O Toyota Etios Sedã foi agraciado com o prêmio Ten Best 2012 - melhor sedã compacto comercializado no país - oferecido pela Revista Car and Driver, levando em consideração atualidade do projeto, inovação tecnológica, segurança (para motorista, passageiro e pedestres), desempenho, satisfação do motorista, conforto, adequação ao mercado e respeito ao ambiente.


Se por um lado o Toyota Etios vem sendo bastante criticado em virtude de seu design controverso, ele participou do crash-test Latin NCAP e obteve quatro estrelas, de cinco possíveis, para passageiros dos bancos dianteiros - evidenciando se tratar de um carro seguro.


Outro destaque o Toyota Etios é seu consumo de combustível - baixo se comparado aos concorrentes com o mesmo nível de potência, e também o amplo espaço interno na versão sedã. Tudo isso, porém, não está sendo suficiente para seduzir os consumidores, que esgotam as unidades de Onix e HB20 das concessionárias.

64 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não tem cabimento um carro como o Etios ganhar um prêmio. Muitos carros da concorrência tem qualidade global bem melhor...

    Prêmio por afetar pouco o meio ambiente? Concordo. A Toyota economiza em tinta pra pintar o carro... Logo, utiliza-se menos materiais derivados do petróleo que, por sua vez, são poluentes...

    Claro, claro... Que besta que sou por não ter notado uma coisas dessas!

    Inovação tecnológica? Nossa, que legal! Um carro que não tem sequer retrovisores elétricos nem mesmo na versão XLS... Verdade. O moderno é ter comando manual! Você pode dar uma sobrevida à bateria do carro economizando nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas complementando... O velocímetro do Etios é tecnologia pura! Vinda das Balanças Filizola..

      Excluir
    2. Se falassem do HB, do Onix... Tudo bem. São carros que são lançamentos também e que são superiores.

      Mas ETIOS é pior do que encoxar a mãe no tanque! Ninguém enxerga as portas desalinhadas do carro? E isso não é caso isolado... TODOS os Etios que vi na concessionária e os que vejo nas ruas tem esse problema!

      Excluir
    3. Boa noite , por um acaso vc sabe o que é Toyota voce ja teve um toyota vc conheçe a filosofia toyota para mim eu nao vejo beleza externa, por eu ser um técnico master da toyota cada dia que passa eu tenho mais certeza que a toyota é lider mundial de vendas e pós-vendas e tenho a certeza que Etio ira ganhar seu espaço pela tradiçao da toyota

      Abraços meu amigo!!!

      Excluir
    4. Ilmo. Sr. "Técnico Master da Toyota":

      Corolla é bom, Hilux é boa... Mas Etios?

      Ele tem defeitos inadmissíveis num carro... Até mesmo se estivéssemos nos anos 90, seriam defeitos graves. E se considerarmos que a Toyota é uma marca mais do que renomada e consolidada no ramo automobilístico, a coisa se torna mais grave ainda.

      Tinta no cofre do motor? Pra quê? Frescura... Qualidade de construção? Pra quê? Ninguém liga pra portas desalinhadas mesmo...

      Só fanático pela marca pra defender um carro de baixa qualidade geral como o Etios. 42k num carro que não tem tinta no cofre do motor e caixa de rodas, sem retrovisores elétricos nem na versão XLS e tecido dos bancos vagabundo que só ele, é pensar que o consumidor é idiota.

      Se dependesse de mim, esse pseudo-automóvel denominado Etios apodreceria nos pátios da Toyota.

      Eu não troco meu Gol nessa PORCARIA mas nunca! Já que o senhor é supostamente um técnico da marca, que tal falar para as pessoas do controle de qualidade terem um mínimo de noção de como aprovar um carro?

      Isso eu vejo claramente que inexiste na linha de produção do Etios. Qualquer carro da concorrência tem qualidade geral BEM superior a ele, leia-se: Gol, HB, Palio, Onix, 207, Sandero, Fiesta Rocam...

      "Ah, mas o Etios é Toyota. É carro de patrão."

      Grande coisa. Corolla e Camry nos EUA e Japão são carros simples. Aqui no Brasil, podem até ser "carro de patrão", mas a realidade nossa é diferente. A Toyota não teria a capacidade de fazer algo simples, mas benfeito? O Etios é simples, como os modelos da concorrência. Mas benfeito? NÃO MESMO.

      Me desculpe a sinceridade, mas acho que o Etios só vai conseguir ter destaque em matérias como as deste tópico.

      Por mim, a Toyota que vá pro inferno por querer empurrar algo tão ruim, isso sim.

      Abraços

      Excluir
    5. Corolla e Hilux são bons?
      Pelo preço que cobram eu acho uma porcaria.
      Tudo muito simples, sem graça e sem requinte.
      Na Hilux então... um monte de plásticos vagabundos no interior que além de riscarem facilmente, o carro com 2 anos de uso parece que tem 10 anos.
      Toyota, pra mim, não e nada!

      Excluir
    6. Caro colega Anônimo (técnico master da Toyota),

      Concordo que Toyota seja uma marca de topo em tecnologia, qualidade, campeã de vendas por esse mundo afora e líder (apertada) no Brasil com o Corolla no segmento de sedãs médios.

      Será que você poderia nos esclarecer quais foram os fatores que a Toyota do Brasil considerou para trazer o Etios ao Brasil ao invés do Yaris? O Yaris é lindo, muito mais moderno e acho que iria arrebentar de tanto vender por aqui.

      Aguardo sua resposta.
      Um abraço.

      Excluir
    7. Sr. Técnico master da Toyota, pra que o anonimato?

      Excluir
    8. Cláudio, se analisarmos, o Corolla e a Hilux também não são grande coisa... Civic e Amarok, da concorrência, são globalmente superiores.

      Mas se comparados ao Etios, são bons sim...

      Excluir
    9. Man On The Edge... aí está certo! Comparados com o Etios, eles são até luxos :D

      Excluir
    10. Pros que falam mal e não concordam com a premiação, por favor leiam na íntegra:

      "Só quem tem Toyota entende"
      Toyota Etios Sedan XLS 1.5 2012/2013
      Rafael - Curitiba PR
      Dono há 1 ano - 3.000 km
      Carro anterior: Volkswagen Voyage

      Prós:
      O carro é espetacular para dirigir, a direção elétrica progressiva é muito boa, o carro tem retomadas excelentes, estica bem e não deixa o motorista na mão em ultrapassagens. Espaço interno é muito bom, o porta-malas tbm é uma vantagem, inclusive é maior que o do Corolla. Outro fato importante é ser Toyota, só quem teve Toyota sabe o que estou falando, a confiabilidade e a robustez da marca é algo indiscutível, vamos ver se estes HB20 da vida vão durar até o fim da garantia... O carro é bem econômico e a posição de dirigir agrada bastante. Ruído interno praticamente imperceptível, nota 10. Atendimento dos concessionários Toyota tambem é mto bom.

      "Só quem tem Toyota entende"
      Toyota Etios Sedan XLS 1.5 2012/2013
      Rafael - Curitiba PR
      Dono há 1 ano - 3.000 km
      Carro anterior: Volkswagen Voyage

      Prós:
      O carro é espetacular para dirigir, a direção elétrica progressiva é muito boa, o carro tem retomadas excelentes, estica bem e não deixa o motorista na mão em ultrapassagens. Espaço interno é muito bom, o porta-malas tbm é uma vantagem, inclusive é maior que o do Corolla. Outro fato importante é ser Toyota, só quem teve Toyota sabe o que estou falando, a confiabilidade e a robustez da marca é algo indiscutível, vamos ver se estes HB20 da vida vão durar até o fim da garantia... O carro é bem econômico e a posição de dirigir agrada bastante. Ruído interno praticamente imperceptível, nota 10. Atendimento dos concessionários Toyota tambem é mto bom.

