A Toyota do Brasil lançou o compacto Etios hoje com a missão de enfrentar o VW Gol, Fiat Palio e Hyundai HB 20 no segmento mais competitivo do mercado brasileiro. O carro chega em duas versões de carroceria - hatch e sedã - sendo que neste artigo apresentaremos os detalhes dos modelos hatch.

Toyota Etios Hatch XLS - Prata

O Toyota Etios Hatch em sua versão básica é equipado com o motor 1.3 Flex, e tem preço de R$ 29.990. Os equipamentos de série desta versão são: airbag duplo, mas estão ausentes direção assistida e ar-condicionado, etc.

Toyota Etios Hatch XLS - traseira

O modelo topo de linha do Toyota Etios Hatch é equipado com um motor mais potente - 1.5 Flex, sendo que a versão completa, tem preço de R$ 42.790.

Toyota Etios Hatch

Tanto o motor 1.3 quanto o 1.6 são são flex e têm 16 válvulas, mas sem grandes diferenças de potência entre eles: 84cv (G) e 90 cv (A) para o 1.3 e 92 cv (G) e 96,5 cv (A) para o 1.6.

Toyota Etios Hatch

Um ponto positivo que destaca o Etios de seus concorrentes é o fato dele não contar com motor 1.0, o que garante melhores respostas mesmo nas versões de entrada.

Toyota Etios Hatch - interior - espaço interno

Outro ponto que já havíamos notado é o grande espaço interno, mesmo com o tamanho reduzido: 3,78 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos. O porta-malas tem 270 litros de capacidade volumétrica.

Toyota Etios Hatch - interior - painel

O interior é mostra um quadro de instrumentos centralizado - o que é um tanto estranho - pois não estamos acostumados a olhar para a esquerda para ver o velocímetro.

Toyota Etios Hatch - interior

Nesse cluster central temos também o display digital que informa nível de combustível e hodômetro.

Toyota Etios Hatch - interior

Uma falha do Etios e não oferecer, nem como opcionais, equipamentos como computador de bordo, acionamento elétrico de retrovisores e cintos de segurança com regulagem de altura.

Toyota Etios Hatch

O ajuste de suspensão segue a linha Toyota de privilegiar o conforto, mas nem por isso prejudicar a estabilidade. Um aspecto a se ressaltar é o fato de o hatch ter um entre-eixos menor, o que o torna mais ágil para contornar curvas.

Toyota Etios Hatch

As rodas do Etios em suas versões de entrada são de aço aro 14 (pneus 175/65), sendo que na versões topo de linha temos rodas de liga aro 15 e pneus 185/60.

Toyota Etios Hatch

A assistência elétrica da direção está presente em todas as versões exceto a de entrada. O ajuste permitido é apenas na altura, e não em profundidade.

Toyota Etios Hatch

O estilo do Toyota Etios, ao contrário do Hyundai HB 20, não é arrebatador. Ao contrário, é bastante conservador, com uma grade dianteira cromada.

Toyota Etios Hatch

A traseira também não desagrada e nem encanta, sendo que na versão topo de linha XLS, há um friso cromado.

Toyota Etios Hatch XLS prata
Toyota Etios Hatch XS

Toyota Etios Hatch

Toyota Etios Hatch

Lista de preços com itens de série:

  • Toyota Etios 1.3 - R$ 29.990: airbag duplo, rodas de aço aro 14, direção mecânica, grade sem pintura
  • Toyota Etios 1.3 X R$ 33.490: airbag duplo, freios ABS, rodas de aço aro 14, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/ limpador traseiro ar-condicionado
  • Toyota Etios 1.3 X com ar-condicionado - R$ 36.190
  • Toyota Etios 1.3 XS R$ 38.790: todos os itens da versão X e acrecenta: travas e vidros elétricos, som com CD e entrada USB, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, ar-condicionado
  • Toyota Etios 1.5 XLS R$ 42.790: todos os itens da versão XS e acrescenta: rodas de liga aro 15, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura elétrica do porta-malas, friso cromado na tampa traseira, revestimento de tecido nas portas, cromado na grade dianteira.
Dados de desempenho e consumo:

Aceleração de 0 a 100 Km/h - tempo em segundos

Motor 1.3 (etanol): 11,8 segundos
Motor 1.3 (gasolina): 12,2 segundos
Motor 1.5 (etanol): 11,1 segundos
Motor 1.5 (gasolina): 11,5 segundos

Consumo

Toyota Etios 1.3 16V
  • Ciclo urbano (cidade): 8,5 Km/l de álcool e 12,5 Km/l de gasolina
  • Ciclo rodoviário (estrada): 9,0 km/litro de álcool e 13,0 Km/l de gasolina
Toyota Etios 1.5 16V
  • Ciclo urbano (cidade): 8,5 Km/l de álcool e 12,4 Km/l de gasolina
  • Ciclo rodoviário (estrada): 8,9 km/litro de álcool e 13,4 Km/l de gasolina




Atualização - Consumo de combustível (etanol - aferido pela Revista Quatro Rodas)

Consumo médio (70% cidade - 30% estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 8,13 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 8,35 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 8,41 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 8,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 9,08 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 9,45 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 9,52 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9,84 Km/l de álcool
Ciclo urbano (cidade)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 7,2 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 7,3 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 7,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 7,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 8 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 8,7 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 8,2 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9 Km/l de álcool
Ciclo Rodoviário (estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 10,8 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 11,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 11,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 11,2 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 12,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 11,8 Km/l de álcool
Toyota Etios - consumo

21 Comentários

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  1. Eu achava esse carro bem insosso... Mas depois de ver com calma o hatch, fiquei com dúvidas.

    O preço da versão top de linha está competitivo, sim.

    Barato? Não. Mas creio que a marca Toyota vai ajudar e muito nas vendas...

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  2. Não me agrada muito. Esperava mais da Toyota. Na minha opinião é mais bonito que o Nissan March, apenas. Perde pro Pálio, GOL e HB20.

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  3. um item muito importante está sendo esquecido,é um toyota,a marca de maior credibilidade do Brasil.
    Os coreanos são muito bonitos,mas manutenção absurdamente cara e frágeis,pergunte a quem tem um kia picanto ou um hyundai i30.A manutenção de uma kia sportage modelo novo,é mais cara que a de uma toyota hilux sw4.Eu fico com o Etios pela credibilidade da Toyota

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    1. Isso era verdade com a Hyundai CAOA. Agora com a Hyundai Motors do Brasil (HMB), com fábrica brasileira e etc, acho que não será assim não.

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    2. Sim, mas no segmento de entrada, que eu me lembre e me corrijam se eu estiver errado, o Etios é o primeiro da Toyota no mercado nacional.

      Não podemos comparar com a já tradicionalíssima Hilux até porque são veículos diferentes de estruturas diferentes em plataformas diferentes.

      Acho que, assim como o HB20, teremos de esperar alguns meses de circulação destes carros para ver a resposta material da coisa. Já vi muito time de renome obter resultados pífios. Mas é claro, em se tratando de Toyota, tem tudo pra dar certo.

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  4. Por mais que tenha achado o HB bonito, acho que, se fosse escolher entre o Etios e ele, ficaria com o Etios.

    Na minha opinião, uma escolha mais racional.

    Que me desculpem os fãs da Hyundai, mas não dá para comparar com a marca Toyota.

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    1. Eu ficaria com o HB 20 sem pensar. Observe que a Hyundai aposta muito mais no HB que a Toyota no Etios. A capacidade de produção da fábrica da Hyundai em Piracicaba é de 150.000 unidades/ano, enquanto que a da Toyota é 70.000 unidades/ano. Ou seja, o HB 20 deve vender, no mínimo, o dobro do Etios.

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  5. na minha opinião ...o hactch é , digamos " menos feio " mas sem dúvida o carro certamente é excelente ...porém as suas versões de entrada não contam com ar condicionado e direção hidráulica....acho um absurdo....como um carro desse que ja é feio vai brigar com HB-20 ?

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  7. O povo vê design e acha que o HB é carro de país desenvolvido...

    Acordem, pessoal! É um carro desenvolvido para países emergentes. Tanto quanto o Gol, Palio, Etios e Onix... Feito para ser da categoria de entrada e, teoricamente, de baixo custo.

    Ou existe HB na Europa? Não, né?

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  8. Ah, sim...R$ 42.790,00 num Etios é caro?

    Mas R$ 47.000,00 num HB não é?

    Para com isso, né? AMBOS são caros. Aliás, qual carro que é barato neste país?

    Tô falando... Tem nego que vai pagar isso num HB e ainda sair sorrindo, achando que fez um puta negócio e pensando que está num carrão de luxo só porque é Hyundai...

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  9. Estou pagando uma carta de crédito e a intenção inicial era tirar um Etios, fui até para o jantar de lançamento dele aqui em Belém. O que me deixou com dúvidas agora foi que na Rodobens (empresa por onde fiz a carta de crédito) me informaram que a versão de entrada já viria com direção elétrica, alguém sabe me informar o por quê desse desencontro de informações?

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  10. Procurei em todas as concessionárias, e o que mais me agradou, foi o ETIOS! Só uma comparação com o FIT da Honda, o Fit está saindo 47 mil, isso o básico, sem rodas de liga leve - sem frio ABS - sem som.
    Fui na Toyota, fiz test drive e amei o carro! Top com ABS, som, direção elétrica, detalhes em cromado, rodas de liga leve por 42 mil!
    Carro comprado, só esperando chegar! Outro detalhe é 10 em 10.000 km revisões tabeladas!

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  11. acho k vai ser perfeito para o dia a dia, mas precisaria gastar menos pois nos estamos num pais k pagamos os impostos mais caro do mundo ou sera k esquecerao desse detalhe?

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  12. A POSICAO DOS CONTAGIROS NO PAINEL FICOU HORRIVEL, FICOU MEIO ESQUISITO, NA MINHA OPINIAO.

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  13. EU ACHO QUE AS MONTADORAS NO GERAL, DEVERIAM DAR UMA ATENÇÃO NO ESPAÇO DOS PORTA MALAS, E CLARO QUE PODEMOS OPTAR PELA VERSAO SEDA, MAS OS HATCH ESTAO COM O PORTA MALAS MUITO PEQUENO.

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  14. O carrinho Etios Hatch e sedan estão aumentando consideravelmente as vendas, apesar do pouco volume, pela qualidade Toyota e por ser um carro robusto.
    Andando pelas ruas percebi que o Hatch 1.3, tem a força dos carros 1.6 com economia de um carro 1.0, Boa dirigibilidade, deixando os carros 1.0 e 1.6 comendo poeira. Uma façanha em tanto. Acredito que seja uma boa escolha pois as diferenças aparecerão nos próximos anos, onde os compradores ficarão satisfeitos com seu custo benefício.

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  15. O Etios é um carro bonito e de mecânica super confiável, não sei porque muitos acham os carros da hyundai bonito, eles simplesmente aprenderam e copiaram os carros japoneses, e em cima disso botaram um monte de vincos exageradas e painéis meio estranho que lembra orelha de burro, e os que não tem visão acham isso lindo, ainda em cima disso critica o painel central dizendo que fica difícil dirigir, isso daí é pura falta de habilidade em dirigir pois eu dirigí um Etios e em nada dificulta a posição do painel, pior tem revistas de autos dizendo a mesma coisa. Opinião: vai aprender a dirigir primeiro.

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  16. E O CARRO MAIS FEIO QUE JA VI EM TODA MINHA VIDA.

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    1. O Etios não é tão feio como dizem, mas oque mais me desagradou foi o painél , no centro, medonho

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  17. Falando de design, realmente o Etios não é surpreendente, hacht é mais bonito, mas não oferece muito criatividade, no quesito aparência ele deixa a desejar. Na hora de comprar meu carro fiquei com muita dúvida por conta disso, mas me rendi à tradição Toyota. Confesso que estou completamente apaixonada por este carrinho, realmente não é o mais lindo,mas sem dúvida é um excelente carro. Tenho um Hacth versão 1.5 xls e é só boas recomendações:veloz, espaçoso,confortável, firme nas curvas e sinceramente adorei o velocímetro no centro. Ao contrário do que falam por aí, eu achei o painel bem harmônico. Quem procura econômica e mecânica forte com certeza vai ficar satisfeito, agora quem dá mais à aparência é melhor procurar por Hb20. Uma coisa é fato, lindo ele não é, mas tem muito mais estilo que outros populares como o Pálio, Corsa e até o Golzinho.

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