamente o percentual que o sistema de gerenciamento previu ao sair de Brasília), indicando 343 km de autonomia.
Chevrolet Blazer EV RS : SUV elétrico na BR 060 - Brasília - Goiânia
Ao iniciar o retorno de Goiânia para a volta a Brasília, colocamos no sistema de navegação o destino Shopping Iguatemi, no Lago Norte, em Brasília (DF).
Blazer EV RS: sistema de navegação integrado ao gerenciamento de energia: precisão
Com isso, o excelente e preciso sistema de navegação integrado ao sistemma de gerenciamento de energia do Blazer EV RS indicou que chegaríamos a Brasília com carga de 16%.
Blazer EV RS: SUV elétrico no Shopping Flamboyant - Goiânia (GO)
A surpresa positiva foi que chegamos ao final do teste, retorno a Brasília (DF), com 22% de carga (acima do indicado na saída em Goiânia), indicando mais de 120 km de autonomia.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
Assim, a autonomia total do Blazer EV, em rodovia, é de aproximadamente 560 km (440 km da viagem BSB-GYM + 120 km de automomia residual).
Chevrolet Blazer EV RS Elétrico em Brasília (DF) - Praça do Buriti
O consumo médio do Blazer EV RS variou ao longo do percurso, com uma média de 5,3 km/kWh em estrada.
Chevrolet Blazer EV RS Elétrico em Brasília (DF) - Posto Jerivá (GO)
O grande destaque é o sistema de navegação integrado ao gerenciamento de energia do Blazer EV que se mostra preciso e dá muita segurança ao motorista, porque basta colocar o destino que o sistema calcula qual a autonomia que o carro chegará ao final do percurso.
Chevrolet Blazer EV RS Elétrico em Brasília (DF) - Posto Jerivá (GO)
O sistema mostrou extrema precisão ao longo do teste, com os valores indicados sendo confirmados pelo nosso teste na prática.
Chevrolet Blazer EV RS Elétrico em Brasília (DF) - Posto Jerivá (GO)
Isso é excelente, porque o motorista não precisa calcular se conseguirá ou não chegar ao destino, já que o próprio carro já indica se será possível ou não chegar, ao calcular o consumo de energia elétrica ao longo do percurso e indicar o valor final de bateria (e autonomia).
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
Em termos técnicos, o Chevrolet Blazer EV RS mede 4,80 m de comprimento, 3 m de entre-eixos e detém um design muito bem resolvido e esportivo, reforçado por rodas de 21 polegadas.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar - Outlet Premium
O motor elétrico é posicionado na traseira e conta com 347 cavalos e 440 Nm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Observações Importantes

O consumo de energia foi influenciado por fatores como velocidade (110 km/h em trechos da BR) e uso do ar-condicionado (ligado durante todo o percurso).
Chevrolet Blazer EV RS 2025 - em Brasília (DF) em frente ao TJDFT
O sistema de regeneração de energia do veículo contribuiu para otimizar a autonomia, especialmente em declives.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
O sistema de navegação do Blazer EV, integrado ao gerenciamento de energia, forneceu informações precisas sobre a autonomia restante ao longo do percurso.

Comparativo com Concorrentes

O Blazer EV RS se destaca no mercado de carros elétricos por sua autonomia e preço competitivo.
Chevrolet Blazer EV RS x Audi Q8 e-tron x BMW IX xDrive50 Sport
Seus concorrentes, como o Audi Q8 e-tron e o BMW iX xDrive50 Sport, possuem preços mais elevados e, em alguns casos, menor autonomia.
Chevrolet Blazer EV RS x Audi Q8 e-tron x BMW IX xDrive50 Sport
Audi Q8 e-tron: Preço R$ 700 mil e autonomia de 347 km (INMETRO)
Blazer EV RS x Audi Q8 e-tron
BMW iX xDrive50 Sport: Preço R$ 924 mil e autonomia de 528 km (INMETRO)
Blazer EV RS x BMW IX xDrive50 Sport
Aspectos positivos do Chevrolet Blazer EV RS

  • Autonomia Excepcional: Permite viagens de longa distância sem recargas frequentes; viagens de média distância (até 500 km) sem necessidade de recarregar;
  • Desempenho: Motor potente, aceleração rápida (5,8 segundos de 0 a 100 km/h) e dirigibilidade segura;
  • Tecnologia: Recursos avançados de assistência ao condutor, sistema de navegação preciso e design moderno;
  • Custo-Benefício: Preço competitivo em relação a outros carros elétricos com autonomia similar. Economia: Isenção de IPVA em Brasília até 2027 e custos de "abastecimento" reduzidos, especialmente com carregadores gratuitos ou energia solar.
Conclusões

O Chevrolet Blazer EV RS demonstrou ter uma autonomia impressionante em estrada, superando as expectativas iniciais, e também a autonomia indicada pelo INMETRO.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
O SUV tem um design muito agradável e que chega muito a atenção nas ruas, além de oferecer tecnologia atualizada.
Blazer EV RS - teste de viagem de Brasília a Goiânia de carro elétrico ida e volta sem recarregar
O teste comprovou a capacidade do Blazer para realizar viagens de média distância (entre 450 km e 500 km) sem a necessidade de recarga, tornando-o uma excelente opção para quem busca um carro elétrico com autonomia para viagens.

Ficha Técnica - Chevrolet Blazer EV RS 2025

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Ficha Técnica - Chevrolet BLAZER EV RS
MOTOR ELÉTRICO
TipoElétrico | RWD
Potência máxima líquida
347 cv / 255 kW
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
Torque máximo líquido
440 Nm / 44,86 kgfm
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
FREIOS
DianteirosDiscos ventilados, 331 mm
TraseirosDiscos ventilados, 345 mm
DIREÇÃO
TipoElétrica progressiva
SUSPENSÕES
DianteiraIndependente, multilink
TraseiraIndependente, multilink
RODAS E PNEUS
RodasAlumínio 21''
Pneus275/45 R21
SISTEMA ELÉTRICO
Autonomia Inmetro481 KM
Autonomia real medida em rodovia560 KM
Bateria102 kWh
TipoLitio-Ion
Garantia da bateria8 anos ou 160.000 Km ( o que ocorrer primeiro)
Tipo de carregadorTIPO 2 para carregamento elétrico c/ provisão para carregamento rápido (DC)
DIMENSÕES
Comprimento Total (mm)4.884
Largura - carroceria (mm)1.982
Largura Total - espelho a espelho (mm)2.199
Altura (mm) - com o rack de teto1.650
Distância entre eixos (mm)3.094
Porta-malas (litros)436
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Peso em ordem de marcha (Kg)2.495
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg)427
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução.

5 Comentários

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  1. Audi Q8 e-tron não é concorrente.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgptnkNogF1POscwA3miaWNHuRdqJ-wcsjFhe25m60RjbZ8-FAR4-OdTLNOV3SgOw6FkdckLUptnujW-v8VrjFt-mSOu_hDJpdsH68Sbde8_Av2K-6I0vZoDB8YOmoJh9z2KxyYXb3YP6F4HcDyafQM-JZt2uOtVSAmeJCQcZvb492FhoGfKLo1jTYstEU/s1500/launch%20-%20Audi%20Q8%20e-tron%20%280%29.jpg

    Blazer não é supra-premium como o Audi.

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  2. Mas a BMW pode sim ficar em pânico com esse carro.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh644O2K_vbSVUhZVKpOI8BKqU_5EumLK_oCBr45TNQCEwZNq73D_IJpEctHh2zcm-upQOmteLquLvQLgGRg4M_6THlguYc-BDEzDpmA8hHUSfZkM2jlc0hvOMDxpfjV6nPFCX-OsWo1JL4/s2048/bmw_ix_xdrive50-Brasil+%25283%2529.jpg

    Se fosse para escolher uma marca sub-premium, o Blazer é melhor que o BMW.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih_O51-a_JJ12jDvV3zUarZNWsDPL5FBOqxjBWvSml6BoJuJsc-5uAQsSHm_1CMgrNEs-sjMlqkG7CnYkSUTKd-KLDNBKr8cb-MdhnAshWIJ8wm2JH69egOYhAcU-uhW50J7BvA5qLvp6geuhWolioyk60oXzwMO6rkUvQ2UyD1mL9gIZFe48w2JwaTiI_/s2170/Blazer_EV_006.jpg

    Mas status e prestígio do Q8 e-tron incomparável.;

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    Respostas
    1. BMW É hiper-premium. Ou seja, nn é atingida pelo o que vêm de baixo igual a JacAudi.

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