      Contras:
      O interior espartano, aliás, tradição da Toyota, é algo que incomoda um pouco, mas com alguns opcionais, como banco de couro, se torna mais agradável. A falta de espelho elétrico, como eu tinha no Voyage, faz falta no começo. O painel central, tendência mundial da marca vide Prius, Yaris, etc é ruim no começo, mas logo se acostuma.

      Defeitos apresentados:
      Apenas um farol queimado.

      Opinião Geral:
      Excelente carro, estou bem satisfeito com o mesmo. Uma pena o brasileiro ser um povo tão tacanho que só se importa com a beleza do carro e não com a qualidade do mesmo, diferente do resto do mundo, onde Toyota manda. Não sinto saudades alguma do Voyage, quem pretende ter um sedan médio, apostem no Etios, não vão se arrepender.

      24/1/2013 09:01:00



      Excluir
    11. Para o Anônimo.... tive a infelicidade de comprar um Etios para minha esposa. Além de todos os defeitos já mencionados o painel é torto, desalinhado, o lado do motorista está mais alto que o lado do passageiro!!! Economizaram em tudo... absurdo! O Rafael de Curitiba está se acostumando? É isto que a Toyota pede quando o produto é uma "bosta"? Solicita que se "acostumem"? Sabe o que disseram do painel torto? Que era assim mesmo, torto, desalinhado, sem qualidade mesmo. Afinal de contas não é um "Corolla" e nem uma "Hilux"....

      Excluir
  2. Bom, fazendo o papel de advogado do diabo:

    Não questiono que o estilo do Etios, sobretudo o do sedã, não é agradável para a maioria das pessoas que converso. Entretanto, é preciso considerar que o estilo da frente do Cobalt também não é, e ele vende bastante.

    Sendo assim, quem são os concorrentes do Etios Sedã?

    1. Logan - que está defasado e será substituído em breve, sendo que em estilo não tem vantagem alguma sobre o Etios.

    2. Symbol - sai de linha no final do ano.

    3. Voyage - o estilo do Voyage, principalmente a frente, é melhor resolvido som que o do Etios. Além disso, o Voyage 1.6 tem um motor mais potente que o 1.5 do Etios Sedã, mas o Etios tem MUITO mais espaço interno e MUITO mais espaço no porta-malas, e é um pouco mais econômico, sobretudo em cidade, que o Voyage. Assim, quem precisa de espaço vai ficar com o Etios.

    Além disso, eu dirigi o Etios e considerei bastante sólido e bem acertado, de modo que é, sim, um autêntico Toyota.

    PS: Mensagens que sugiram que qualquer órgão de imprensa ou site/blog automotivo tem outro tipo de motivações que não as editoriais serão apagadas ou editadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em advogado do diabo, acho que a minha mensagem "pagou o pato". Foi tirada do ar sem culpa nenhuma, coitada.

      Excluir
    2. César, desculpe, acabei mesmo apagando sua mensagem sem querer, pois estava editando as mensagens anteriores, e acabei perdendo a sua. []s.

      Excluir
    3. Fábio,
      Sem problemas!
      Administrar um blog desses deve dar um trabalho do cão e nós só temos é que te agradecer.
      Abraço.

      Excluir
    4. Dá um trabalho enorme mesmo, mas é legal! []s.

      Excluir
    5. Fábio, a questão não é o design ou a simplicidade.

      É a QUALIDADE geral do carro que é muito baixa. Muita coisa imperdoável até mesmo se estivéssemos nos anos 90.

      TODOS os concorrentes do Etios são simples, até porque a proposta deles não é a sofisticação.

      Se eu não gostasse e/ou aceitasse coisa simples, pode ter certeza que não andaria em nenhum carro do segmento de entrada.

      Eu já disse: não tenho NADA contra a simplicidade. O que me revolta é ver coisa malfeita em algo que pagamos muito caro para ter...

      Excluir
    6. Fábio, você fez uma análise interessante entre Cobalt e Etios sedan.
      Como o preço dos dois se equivale, é curioso mesmo o Cobalt vender muito mais do que o Etios. Falando nisso, será que ainda vai ter espaço para o Cobalt, após a Chevrolet lançar o Onix sedan?

      Excluir
    7. Acho que vai depender do posicionamento de preço do Onix Sedan. Se ele ficar abaixo dos R$ 40k a maioria das versões, o Cobalt vai cobrir a faixa acima dos R$ 40k, e é direcionado para quem faz compra racional (frotistas) ou precisa de muito espaço (famílias médias). O Onix Sedan deve atingir o público que compra mais na emoção, influenciado pelo estilo, já que o Onix Sedan deve ser bem mais bonito que o Cobalt.
      []s

      Excluir
    8. Pode ser, vejo muito Cobalt por aqui usado como taxi.

      Excluir
    9. "Excelente máquina"
      Toyota Etios XLS 1.5 2012/2013
      Andre - Brasília DF
      Dono há 1 ano - 4.500 km
      Carro anterior: Renault Sandero

      Prós:
      Relação câmbio-motor com alta resposta e consumo eficiente, mesmo com ar-condicionado ligado. Estabilidade em altas velocidades. Direção elétrica progressiva muito confortável e freios ABS com EBD são um diferencial no segmento. Painel central, apesar de estranho, diminui a perda de atenção do motorista em relação à pista. O sistema de som em duas vias tweeter e woofer, divididos entre a porta e o painel é surpreendente e vale cada centavo.

      Opinião Geral:
      Definitivamente, o Etios não é um carro bonitinho para quem quer fazer desfile de moda. Tem um visual espartano e conservador, como é característico da marca. Mas pude testá-lo durante uma viagem de quase 1.000 km e posso dizer que é uma máquina superior em desempenho no seu segmento. A estabilidade associada ao motor e câmbio bem ajustados dão segurança para motorista na aceleração e o conjunto de freios ABS com EBD dão segurança na frenagem. o resultado é óbvio: esse carro faz muitos outros comerem poeira. Enfatizo também uma surpresa que tive com o carro: o sistema de som é excepcional, graças a um duas vias separado entre a porta e o painel que dão uma sensação ótima na execução das músicas. Deve-se destacar também o pós-venda da Toyota, que é muito bom.

      "Surpreendente, mas faltou cuidado da montadora em detalhes estéticos."
      Toyota Etios XS 1.3 2012/2012
      Heitor - São Paulo SP
      Dono há menos de 1 ano - 60 km
      Carro anterior: Honda Fit

      Prós:
      Dirigibilidade excelente, bom nas curvas e valente em todos os momentos. Boa suspensão e tem se mostrado econômico. Pareceu melhor no teste-drive em relação a outras marcas e tenho confirmado estas expectativas.

      Contras:
      Acabamentos e detalhes que devem ser melhorados logo, nada que a montadora não possa fazer no futuro.

      Defeitos apresentados:
      Nenhum.

      Opinião Geral:
      Muito satisfeito, pois pretendo usá-lo por um bom tempo. Sei que terei um bom serviço pós-vendas sem grandes dores de cabeça com manutenção e gastos de combustível pelo histórico da marca. Acredito que a grande diferença será sentida com o tempo, não sendo apenas uma primeira impressão de beleza.




      "Carro muito bom"
      Toyota Etios Sedan XLS 1.5 2012/2013
      Elias - João Pessoa PB
      Dono há menos de 1 ano - 50 km
      Carro anterior: Fiat Palio

      Prós:
      Carro macio e silencioso, realmente espaçoso, o design é bonito, clássico, só não tão inovador como os carros atuais. NENHUM BARULHO INTERNO essa vai para o HB20, i30. O pára-brisas proporciona visão ampla. O painel é diferente e achei bonito por ser meio retrô. Os retrovisores são grandes. O porta-malas ENORME e com luz interna ajuda muito. Ele já vem com air bag de fábrica, freios ABS com EDB e a roda de liga leve XLS, muita segurança em caso de colisões frontais, itens de segurança fazem a diferença e já que podem prolongar a vida são mais importantes do que itens de beleza.

      "CARRO QUE DURA..."
      Toyota Etios Sedan XS 1.5 2012/2013
      Helcio - São Paulo SP
      Dono há menos de 1 ano - 28 km
      Carro anterior: Chevrolet Prisma

      Prós:
      MOTOR, SUSPENSAO, CONSUMO. IMBATIVEL. DEIXA QUALQUER OUTRA MARCA NO CHINELO. QUALIDADE TOYOTA E FODA! QUEM TEVE QUALQUER OUTRO CARRO DA MARCA SABE DO QUE ESTOU FALANDO. EM COMPARAÇÃO COM UM COROLLA, DIRIGINDO O ETIOS VC TEM A IMPRESSÃO NO JEITO DE DIRIGIR QUE É UM CARRO MAIOR. SEU MOTOR E BEM DIMENSIONADO QUE ALEM DE PUXAR MUITO BEM, NAO FALTA POTENCIA, DESLANCHA QUE E UMA BELEZA, CONSUMO EXCELENTE. INTERNAMENTE MUITO ESPAÇO PROS PASSAGEIROS, COM FOLGA DE 3 ADULTOS SOSSEGADO, SEM FICAR APERTADO. GOSTEI DO PORTA LUVAS CLIMATIZADO E GRANDE. GOSTEI TAMBEM DE 1 LIMPADOR APENAS NO VIDRO DA FRENTE, E VOU MEDIR AGORA O CONSUMO PRA VER CERTINHO QUANTO ESTA FAZENDO. TUDO INDICA QUE O CARRO E SUPER ECONOMICO!!SUPER SILENCIOSO E PORTA-MALAS GIGANTESCO...562 LITROS.NO RESTO, SO ENTRANDO EM UM E DIRIGINDO. NÃO AVALIEM O CARRO SO NO SEU ASPECTO VISUAL.FAÇA O TEST DRIVE OU PREFIRA ANDAR EM CARROÇAS POPULARES DAQUI!

      Excluir
  3. Brincadeira de mal Gosto,O Etios pode ate ter um bom acerto dinâmico, mas pqp! porta desalinhada, qualidade HORRIVEL, Material dos bancos então nem se fala, painel no MEIO do carro (nada funcional) e o marcador de gasolina tem 3cm, a luz branca que ilumina ele a noite quase deixa a gente cego, motor que não traz inovação nenhuma, apesar de ser um pouco mais economico.
    Atualidade de projeto? Nem se fosse na decada de 90.
    Bom paro por aqui porque como o Man mesmo disse..

    Que a toyota Queime no inferno com esse carro RIDICULO e RUIM. Respeite o consumidor Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala jotaefy!
      E pensar que a Toyota poderia ter trazido o Yaris ao Brasil ao invés do Etios. Apesar de toda a tecnologia Toyota, acharam melhor lançar aqui um carro que agrada os indianos (Etios) ao invés de um carro que agrada os americanos (Yaris). Vai entender?

      Excluir
    2. Concordo Cesar, o Yaris e muito bonito e a nova geração trouxe consigo os farois traseiros muito parecidos com os da Hyundai, o carro é super Harmônico e bonito, a frente então é um primor, venderia que nem agua aqui no Brasil,, mas sabe como é né ? As montadoras não nos respeitam vide essa porcaria de Etios que nem comparado aos chineses ele ganha. A qualidade do yaris e digna de nota, com um acabamento atual e bonito, se quiser poderia lança-lo como Compacto "Premium" e colocava as versões mais básicas com um controle de qualidade rigoroso (não precisa ser chique, brilhante, seja funcional e bem encaixado sem rebarbas ou marcas de uso, nós merecemos coisas decentes por mais plásticos que sejam) ficaria muito feliz em ter um carros desses no mercado.

      Excluir
    3. Só um errinho a Traseira não e inspirada nos Hyundai não, confundi com outro carro dela mesma,

      Ps> confundi o Auris com o Yaris. >.<

      Excluir
    4. O Auris seria concorrente do Golf, Focus, I30 e cia.
      Dá uma olhada na matéria Etios x Yaris do blog.
      Vale a pena deixar seu comentário por lá.
      Abraço.

      Excluir
    5. jotaefy, vc tem um toyota, ou já teve um?

      Excluir
  4. No último item do prêmio... "respeito ao ambiente".
    Que respeito???
    Pra mim parece mais é um desrespeito ao ambiente... de tão feio que é !!! HAHAHAHA
    Brincadeiras à parte... o sedan, para um povo mais idoso e fã da marca, é até legal. Mas na versão hatch eu nunca vou entender quem compra e nem como a Toyota tem a coragem (ou seria a cara de pau) de tentar empurrar isso no nosso país.
    Fico triste com o desrespeito dessa montadora para com o nosso Brasil :(

    ResponderExcluir
  5. Este veículo não possui qualidades suficientes para ser o melhor sedã compacto de nosso país. Não à toa, vende pouquíssimo. O acabamento é triste. Estarrece-nos observar que não há tratamento de pintura na face interna do capô, por pura economia. A despeito de ser seguro e mecanicamente confiável, este veículo não merece tal prêmio.

    ResponderExcluir
  6. A pedidos: Toyota Yaris x Toyota Etios

    http://www.car.blog.br/2012/12/toyota-etios-x-toyota-yaris-historia.html

    Por enquanto só fotos, depois melhoraremos o artigo com dados mecânicos, preços e dimensões.

    ResponderExcluir
  7. isso só pode ser piada não é ?atenção pessoal da car end driver porque vocês não vão se danar hein

    ResponderExcluir
  8. quem elegeu é cego no mínimo né?!

    ResponderExcluir
  9. é de se admirar mas eu nunca vi um carro tao feio e mal projetado como o étios, claro falando de seu design.. esse carro lembra o logan da reno, que eu nunca vi graça,, ainda mais agora com esse parecido, nao faz meu gosto

    ResponderExcluir
  10. O ETIOS é lindo voces que falam é que são feios sujando o visual deste mundo.

    ResponderExcluir
  11. Levando-se em conta os problemas que os proprietários do HB20 estão tendo. Cada dia aumentando mais, desde falta de estabilidade, baixa potência, ruidos absurdos, sem contar do prazo de entrega não cumprido, ponto para a Toyota, que fez um carro simples porém com um projeto estrutural superior ao do HB20.

    Lembro uma vez que a Ferrari existava em fazer um carro com o conforto e a beleza de um mercedes, justamente para manter a vanguarda no que sabe fazer de melhor que é o motor.

    ResponderExcluir
  12. Ei o que estão falando, como assim, o prémio se refere a "melhor sedan compacto" porque as comparações com o HB20, ele é um hatch compacto, vamos manter o nível da conversa. Podemos fazer comparação com seus pares que são: Cobalt, grand siena, etc...e neste caso o consumo de combustível é o trumfo do etios pois o fiat e chevrolet consomem mais.

    ResponderExcluir
  13. No quesito desenho, acho que o Grand siena é o mais bonito, o cobalt tem o painel mais moderno e, Logan e Fiesta sedan continuam mandando bem em espaço e conforto.

    ResponderExcluir
  14. Gosto é realmente algo que não se discute, eu gosto de ponteiros, a modernidade de mostradores digitais não me agradam. É só observar os grandes clássicos, mesmo os mais modernos utilizam ponteiros que varrem os mostradores. Quem gosta de carro e não de moda, gosta mesmo é de ponteiro.

    ResponderExcluir
  15. Já que voces entedem tanto de carros qual seria a melhor compra para 2013,considerando Segurança x conforto x economia.Na categoria do etios.

    ResponderExcluir
  16. Adianta ser bom... o carro é FEIO!!!! Que coisa mais feia gente!!! Ta loco que feio!!!! Cada vez que vejo o Etios nem durmo mais a noite... só pesadelos de tão feio!!!

    ResponderExcluir
  17. Se fossemos olhar para a feiura....Talvez essa seria uma grande oportunidade para o consumidor parar de se preocupar com aparencias e buscar qualidade nos produtos. Gosto não se discute, basta não comprar o etios, mas ficar criticando acho que é uma babaquice e falta de respeito com as decisões dos outros

    ResponderExcluir
  18. quem fala mal da etios e porque nao tem condicao de comprar um rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Diziam o mesmo no inicio da produção do corolla.

    ResponderExcluir
  20. Corolla hoje é lider de vendas< no lançamento diziam a mesma coisa.
    Toyota aprimorando sempre!

    ResponderExcluir
  21. Calma galeraa, a fábrica de sorocaba tem varios projetos nas mangas, vai ter carro para o gosto de todos.
    Hoje todos só pensam em HB20 pela beleza e design, mais voces nao sabem os defeitos grotescos que sao aprovados na hyundai PIRACICABA-SP, o onix ja começou bem com um RECALL das rodas aro 14" preta.
    Voces acham que a fabrica que estava com falta de peças importadas para produzir seus carros que estao em atraso vao ficar fazendo reparos atoa, a hyundai esta aprovando defeitos de aparencia sem dó do cosumidor.

    Galera pesquisem preços das revisoes da hyundai HB20, com estes 5 anos de revisoes nas autorizadas voce compra outro HB20 novo (o top ainda hein!), grande popular!!!

    PESQUISEM DEPOIS CRITIQUEM! (aos criticos de plantao)

    ResponderExcluir
  22. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO ACIMA!!!

    Comprei um HB20 1.6 Comfort + Audio numa concessionária Hyundai em Salvador-BA no dia 16/11/2012. No segundo dia de uso verifiquei que ao alcançar uma velocidade de 100Km/h o veículo apresentava um barulho semelhante a um assobio, só cessando o barulho ao reduzir a velocidade. Fiquei preocupado e acionei a Assistência técnica da Hyundai no dia 19/11/2012. O carro foi removido até um oficina autorizada, em Aracaju-SE, a 260 KM de onde resido. O problema foi detectado na oficina, tratando-se de uma falha na vedação do pára-brisa, que ocasionava a passagem do ar quando se alcançava velocidades mais elevadas. Em 26/11/2012 fui informado de que o defeito havia sido corrigido. Acionei novamente a Assistência Hyundai para remover o veículo de volta à minha residência, tendo sido informado que eu poderia ter meu deslocamento pago até a oficina autorizada e deveria arcar com o retorno até o local onde moro. Argumentei dizendo que isso era injusto, pois eu teria transtornos e custos em tal deslocamento, tendo em vista que o defeito do veículo foi única responsabilidade da empresa fabricante. Apesar de ter tentado obter uma solução favorável junto ao SAC da Hyundai não tive sucesso, sendo que agora estou buscando algum meio de fazer valer meu direito e ver a justiça feita, pois sequer tenho tempo de ir até a capital de outro estado, a 260 Km de distância por uma rota cheia de estradas ruins, e ainda arcando com determinados custos, tudo causado por um defeito na fabricação do carro.

    Grande assistencia hein!

    ResponderExcluir
  23. Gente!
    Trabalho no ramo de auto peças. Fornecemos praticamente para todas montadoras. Por questão de principios e ética, a política de nossa empresa é ter o mesmo padrão de qualidade para com os produto fornecidos independente do cliente, mas posso afirmar: o critério de qualidade imposto pela Toyota cercado por frequente auditorias e solicitações de melhorias baseado no "TPS" elevam continuamente os padrões de qualidade de nossa industria, o que certamente impulsiona e melhora a qualidade de toda a cadeia independente do da marca. Logo, a toytota será sempre reconhecida pelo seu slogam "Cliente em primeiro lugar". Podem até errar no designer que incomoda o consumidor, mas a excellencia na qualidade dos pontos fundamentais são extremamente consideradas. NÃO TENHO CARRO DA TOYOTA, MAS COMPRARIA COM CERTEZA. Sem desmerecer os demais e olha que sou apaixonado pelo meu Honda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o Marcos, se ocorre um defeito de um fornecedor hoje e outro amanha já é motivo de um resonsavel pela empresa vim fazer esta correção do defeito e se o defeito persistir o grupo de melhoria TOYOTA irá no fornecedor para ver o que esta acontecendo e o que pode ser feito para este problema nao acontecer novamente.
      só para voces veem como qualidade é coisa séria lá, se um bateria estiver com uma etiqueta colada torta o veiculo esta reprovado e ja tem que fazer um reparo imediato.
      Qualidade sempre em primeiro lugar!

      Excluir
  24. Olha eu não chamaria nem um sandero,nem um KA de porcaria,quanto mais um Ettios,mas esse negocio de não pintar o capús do motor interno,éssa é demais,eu enviei um email para a toyota,e nem tive resposta,se eu fosse um funcionario,sujereria isso urgente. Se eu ganhasse um usaria,mas comprar mesmo vou de Onix Sedam,estou terminando de pagar uma carta de credito,e até junho estarei com ele,se Deus quisér.

    ResponderExcluir
  25. Concordo apenas com a segurança. O carro possui até barras laterais para proteção. Mas fora isso, o carro é um lixo.

    ResponderExcluir
  26. Man On The Edge... Seu Gol é melhor que um Etios? Pelo visto você não preza por conforto, performance e segurança do carro numa viagem kkkkkkkk

    150% satisfeito com meu Etios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daqui uns dois anos voce tera q pagar se quiser vender seu toiotinha ja o gol tem pecas ate na padaria da esquina com o melhor valor de revenda quem sabe daqui uns 26 anos o ethios venda mais q o gol

      Excluir
  27. esqueceram de dizer que o painel horizontal é uma tendencia retrô, é só conferir os velocimetros dos Gordinis, dolphinis, Willis anos 60, BeLLAir...

    ResponderExcluir
  28. e já estão dando desconto para esse lixo.
    lixo encalhado e que não vende, tem mesmo que baixar de preço e, depois, parar de ser produzido e que venha o Yaris.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um sedan xs e estou maravilhado! Acho que o dono da toyota imaginou o seguinte: "como eu posso fazer um corola mais barato pra atingir um mercado de menor poder aquisitivo? Ja sei!! Vou pegar o corola tirar tudo que não for importante e deixar só a alma e o coração, vou deixar até só uma luz de ré pra ficar o mais barato possivel, vou nem pintar o cofre do motor hhehehehe, deixem comigo que eu vou bolar aqui um corola bem baratinho heheheeh" Na minha opnião foi assim que o dono da toyota concebeu o etios. Quem nunca dirigiu faça um test drive de olho fechado e tente se lembrar de um corola pra ver se eu tô mentindo. Fazer um test drive olho fechado é f... kkkkkkkk. Áh minha única preocupação é com a revenda. Alguem especula alguma coisa sobre a revenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tirou tudo o que poderia retirar do carro, inclusive a decência. Que comentário é esse? Só faltou dizer que o dono da Toyota quis dar comida ao pobres. Veja lá! O carro é ruim. Fiz o test-drive. Barulhento, painel nada funcional, além de caro e mal acabado.

      Excluir
  30. Mentira, tu não fez. O carro e ótimo de dirigir, super económico, freia uma beleza, to feliz de ter comprado.

    ResponderExcluir
  31. Acho que deviam ver a opinião do Dono não tenho um e nem pretendo comprar por enquanto, mas vendo a opinião dos donos do Etios muito se reclama sobre acabamento e beleza... Porém Economia, Estabilidade, Espaço, Conforto para Dirigir, Motor o pessoal é só elogios... Tenho um Logan e se fosse conprar outro sedan compraria um etios não quero carro pra me exibir e sim pra levar minha familia com segurança onde quer que for!!!

    ResponderExcluir
  32. O Etios é uma mistura do Lada Sedan (carro russo) com Logan e painel do tuwingo da Renault...eta carrinho feio....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem