Há muito tempo a engenharia automotiva sonha com um carro que dirija sozinho sem que seja necessário um condutor. E cada vez mais isto está próximo de ser uma realidade. O Google é um dos que mais investem nesta tecnologia mas não é o único: a BMW também está fazendo experiências com o Serie 3.


Até agora a condução autônoma é feita com o Active-Cruise que acelera e freia sozinho em função das condições de tráfego, similar ao piloto automático, mas com o motorista mantendo a direção do veículo. 

Entretanto agora estamos chegando ao ponto de deixar a direção também "nas mãos" do carro. O próximo Mercedes Clase C disponibilizará uma "direção automática" em situações de tráfego intenso e autopistas e a Cadillac está também propondo algo similar a curto prazo já chamado de Super-Cruise. 

Esta tecnologia - Super-Cruise - é baseada num GPS e vários sensores dispostos ao redor do carro de modo que o veículo possa circular em autopistas sem a intervenção do motorista.O veículo trocará as marchas, freará e acelerará conforme o tráfego assim o exigir.



Na realidade é apenas uma ampliação dos numerosos recursos já oferecidos em carros de luxo : assistência de direção e de estacionamento.Os fabricantes acreditam que o Super-Cruise tornará o carro mais seguro uma vez que elimina o fator humano, o principal causador de acidentes. Até o momento nem a tecnologia e nem as leis permitem a condução autônoma de um veículo e portanto não seria viável comercialmente. Mas os testes e os avanços tecnológicos nos possibilitarão futuramente mais esta opção.

 Fonte: Motor Authority

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Na dianteira parece um nissan sentra misturado com Fusion '--'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o semtra foi inspirado nesse carro. O antigo e logico. O novo jo altima da propria nissan

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem