O Volkswagen Fox sempre se posicionou entre os top 5 no ranking de vendas de carros nacionais, até que surgiram Hyundai HB20 e Chevrolet Onix em 2012 - modelos que superaram, em um primeiro momento, o compacto da Volkswagen na tabela de vendas.

VW Fox Trend 2014

Mas em 2013 a história está sendo bem diferente, especialmente depois do lançamento da linha 2014 do Fox, quando o carro da VW primeiro recuperou a 5ª posição perdida para o Onix, depois recuperou a 4ª perdida para o HB20 e Fiesta, e, agora, nos primeiros 10 dias de junho, aparece superando os dois best-sellers da Fiat: o Uno e o Palio, resultado que acabou catapultando a Volkswagen para a liderança do mercado nacional nesse período.

VW Fox Trend 2014 - interior

A posição do Fox na vice-liderança do mercado brasileiro, apesar de demonstrar uma eloquente elevação de seu patamar de vendas, não parece sustentável ao longo de todo mês de junho. Isso ocorre porque as cerca de 4.500 unidades vendidas de Uno e Palio nesses primeiros dez dias projetam vendas mensais para esses carros da ordem de 13.500 unidades - número bem abaixo da média mensal em torno de 18.000 ou 19.000 carros que os dois líderes da Fiat apresentam.

VW Fox Trend 2014

Sendo assim, é provável que no fechamento do mês de junho a Fiat volte à liderança do mercado, e o Uno e o Palio às 2ª e 3ª posições respectivamente, mas é igualmente provável que o Fox supere o 4º colocado do mês passado, o Fiesta, e assuma a 4ª posição entre os mais vendidos.


De qualquer forma, fica claro que a estratégia da VW de escalar o Fox para combater a chegada de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foi acertada, pois está conseguindo consolidar seu produto em patamar de vendas superior aos obtidos pela Chevrolet e Hyundai.


O movimento que se esperaria da GM e da Hyundai, portanto, seria uma redução de preços de seus compactos, para melhor competir com o Fox anabolizado pelas promoções da VW.

Com informações: AutoInforme

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Três carroças, caras e peladas... não quero nem de graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ande de busão...

      Excluir
    2. Se o cara não quer nem de graça, presume-se que ele tem algo melhor do que essa carroça. Por que ele andaria de ônibus?


      Excluir
    3. Caros leitores, nós brasileiros não exigimos coisa melhor, eu digo carroça em comparação aos modelos nos Estados Unidos/Europa, se o brasileiro exigisse um carro de qualidade, eu não tenho duvida que a qualidade estaria muito melhor.

      Excluir
    4. Mas o que no Brasil que se compara com EUA ou Europa? Nossas ruas? estradas? escolas? aeroportos? hospitais? etc etc.
      Este papo de classificar nossos carros como carroças, meu caro não dá. Se o mercado americano é único, veja só os carros mais vendidos em países indiscutivelmente 1o. mundo.
      Alemanha: VW Golf
      Japão: Honda Jazz (Fit)
      Itália: Fiat Panda
      Reino Unido: Ford Fiesta
      França: Renault Clio

      Como pode ver, se os carros europeus realmente são mais equipados, também não é coisa de outro mundo. Aliás se vc. for agora pra lá vai ver muito carro mais velho rodando normalmente.
      E pessoalmente acho válido andar de carro compacto em nossas cidades com trânsito cada vez mais complicado.

      Excluir
    5. Amigo! Qual o carro zero completo que vc paga pouco aqui no Brasil nao me leva a mal não... mas acho engraçado o cara pagar no mínimo 60 70 mil num carro melhorzinho e se achar super esperto. Eu tenho um Civic, comprei zero e paguei uma fortuna num carro que na europa e américa do norte é carro de pobretão assalariado, e me sinto um idiota mais lesado ainda por isso. Não vejo vantagem em pagar até 3X no mesmo modelo vendido lá fora só por que tem uns botõezinhos a mais e alguns cavalinhos a mais no motor. Carro só começa a se diferenciar pra valer dos pequenos com mais de 160 cavalos, até lá tirando os 1.0 e 1.4 aspirados são todos a mesma porcaria, uns um pouquinho melhores outros um pouquinho piores. mas quanto maior o valor do carro mais otário é quem pagou por isso, como eu fui!

      Excluir
  2. Com a redução do preço que sofreu não seria improvável que o Fox se mantenha na segunda posição, pois passou a ser uma ótima opção frente a Palio e Uno. Poderá ser também o mês da Fiat queimar o estoque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox não compete com Uno, pelo amor de Deus! O Fox é anda roubando vendas, principalmente, do HB20 e Onix, nos últimos meses. A VW oferece por preços promocionais um veículo superior aos dois novatos e queridinhos do mercado, ambos com acabamento e espaço interno(principalmente) inferiores ao do velho Fox. O Fox só não vende mais porque tem 10 anos nas costas. Quando chegar a nova geração ele vai voltar para a faixa dos "compactos premium".

      Excluir
    2. Tem razão João Paulo, fui injusto com o Fox e olhe que tenho um. Da Fiat ele começa concorrer com o Punto e ganha até do Bravo. rsrsrs

      Excluir
    3. Comparar o atual Fox com o Uno é realmente algo sem noção, até mesmo pela faixa de preço do Uno, que começa em 26mil e ainda recebe descontos. Se você tem um Fox e já entrou nesses carrinhos(HB20 e Onix) sabe que o espaço para as pernas e cabeça no banco traseiro do Fox deixa todos eles no chinelo, além disso, o HB20 tem a cara de pau de forrar os bancos com um tecido vagabundo e áspero. As portas traseiras nem sequer são forradas, é 100% plástico mesmo, os botões dos vidros elétricos sem iluminação não negam a qualidade do carrinho. Com relação ao Onix, melhor nem comentar, carrinho manco e beberrão, com rebarbas no acabamento. Aí já é rebaixar demais o Fox. Atualmente, o Onix já vem perdendo do Gol até nas revistinhas comprados, sendo indicado como melhor compra da categoria. Pra quem duvida, é só visitar uma livraria e folhear as indicações de compra das revistas mais famosas. Não que seja grande coisa, pois essas mesmas revistas ganham dinheiro através do marketing de produtos novos.

      Excluir
    4. Pois é, a Auto Esporte deste mês indicou o Gol como melhor compra entre os hatchs de entrada.

      Excluir
    5. interior do fox espanca o hb20 e o onix sem do nem piedade.

      Excluir
    6. Teclar sobre o acabamento do Fox em relação a esse pés de chinela, até que é plausível. E a partir do momento que dizemos que um concorrente é manco, em tese o nosso é melhor, só que o Fox nesse sentido é um lixo... Até o Cx do carro é uma desgraça, 0,39.

      Excluir
  3. o melhor de tudo é ver o HB20 despencando e a Hyundai caindo p 7° entre as montadoras, sendo ultrapassada por renault e toyota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GM já recebeu um corretivo, a VW está recebendo e próxima deve ser a Hyundai.

      Excluir
  4. já falei q esse blog e muito bajulador de carro alemão!!! calmo espera fechar o mês ai estoure o champanhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí? tem outros por aí bajuladores de carro Italiano...se não gosta daqui, o que faz por aqui então? se não concorda com a linha editorial do site é só não entrar...

      Excluir
    2. Acho que não é muito inteligente fechar as portas para outras marcas, qualquer que seja, pois quanto mais marcas melhor, inclusive para os fan boys da VW (que pululam neste blog)...Ou vc acha que só a VW faz bons carros? É uma visão míope....vc poderia se espelhar em alguns bons comentaristas daqui que não se limitam a avaliar sob o prisma viciado de somente uma marca.

      Excluir
    3. cara, geralmente as pessoas frequentam os lugares que se sentem bem, desculpe te jugar, mais vce aparenta ser um daqueles que nao e mto fa da marca VW ou esta insatisfeito com os trabalhos da VWB. só não entendo querer desmerecer quem gosta da mesma, afinal, nao esta desmerecendo outras marcas, apenas compartilhando informações, mesmo que estas sejam temporaria!

      Excluir
    4. Os caras parecem torcedores de filme de futebol comentando o primeiro tempo.

      Excluir
  5. EU ACREDITO QUE O FIESTA SE MANTENHA NA QUARTA POSIÇÃO ESTE MÊS, A FORD ESTÁ FAZENDO PROMOÇÃO NO ROCAM E O NEW FIESTA VAI TER MIDIA DE TV.

    ResponderExcluir
  6. Impossível. O Fox já tá com uma vantagem de quase 1.500 carros. O máximo que o Fiestinha conseguirá é ficar em 5º na frente do Siena.

    ResponderExcluir
  7. 1º eu duvido que a gm e a hyundai baixem os preços
    2º esse grafico de vendas deixa claro que a vw perdeu a liderança pra fiat por pura estupidez bastou organizar os preços e pronto .
    3º só tenho uma singela pergunta a dona das auto PORQUE RAIOS A SRA VENDE ESSAS MERDAS TÃO CARO ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3º só tenho uma singela pergunta a dona das auto PORQUE RAIOS A SRA VENDE ESSAS MERDAS TÃO CARO ??????

      A resposta a essa pergunta começa com outra pergunta: qual o principal objetivo de uma empresa? Resposta: LUCRO.

      Portanto, toda empresa tem como principal meta elevar seu lucro indefinidamente. A única coisa que a limita é o mercado (concorrência).

      Então, o que as empresas querem, e a APPLE é um exemplo disso, assim com a BMW no mercado de carros de luxo, é ter, no imaginário do consumidor, a ideia de uma marca de alta qualidade, premium.

      Com isso, ela poderá vender mais caro um produto similar ao da concorrência, e lucrará muito.

      A apple vende notebooks de 11 polegadas por 1.000 dolares, enquanto os similares da concorrencia são vendidos a 300 dolares e encalham.


      Como ela lucra mais, ela gasta mais em desenvolvimento e faz produtos melhores, e conseguentemente, vai vender mais caro, e vai lucrar mais.

      Entao transporte para o mundo automotivo. A VW é a montadora com o maior faturamento do planeta, e com o maior lucro também. 200 bilhões de dólares de faturamento e 14 bilhões de lucro.

      Nenhuma outra empresa chega perto disso, nem Toyota e muito menos GM.

      Vc acha que a VW conseguiria isso vendendo carros baratos? Obviamente que não.

      Ela vende caro porque ela pode. A estratégia dela é essa mesma: fazer os melhores carros e vender pelo preço mais elevado, e, assim, lucrar mais, e investir mais.

      Qualquer empresa automotiva do mundo quer ser como a VW. Acontece que para chegar ai precisa de muita competência. Não basta querer.

      Excluir
    2. No caso, a VW cobrava muito e fazia o que queria no mercado porque não tinha nenhuma concorrência minimamente decente e era até mais rentável vender caro, mesmo ficando em 2° lugar. Quem sempre precisou fazer promoções e dar descontos foi a Fiat. Agora que a concorrência se mexeu e goza do "efeito novidade", a VW precisou reduzir preço para manter boas vendas de veículos que já estão cansados, prestes a receber novas gerações(Gol e Fox). Não espere que a nova geração do Fox venha barato como o atual e nem mesmo a nova geração do Gol que deverá ser lançado em 2014 ou 2015. Com relação a serem merdas, mesmo com 5 anos de mercado o Gol ainda consegue bater de frente com HB20 e Onix, projetos 5 anos mais novos, isso porque ele não tem mais o efeito novidade, já está até cansado. Com relação ao Fox, ele sempre foi vendido muito caro, pois não encontrava concorrente a altura, visto que Agile e Sandero nunca serviram para nada, ambos com péssimo acabamento e o segundo com menos espaço no banco traseiro. Porém, 10 anos se passaram, novos "compactos premium" chegaram e seu design ficou cansado, anseia por renovação. Por isso, está sendo vendido com preço promocional, mas ainda é melhor que qualquer hatch popular de entrada, inclusive HB20. Não espere por preços promocionais quando chegarem as novas gerações, inclusive com novos motores. O mercado brasileiro tratou de nivelar o preço por alto, comprando HB20 por preços inflados e vai receber preços semelhantes em novas gerações de veículos dessa categoria da VW, Ford ou Fiat(novo KA, Novo Palio, Novo Gol e Novo Fox).

      Excluir
  8. Aí Carlos, preparou o foguetório? Já pode tirar aquele champagne da geladeira!

    ResponderExcluir
  9. Não acho que vai continuar assim até o final do mês. Acho que teve algum problema no report de vendas da Fiat, não tem motivos para Palio e Uno apresentarem quedas tão expressivas assim.
    Acho que na primeira quinzena a Fiat volta para o topo.

    ResponderExcluir
  10. Isso não importa, o que importa e que o Banco Real dá 12 dias no cheque especial!

    ResponderExcluir
  11. a vw nao precisa de muito para ter a liderança do Mercado!
    mesmo mantendo os preços altos se viesse com novos motores, com boa manutenção e confiavel ja é um bom começo. versões esportivas de verdade tambem seria mto bom!

    afinal, acho que ngm se importaria de pagar o valor do crossfox (preço atual)com um motor 2.0 MODERNO e tiptronic.
    quem sabe um Gox GT com um motor 2.0 16v aspirado, ou um 1.4 Tsi de 160 cv
    imaginando aqui

    Gol GTi...1.4 - 145 cv
    Fox GTi...1.4 - 160 cv
    Polo GTi..1.8 - 180 cv
    Fusca Tsi.2.0 - 211 cv
    Jetta Tsi.2.0 - 211 cv
    Golf GTi..2.0 - 230 cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não são carros com potência acima de 140 cv que levam à liderança de mercado.
      O que a VW precisa ela já está até fazendo: um motor 1.0 3 cilindros mais eficiente para colocar em carros de entrada.
      Tirar de linha aberrações como o Gol G4.
      E lançar carros de entrada mais modernos, como o VW UP, com esse motor 1.0 3 cilindros.
      Não esperem preços muito "competitivos" do UP" não. Será mais caro que a concorrência, mas será melhor. E qualidade tem preço.

      Excluir
  12. boa manutenção e confiavel?
    so pode ta de brincadeira , a VW do Brasil produz lixo igual as outras montadoras , carro bom é toyota ou honda , ninguem mencionou que essas porcarias da VW dão problema, por exemplo os motores do fox , gol, e voyage , todos com defeito , depois de 10 mil km precisava trocar o motor , e outra o fox 1.0 bebe mais que carro 2.0 , ande em um toyota corolla 2003 e ande em um fox 2013 , o corolla velho da de 10 a zero na carroça do fox..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, tens razão, recentemente, minha irmã, comprou um City 2013, eu e minha mulher possuímos um Celta 2012, o consumo tanto na cidade com ar ligado ou na estrada não tem comparação, o consumo do celta e elevadíssimo.( em comparação ao Fox 1.0 e Corolla 2.0) - ( Celta 1.0 é City 1.5). comparando carro 1.0 bebe mais que 2.0.

      Excluir
    2. KKKKK vai comparar Corolla com Fox, tá de brincadeira né? Compare Corolla com Jetta.

      Excluir
  13. vw eh lixo... como todos s carros n brasil...

    ResponderExcluir
  14. Acredito que daqui a pouco a FIAT lança suas ofertas para fechar o mês no primeiro lugar, sempre assim na segunda quinzena quando está com previsão de perda.

    ResponderExcluir
  15. O povo brasileiro é sado-masoquista desde da escolha de políticos a de carros.

    ResponderExcluir
  16. Esse Carlos com certeza é um fanboy da VW, pq pra defender desse jeito , a qualidade de carros populares nesse pais é a mesma , todos um lixo , carros pelados e caros , não venha defender a VW pq é lixo do mesmo jeito , investindo em tecnologia ? com certeza a VW investe assim como as outras nos outros paises , aqui só vem sucata , carro sem todos os pontos de solda que aumentariam a segurança do carro, mas pra que fazer isso, pra que melhorar o carro se brasileiro compra mesmo assim

    ResponderExcluir
  17. Acabei caindo nesse blog por "acaso", e nunca presenciei tanto "fan boys" na minha vida on line ahueahue, pensei que so no mundo "off line" pessoas na faixa etária de 40 anos ou mais presenciaria tal fato, tem um comentário ali dizendo que a wolkswagen e a aplle automotiva, por favor!!! O nome da marca traduzido ao pé da letra é "carro do povo!!!" acorda pra vida cara teu wolks não vai desvalorizar por causa desses comentários rídiculos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem