O Volkswagen Golf é um dos carros de maior sucesso da indústria automotiva global. Desde sua primeira geração, lançada em 1974, já foram vendidos mais de 35 milhões de unidades. Apesar desse sucesso, seu futuro nunca esteve tão em questionamentos quanto agora.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

A questão de fundo é o processo de eletrificação dos automóveis na Europa. A Volkswagen está construindo uma arquitetura dedicada elétrica que que custa mais de 6 bilhões de Euros. E está financiando esse investimento com os lucros vindos de carros de alta margem de lucratividade como o Tiguan e o T-Cross.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

O Golf, portanto, está sendo pressionado por dois grandes segmentos de mercado em expansão: SUV´s de um lado, e elétricos de outro, não tendo muito espaço para crescer.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Em 2019 foram vendidos 410.779 Golf na Europa - número que cresce para 454.000 se colocar o Sportvan na conta. É mais que 3 vezes seu principal concorrente - o Focus. E sozinho vende mais que marcas inteiras na Europa como Nissan, Volvo e Land Rover.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

O novo Golf 8 começa a chegar aos revendedores na Europa nas próximas semanas, e deve se tornar novamente o benchmark do segmento em termos de baixa emissão de CO2, conforto, qualidade construtiva e conectividade. Haverá 2 versões de motorização mild-hybrid de 48V, duas variantes GTE Plug-In Hybrid. E os modelos diesel adotam novas tecnologias que reduzem as emissões de Nox em até 80%. Ainda este ano chegam à Europa as versões GTD, GTI e R.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

O novo Golf 8 é o carro mais avançado tecnologicamente da história da Volkswagen. Seu cockpit totalmente digital pode ser atualizado por meio de atualizações que chegam via uma conectividade 4G embutida no carro - que é de série em todas as versões. E que permite ainda comunicação com outros carros e com a infraestrutura em um raio de 800 metros.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Com tais recursos, a Volkswagen pretende transformar o Golf em uma espécie de shopping-center virtual, que pode vender, por exemplo, a ativação de uma nova funcionalidade de um piloto automático, apenas durante uma uma viagem. São os opcionais "sob demanda" que tornam o carro atualizável.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

O Golf é um carro perfeito para esse novo modelo de negócios porque ele vende muito. Em média, a cada 45 segundos, um novo Golf é vendido, o que o tornará um dos mais revelantes veículos digitais. O Golf 8 tem centenas de milhões de linhas de código de programação em seus sistemas - um número comparável ao que está dentro de um Airbus 320.

Sinais de retração

Há, porém, sinais de que o Golf pode estar em decadência. O pico de vendas do Golf foi em 2016, com mais de 1,06 milhões de unidades vendidas mundialmente, duas vezes mais que o Tiguan - o melhor SUV da época.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Mas o Tiguan está em curso para se tornar o mais vendido modelo da marca, já que sua produção está se expandindo para inúmeras plantas da marca em âmbito global. Enquanto isso o Golf deixou de ser produzido na América, e terá sua produção concentrada a Alemanha, e na China,
pela FAW-VW.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Analistas de mercado projetam que o novo Golf 8 deve atingir um pico de vendas de 630.000 unidades em 2021 - o que já será uma queda frente aos 702.000 Golfs vendidos em 2019. Para todo o ciclo de vida do Golf 8, projeta-se vendas em torno de 4,5 milhões de unidades - cerca de 1 milhão a menos que a geração 7.

Haverá um Golf 9?

Hoje não existe garantia de que o Mk8 não será o último Golf. A decisão da Volkswagen, de 2015, de criar a plataforma elétrica MBE, pode ter selado o destino do Golf.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

A VW não planeja um sucessor do e-Golf. Essa versão não estará presente no line-up da gama 2020 do hatch. A engenharia da marca considera que uma plataforma híbrida, que permite carros a combustão e elétricos é ineficiente. Com o ID.3 partiram para um conceito exclusivamente elétrico, sem as limitações de um projeto que tem que atender a requisitos de dois tipos de motor (combustão e elétrico), e produziram um carro totalmente novo, que é o ID.3, bem mais eficiente em termos de espaço e de energia.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

E é exatamente o ID.3 que pode ofuscar o Golf, já que é um projeto bem mais moderno, livre das amarras e limitações dos motores a combustão, e preparado para implantar um novo tipo de realidade aumentada.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Segundo Silke Bangchik, diretor de vendas de carros elétricos da VW, o "ID.3 é compacto como um Golf, ágil como um Up!, oferece espaço de um Passat, e performance de um Golf GTI".



Jurgen Stackman, diretor de vendas mundial da Volkswagen, porém, garante a continuidade do Golf. Para este executivo, mesmo com a demanda menor por esses modelos, ele cobre qualquer aposta que o sucessor do Golf 8 terá seu projeto aprovado em 2023. Isso porque nenhum outro modelo simboliza mais o DNA da marca e a qualidade da força de trabalho da Alemanha que o Golf.

VW Golf tem futuro ameaçado por eletrificação e SUVs

Ele aponta que o "Tiguan é naturalmente importante", mas se perguntar para qualquer pessoa do time da Volkswagen em qual modelo eles investiriam sua vida, esse modelo é o Golf".

Fonte: Auto News Europe - Magazine

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.


  1. Em 2019 foram vendidos 410.779 Golf na Europa - número que cresce para 454.000 se colocar o Sportvan na conta. É mais que 3 vezes seu principal concorrente - o Focus. E sozinho vende mais que marcas inteiras na Europa como Nissan, Volvo e Land Rover. Estou postando esse trecho de forma intencional, por que sei, que constantemente surgem discussões aqui,querendo comparar ou analisar o mercado local, sem entender que cada mercado tem suas diferenças e especificidades. Acho sem sentido essas "brigas" de defender ou atacar essa ou aquela marca... Total infantilidade no meio de pessoas adultas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golf e VW colocam até o talo nos concorrentes. Dá até dó. Eles não têm chance. BMW Série 1, Classe A tentam e ficam para traz. Focus é concorrente do Polo, e olhe lá.

      Golf é mais que um carro. Golf é uma instituição.

      Excluir
    2. O que é colocar ate o Talo nos concorrentes?

      Excluir
    3. Assim como somente a Rav4 vendê mais que toda vw nos EUA.

      Excluir
    4. Golf no Brasil já acabou a muito tempo!

      Excluir
  2. Até parece que a VW iria abrir mão de uma marca tão forte como o Golf. O que pode acontecer, com o desenrolar da eletrificação na Europa, é um Golf 8 movido exclusivamente a eletrecidadade. E o embrião seria o ID.3.

    Ou seja, o Golf 8 seria um super-ID3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A própria matéria diz: "A VW não planeja um sucessor do e-Golf. Essa versão não estará presente no line-up da gama 2020 do hatch."
      Você leu até o fim? Ou seus 4 neurônios não conseguem ler um texto tão grande?

      Excluir
    2. Não se preocupe, C4C.
      Vamos dar graças a Deus que não é a VW BR a gestora do Golf.
      Senão, não existiria nem o Golf V dada tamanha incompetência da montadora no Brasil...

      Excluir
  3. Acorda Mané, o carro já foi pro saco e agora tem os puxas sacos defendendo igual defendiam a m... do fusquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja foi pro saco e é o mais vendido da Europa kkkk.

      Excluir
    2. Lá na Europa, pq aqui a montadora é de uma presepada que consegue fazer cag4da até com o impossível...

      Excluir
  4. O Golf tem renome. Nao sai de linha nao. Terá diferntes versões, pra diferentes públicos, mas continuará forme e forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fusca não tinha nome. O Fusca sempre terá nome.o Fusca foi eternizado nos Estados Unidos tamanho o amor do americano pelo carro até do desconhecido Walt Disney. Mecânica e engenharia idolatrada no mundo inteiro, inclusive nos EUA. Para vc ter uma ideia existem mecânicas especializadas em carros antigos da VW pelos EUA inteiro. Lá carros como TL, Variant, Fusca, Kombi é Karmann Guia valem ouro.
      Os VW antigos nos EUA são reverenciados, respeitados, amados e conhecidos pela sua engenharia genial e simplista.
      Só acéfalos ignorantes que não sabem disso.

      Excluir
    2. Mustang... sabe de nada... rsrsrsrs

      Excluir
  5. Ameaçado também pela precificação da VW, que matou o modelo no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro, Golf e caro no mundo inteiro, para vc ter ideia é uma ordem na VW que o Golf sempre custe mais caro que seus concorrentes simplesmente pq é o melhor disparado. O problema é que a maioria do brasileiro é burra mesmo, prefere SUVs de Shopping infinitas vezes inferior do que comprar um carro que é referência mundial e aclamado pela crítica especializada mundial além de ser o recordista em premiações pelo mundo inteiro.
      Golf é adorado e respeitado no mundo inteiro. Inclusive nos EUA.

      Excluir
  6. Tesla Model 3 vai atropelar o Golf na Europa nos próximos anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, lá no seu planeta de imbecis. Pq no planeta terra principalmente nos países desenvolvidos o Golf come o Ter lá com farinha.

      Excluir
  7. Futuro? Quase ja nao vende nada no Presente aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se o Brasil é o brasileiro acéfalo como vc fosse referência para a VW.

      Excluir
    2. Só anencéfalos como Mustang, Eddie, Marcos Vianna, Carlos4carros, Mano Brow e demais fakes é que são "referência" pra VW, não é?

      Excluir
  8. Só se a VW da Alemanha levar um diretor brasileiro pra lá... Enfim, Golf sempre será o Mickey da Disney. No futuro, quando os carros voarem, haverá um F-Golf. O produto é histórico, bem trabalhado segue eterno. Golf é Golf, o resto é incapaz ou firula.

    ResponderExcluir
  9. Marquem aí, Golf IX será a segunda geração do ID.3.

    ResponderExcluir
  10. Essa parte eu concordo com os fanboys da VW. Só um IDIOTA COMPLETO deixaria a marca "Golf" morrer. Na pior das hipóteses é só dar uma mudada na carroceria do ID.3, chamar de Golf e já é. Só mesmo os imbecis diretores da VW Brasil que deixaram uma marca fortíssima como o "Gol", líder por décadas ir pro vinagre. Quiseram matar o carrinho, não atualizando e descuidando do visual, querendo empurrar o Up, perderam o mercado pro GM Onix. E os diretores da VW lá na Alemanha não são tão BURROS assim.

    ResponderExcluir
  11. Carro eletrico vai demorar e SUV gasta mais combustivel

    ResponderExcluir
  12. Só batendo mesmo, o carro já saiu de linha aqui e não venham com papo que o brasileiro não sabe escolher carro,a tendência é desaparecimento desses hatchs devido sim aos Suv de shopping,até a VW está investindo pesado em novos Suv ou não. Verdade seja dito o Golf foi sim um sucesso mais agora ésta com os dias contados.

    ResponderExcluir
  13. VW Golf. O melhor hatch premium do mundo. Muito melhor que seus concorrentes Mercedes Classe a e bmw série 1.

    The Very Best.

    ResponderExcluir
  14. Realmente, trocar um nome incontestável de sucesso como o Golf por ID.3 é sinal de burrice. Muito mais lógico chamar o ID.3 de Golf MK10 e continuar por aí.
    A Porsche, por exemplo, nunca vai deixar o 911 morrer, mesmo com o sucesso do Cayenne, Cayman, etc.
    A Toyota já "reinventou" o Corolla diversas vezes, mas manteve o nome.
    Aliás, a VW deveria relançar o Fusca em uma versão totalmente elétrica, iria ser sucesso de vendas.

    ResponderExcluir
  15. tenho a impressao que esse golf nao vem pra ca infelizmente

    ResponderExcluir
  16. Como tem comemtárista de internet babaca, questionando um dos melhores carros já feito no planeta. Vende e vendeu como água e o pessoal acha isso ruim....!

    ResponderExcluir
  17. Test Drive Volkswagen Golf 8 - https://www.youtube.com/watch?v=JgFANyqm86E

    golf 1.5, 150cv, manual, nessa versao detalhes de construcao,interessante ter auto hold, freio de mao eletrico, 18 min o banco eletrico ajusta quando liga o carro, usb iluminada e carregador qi 25min e tambem frenagem automatica, lane assist e acc, carro manual completão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem