Além da versão hatch, a Toyota do Brasil lançou simultaneamente a versão sedã, cujo preço da versão básica, Toyota Etios 1.5 Sedã X, é de R$ 36.190, mas não contempla do ar-condicionado - item opcional.

Toyota Etios Sedã

A versão imediatamente superior, a Toyota Etios 1.5 Sedã XS, no valor de R$ 41.490, já conta com o ar-condicionado em seus itens de série. Tanto nesta versão do carro quanto na X, o air-bag duplo frontal são de série.

Toyota Etios Sedã

O Etios Sedã tem alguns diferenciais em relação ao modelo hatch. Começa com a motorização, que neste caso é sempre o quatro cilindros 1.5 Flex, com potência variando entre 92 cv (Gasolina) e 96,5 cv (álcool).

Toyota Etios Sedã

Outro aspecto de diferenciação do sedã é o seu maior espaço interno, graças ao entre-eixos 9 cm maior - 2,55 m. O comprimento total do Etios sedã é de 4,26 m, e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 562 litros.

Toyota Etios Sedã - interior

O painel não mostra diferenças em relação ao hatch. Estão lá o mesmo painel e o mesmo quadro de instrumentos centralizado.

Toyota Etios Sedã

O estilo do sedã, por outro lado, é mais controverso. A traseira é elevada - o que contribui para ampliar o espaço do porta-malas - mas as lanternas em posição vertical, com base alargada e parte superior afunilada tem sido alvo de críticas.

Toyota Etios Sedã

Da mesma forma que a versão hatch, o sedã também vem com rodas de aço aro 14 (pneus 175/65) nas versões mais baratas e tem liga aro 15 e pneus 185/60 no modelo XLS - topo de linha.

Toyota Etios Sedã

Apesar do estilo conservador, a Toyota tem alguns trunfos na manga para o Etios, e o primeiro e mais importante é seu prestígio e sua reconhecida qualidade construtiva. Além disso, seus carros são tidos como inquebráveis.

Toyota Etios Sedã

Outro ponto positivo é a garantia de três anos, mas a capacidade de produção da fábrica de Sorocaba é ainda menor que a da Hyundai - 70 mil unidades/ano - o que denota que a Toyota não espera que o Etios dispute a liderança do segmento no curto prazo.

Toyota Etios Sedã

Lista de preços
  • Toyota Etios 1.5 Sedã X R$ 36.190 airbag duplo, freios ABS, rodas de aço aro 14, direção elétrica, grade na cor da carroceria, desembaçador traseiro (ar-condicionado opcional)
  • Toyota Etios 1.5 Sedã X com ar-condicionado - R$ 38.890 .
  • Toyota Etios 1.5 XS  Sedã R$ 41.490 (além dos itens da versão X) travas e vidros elétricos, som com CD e entrada USB, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, ar-condicionado
  • Toyota Etios 1.5 XLS Sedã R$ 44.690 (além dos itens da versão XS) rodas de liga aro 15, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, friso cromado na tampa traseira, revestimento de tecido nas portas, cromado na grade dianteira
Dados de desempenho e consumo (informados pela Toyota)

Aceleração de 0 a 100 Km/h
Etanol:  11,3 segundos
Gasolina: 11,8 segundos

Consumo

Ciclo urbano (cidade): 8,4 Km/l de álcool e 11,9 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 9,3 km/l de álcool e 14 Km/l de gasolina


Toyota Etios Sedã

Toyota Etios Sedã - lateral

Toyota Etios Sedã - lateral

Toyota Etios Sedã

Fotos do interior do Etios Sedã

Toyota Etios Sedã - interior

Toyota Etios Sedã - interior

Toyota Etios Sedã - interior

Toyota Etios Sedã - interior




Atualização - Consumo de combustível (etanol - aferido pela Revista Quatro Rodas)

Consumo médio (70% cidade - 30% estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 8,13 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 8,35 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 8,41 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 8,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 9,08 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 9,45 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 9,52 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9,84 Km/l de álcool
Ciclo urbano (cidade)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 7,2 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 7,3 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 7,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 7,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 8 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 8,7 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 8,2 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9 Km/l de álcool
Ciclo Rodoviário (estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 10,8 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 11,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 11,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 11,2 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 12,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 11,8 Km/l de álcool
Toyota Etios - consumo

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Torcendo para não vender muito e ver os preços cairem, no abismo. Pedir 5 mil para ter ar-condicionado é muita cara de pau.

    ResponderExcluir
  2. puxa não sabia das diferenças do hatch e o sedan , o sedan é outro carro praticamente ...entre-eixos maior e motorização...mas a verdade seja dita o carro é muito feio ! caramba....o Corolla é bonito....o Camry é lindo...não da pra entender porque os caras fizeram este carro , claro que estou falando única e exclusivamente do desenho do c arro, pois se tratando de Toyota logo se assimila a qualidade...e este ndeve ser muito bom....

    ResponderExcluir
  3. Essas lanternas triangulares mataram o carro.

    Visual antigo até mesmo se estivéssemos na década de 1980... Não gostei.

    O hatch é bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que tenho percebido é o seguinte: os entusiastas de automóveis, pessoas que conhecem tecnicamente os detalhes mecânicos e de estilo, estão desaprovando o desenho do Etios, especialmente a traseira. Ocorre que a maioria das pessoas não entusiastas que converso, dizem que o "Etios é igual ao Corolla". Alguns chegam a dizer que "não vem diferença nenhuma entre Corolla e Etios sedã".
    Então, não se enganem: a Toyota é a maior montadora do planeta. E ela sabe fazer carro bonito (vide o Avalon 2013), e pode fazer carro bonito. O que eu quero dizer é que esse desenho do Etios me parece feito para as pessoas não-entusiastas de carro, que são a maioria, olharem o carro, acharem que é um Corolla, sentirem-se confortáveis e seguros que estão comprando um carro inquebrável e bom. E não tenho dúvidas que é um carro bom e deve ser inquebrável também como os outros carros da Toyota.
    O fato é o seguinte: a vida fácil do Gol acabou. Até agora os concorrentes do Gol não tinham condições de superá-lo. Mas, na minha opinião, tanto o Etios quanto o HB-20 já são melhores opções que o Gol da VW. E não são opções "exóticas" como os chineses. São opções sérias, de qualidade comprovada, preço competitivo, ampla rede de concessionárias e de marcas tão ou mais prestigiadas que a VW. Então, a minha conclusão é que o Etios, mesmo desagradando os entusiastas, é muito bem vindo. E vai dar trabalho para o Gol. Não tanto quanto o HB-20, porém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.

      E com o aumento das opções no segmento, as montadoras mais tradicionais que melhorem seus produtos para oferecerem coisa melhor.

      Viva a concorrência! Quem ganha somos nós...

      Excluir
    2. concordo plenamente com voce, So acha feio quem nao tem um e tem vontade de ter

      Excluir
    3. o hb20 sedan é fora de série, acho q nem o prisma deveria ser lançado agora deveriam t^- lo lançado o ano passado pra não bater de frende com o sedan da hyndai, ele tá parecendo estilo os sedãns top da hyndai e com 5 anos de garantia acho q é tão inquebrável quanto o etios sedan não sei se manutenção é barata pois dizem q as linhas toyota são bem caras as revisões

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se o Etios também vai sai com câmbio automático??

    ResponderExcluir
  7. Fui hoje ver o carro, confesso que fiquei balançada, so nao fechei porque procuro um carro auromatico..

    ResponderExcluir
  8. Concordo completamente com Fabio LM. O carro é sensacional! Transmite muita segurança ao dirigir. Acho que essas pessoas que ficam ridicularizando o ETIOS nao tem dinheiro nem pra comprar um fusca velho ou a sua situação financeira lhe permite comprar um carro bem mais caro!!!

    ResponderExcluir
  9. Experimentei o Etios sedan. Ótimo carro para dirigir, confortável cambio muito bom e espaçoso o porta malas é 80 litros maior que o do Voyage Comfortline que eu tinha e é mais macio, vou comprar. Testei o Cobalt e prefiro modo de dirigir e a economia do Etios ao Cobalt afinal vou ter um carro que não vai me dar problemas. Não gostei do pós vendas Volkswagen e isso não vai acontecer com a Toyota.

