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Corolla Altis 2.0 CVT atropela Civic EXR e Sentra na pista

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O segmento de sedãs médios do mercado brasileiro hoje é dominado por três veículos japoneses: Corolla, o líder; Civic, o segundo, e o Sentra fechando o pódio. O Toyota e o Honda são fabricados no Brasil, em São Paulo, enquanto o Sentra vem do México.

Toyota Corolla x Honda Civic x Nissan Sentra

O Corolla é o mais caro, com versões 2.0 partindo de R$ 89.490 (XEi), mas chegando a R$ 101.990 como o Altis 2.0, enquanto o Civic 2.0 parte de R$ 80.700 reais, na LXR 2.0, chegando a R$ 90.700 na EXR. O Nissan é o mais barato, partindo de R$ 75.990 no SV 2.0 CVT, chegando a R$ 88.490 na Unique (topo de linha).


Entre esses três sedãs, o Corolla, com seu motor 2.0 de 154 cavalos e câmbio CVT, tem fama de mais confortável, com sua suspensão traseira semi-independente, por eixo de torção, com ajuste mais macio.

Toyota Corolla x Honda Civic x Nissan Sentra

Já o Honda Civic, com um 2.0 de 155 cavalos e um câmbio automático de 5 marchas, tem fama de ser o mais esportivo, com suspensão traseira multilink, com ajuste mais firme. O Sentra não entra na briga de performance com os dois, pois seu motor é mais fraco: 143 cavalos.

Toyota Corolla x Honda Civic x Nissan Sentra

Assim, a expectativa quando se colocam tais carros na pista seria uma vitória fácil do Civic, graças a sua suspensão traseira multilink, teoricamente mais estável. A realidade, porém, é bem diferente, como mostrado no vídeo abaixo, do Programa Acelerados do SBT (avance o vídeo até os 16:20 minutos, que é onde começa o comparativo).



O comparativo mostrou que o Corolla 2.0 CVT, com suspensão por eixo de torção - o mesmo tipo que a Volkswagen vai usar no Golf nacional, e que a Audi usou no A3 Flex  - foi 1,5 segundo mais rápido que o Civic 2.0 EXR em pista, e quase 3 segundos mais rápido que o Sentra 2.0 CVT. A tabela abaixo traz os tempos obtidos pelos três modelos, e outros como referencial.

ModeloTempo
VW Golf GTI01:07,551
VW Jetta Highline TSI01:09,418
VW Golf TSI Comfortline01:11,254
Citroen DS301:11,504
Citroen C4 Lounge 1.6 THP01:12,497
Ford Focus 2.0 Powershift01:13,318
Fiat Bravo T-JET01:13,979
Toyota Corolla 2.0 CVT01:14,419
Hyundai HB20 1.601:14,551
VW Gol Rally 1.601:15,029
Honda Civic EXR 2.0 AT501:15,971
Nissan Sentra 2.0 CVT01:17,257

Conclusão

O Toyota Corolla da atual geração vem impondo um domínio de mercado jamais visto no segmento, posicionando-se sempre entre os dez carros mais vendidos do Brasil, geralmente como sedã mais vendido, e com número de emplacamentos que é maior que o de todos os demais sedãs médios somados.

Toyota Corolla x Honda Civic x Nissan Sentra

O mais interessante é que o Corolla continua a ser o modelo mais confortável e macio do segmento, com uma robusta suspensão traseira por eixo de torção, mas com um ajuste tão bom, que ele supera na pista o Honda Civic 2.0 EXR, e também o Focus Fastback 2.0 (veja aqui), em termos de desempenho e consumo, - estes dois últimos com suspensão traseira multlilink e tidos como "mais esportivos".

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55 comentários:

  1. Isso tudo para defender a "nova" suspensão Brasileira do Golf?
    Mas é impressionante o Civic tido como esportivo levando pau até do Gol Rally

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    1. O Gol Rallye enfiou uma piaba de mais de 4,5 segundos no Onix Effect.....
      Coitado do Onix...
      https://www.youtube.com/watch?v=bjW01V8W4z4

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    2. Reparei isso também, Civic tomou pau de Golzinho.....kkkkkk

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    3. Gol rallye 1.6 tm preço peugeot 208 griffe manual. Deste ele ficou muito bem atras.

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    4. O Corolla tem um cambio bem melhor e uma plataforma mais moderna que a do Civic. Discordo que era de se esperar que ele fosse mais rapido por causa da suspensão multlink.

      Concordo que o Blog ta fazendo de tudo para convencer que multlink é inferior ao eixo de torção.

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    5. O Corolla tem um cambio bem melhor e uma plataforma mais moderna que a do Civic. Discordo que era de se esperar que ele fosse mais rapido por causa da suspensão multlink.

      Concordo que o Blog ta fazendo de tudo para convencer que multlink é inferior ao eixo de torção.

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    6. O que faz a diferença é o casamento do câmbio com o motor. Nesse quesito, o Corolla sai na frente, pois o câmbio CVT consegue extrair o tempo todo a potência máxima do motor.

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    7. Corolla tem um cambio bem melhor e uma plataforma mais moderna que a do Civic.

      Errado. A plataforma do Corolla atual é a mesma do Corolla vendido até 2014, que foi desenvolvida em 2008, portanto, antes do Civic atual, que é de 2011.

      Sobre transmissão, até minha vó sabe que a CVT é mais lenta que o AT5.

      Então, Corolla e Civic tem mesmo motor, transmissão do Civic é melhor, plataforma do Civic mais moderna, mas o Corolla, com eixo de torção na traseira, foi 1,5 segundo mais rápido na pista, que o Civic, com multilink.

      Fatos. Apenas fatos.

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    8. Claro que não, Carlos!
      Você comenta nesse site há vários anos, deve ler notícias de carros todos os dias, então você deve saber muito bem a diferença do conjunto mecânico de ambos os carros. Não venha com comentários tendenciosos porque praticamente todos que frequentam esse fórum tem uma boa noção de mecânica automotiva.
      O câmbio do CIVIC possui conversor de torque. Não é novidade dizer que esse tipo de câmbio causa muita perda de potência.
      Além disso, o motor do Corolla tem mais torque. Os números são visíveis a favor do Corolla, só no 0 a 100 ele coloca mais de um segundo no Civic.
      Já andei muito nesse Corolla. É perceptível no momento do Quick down que o motor sobe ao giro máximo instantaneamente e lá permanece o tempo todo enquanto se mantém a aceleração máxima. Portanto, a vantagem sobre o CIVIC pode ser creditada no conjunto mecânico do Corolla.

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    9. Tem o fato também do corolla nao possuir controle de estabilidade e o civic sim, o que acaba segurando o tempo do civic.

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  2. Sério que vcs usaram o video desse programa escroto e tendencioso? Na boa qualquer seja o resultado, jamais usem um comparativo feito por esses caras....

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  3. O honda civic NÃO usa suspensão multilink. O sistema de suspensão traseira adota é do tipo DOUBLE WISHBONE!!!!

    Sistema menos refinado que o multilink.

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    1. O honda civic NÃO usa suspensão multilink. O sistema de suspensão traseira adota é do tipo DOUBLE WISHBONE!!!!

      Atenção, senhores ORELHAS, favor dirigirem-se à página oficial do Civic do Brasil, no link abaixo.

      http://www.honda.com.br/automoveis/Paginas/new-civic.aspx

      Procurem em Ficha técnica e verão: suspensão traseira: MULTI-LINK.

      Não gostou? Reclama com a Honda....kkkk

      Cara, esse post está muito engraçado. Ele demole as mini-certezas dos orelhas pseudo-especialistas leitores de ficha técnica.

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    2. Double Wishbone usava o New Civic, ou até o New Civic.

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  4. O honda civic NÃO usa suspensão multilink. O sistema de suspensão traseira adota é do tipo DOUBLE WISHBONE!!!!

    Sistema menos refinado que o multilink.

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    1. O honda civic NÃO usa suspensão multilink. O sistema de suspensão traseira adota é do tipo DOUBLE WISHBONE!!!!

      Atenção, senhores ORELHAS, favor dirigirem-se à página oficial do Civic do Brasil, no link abaixo.

      http://www.honda.com.br/automoveis/Paginas/new-civic.aspx

      Procurem em Ficha técnica e verão: suspensão traseira: MULTI-LINK.

      Não gostou? Reclama com a Honda....kkkk

      Cara, esse post está muito engraçado. Ele demole as mini-certezas dos orelhas pseudo-especialistas leitores de ficha técnica.

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    2. O câmbio CVT do Corolla é superior ao AT5 do Civic. Ele não apresenta aquela plasticidade encontrada em câmbios CVTs mais simples. Este câmbio CVT do Corolla está mais próximo ao do Altima que,por sua vez, é superior ao do Corolla. Alguns fabricantes conseguiram atingir um nível mais refinado na caixa CVT. Um exemplo é o Subaru Forester XT, que possui um excelente CVT, formando um excelente trem de força com o motor 2.0 turbo. Um SUV que consegue andar junto com Jetta TSI. E usando uma caixa CVT.

      De volta ao Corolla x Civic, o assunto se encerra para mim quando trazemos pra essa análise o controle de estabilidade e tração. Daí, a Toyota perde a razão. Cada um tem suas prioridades. Mas, para mim, o Civic faz mais bonito no conjunto da obra, pois "cuida" melhor do motorista e passageiros, não abrindo mão de importantes itens de segurança.

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  5. Só um adendo à parte final do texto: já houve domínio semelhante no segmento sim. Vectra em 1997 vendia 8mil carros/mês em média. Salvo engano, fechou o ano em 6o mais vendido no geral.

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  6. Toyota chegando aos 100k é tenso, hein?

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    1. Hoje fui ver a nova Hillux. O modelo top estava sendo pedido a bagatela de 192 k. A Toyota perdeu a noção de preços.

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  7. Câmbio cvt parece ser muito bom! Não rouba potência do motor pq não tem conversor de torque. Porque a má fama dos cvts? Parece ser a solução entre os automáticos e automatizados de dupla embreagem.

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  8. Os três primeiros da lista são VW! Agora o Civic levando pau de golzinho é hilário kkkkkkk!

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    1. Na foto sempre sai um Volkswagen. Kkkk
      Agora hilário mesmo foi o Corolla levar 3 segundos do Golf TSI. O Jetta TSI tem 71 cv a mais que o Golf TSI e colocou somente 2 segundos no Golf.

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    2. É que faltou o UP Tsi.... em breve serão 4 VW na lista.

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  9. E depois aparece aqueles especialista de sofá que dizem que o CVT deixa o carro amarrado e que não anda.

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  10. Claro, todos os comentaristas do blog têm certeza que os carros passaram pelas mesmas condições da pista, calibração de pneus, mesmo combustível, mesma temperatura de pista, mesma condição climática e que todos os carros deram 100 voltas e tiraram a melhor. (ironic made on)
    Quem é o retardado mental que compra um carro pq ele anda 3 segundos a mais que o outro em uma pista de teste? Beleza então vou de gol rally no lugar do civic !!!!!! Ridículo a mentalidDE de alguns

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  11. É possível dizer então que o Civic perdeu pelo câmbio automático convencional, o mesmo que será adotado no Golf e A3. Relativismo por relativismo, fica pior ainda.

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  12. E tem post do blog dizendo que Corolla anda mais que Focus, tsc..

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  13. Matéria completamente tendenciosa. Levar a sério uma avaliação em que os motoristas do civic e do sentra estão fantasiados, sendo o motorista do corola o rubinho de terno. Ademais não há comprovação de idoneidade da avaliação...
    Esse blog só pode estar de brincadeira, utilizar a matéria como gancho para justificar as alterações da audi/volks... Sinto vergonha alheia a forma como tentam ludibriar os leitores em favor do golf e do audi.

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    1. Ei mané. Os tempos do Corolla, Civic e Sentra foram tomados pelo mesmo piloto, o Rubens Barichello. Veja o vídeo antes de sair falando besteira.
      O Rubens Barrichello que pilotou os três carros nas tormadas de tempo, e depois eles sempre fazem um pega, e o Barichello sempre sai com o carro mais lento.

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    2. Caro fanboy, eu assisti o vídeo inteiro. Pelo jeito você não sabe interpretar texto como a maioria dos brasileiros que não possuem acesso à educação básica. Eu disse que a matéria não transparece seriedade já que de início trata os motoristas dos carros "inferiores" com sarcasmo. Então matérias como esta é pessoas como você que possuem no vocabulário palavras como " mané" não merecem credibilidade...

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  14. Caro fanboy, eu assisti o vídeo inteiro. Pelo jeito você não sabe interpretar texto como a maioria dos brasileiros que não possuem acesso à educação básica. Eu disse que a matéria não transparece seriedade já que de início trata os motoristas dos carros "inferiores" com sarcasmo. Então matérias como esta e pessoas como você que possuem no vocabulário palavras como " mané" não merecem credibilidade...

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  15. Motivo óbvio para o Civic perder: cambio amarrado. Esse 5 marchas da Honda nunca fez diferença em desempenho ou consumo...

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  16. "" Ele supera na pista o Honda Civic 2.0 EXR, e também o Focus Fastback 2.0 (veja aqui), em termos de desempenho e consumo""

    Cara para né?!!Corolla superar o Civic ainda vai, mas dizer que ele supera o Focus?!!!kkkkkkkkkk, é de rir essa tentativa de "forçar" uma coisa sendo que não é verdade, olha lá na própria tabela que vocês colocaram no Blog, o Focus que era a versão 2014 que não tinha borboletas, que tinha que passar marcha por aqueles botões ridículos na alavanca foi praticamente 1s mais rápido que o Corolla, lembrando que era o Hatch, portanto tem um coeficiente de arrasto pior que o sedan, imagina se fosse essa versão 2016 que tem alem de melhora de desempenho, tem as borboletas atras do volante, iria ser um massacre ainda maior. Não adiante em se comparando, desempenho/prazer ao dirigir/itens de tecnologia/segurança ativa/passiva o Focus esta muito, mais muito a frente do Corolla, o resto simplesmente é puro marketing negativa na tentativa de desmoralizar o carro da Ford, sendo que o único rival que ele tem a altura que faz frente( e o supera) no mercado dos médios é o Golf!!!!

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    1. Eu adoro esses comentários "se" isso..."se"....aquilo..."se"...aquilo outro.

      O fato: o Corolla com eixo de torção e SEM CONTROLE DE ESTABILIDADADE HUMILHOU O Civic COM MULTILINK E COM CONTROLE DE ESTABILIDADE.

      Isso são fatos.

      Quer mais alguns fatos. Olhe na tabela e veja o Golf 1.4 TSI 3 s mais rápido que o Focus.

      E sabe o que significa? Que o nacional será mais rápido ainda, pois tem motor mais potente.

      Ou seja, o Golf nacional vai HUMILHAR o Focus por uns 4 segundos. Sim, o Golf nacional, com eixo de torção e tiptronic, vai enfiar uma piaba de uns 4 segundos no Focus. QUestão de competência,que abunda na VW, e falta à Ford.

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    2. Vai ser mais rápido mas vai ter pior dirigibilidade, ou sua vida e só feira de números?

      Viva o eixo de torção! Baita competência

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    3. Vai ser mais rápido mas vai ter pior dirigibilidade, ou sua vida e só feira de números?

      Viva o eixo de torção! Baita competência

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    4. kkkkkk

      É caro Jorge, esse ai não adianta se a Volks colocar motor do fusca 1978 no Golf pra ele vai continuar sendo o melhor carro do mundo, não importa o quanto a Volks Brasil "DEPENE SEM DÓ E NEM PIEDADE" o Golf, chegando a dar ate pena do Verdadeiro Golf,pra ele ( e acredito que seja o único ser do mundo que se diz conhecedor de autos..) o eixo de torção é melhor que o Multilink e o TripTronic é melhor que o DSG, acredito que nem outros Fan Boys descarados pensem assim como esse ai, e outro o Golf anda mais que o Focus todo mundo sabe, só que essa diferença toda de 3 S é fictícia, pois como eu citei o Focus testado tinha aqueles botões ridículos na alavanca de cambio, o piloto mais se perdia do que conseguia passar a marcha com isso agora já é diferente, tem borboleta e dependendo do Circuito o Focus pode ter certeza que andara bem próximo ao Golf, vide alguns videos no youtube que alias são bem fáceis de se encontrar( e diga-se de passagem tem muitos com o Focus comendo o Golf com farinha..), então meu amigo calma que o nacional vai ter desempenho um pouco pior que o DSG. O resto é mimimi puro.

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    5. Em testes de aceleração entre Golf e Focus, no YouTube, mostrando desempenho separado o Golf ganha. Agora nos vídeos de um dono de Focus o Focus ganha e em outro feito pelo dono do Golf o Golf ganha. Golf anda mais e eu conversei com o dono do canal do YouTube onde o Focus ganha e o Focus dele está mexido. Ele ficou puto e não quis admitir mas depois não teve como não dizer que alterou o Focus.

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    6. Luiz Gustavao, o Focus verdadeiro com motor ecoboost já não anda junto, imagina esse fake vendido no Brasil com esse motor arcaico.

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    7. Caro Juninho!!!

      Você esta falando que o Focus com ecoboost não anda mais que o Golf 1.4 TSI?!!! Ai eu não sei responder , pois não possuo os números de desempenho do Focus com esse motor, mas acredito que o Focus com esse motor arcaico(como você se referiu..) como fala faz o 0 a 100 em menos de 1 s de diferença em alguns teste de revista especializadas( pra ser mais correto em 0.5 s como mostra o teste da Carplace(http://carplace.uol.com.br/teste-carplace-novo-focus-reaquece-duelo-com-o-golf/), em outras em 1s, como no da auto esporte(http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/08/comparativo-novo-ford-focus-x-volkswagen-golf.html), acredito que como Ecoboost o Focus ande no minimo igual ao Golf, devido as vantagens de um motor turbo apresente em relação ao aspirado.

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  17. E o quê vocês acham do vectra eleganci 2.0?

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    1. Eu adoro....excelente carro....só é Gastão....

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  18. Ford focus fastback anda mais que o corolla com etanol e cambio na posição S anda muiiiiito.

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  19. Só mostrou como torque inferior e conversor de torque prejudicam a relação de desempenho câmbio-motor, fazendo até um carro com melhor suspensão perder no resultado final. É uma questão de interpretação óbvia... O resto é manipulação primária...

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  20. Alguém duvida que o Corolla tem um conjunto melhor que do Civic?

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  21. O C4 é melhor e mais moderno que os três. Não entendo porque não participou do comparativo.

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    1. Mas aí o Corolla não ganha o comparativo.

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    2. O C4 marcou 1.12 e não sei o que. O ranking apresentado excluiu o C4 e não sei mais o que. Vergonha. Mostrem o real!

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    3. Jorge, o C4 aparece no ranking, dando pau no focus também, outro que não entrou no comparativo.

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  22. Faltaram os franceses, mas acho que eles pegaram só o top3

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  23. O Corolla gli 1.8 dá pau em civic 2.0! Inclusive tem um matéria da auto esporte que mostra o corolla GLI andando mais que o 2.0 no 0 a 100!

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  24. Gosto desse Blog mas também não compreendo por que eles defendem tanto o eixo de torção! Está descarado nesse texto! A superioridade do Corolla é mecânica, tanto no motor quanto na transmissão, tanto que o próprio Barrichello diz que o câmbio CVT de 7 marchas (virtuais) deixa o giro mais encima, como motor sempre cheio e consequentemente bom para a pista.

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