A linha de modelos premium da Volkswagen conta atualmente com dois modelos que têm atraído bastante atenção e desejo dos consumidores - o Jetta TSI e o Fusca 2014. Ambos importados do México para posicionar a marca em segmentos de mercado de preço e qualidade superior.

VW Jetta TSi x VW Fusca Turbo

No caso desses dois modelos, apesar de radicalmente diferentes no visual, eles guardam semelhanças no que respeita à mecânica. Ambos são equipados com o motor quatro cilindros 2.0 TSI de 211 cavalos, acoplado a uma caixa de transmissão automática DSG de seis marchas. E ambos contam com suspensão traseira multi-link - mais adequada a carros de elevada performance.

Jetta TSI - 94.000 reais

VW Jetta TSi 2014

Mas, se na mecânica eles são equivalentes, na tabela de preços eles são bem diferentes. O Jetta TSI mostrado nas fotos tem preço sugerido de R$ 94.000 reais, visto que conta com itens adicionais como pintura metálica, sistema multimídia com tela sensível ao toque e sistema de navegação integrado, teto-solar e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

VW Jetta TSi 2014

VW Jetta TSi 2014 - interior

VW Jetta TSi 2014 - painel

Fusca Turbo - R$ 128.000 reais

VW Fusca 2014 Turbo

O Fusca, por sua vez, é significativamente mais caro. No caso do modelo mostrado nas fotos, seu preço sugerido é de R$ 128.000 reais.

VW Fusca 2014 Turbo - Preto

Esse preço elevado é decorrente da alocação de uma série de itens opcionais, como rodas de liga-leve de 18 polegadas, bancos esportivos e revestidos em couro, sistema de áudio com tela sensível ao toque com sistema de navegação integrado.

VW Fusca 2014 Turbo - interior

Além disso, ele conta com teto-solar panorâmico, faróis bi-xenôn com sistema de iluminação diurna com LED, câmbio automático DSG, volante multifuncional em couro com shift paddles (para trocas de marchas sequenciais), ar-condicionado climatronic com duas zonas de climatização, luzes de leitura traseira, retrovisor eletrocrômico e sensor se chuva.

Conclusão

A opção pelo Fusca de R$ 128.000 reais se insere no campo a escolha puramente emocional, sem qualquer fundamento na racionalidade. Trata-se de um carro de imagem, que conta com um estilo marcante e esportivo, e que agrada bastante.

Jetta TSi x Fusca

O Jetta TSI, por outro lado, apela para o lado racional da decisão, visto que é um carro que oferece mais espaço interno, mais praticidade, maior conforto, mais espaço de porta-malas, comportamento dinâmico e performance similar ao do Fusca, por um valor R$ 34.000 reais mais baixo.

41 Comentários

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  1. FUSCA HUMILHA O JETTA!!!

    EMOÇIONAL E RACIONAL FUSCA, CONCERTEZA!!!

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    1. O correto é "com certeza", amigo.

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    2. Mas o que esperar de uma pessoa que escreve "emoÇional"...

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    3. Boa!!!
      Escrevendo assim, dificilmente ele terá condições de dirigir um desses!

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    4. Pelo menos não escreveu "humilha" só com o "u", mas tá tá com uma ortografia terrível.

      Ainda bem que é anônimo, que vergonha seria se a face do cidadão estivesse ali...

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    5. Fusca humilha o Jetta?? Aonde? Desempenho? Custo-Benefício? Acabamento?Beleza? Status. Jetta além de ser mais barato é mais potente e anda mais!!!

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    6. Pq vcs não vão se danar?? seus Bando de professores de plantão

      povo besta

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    7. PAULO, Jetta não é mais potente que o Fusca, são ambos o mesmo motor 2.0 TSI.
      ainda há relatos que os fusca estão vindo com configuração de 220 Cavalos, o Jetta estava vindo com 211 cavalos.
      O acabamento do Jetta é pior que do fusca também.
      Outro ponto a favor do fusca é que na esportividade ele tem melhor posição e visibilidade.

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    8. Era sim, o Jetta TSI tinha recebido uma atualização de motor (211 CV) coisa que o Fusca só recebeu bem depois. O acabamento do Jetta é inferior? Cara aquele painel do Fusca é todo em plástico duro, o do Jetta pelo menos é emborrachado.

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  2. Não entendi esse comparativo. Comparar um fusca quase completo, com um jetta tsi com poucos opcionais.
    O jetta tsi dsg custa a partir de R$ 88.290
    O fusca tsi dsg custa a partir de R$ 84.510
    Ou seja, o fusca é mais barato.