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse carro e de seu porta malas, mas achei o cobalt 1.4 LTZ um carro que tem mais presença e tem um melhor custo/benefício. O cobalt tem um painel em ice blue com contador DIGITAL e ar saindo de fábrica na versao mais simples. O cobalt 1.4 é quase um sedã medio, O cobalt tem um design formal e clássico que agradou muito os brasileiros visto seu volume de vendas, três anos de garantia, economico e já é um campeão de vendas *** 100.000 *** unidades em apenas 16 meses.

    http://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2013/Mar/0315-cobalt.html
    os comentarios de partidários de outras marcas falando sobre uma possivel anemia dos motores do cobalt 1.4 e 1.8 foram desfeitas com a aprovação de seus consumidores com 90% de satisfação. Acredito que o Etios deva vender bem , afinal tem a boa mecanica toyota!

    http://carnow.com.br/blog/2012/08/23/chevrolet-cobalt-1-8-impressoes-ao-dirigir/

    ResponderExcluir
  11. De todos os carros citados, apenas o Etios tem a qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.
    Quem teve Toyota e outras marcas sabe a diferença.
    Carros franceses (Renault, Citroen, Peugeot) e os chineses se nivelam por baixo.

    Ford? Os únicos que prestam são as picapes e o Mustang.
    O New Fiesta, que é bonitinho e tem um excelente motor (Sigma), sofre das mesmas mazelas de direção, ar condicionado e parte elétrica dos outros Ford.

    Fiat? Situação semelhante à Ford. Os carros vendem bem, pois são baratos, mas deixam a desejar em qualidade e durabilidade.

    HB 20?
    Pesquisem na internet, no Procom...
    Várias queixas sobre a suspensão traseira (que sacode e bate), sobre os freios (as pinças trepidam e as concessionárias não conseguem resolver, dizem que é "culpa do ABS", que é assim mesmo) e falta de peças de reposição.

    Nissan? Idem à Hyundai.
    O motor do Versa, com 60 mil km, foi reprovado no teste da revista Quatro Rodas.

    A Chevrolet e a Honda são melhores, mas não se comparam à qualidade Toyota.

    Sou gestor de uma frota de 500 carros. Lido com carros, oficinas, manutenções e restaurações há mais de 20 anos.
    Já tive carros de todas as marcas.
    Hoje tenho um Corolla e um Omega (Chevrolet).
    Testei o Etios sedan (1.5) e achei o carro simples, mas honesto.
    Dinâmicamente, estabilidade, desempenho, conforto, ruídos, dá de 10 a 0 em Prisma (Onix sedan) e Voyage (Gol sedan).
    Para o modelo 2014, tornaram o interior mais luxuoso, com acabamento do painel em "black piano", fibra de carbono e volante forrado em couro, achatado embaixo (estilo Civic) e multifuncional (comandos do som no volante).
    Não é carro para quem só pensa em aparência ou para boys.
    É carro para quem quer qualidade, confiabilidade e esquecer que existe oficina.
    Já encomendei meu Etios Sedan 1.5 XLS 2014, completo, na concessionária.
    Em outubro estarei com o carro.
    Comparei com todos os concorrentes, e não tenho dúvida de que, nesta faixa de preço, é a melhor compra.

    ResponderExcluir
  12. Aprovei a versão do Etios Sedan 1.5 2014/2015. Acho um carro de qualidade e confortável, muito feliz com a aquisição na cor azul belíssima e radiante. TOYOTA = QUALIDADE. Concordo com os comentários positivos acima listados. Att, Mary Alencar

    ResponderExcluir
  13. Aprovei a versão do Etios Sedan 1.5 2014/2015. Acho o carro confortável de qualidade. Muito feliz com a aquisição na cor azul belíssima e radiante. TOYOTA = QUALIDADE. Concordo com os comentários positivos acima listados. Att,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem