O Honda Civic EXR 2016 é a versão topo de linha do sedã médio japonês, atual vice-líder do segmento no Brasil, e que foi lançada em fevereiro deste ano, trazendo novidades como novo sistema multimídia, teto-solar e sistemas de segurança aperfeiçoados. Este artigo faz a apresentação do veículo e traz nossas impressões iniciais de uso.

Novo Honda Civic EXR 2016

Em termos estéticos, o Honda Civic EXR 2016 diferencia-se, externamente, das demais configurações por ostentar maçanetas cromadas e o teto-solar. Já as rodas de 17 polegadas e a nova grade dianteira mantém a identidade com a versão intermediária. O vídeo a seguir traz os detalhes.



Além da estética, a versão EXR trouxe para o Civic itens de segurança adicionais, como mais quatro airbags, além dos sistemas de controle de estabilidade e tração, e o sistema Hill-Assist.

Novo Honda Civic EXR 2016  - painel digital

Outra novidade é a direção com assistência elétrica adaptativa, chamada de MA-EPS, que interpreta o movimento do motorista e varia o nível de assistência de acordo com a circunstância de condução - mais leve em manobras urbanas de baixa velocidade, e mais firme em condução mais esportiva.


Novo Honda Civic EXR 2016 - traseira

No interior o Civic EXR recebeu também a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas - a mesma que equipa o Honda HR-V - trazendo sistema de navegação por GPS que recebe informações de trânsito de cidades como São Paulo, Rio, BH e Brasília. Há também possibilidade de conexão via WiFi com o smartphone para acesso e navegação na Internet.

Novo Honda Civic EXR 2016 - interior

Já os bancos são revestidos em couro bege, oferecendo bom conforto e posicionamento correto ao volante - que, por sua vez, tem ótima empunhadura, é revestido em couro e tem comandos multifuncionais.

Novo Honda Civic EXR 2016 - espaço dianteiro

Aliás, por falar em posição de dirigir, a do Civic agrada àqueles que gostam das mais esportivas - banco e volante baixo - e seletores de trocas de marchas manuais atrás do volante. E, sobretudo à noite, o painel em dois andares com mostradores digitais dá o ar high-tech ao interior do Civic.

Novo Honda Civic EXR 2016 - espaço traseiro

Sente-se falta, porém, de materiais de revestimento macio na parte superior do painel - acabamento que é usado no Civic vendido nos EUA, e já adotado na atual geração do Toyota Corolla vendido no Brasil.

Novo Honda Civic EXR 2016

Essa atmosfera de conforto é complementada pelo ótimo espaço interno, tanto para motorista quanto passageiros e carga, com porta-malas de 449 litros.

Mecânica

O Civic EXR adota um motor quatro cilindros 2.0 Flex com 155 cavalos e 19,5 Kgfm de torque @ 4.800 RPM, associado a uma caixa de transmissão automática de cinco marchas, com modo de operação "S" - que faz a troca de marchas em rotações mais elevadas, oferecendo mais performance.

Novo Honda Civic EXR 2016 - teto solar

O motor tem funcionamento bastante suave e sua oferta de torque é bastante progressiva. Desde os regimes mais baixos há torque suficiente para movimentar os 1.325 Kg do sedã da imobilidade aos 100 Km/h em 9,9 segundos - número adequado para a proposta do carro.

Honda Civic EXR 20916 - azul denim

Já o consumo, segundo o INMETRO, é de 6,4 Km/l de etanol em cidade, e 9,4 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 9,7 Km/l em cidade e chega a 13,8 Km/l em estrada. Estamos fazendo uma medição de consumo e a publicaremos ao longo da próxima semana.

Impressões ao dirigir

O Honda Civic EXR é um sedã médio com caraterísticas tipicamente americanas - suspensão com calibração confortável, direção extremamente macia, ótimo isolamento acústico e facilidade de condução. Fica claro que a preocupação principal foi com o conforto ao rodar.

Novo Honda Civic EXR 2016 - interior

Dessa forma, o Civic mostra-se um carro bastante fácil de ser conduzido, pouco ou nada cansativo, tanto para motorista quanto para ocupantes. É verdade, também, que o ajuste de suspensão, mesmo com priorização ao conforto, não deixa a desejar quando se opta por uma condução mais animada.

Honda Civic 2016 - interior

Nessas situações, o Civic se mostra bastante neutro e com limites de aderência bastante elevados - comportamento que decorre do sistema de suspensão traseiro multilink - independente. E os sistemas ativos de segurança - controle de estabilidade e tração - mostram-se pouco invasivos, sendo até difícil detectar seu uso, pelo menos em manobras não tão radicais.

Novo Honda Civic EXR 2016

Já a resposta do acelerador, se não é empolgante, também não decepciona. Nessas impressões iniciais verificamos que o Civic tem um desempenho adequado para sua proposta - que não é esportiva.

Conclusão

O Civic EXR 2.0 2016 é um carro voltado ao bem estar dos ocupantes, e isso fica claro na ambientação clara da cabine, na maciez do ajuste de suspensão, leveza de direção e facilidade de condução.

Novo Honda Civic EXR 2016

Agradecimentos à Honda do Brasil.

36 Comentários

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  1. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o Jetta 2.0 Comfortline é mais barato (R$ 75 mil) e traz uma maior esportividade. E o Jetta é mais bonito também.
    Então eu economizaria R$ 13 mil e iria de Jettta Comfortline.

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    1. Não... jetta comfortline não é mais bonito, sem contar que o civic tem uma mecânica mais moderna.

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    2. jetta comfortline combina muito com vc carlos , só o comfortline msm

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    3. Se vc só vai andar na cidade beleza, o 2.0 de 115hp atende bem... Na estrada vai faltar motor. Talvez consiga ultrapassar um Renegade 1.8 AT com certa folga...
      Esse carro nos fóruns americanos e canadenses é motivo de chacota... Carro de 15k dólares. Eles dizem que o motor é uma velharia mas que pelo menos faz o carro se mover. Enfim, como eu disse: na cidade serve.

      Só que pra ter os mesmos equipamentos desse Civic o Jetta vai custar mais de 85 mil reais... Ou seja, vai economizar uns 5k e olhe lá... Provavelmente a economia se vai na hora de pagar o seguro.

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    4. Jetta Comfortline: a esportividade de 107 cv e 15,3 kgmf no dinamômetro hehehehehe.

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    5. É possível comprar um comfortline por menos de 75 mil e com mais itens do que os oferecidos pelo civic lxr.

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    6. Carlos.
      Jetta está muito, mas muito longe de conseguir acompanhar o Civic em desempenho, eficiência mecânica e como produto.

      Talvez quando o 1.4 TSI com câmbio Multitronic (não DSG, por favor!) desembarcar por aqui consiga fazer sombra ao trio japonês.

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    7. Carlos.. esse Jetta né aquele Santana dos anos 90 que sofreu face lift e virou Jetta ?
      parece que ate o motor AP do seculo passado a VW colocou nesse jetta de 107 CV...ate meu Fox 1.6 corre mais que esse Jetta que você citou....então nesse caso o CIVIC é bem superior !!

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    8. carlos4carros,
      Jetta Comfortline e esportividade são palavras que não combinam numa mesma frase.

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    9. O unico Jetta que presta é o TSI, esse 2.0 aspirado é uma vergonha

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    10. Esportividade, hahaahahahahaahaha

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    11. Carlos não sei onde o Jetta 2.0 confortline é mais esportivo que esse Civic, Jetta só o TSI, antes de vir com mimimi, só um feliz proprietário de um Golf TSI, há quase dois anos. Esse motor 2.0 a VW já era pra ter aposentado há muito tempo!

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    12. Jetta confortline anda mais que Civic?!!!andando menos que ka e Up 1.0???acho que não hein?!!kkkkkkkkk. Mas numa coisa concordo com você Carlos, também acho o Jetta mais bonito, linhas mais sóbrias, alias na minha opinião o Jetta tem as linhas mais bonitas do segmento.

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    13. Discordo, ficar andando com um carro que não se sabe se é gol golf ou passat, ai não dá amigo. O jetta pode ser até melhor que o civic, mas pelo menos o civic tem dna próprio, sem ter a cara de outros carros

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    14. Jetta confortline 2.0 anda mais aonde!? O turbo sim, más se pegar um Civic 1.5 Touring já toma uns cola. Esses dias passei um Jetta na subida com meu Civic 2015 LXS 1.8 ! Jetta 2.0 é mais manco que aleijado na praça!

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  2. É um bom carro. Nem regular e nem excepcional. É bom e ponto.

    Não gosto dos materiais de acabamento do carro, dignos de carros do segmento de entrada. A montagem é correta, apesar de tudo. O painel é bonito à primeira vista, mas esse estilo de 2 andares cansa rápido.

    Quem morre em mais de R$ 90K num carro merecia mais consideração.

    Quando fiz o test-drive nele, fiquei com a impressão de que o motor é meio "amarrado" tendo em vista as especificações. Deu impressão que o câmbio tira um pouco o ímpeto do motor.

    Considero o Corolla globalmente superior em qualidade geral.

    O Civic precisa mudar. Esse atual envelheceu muito rápido.

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    1. Deve ser o câmbio mesmo. Quando os concorrentes usavam em sua maioria automáticos de 4 marchas o AT5 do Civic era destaque, agora que os outros usam CVT, AT6 e DSG, acho que ele ficou para trás.

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    2. Concordo. Envelheceu muito rápido, porque trocou 6 por meia dúzia. Muda, muda e continua o mesmo. A nova versão, que está no forno pronto para o lançamento, vai transformá-lo. Assim, espero.

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    3. Esta semana guiei no transito urbano um HRV topo de linha, elx, que foi adquirido por 93k, e tive a mesma impressão, um bom carro que entrega pouco pelo que foi pago.

      Encontrei improvisação do tipo sensor e câmera de ré instalados provavelmente pelo Css e porta-trecos sem forração sendo uma fonte de ruído constante e frequente. Para compensar tem bancos de couro de boa qualidade; gps amigável com sistema de som e multimídia razoável, porém faltam botões de girar, um método antigo e insubstituível; arcon digital com comandos fáceis que poderia gelar mais; um carro com rodar silencioso calçado com excelentes Michelin; um motor que não pude testar, mas o cambio continua sendo o enjoado e vacilante CVT o qual eu passo, não me agrada. Por não terem maçanetas, aquelas portas traseiras vão esmagar dedos dos descuidados, economia sem sentido. O espaço do porta-malas é muito bom, como o acesso e a proteção do para-choques evitando os desagradáveis arranhões tão comuns nos VW. E claro, o carro tem um belo design não parecendo carro da metade oriental do mundo.

      Sinceramente, como todo Honda e Toyota premium topo de linha, não vale quanto pesa, talvez a versão mais simples e barata do HRV valha a exemplo do Corolla.

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    4. A câmera de ré é de série no HR-V EXL. O que as concessionárias instalam é o sensor sonoro. E como assim "economia sem sentido" nas maçanetas traseiras? Elas estão embutidas na coluna C por uma questão de estilo...

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  3. O Civic peca em não ter emborrachados no painel e portas (que o Golf e o Corolla tem, por exemplo), mas pelo menos não usa papelão em seu interior como alguns concorrentes:
    http://youtu.be/w87NX-uurs4

    http://youtu.be/M1DGrCUzWpE

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  4. Ótimo carro. Está com os preços congelados em razão da nova geração.
    Parece ser um bom C x B

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  5. Ótimo carro, tive um LXS e um EXS, mas não concordo quando a matéria cita: "na maciez do ajuste de suspensão", pois todos Honda que já dirigi tem suspensão dura.

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  6. Mudaram o ajuste da suspensão no modelo 2016? Pois já andei no 2015 e achei o ajuste muito firme para a realidade brasileira.

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  7. Hoje no segmento consideros o melhor o Focus, Sentra ( otimo acabamento esses dias entrei em um 2016 SL) bom desempenho para a categoria e claro é bem completo o carro. E custa um pouco menos que esse Civic. Para fechar o podium o Civic/C4 Lounge. O resto e resto. O Jetta so vale a pena o TSI. Mas por 94 k é pelado comparado aos outros.

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  8. Respeito todos os gostos e comentários, entretanto sou muito mais o Jetta.

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  9. Que o painel dele não era emborrachado eu não sabia. Para este preço eu esperava. Meu de 55 Mil tem. :(

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  10. Já tive civic, e a suspensão era bem dura mesmo. Quanto ao acabamento, foi piorado nessa geração atual, em comparação à anterior, que tinha até painéis das portas emborrachados. Quanto à comparação com jetta, em minha opinião o civic é melhor na maioria dos aspectos.

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  11. Estou no segundo......e não me arrependo....top....posição de dirigir inigualável!!!!!!!!!!!!!!

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  12. Estou no segundo......e não me arrependo....top....posição de dirigir inigualável!!!!!!!!!!!!!!

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  13. Muito bom o carro. Tenho um Lxr 15/16 e as portas possuem material emborrachado sim. No painel infelizmente não. A suspensão acho um pouco firme para nosso asfalto mas adequada a proposta do carro. Com relação ao motor não acho que falta potência, inclusive modo S ele joga o giro até o limite com corte sujo sem passar a marcha. Poucos carros AT fazem isso. Agora Carlos, gosto do Jetta também só que o Highline. Esse comfortline apesar de ter um bom torque em baixa e um cambio competente não fazem milagres....ai o Civic entrega mais sorrisos. E gasta menos combustível! Abs

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  14. Sinceramente , tirando a mecânica confiavel deste carro não consigo enxergar mais nada de bom.

    Motor beberrão, com pouco torque e cambio defasado....no programa oficina motor da globosat este carro tomou quase tres segundos do c4 lounge 2.0. ...que dizem que não presta....

    Outro ponto dizer que o espaço é bom? Carro não tem porte e nem espaço de sedan médio. ....acabamento mediano....carro caro.

    Ao meu ver só tem a mecânica mesmo, pois até o pós venda varia de cidade a cidade.

    No mercado atual existem opções muito melhores.

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  15. no brasil tem estradas sem limite de velocidade, as nossas estradas são seguras, a legislação puni de verdade os infratores, os condutores conhecem a legislação e a respeitam. então não reclame da potência dos carros, eles são projetados de acordo com as legislações de cada pais. o cara compra um carro de 112 mil e nao acha caro e ainda chip, faz isso, faz aquilo e gasta mais 10, 15 mil a mais no veiculo para dar mais potencia e reclama do valor do aluguel da pista no autodromo.

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  16. Posição de dirigir absolutamente ridícula. Ao sentar no banco desisti na hora do test drive. Pessoalmente achei uma enorme bosta.

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