    O cambio dsg é de 6 marchas para ambos, conforme site da VW. Não é 7, conforme mencionado.
    O jetta tsi dsg não possui roda 18", e sim 17" e como opcional.
    O fusca montado nessa configuração no site da VW custa R$ 103.288.
    Ou seja, estão cobrando um ÁGIO DE R$ 24.712!!!!!!!!!
    O fusca mais caro possível (todos opcionais + pintura perolizada) custa R$108.220

    REPORTAGEM CONTENDO ERROS, QUE ATÉ EU QUE NÃO SOU JORNALISTA, IDENTIFIQUEI!
    CONCESSIONÁRIA COBRANDO ÁGIO!

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    1. Preço sugerido é uma coisa. Praticado é outra. As css estão cobrando bem caro no Fusca completo mesmo, acima de 125k.
      E o Jetta TSI com rodas de 17", multimídia sai na faixa de 95k.
      Então é isso mesmo: o Jetta TSI e o Fusca, quando equipados com itens similares tem uma diferença de preço na casa dos R$ 30k.
      Eu fico com o Jetta, apesar de achar o Fusca muito bonito, mas não justifica.

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    2. Tem alguém da Vw comendo a mãe desses caras! Kkkkk

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    3. Concordo com o anonimo à cima, mas quem vai comprar esse abacaxi por esses preços? Tem que ter problema mental. Não é à toa que o fusca vem apresentando vendas ridículas, nesse valor por ser encontrado um mini cooper coupé, peugeot rcz, audi a3 sportback, lancer rallyart... ainda sobra troco para pagar uns mil reais em um fusca, que é o que ele deveria custar.

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    4. Puff..mini cooper coupé? Duro de montão, anda muito menos que o Fusca, e tem bem menos itens.

      Peugeot rcz? Fala sério! Nem vou comentar. Esse carro foi eleito carro gay do ano na Europa em 2010.

      Audi a3 sportback, tudo bem, ótima opção, mas o Fusca é mais potente, e tem mais equipamentos. E para deixar o A3 no mesmo nível do Fusca (em termos de equipamentos, fica mais de 130k. E o Fusca continuará a andar mais.

      lancer rallyart? Carro ridículo e feio. Só tem motor. Acabamento péssimo.

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    5. Carlos apaixonado pela VW. Não vou comentar!

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    6. Fui na CC da VW outro dia e me falaram que o Fusca custa 115 mil o top (já com o desconto) e o Jetta por 95 mil eu levava um.. O Fusca não tem nada que justifique o preço, vou de Jetta. O Mini Cooper S anda bem mais que o Fusca sim!!!

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    7. Paulo, o Mini tem um motor de 185 cavalos com menos torque inclusive.

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    8. AH, sobre as vendas do Fusca, muito pelo contrário o Fusca não vem apresentando vendas rídiculas, a VW não o importa muito pra não comer sua propria fatia de mercado conquistada no A1.

      Tanto é que tem filas gigantes e altos agios praticados na busca do fusca novo, simplesmente pelo fato de ser realmente bastante procurado.

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    9. Carro não é feito só de motor amigão! O Mini é bem mais leve e faz curvas bem melhor!

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    10. E eu aqui lendo todo essa baboseira em janeiro de 2021...kkkkk

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  3. Esses preços, rodas do jetta e a quantidade de marchas do cambio estao erradas o.O

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  4. Acho ambons caros e feios...Ainda acho que existe concorrentes mais baratos e menos feios e no mesmo padrão..

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  5. Carlos,
    Mini Cooper S "muito mais fraco que Fusca"??? Com certeza o máximo que vc fez até hoje foi ver o Mini do lado de fora...
    Andam praticamente a mesma coisa colocados lado a lado, fato que comprovei pessoalmente...e amigo, se tiver 1 curvinha no trajeto...esquece que o Fusca não acompanha o Mini nem de longe, e isso comprovei superando o motorista do Fusca e depois trocando de lugar com ele e repetindo o resultado.
    Reveja seus conceitos, procure comprovar antes de falar!

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    1. Então anônimo vamos marcar de ver isso ao vivo e filmado.

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    2. Gui, Mini Cooper S acaba com o Fusca em curvas.

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  6. A comparação está totalmente errada, esse blog está divulgando várias notícias com graves erros em valores e informações. O Fusca com pintura perolizada e todos os opcionais tem preço sugerido de 108mil, se muitas concessionárias estão cobrando ágio, aí já é outra história. Um comprador consciente não paga esse absurdo de ágio e não acredita em conversa de vendedor que diz que o preço sugerido é 128mil. A mesma coisa ocorreu na matéria do Gol, que afirma que o 1.0 4 portas pé-de-boi com opcional "direção hidráulica" e "ar condicionado"(pois vidros dianteiros e travas são de série) custa 35 e está recebendo 5mil de desconto, quando, na verdade, custa 33mil na tabela e o vendedor que "solta" essa de que está dando 5mil de desconto. Está dando 3mil, o que ainda é pouco, visto que é uma versão mico sem airbags e abs.

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    1. João Paulo, a comparação de preços foi feita com base nos preços praticados pelas concessionárias. Ontem estivemos em uma concessionária do DF e obtivemos esses preços que estão informados no artigo.
      Ou seja, o Fusca na configuração informada está sendo vendido a R$ 128.000 reais, e o Jetta, na configuração informada, em R$ 94.000 reais.
      É importante considerar que os "preços sugeridos" não necessariamente precisam ser praticados pelas concessionárias, que são livres para precificar o carro nos valores que acharem mais conveniente. O Fusca sempre foi vendido em valores bem superiores aos sugeridos, com as versões completas acima de R$ 115 mil reais. O maior valor que observamos no mercado para o Fusca foi de R$ 128 mil, como o informado ai.
      Logo, a informação não está errada. Ela tem como base os valores reais praticados no mercado, e não os valores "sugeridos" que quase nunca se verificam na prática. De que adianta fazer uma comparação entre Fusca e Jetta falando que o Fusca custa R$ 108 mil se o consumidor não vai encontrar esse valor no mercado, já que as concessionárias praticam um valor bem superior a esse?
      Sendo assim, consideramos mais adequado trabalhar, neste artigo, com os valores reais do mercado.

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    2. Quando se diz "valor sugerido" não há o que se falar em "valor com ágio" ou "valor praticado". O valor sugerido é o de tabela, indicado pelo fabricante. O valor praticado pode variar bastante de concessionária para concessionária e de comprador para comprador(ainda que na mesma css), não podendo ser chamado de "valor sugerido". Já vi esse Fusca completo com todos os opcionais por 115mil, a algum tempo atrás, numa concessionária da minha região. O maior problema do artigo foi usar a nomeclatura errada, pois esse valor de 128mil não é praticado em todas as concessionárias, muitas estão vendendo com ágio BEM menor. Assim como conheço um rapaz que comprou Jetta TSI pelo valor de tabela.

      O mesmo ocorreu na notícia do desconto de "5mil" no Gol 1.0 pelado com ar e direção, que na prática é de 3mil, o resto é conversa de vendedor, visto que o valor de tabela é de 33mil e o frete já está incluso no valor do veículo. Pior, ainda é uma versão mico, aposto que quem está vendendo não alerta o comprador da legislação que obrigará todos os veículos a saírem de fábrica com os dois equipamentos básicos de segurança.

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    3. Realmente o artigo tinha uma incorreção ao informar que os R$ 128k no Fusca eram "sugeridos", quando na realidade é um preço praticado no mercado, mas já retiramos o adjetivo "sugerido" que qualifica o substantivo "preços" tanto no caso do Jetta quanto no Fusca. De fato, os preços informados no posts são os praticados no mercado, o que o consumidor vai encontrar na prática, e não os "sugeridos".

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  7. Esse Fuscão preto é muito bonito, mas não pago jamais ágio em carro, mesmo que seja para andar a pé.

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  8. pegaria um jetta com xenon,agora o fusca só pegaria se custasse a versão completa uns 100k.agora cobrar 128k num fusca eu passo,pois há coisas melhores nessa faixa de preço.

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  9. R$ 128.000,00!!!??? É concessionária do filho do Lula? Eu comprei o meu Fusca com TODOS opcionais (Bi-xenon, Kessy, Teto solar, rodas 18", Banco couro Vienna, som Fender, etc, etc) e não paguei um centavo a mais que o preço de tabela do configurador da VW: R$ 103.000,00... vai cobrar ágil assim na P.. q P...

    O Jetta coitado não tem chance contra o Fusca... se não quiserem lograr o consumidor.

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  10. "Performasse similar"?
    SUPERIOR.
    Jetta anda bem mais amigão. Até em curvas se bobear!! Esse Fusca é ridículo, preço absurdo.
    Jetta nele!

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  11. Tenham paciencia...logo vem o Golf GTI, depois de um gap de 4 anos. Nao entendeu? O agio vai passar para o Golf, mais dolar alto, 2014 chegando, vai encalhar fusquinhas por ai e quem sabe vao cobrar o preço "justo". Aconteceu com o Jetta quando foi lançado. Hoje nao eh novidade e o agio acabou. Faz de oito a onze por litro, nao sei se compensa ir ao posto encher duad vezes por semana.

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  12. Preço mencionado totalmente fora de cogitação, o novo fusca vi em uma concessionaria no valor de 108 mil o mais completo com todos opcionais que é uma valor " exobirtante " digamos assim, o preço cobrado nesta reportagem esta fora dos padroes aceitaves, e um carro mais prime você acha que um cara que compra um fusca 200cv turbo nao pensou na gasolina antes de comprar amigo isso é o que menos importa ao comprador, você quer desempenho, segurança e agradinhos por 50mil? fica complicado né nada justifica altos preços dos carros porem acho o jetta um carro seca o painel e desanimador otimo motor mais ter um volante de fox gol isso e imperdoavel na minha opnião vou de fusca com certeza! O mini cooper e parelho porem acho o novo fusca mais bonito e anda um pouco mais rcz e um seguimento totalmente diferente é um puta carro mais porra o interior e um lixo e mesma coisa jugar livro pela capa o rcz por fora e lindo otimo desenho muita gente olha entro pareçe ta em um 308 melhorado ta louco fala sério o fusca e um belo carro o preço é salgado mais e um privilegio ter um carros desses 200cv painel lindo muito conforto e chama muita atenção exclusividade... respeito muitas opnioes dadas aqui porem a outras que doi ler!

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  13. cara querer falar que o cooper 1.6 anda mais que o tsi 2.0...
    opa ááá o 4cc tsi 5x melhor motor 4c do mundo...
    ahh esse perde para o cooper mesmo...
    kkkkkkkkk ......
    ou sonhão em ter esses carros ou eh muita pagação de pau pra gringo mesmo

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    1. Bota num track day e vê se o Fusca pega. Isso é, sou fã dos VW mas o Cooper S é um Kart! Curva bem melhor. Carro não é só motor, agora se for um Golf GTI 2014 da dó do Mini hsusahsau

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  14. Galera, vamos ter cuidado... Começarei falando que minha família sempre ficou nos carros alemães (Audi e VW), e recentemente temos tido algumas decepções. VW - até hoje não entendo como eles estão cobrando 100 mil em um Golf. Esses dias fui na loja e simplesmente me cobraram 103 mil em um carro "top", com motor 1.4 (detalhe: o preço inicial do GTI é de 100 mil...). Achei absurdo pagar caro em um carro "simples" (sim, ele é um hatch médio). Fui atrás do Fusca... Aqui no Rio de Janeiro, apesar do preço de tabela de R$77 mil do carro manual, eles estão cobrando R$85 mil! Isso no carro básico. Se quiser um minimamente equipado, com banco de couro e rodas maiores, o preço já pula pra R$100 mil...

    Na audi, aqui em casa tínhamos um A1 e A4. Ambos funcionaram muito bem, até que, com 60 mil km estourou a correia do A4 (2010) e a audi simplesmente não sabia o que fazer. Simplesmente cobraram R$37 mil pra consertar e em 35 dias os caras não tinham uma solução.

    Resultado, estou indo de Mini... Não estão me cobrando ágio, é econômico e mais estável e bem equipado. Para quem falou de performance, o 0 a 100 do mini e do fusca foi o mesmo em muitos testes (7,5 s), sendo o Mini mais econômico em todos eles. Aliás, o som do escapamento do mini e o comportamento em curvas foi muito mais elogiado em todos os casos...

    Entre a certeza de problemas (grupo VW) e a dúvida (mini), optei pela dúvida e estou pegando um Cooper S 2013 com apenas 6 mil km rodados. Na boa, não me arrependo

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    1. O MINI é duro como um pau. Feio até dizer chega.
      Mas o MINI faz muito sucesso entre o público gay, então se tem um MINI existe uma grande possibilidade de ser gay também, o que é legal, pois o carro acaba sendo um elemento de identificação nas ruas para os gays. Tipo gays menos aquinhoados no quesito dinheiro andam de Fiat 500, enquanto os homossexuais mais abastados usam o MINI como carro predileto.
      Agora, o interior do MINI é bem feio, e tem o problema que a BMW já sofre com problemas de mau acabamento, e o MINI é pior ainda.

      Dessa forma, vc errou feio na sua escolha. O Audi é bem superior ao MINI, anda mais, gasta menos, tem um estilo mais bonito, o acabamento dos Audi é infinitamente superior. Não dá para comparar. Sorry.

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    2. Ah, e tem mais: o Golf GTI de 98k HUMILHA seu MINI aí em qualquer aspecto, e especialmente em desempenho.

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  15. O jetta tsi chega a 265kmh sem limitador e faz de 0 a 100kmh em 5,7 segundos eu tenho um jetta tsi

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