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Focus Fastback x Toyota Corolla: desempenho e consumo

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A Ford do Brasil inicia uma série de vídeos no Youtube e redes sociais sobre o Novo Focus 2016 Fastback - veículo que a empresa quer reposicionar em termos de mercado, buscando consumidores interessados em comportamento esportivo e prazer ao dirigir.

Toyota Corolla x Ford Focus 2016

O primeiro vídeo já foi divulgado (veja aqui) enfatizando a “pegada” esportiva do Focus Fastabck 2016.

Novo Focus 2016 x Toyota Corolla 2016

O aspecto paradoxal é que a Ford está enfatizando a "esportividade" do Focus frente ao "conservadorismo" do Corolla, mas nos testes da Revista Quatro Rodas o Corolla XEi 2.0 apresentou desempenho superior ao Focus 2.0.

Toyota Corolla x Focus Fastback 2016

O quatro abaixo traz os dados de performance do Focus 2.0 x Corolla XEi 2.0 e também o comparativo de consumo (grifo azul no vencedor).

Corolla XEi 2.0 x Ford Focus 2.0 - comparativo de desempenho e consumo

Modelo0 a 100 Km/h [s]0 a 1000 metros [s]Consumo cidade [km/l] - (G)Consumo estrada [Km/l] - (G)
Focus Fastback 2.0 PS9,830,89,912,4
Toyota Corolla XEi 2.0 CVT9,430,610,713,2

Assim, o Corollla 2.0 CVT é cerca de 6% mais rápido que o Focus 2.0 PS. E mesmo assim o Corolla 2.0 ainda é cerca de 7% mais econômico, tanto em cidade quanto em estrada, conforme os dados do INMETRO colocados na tabela acima. 

Toyota Corolla

O Toyota Corolla XEi 2016 tem preço sugerido de R$ 87.770 reais, trazendo motor 2.0 16V com transmissão automática CVT com 7 marchas artificiais.

Toyota Corolla x Focus Fastback 2016

O Corolla XEi traz de série 5 airbags, bancos em couro, sistema multimídia com navegação, cinco airbags, direção com assistência elétrica, entre outros itens.

Toyota Corolla x Focus Fastback 2016 - interior

O Corolla tem um espaço interno bastante superior ao do Focus Fastbck, graças à distância entre-eixos de 2.7 metros e a um melhor aproveitamento de espaço interno.

Focus Fastback

O Focus Fsstback é disponível em quatro versões de acabamento e equipamentos (SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus). Todas vêm com motor Direct Flex 2.0 de 178 cv e câmbio automático sequencial de seis velocidades, direção elétrica, suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve de 17 polegadas e controle eletrônico de estabilidade e tração que inclui controle em curvas, assistente antiderrapagem, assistente de partida em rampa e aviso de pressão baixa dos pneus.

Toyota Corolla x Focus Fastback 2016

Também vem de série com faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.



Nas versões topo de linha, oferece tecnologias inéditas no segmento de carros médios, ou seja, o assistente de frenagem autônomo – que evita colisões em baixa velocidade –, faróis bi-xenon adaptativos e sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares como opcionais.

Conclusão

O Toyota Corolla 2016 2.0 CVT é o sedã mais vendido do Brasil, oferecendo melhor desempenho, menor consumo, mais espaço interno e mais porta-malas que o Focus Fastback.

Toyota Corolla XEi 2016

O sedã médio da Ford, por sua vez, apresenta-se com mais itens de série, itens de segurança como controle de estabilidade e tração.

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172 comentários:

  1. Motivos pelos quais não compro um Focus 2016:

    1- câmbio bomba powerSHIT/problemashift, supercampeão de reclamações de trepidações, travamento, quebra, etc.

    2- espaço interno exíguo, sendo muito apertado tanto na frente quanto atrás;

    3- acabamento pobre, abarrotado de plásticos simples e com forro do teto de papelão:
    http://youtu.be/w87NX-uurs4

    4- Pós venda horroroso.

    5- Motor duratec arcaico e beberrão (por que não trouxe o ecoboost, dona ford??) que deixa o carro tomar pau de Up TSI.

    6- design perdeu personalidade, ficou parecendo um Fiestão ou Gran Fiesta.

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    1. 7- falta de grana. com certeza vc não conhece o carro, ta falando pq gosta de falar mal da ford e enaltecer os japoneses que são muito simples e o corolla ultrapassa os 100 mil e não conta nem com controle de estabilidade

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    2. o Corolla XEI 2.0 custa R$ 87k, quase 10 mil a menos que o Focus Titanium Plus. E o Corollla anda mais e bebe menos, tem infinitamente mais espaço interno.
      O Focus é um carro mal projetado e mal construído e tem mecânica do século passado.

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    3. Carlos, o concorrente do Focus Titanium Plus que custa os 97 mil que vc citou, é o Corolla Altis, que custa 99 mil. Ambos tem preços absurdos, mas isso tornou-se "comum" no Brasil.

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    4. Corolla pode beber menos, correr mais... porém tem painel de santana, quadrado, feio e com um relógio digital dos anos 80.

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    5. E nenhum Corolla tem controle de estabilidade...

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    6. ....E nem sensor de estacionamento traseiro nem dianteiro..park asisst longe de ter..sistema multimidia de 8 polegadas da microsoft da show..a multimidia do Corolla é um lixo... Pessoal eu possui um Corolla XEI e agora tenho um Focus Titanium... Eu posso dizer.....Corolla um carro bom mas simples...Capado! muito caro e não tem nada..Não oferece nada pelo preço e nem prazer de dirigir.. O Corolla nao vê nem o cheiro do Focus...nem em desempenho nem em segurança na estrada quando se coloca 190 km/h..o Focus tem muito mais estabilidade, freio muito melhor...suspensão traseira multilink que trás muito mais segurança,,sendo q Corolla é suspensao de Voyage eixo de torção...Pelo amor de Deus eu depois que possui um Focus titanium Plus sedan....Acho o Corolla uma carroça! Gostos a parte!! Brasileiro ainda da muito valor a coisa ruim...gostam de carroça mas ta mudando....por isso que um Corolla mais de 100 mil?? absurdo...pq vende!! Agora duvido se Corolla nao vendesse era pra valer 70 mil estourando pq é isso q ele vale pq nao te nada..até um Fiesta titanium tem mais opcionais que um Corolla...

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    7. "Agora duvido se Corolla nao vendesse era pra valer 70 mil estourando"

      Mas ele vende, e por isso cobra quanto quer. Se o Focus vendesse, passaria a cobrar mais também.

      O Focus oferece mais equipamentos não porque a Ford é boazinha, mas sim porque a Ford não consegue entregar confiabilidade e pós-vendas decente. Simples assim.

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    8. O que estragou o corolla foi esse painel quadrado, ficou feio, perdeu a elegancia e gramour.

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    9. Nelson falou tudo agora. Corolla tem menos equipamentos, mas a Toyota oferece ótimo pôs venda, o carro é confiável e tem bom acabamento.
      Já a ford coloca muitos equipamentos no Focus, mas o mesmo tem acabamento (e montagem) ruim, além de ter um câmbio extremamente problemático e um péssimo pós venda.

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    10. O Focus tem mais equipamentos, mas no resto o Corolla leva a melhor, inclusive em desempenho, como colocado na matéria. Esse novo Corolla ficou show! Por isso é líder isolado. E o pós venda da Toyota é o melhor do país.

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    11. MKS, oq vc considera o resto? Dirigibilidade? Segurança ativa e passiva? Custo/benefício?

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    12. A3 Sedan é muito pelado, não tem bancos em couro e sequer sensor de estacionamento traseiro.

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    13. mas é um carro muito superior. não importa se o de entrada nao tem isso ou aquilo. desde quando esses "itens" que vocês adoram comparar servem como parâmetro pra definir qual carro é melhor?

      me diz ai. qual faz mais curva? qual anda mais? consumo? acabamento, refinamento, suspensão, materiais dos componentes, acerto, frenagem, etc tudo o que define qual carro é superior.

      se ficar comparando esses itens vai chegar uma hora que um uno cheio de botoeszinhos coloridos vai ser "melhor porque tem mais ITENS" me poupe.

      ou vai ficar comparando como se fosse supertrunfo "mas esse tem mais cv" é, tem mais cavalos? entao coloca do lado pra ver.

      cara, essa sociedade está muito louca, fica comparando itens, nao f.... vai comprar uma senzala moderna (apartamento) e fica comparando qual tem mais itens, piscina, etc.... faç-me um favor.

      quer gastar 100k num carro? pega o a3, bmw 3 ou classe c. se nao tem couro, pede. ou coloca depois...

      vai ficar rodando de carroça só pq nao vem com x ou y de fabrica? pq nao compra e coloca ou pede opicional? 10k é 10% de uma compra de 100...

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    14. Julio, o fato de o A3 ser um bom carro não torna os demais ruins.
      Acho que o importante é o carro ter de tudo um pouco e o A3 é muito simplório, seu motor é fraco, ainda não é flex, a manutenção é cara e o seguro absurdo.
      Golf, Focus e outros carros em nosso mercado tem dirigibilidade/acerto tão bons quanto o do A3 Sedan, mas por ser um Audi as pessoas aceitam pagar 100 mil em um carro que não tem um simples sensor de estacionamento (além de muitas outras coisas), mas pelo menos tem mais "status".
      Ps: Eu tenho Audi.

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    15. Jetta tsi coloca os 2 no bolso....
      A não ser p aqueles q preferem algumas perfumarias do focus..... Mas perfumarias embrulhadas em um teto de papelão....

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    16. O teto de papelão é bizarro mesmo, mas os plásticos desalinhados das portas também são péssimos.

      http://youtu.be/w87NX-uurs4
      http://youtu.be/M1DGrCUzWpE

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    17. Você está certo Zidane, o carro realmente é mal acabado, falta espaço interno, porta malas ficou menor, câmbio que quase todo proprietário reclama, infelizmente a Ford regrediu!

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    18. Corolla carregado na subida e uma carroça frente ao focus de 178 cv. Focus é mais seguro e mais bonito. Por isso não compro corolla e comprei focus titaniun

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    19. Cada um compra o que quer não é não ? Parem de descurtir parecem crianças.. Ambos carros são bons, cada modelo tem o que a montadora oferece, se o focus é ruim simples não compra, para de ficar reclamando aqui isso não vai ajudar em nada, se você não gosta não compra poxa... Ninguém aqui tá obrigando a comprar, quem tem gosta se você tem dinheiro e pode escolher e só não comprar, para de encher o saco... Credo

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    20. Dá uma olhada aí galera.
      http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/teste-comparativo-sedas-medios-citroen-c4-lounge-ford-focus-honda-civic-toyota-corolla-vw-jetta/

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    21. SE O FOCUS É BOM,POR QUÊ O CÂMBIO APRESENTA PROBLEMAS AINDA?
      VOCÊ NUNCA OUVIRAM FALAR QUE O CÂMBIO DO COROLA TEVE ALGUM PROBLEMA! E MAIS,O TETO NO BANCO TRASEIRO É BAIXO DE MAIS,QUEM TIVER 1,85M TEM QUE BAIXAR A CABEÇA.
      O COROLA,QUE NÃO É DE HOJE É O CARRO MAIS CONFIÁVEL E DURADOURO;ENTÃO NÃO ADIANTA A FORD EQUIPAR O CARRO E SÓ DEIXAR BONITO,ESQUECENDO DO PORTA MALAS,CONFORTO E TAMBÉM ENTENDER QUE SE ESTA CÂMBIO AINDA APRESENTA PROBLEMAS,ENTÃO É MELHOR VOLTAR PARA O AUTOMÁTICO DE ANTIGAMENTE. AFINAL DE CONTAS NÃO ADIANTA TER INJEÇÃO DIRETA, SE O CÂMBIO NÃO "CASA" COM O MOTOR?! CONCLUSÃO: ACHO OS 2 CARROS, CAROS DE MAIS.

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    22. Arcaico? E o do Corolla é oq?última palavra em tecnologia? O câmbio do nipónico é superior, sem discussão. O que mata mesmo é o powershift (que poderia ser usado um AT convencional ou CVT e uma opção manual, já que tem sua esportividade tão enaltecida) e o escasso espaço interno 😞

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    23. Ô Stenio! Vamos pensar um pouco. Em primeiro lugar, discordo frontalmente de você quando diz que o Corolla é uma carroça, isso absolutamente não é verdade. Segundo, você mesmo se contradiz quando diz que se o Corolla não vendesse seria um carro de R$ 70.000. Por acaso já lhe passou pela cabeça que ele vende muito, mesmo sendo mais caro porque é bom? Não sei se você está sabendo, mas o Corolla foi o carro mais vendido no mundo em 2015. Você já pensou que o Focus pode não vender tanto por não ser tão bom? Diante dos fatos, números de desempenho e consumo, tradição, mecânica, pos-vendas, desvalorizão, etc. Das duas uma: você está certo e o mundo errado ou então vice-versa. É sempre bom lembrar que o fato de você ter comprado um determinado veículo não o torna necessariamente o melhor carro do mundo, mesmo que você acredite nisso. Valeu.

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  2. Respostas
    1. Tomar couro do vovô foi péssimo, principalmente para um carro que se diz FASTback. Mas sei lá... de repente eles quiseram dizer de ré né!!!!!kkkkkkkkk

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    2. kkkkkkkk, boa !!! Ah e golf não seria o golzao ??? Esse pessoal fanático é triste, kkkkkkkkk

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    3. Sujeito atrasado, Golf é Golzão então...Ou não conhece o Golf ou parou na década de 90 quando brasileiros não conheciam o Golf, que é um carro bem tradicional!

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    4. golf carro mais vendido da Europa. disparado na frente do corolla em seguida vem o Focus

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    5. Corolla chega a 199 km e o focus 206 km segundo inmetro e dizem que corolla anda mais. Corolla leva Paulo do focus no mundial de rallye todo ano.

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  3. Sinceramente, no segmento os melhores são Corolla e Civic, não atoa que são os lideres sendo o Toyota disparado. Quem tem/teve carro da Honda e Toyota sabe o quão boa a marca é. Sabe que a mecânica é confiável, o pré e pós venda espetacular e que na hora de revender, o veículo não terá dificuldade alguma mesmo colocando um preço alto nele.

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    1. Acho melhor você parar de contar essa historinha de pós vendas de outro mundo e qualidade sobrenatural e dar uma olhada no reclame aqui que tem inclusive reclamações do pós vendas da Toyota e Honda.
      Já andei de Civic e Corolla e estão simplesmente na média do segmento em muitos pontos, acima da média em alguns e abaixo da média em outros.

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    2. Baseado nas experiências que tive com a Honda, possa afirmar que essa "historinha de pós venda" é verdade, pois nisso a Honda é muito melhor do que nas outras marcas que tive e tenho.

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    3. Reclamações sempre vão haver, mas como experiência própria afirmo o relatado abaixo com veracidade. Compramos um Corolla 2008 no referido ano, ficamos quase 4 anos com o carro e não deu NENHUM problema. O pós venda na css que foi efetuada a compra é excelente, todas as revisões feitas em pouco tempo visto que não somos da cidade que tem a css. Se precisávamos de um carro para usar enquanto o nosso ficava na revisão, o gerente fornecia um. Na hora da troca, optamos por outro Corolla. Compramos no final de 2010 um Corolla modelo 2011. Satisfação total mais uma vez, sem contar que nosso antigo Corolla foi vendido em UM dia na css. O valor avaliado foi bom e fechamos o negócio. Desde então estamos com esse segundo Corolla, mais uma vez sem apresentar problema nenhum e com satisfação total no pós venda. Sem dúvidas na hora de escolher o próximo carro, a Toyota já sai com imensa vantagem.

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    4. É justamente isso que ofusca o Golf...

      Eu já tive VW e só de ter de pensar em ir na concessionária já dá uma dor de cabeça.
      Tem que mandar todo mundo embora, traçar uma nova filosofia de trabalho e começar o sistema de pós-venda do zero.

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    5. Com meu golf ao menos ainda não tive problemas... Até pq c 20k de km não deu problema e minhas revisões ficaram em R$570,00 (2)

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    6. Quer dizer, foi R$ 570 cada ou as duas somadas?

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  4. Cadê as lanternas traseiras em LED, Focus? Nem na versão top de 98 mil tem...carro com as lanternas traseiras halógenas fica sem requinte...

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    1. Isso também acontece com o Golf, que sem os faróis bixenônio fica ainda mais parecido com o Gol. E o pior, para colocar os faróis vc tem que desembolsar 16 mil no pacote exclusive, o que eleva o preço do highline para 103 mil. Se quiser o teto vai para 113 mil. O Confortline então, o caso ainda é pior, sem as lanternas em led.

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    2. Mas o Golf Highline tem as lanternas de Led (belíssimas) de série, coisa que o focus não tem em nenhuma versão. Além disso, para ter xênon, só o focus tit plus de 98 mil, ou seja, fica um FIESTÃO em todas as outras versões...

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    3. Concordo, as lanternas são belíssimas, mas, para tê-las vc tem que pegar o highline, o automático vai partir de 90 mil, para adicionar couro vc vai pagar mais vc tem que colocar o pacote exclusive, ou seja, mais 16 mil, com teto mais uns 5 mil....

      Consegui 94 mil no Focus Titanium Plus. Para pegar no mesmo nível de equipamentos, teria que pagar no Golf 113 mil. Não acho que valha a pena. Sem contar que o seguro do Golf ficou em 7.4k do Focus ficou em 2.8k.

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    4. Lindenberg Moreira,
      Gostaria de saber o que o Golf tem a ver com um post de sedãs médios. Mas já que você citou o Golf vamos lá:
      Para você ter faróis bixenônio no Golf você tem de desembolsar R$16.958,00 (R$83.770,00 da versão Highline + R$16.958,00 do Pacote Exclusive).
      Para você ter faróis Bi-Xênon no Focus você tem de desembolsar R$26.000,00 se formos subtrair o valor da versão Titanium Plus com o valor da SE 1.6, ou você tem de desembolsar R$17.000,00 se formos subtrair o valor da versão Titanium Plus com o valor da SE Plus 2.0 ou você tem de desembolsar R$9.000,00 se formos subtrair o valor da versão Titanium Plus com o valor da Titanium.
      Vale acrescentar também que o Golf Highline já trás lanternas de LED (coisa que o Focus não tem em nenhuma versão), iluminação da placa de licença em LED, iluminação ambiente (iluminação dos pés, portas e retrovisores externos) com ajuste de intensidade e toda a iluminação interna em LED.

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    5. Na época, paguei pouco mais de 86 mil no meu Golf Highline DSG Elegance, pode não ter o mesmo nível de equipamentos de um Focus Titanium Plus mas é um carro que me agrada mais, na época o meu seguro ficou em pouco mais de 4 mil.

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    6. NDA, falar sobre o Golf aqui tem mais a ver do que comparar Focus com UP, o que já aconteceu no blog algumas vezes.

      De qualquer maneira, gosto é gosto, eu por exemplo só compraria o Golf com pacote Exclusive, gosto dos bancos em couro e o farol bixenônio, acho que este é o grande diferencial estético do Golf, sem o bixênonimo ele fica com um aspecto muito simplório. E como vc disse, carro é questão de agradar a quem compra, fiz o teste drive do H.E. e e gostei, é um ótimo carro. Fiz com o Focus T.P. e achei que fica mais bonito na minha garagem, se daqui a pouco eu não achar mais, talvez troque por um Golf H.E., não sou do tipo que briga por montadora, quando opino aqui é pra falar sobre carros e o que eu acho deles, apenas isso. Quando falei dos valores, foi apenas para mostrar que o Focus, aparentemente parece ter um custo / benefício bem melhor que o Golf quando falamos do modelos top de linha.

      E para citar sedãs, fiz teste drive no Focus sedã e não gostei da traseira, na minha opinião visualmente não caiu bem. Fiz teste drive no Corolla e gostei do carro, mas o interior é quadrado demais, não passa modernidade, fiz com o Jetta TSi e é outro carro muito bom, principalmente de guiar, mas o visual externo e o seguro muito alto (7.5k) me fizeram desistir da compra.

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    7. Lindenberg Moreira,
      Concordo com seu ponto de vista, perdão se eu fui um pouco grosso! Acho o Focus um excelente carro, caso eu fosse comprar um sedã médio abaixo dos 100 mil reais escolheria o Focus ou o Jetta Highline, são os melhores sedãs que o dinheiro pode comprar nessa faixa de preço na minha opinião.
      Abraço.

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  5. Focus Fastback, essa plataforma é incrivel.
    Mas o Corolla tem seus pontos fortes e é ótimo carro, só é ruim em custo x beneficio.

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  6. Esse corolla é ridículo de tão pelado, pior ainda é o civic com interior todo em plástico, nãoe conformo com o fato do consumidor aceitar isso.

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  7. Pode até ser que o Focus Fastback, tenha perdido para o Corolla, por incríveis 2 décimos de segundo, no teste feito pela Quatro Rodas, mas em outras revista a situação se inverte, mas no fim das contas o que conta é o conjunto todo e o Focus oferece mais por menos.

    Até o CarBlog disse que o Focusfastback tem custo-benefício melhor que o Jetta TSi:

    "o Focus oferece melhor relação custo x benefício"

    Fonte: http://www.car.blog.br/2015/07/focus-fastback-x-vw-jetta-desempenho-e.html

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    1. Então, pode ter umas 5 revistas que atestam que o Focus anda mais do que o Corolla, mas aqui no blog VW vai sair justamente a única revista que diz o contrário. Aqui vai ser difícil ler algum elogio à Ford.

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  8. Esse Corolla tem : Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS ) e Estabilidade Preventivo (ETS) ,Controle de Torque em Curvas (TVC) ,Teto Solar ,Sistema de Estacionamento Automático ,Motor com IE direta e (178cv), aro 17 ?

    O focus me parece muito mais completo por esse valor. não que o Corolla seja ruim, longe disso.

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    1. Exatamente. Nisso está o diferencial do Focus perante os concorrentes: os equipamentos.
      Agora vai de cada um por na balança o que prefere. Eu escolheria o Corolla por ter a certeza que não me arrependeria visto que o carro e a Toyota são extremamente confiáveis.

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    2. Qual a vantagem de ter um motor de "178 cavalos" (há controvérsias, parecem cavalos-Caoa) se o focus anda menos e bebe mais que o Corolla?
      Prefiro os cavalos do Golf, que anda mais do que todo mundo desse segmento e ainda é mais econômico.

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    3. O Focus oferece mais equipamentos porque a Ford não consegue oferecer confiabilidade e pós-vendas decente. Simples assim.

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    4. Felipe,
      Realmente, agora vai de cada um por na balança o que prefere, meu dinheiro não é capim para dar mais de 80 mil reais em um sedã médio pelado.

      Nelson,
      Pelo menos a Ford sabe oferecer um carro já a Toyota... É claro que o Corolla tem que ser "confiável", não tem nada para dar problema, é um sedã médio simples.

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    5. A Ford não é mais boazinha que ninguém. Ela tenta ganhar nos equipamentos já que isso é bem mais fácil que reestruturar a rede inteira. Se a estratégia colasse, passaria então a cobrar o mesmo que a Toyota.

      Não existe almoço grátis: a Ford cobra menos por seus produtos pois sabe que são percebidos como piores pelo consumidor. Se não cobrar menos, não vende.

      Quanto ao dinheiro, é uma questão de visão do mundo. O meu dinheiro (e o da imensa maioria das pessoas, já que o Corolla é líder isolado) não banca jogo de azar. Não arrisco ficar na rua com um câmbio travado. Também não tolero carro todo mal montado e muito menos concessionárias que parecem feiras de tão caóticas - esse o ponto mais crucial.

      O pacote tecnológico do Focus sedã é muito legal sim, e como ele não vende nada, anda e vira você encontra Titanium com preço bem abaixo da tabela. Isso só acontece porque a maioria das pessoas com 90 mil pra dar num carro não tem tempo a perder se estressando com pequenos e grandes problemas no carro. Ponto.

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    6. Nelson,
      E você passa mais tempo onde? Dentro de uma concessionária para "desfrutar" do pós-venda ou dentro do seu veículo? Já tivemos muitos Fords na família e não tenho nada há reclamar (problemas), atualmente minha irmã tem um Corolla XEi 2003 já meu pai tem uma Land Cruiser Prado, são bons carros em minha opinião mas hoje em dia não vejo muitos argumentos que justificam comprar um Corolla, eu quase comprei um Corolla XEi 0 km esse ano, acabei desistindo e comprando um Golf Highline, carro que me deixou bem mais feliz do que um Corolla deixaria.
      O Corolla não é o tipo de carro que vende conteúdo (conjunto mecânico, acabamento, itens de série, segurança etc), eu prefiro comprar conteúdo.

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    7. 1. Engraçado que o Focus é maravilhoso, mas o carro que você quase comprou antes de optar pelo Golf foi um Corolla. Incoerente, não?

      2. Qual o objetivo de dizer qual o carro do seu pai? Estamos de volta ao primário?

      3. Sim, você já deixou claro que prefere conteúdo. E eu e a maioria preferimos a confiabilidade, pós-venda bacana e revenda tranquila. Como eu já disse mil vezes, é questão de escolha.

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    8. 1) Não comprei pois o Focus iria sofrer um facelift e antes também o Corolla tinha um preço mais coerente.
      2) O objetivo foi dizer que a Toyota tem bons carros, tanto é que o Corolla nunca deixou minha irmã na mão mesmo ela pecando na manutenção.
      Ok, respeito sua opinião mas você não acha que o Corolla é muito caro pelo o que ele oferece em termos de itens de série? Ele é um bom carro mas peca em algumas coisas básicas.

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    9. Sim, companheiro, é bastante caro. Se dependesse de mim, ele disponibilizaria tudo de melhor, como park assist e ACC, por exemplo, além, claro, dos controles de tração e estabilidade.

      Mas já tive experiências bem ruins com outras marcas, e melhores com as japas. Então acaba sendo o que priorizo.

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  9. Corolla Altis vs Focus tit plus:

    Desempenho: Empate
    Consumo: Corolla
    Preço: Focus
    Espaço interno: Corolla
    Porta-malas: Corolla
    Equipamentos: Focus
    Segurança: Focus
    Acabamento: Corolla
    Pós-venda: Corolla
    Dirigibilidade: Focus


    Enfim, cada um tem seus prós e contras. Mas o Corolla vende 10x mais.

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    1. Sensato comentário, ambos são excelentes vai do gosto do freguês, corolla continuará lider
      mas as vendas do fastback irão aumentar.

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    2. Fiat Pálio também é líder de vendas...

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  10. Vale salientar que os números do Corolla citados pelo CarBlog, foram obtidos pela revista após o carro percorrer mais de 60.000km, já com o motor amaciado.
    No teste feito com o mesmo carro, mas quando tinha pouco mais de 1.000km rodados, o Corolla fez de 0-100 no mesmo tempo do Focus.

    Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/longaduracao/files/2015/07/teste.jpg

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    1. Bem colocado Gabriel. Mas seja como for ao menos a Quatro Rodas testa de verdade. E mesmo as tais primeiras impressões os caras rodam no mínimo uns 100/200km. Ao contrário de outros sites que fazem comparativos de ficha técnica e ainda se atrevem a dar opinião. E carro não é só desempenho, é como se comporta, é conjunto. Nisso o civic ainda é pra mim o melhor da categoria. Já dirigi todos, menos a versão nova do focus. O civic é de longe o mais gostoso de guiar. Mas é a minha opinião.....

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    2. Osvaldo Flosi, eu já tive 2 New Civic e concordo que a tocada dele é mais esportiva, mas o Focus é o que mais se aproxima e sem dúvidas é oq melhor concilia toca esportiva com conforto, pois a "dureza" do Civic sempre incomodou-me.

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  11. E se quiser um simples teto solar, precisa pegar a versão top do Focus, pagando quase 100k, não há possibilidade de pagar e instalar como opcional, coisa que posso fazer até com o Fiat Pálio. Mas continua sendo uma boa opção, principalmente na versão hatch.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Civic Exr com teto solar sai por 87 mil. Golf Comfortline com teto solar panorâmico sai por 78 mil. Focus com teto solar convencional sai por 98 mil. Bola fora da ford.

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    3. Wilmar Kleemann,
      Bom, pelo menos a Ford oferece o teto-solar mesmo que seja só na versão top já a Toyota não oferece isso nem na versão top. Mas eu concordo com seu comentário, realmente é uma falha da Ford não disponibilizar o teto-solar em outras versões.
      Abraço.

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  12. O focus ns sua categoria so perde em desempenho para os turbos como jetta tsi fluence turbo. Tem varios videos mostrando isso. Corolla nunca andou mais que focus.

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  13. O que importa é a propaganda e não a essência.

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  14. Algumas considerações, não seriam 2 décimos de segundo, ou uma polegada na roda, que vai influenciar o cliente deste tipo de carro, não são pessoas que querem chegar no proximo sinal na frete do outro carro, ou fazer pegas na madrugada, são pessoa com filhos, de uma outra faixa etária, digamos mais responsável, mais racional e que nao quer se incomodar nem na compra e nem na venda. o corolla apesar de ter menos itens que o focus, vende mais, perde menos valor, não dá manutenção, o tipo de cliente deste tipo de carro quer isso, e não um porta copos a mais, ou uma luzinha diferente, ou um carro colado no chão.

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    1. O melhor comentário que já li.
      Concordo plenamente! Ninguém aqui é piloto profissional que vai sair acelerando de 0 a 100 de um semáforo ou andando a 180 por hora numa rodovia ou decidir a compra por 0,5 a menos no consumo.
      Penso eu que a pessoa vai procurar conforto, segurança, design e se o carro vai servir pra ele e para a familia.
      Acho muito valida a comparação entre o corolla e o focus, pois são carros de categorias parecidas (apesar da Ford ter mudado a nomenclatura).
      Agora comparar com UP? Tá de sacanagem né?
      Tenho uma família com 4 pessoas um cachorro e um papagaio e vou comprar um UP só porque ele anda mais e custa menos.

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    2. Excelentes comentário, resumiu exatamente o que é o sedan

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    3. Obrigado Bruno, carro é um meio de transporte, cada um tem suas peculiaridades, tem público para focus para golf para up e para spin. Ninguém é mais esperto ou menos burro por escolher um determinado produto. Existem critérios subjetivos como gosto pessoal pos vendas garantia valor de revenda .

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    4. Estou começando a duvidar da inteligência de certas pessoas quando fazem questão de não entender o sentido da comparação com o up!.

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  15. sempre gostei mais do corolla, e o melhor sedan medio de motor aspirado do mercado ate 100mil, e o jetta tsi e o melhor medio com turbo ate 100mil

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  16. kkkk... Essa que é a verdade... http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/08/comparativo-honda-civic-x-citroen-c4-lounge.html

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    1. A verdade é que o pós-venda da Citroen (atendimento, preços e desvalorização) é péssimo.
      Falo isso por experienciaS própria.

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  17. A ford tem muita tecnologia, mas falta esmero na produção

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  18. Toda vez que alguém fala de Toyota só ouço: Toyota é Toyota não importa o preço, R$ 175 Mil em um Camry está ótimo, SW4 a mais de R$ 200 mil vale por que é Toyota, pós venda da Toyota é um digno do Corolla de Zeus...
    Ah, caras, pra mim já deu.

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  19. Unico Corolla que faz 0-100km em 9,4 secs é o testado pelo carblog, em outros sites vejo algo entre 9,7 e 10secs.

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    1. No teste realizado pelo Top Speed o número obtido por semelhante ao divulgado pelo blog se não me engana.
      Abraço.

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    2. Na Dúvida, Acelera!, no teste realizado pelo Top Speed o 0-100 foi de 9,4seg, mas não da para confiar foi marca com o cronometro e velando em consideração o velocimetro, nos teste mais recentes esse usam g-tech que é bem preciso.

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  20. Esse 0,4s.... Faz uma enorme diferença para o cara que compra um carro desses. O focus só tem esse montão de itens de série porque não consegue bater o corolla quando ele bater, se bater, O co rolla ficará recheado.

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  21. Esse 0,4s.... Faz uma enorme diferença para o cara que compra um carro desses. O focus só tem esse montão de itens de série porque não consegue bater o corolla quando ele bater, se bater, O co rolla ficará recheado.

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  22. Outra coisa, quem busca um sedã médio busca espaço interno e porta-malas (ou então compraria um hatch médio muito superior, como o Golf). Nesse departamento o Corolla massacra o focus, que é extremamente apertado por dentro (na frente e atrás) e tem porta-malas pequeno.

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  23. Zidane ,pensei que era só o problema do cambio que vibra. Esse focus é uma grande porcaria , não sabia escapei de uma tremenda bomba, graças a Deus não comprei.Fiz o teste drive e notei que o cambio trepidava.Sai da concessionaria ford a pé, vizinha da vw, fiz o teste drive no golf tsi 1.4, e comprei na hora, muito superior ao focus.O CARRO É PERFEITO .

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  24. As informações do zidane e carlos são muito importantes para quem pretende comprar um focus,claro isso vale para os desinformados, porque quem conhece não compra esse maldito focus.
    Desejo boa sorte ao propietários amargamente arrependidos por terem comprado essa bagacera.

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    1. São muito importantes hudheuhuherufhu, dois haters da Ford, O Golf é superior ao Focus ? Sim, mas o Focus não deixa de ser uma boa opção

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  25. Eu gosto de carros com designer mais esportivo ai eu vou de focus que tem melhor dirigibilidade e é mais seguro, com etanol o focus é mais rapido e anda mais que o corolla. Focus titanium plus é o melhor.

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    1. Naylthon você gosta de "designer" esportivo?

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    2. O "designer" é esportivo? Vc conhece ele? Qual esporte ele pratica, aperto de forro de teto mole?!

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    3. Chegou o que sente prazer em apalpar o teto kkkkk

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    4. Mais uma pérola do Naylthon, o cara que compra carro pra "chegar chegando no xópis"...

      O Focus não é um carro ruim. Pelo contrário: dinamicamente é excelente de dirigir.

      Só que a dona Ford peidou na farofa no que diz respeito à qualidade geral. Montagem e acabamento são muito abaixo da média do segmento.

      Uma pena, porque sempre gostei da dinâmica de condução dos modelos da Ford.

      E o Corolla, apesar de ser igualmente um carro muito bom, tem seus pecados. É imperdoável um carro que chega a custar mais de R$ 100K não ter sequer controle de estabilidade. Apesar disso, a qualidade geral dele é significativamente superior ao Ford.

      E não será apenas a mudança de nome que fará o Focus sair da lama que se encontra. Talvez eu queime a língua, mas, sinceramente, não acredito.

      E que engraçado... Muita gente que odeia a VW adora falar que "a linha é tudo igual", que Golf e Gol "é a mesma coisa", que Jetta é um "voyajão"...

      Mas agora, que o Focus Fastback, Fiesta Sedan, Ka+ e Fusion são todos parecidos, com frente todas iguais, ninguém comenta mais nada?

      Que coisa, não?

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    5. Não sabia que o "designer" do Focus é mais esportivo!
      Você viu ele pessoalmente, prá dizer que ele se veste com roupas esportivas?

      Kkkkkk

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    6. E qual esporte ele prática?

      Kkkkk

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  26. Acho que nenhum cara sensato vai deixar de comprar um focus pq ele é 0,4 s mais lento ou consume um pouco mais que o corolla.

    O Focus é infinitamente melhor como carro do que o corolla.

    Só de imaginar vc dirigir um carro com tanta tecnologia e segurança ckm sua família não tem nem como comparar.

    No dia que precisarem desviar de um animal a 120 km/h na chuva e não perder o controle do carro e nem capotar....vão acabar com essa onda de corolla.

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    1. Concordo. Em termos de segurança e, como carro em essência, o Focus é bem melhor mesmo.

      Na dinâmica ele é superior ao Corolla, muito mais comunicativo e menos anestesiado.

      Mas o Corolla é um ótimo carro também. Peca pelo fato de não ter equipamentos básicos pelo preço que custa.

      É a velha história de brasileiro otário pensar que Toyota é "carro de patrão"...

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    2. No Brasil o que mais tem são os tal de "Maria vai com as outras".

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    3. Vocês reproduzem o velho equívoco de achar que quem compra Corolla ou Civic é desinformado. Tem desinformado comprando todo tipo de carro, tem gente informada comprando todo tipo de carro.

      A escolha é feita pelo que a pessoa prioriza, pelo uso que ela fará do carro, pelo que ela espera daquela compra, e isso é pessoal demais.

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  27. O focus é mal projetado. Um sedã que reúne vários itens de segurança, um bom motor, porém sem espaço interno? Em qualquer viagem 4 pessoas vão desconfortáveis, porque os que estão na frente tem que puxar o banco para os ocupantes traseiros irem com um mínimo de espaço. Porta Mala carece de espaço e acabamento melhor. E pensando financeira, o que adianta comprar um carro com vários itens de segurança e perder muito dinheiro na venda? Corolla paga-se caro, porém o retorno na hora da venda compensa muito mais do que qualquer outro carro.

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    1. Se formos pensar financeiramente você não compraria um carro 0 km, compraria um semi-novo para início de conversa, além do mais, o dinheiro que você "ganha" na revenda do Corolla é o dinheiro que você perde na hora da compra, ou seja, fica na mesma.

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    2. Quanto ao valor de compra vs valor de revenda, na minha opinião, os Japoneses tem fama de "caros" pois cobram o o mesmo que concorrentes mais equipados e/ou potentes, mas com os Japoneses vc perde menos na hora de revender.

      Por exemplo, se vc compra um Citroen C4 Lounge 0km por 85 mil, quando for vende-lo ele valerá bem menos do que um Toyota ou Honda na mesma situação.

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  28. O Corolla espanca o focus nos quesitos: câmbio, motor, consumo, acabamento interno e de carroceria, durabilidade mecânica, confiabilidade, pós vendas, valor das peças e valorização no mercado de usados! Isso é fato!

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    1. CVT é melhor que Dupla Embreagem?
      Focus tem motor de injeção direta com mais potencia e torque.
      Os testes mostram consumo equivalente.
      Acabamento do Corolla é muito simples, provavelmente nunca entrasse nos carros citados.
      O alinhamento/espaçamentos da carroceria do Focus bem melhor.

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    2. Câmbio bom é câmbio que não dá problema.

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    3. Na minha opinião em motor o Focus é superior ao Corolla.

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  29. O problema foi criado pela própria Ford. Quando você foca em esportividade, desempenho, até muda o nome do carro para ficar mais esportivo "sportback" você acaba sendo exigido e a Ford não corresponde, seu desempenho com pé embaixo é menor que um "pacato" sedan, o maior símbolo de tiozão que você pode comprar ai fica feio, isso ninguém pode negar, corolla tem suas qualidades e defeitos e o focus idem, não se pode também comparar o corolla antigo com os carros novos pois até o corolla teve um grande avanço tecnológico se comparado ao modelo antigo e de qualquer forma o foco dos japoneses não é tecnologia, segurança nem esportividade, até por isso são os mais vendidos do segmento e eles não batem o pacote de itens de série e segurança de carros até da metade do preço deles mas a partir do momento que você foca esportividade, você tem que ser acima da média e o focus não é.
    Pessoalmente também achei o modelo antigo muito mais esportivo que esse novo, ficou bem "clássicão" estilo escort, pode colocar uma roda aro 20, spoiler e aerofólio, vai continuar sendo um pacato, não chegaram nem perto do design do fusion, acertaram a mão nele e quando foi desenhar o focus o lápis já estava com a ponta gasta.

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  30. o jetta tsi 2.0 bete nesses dois com as mãos na costas e ainda despinça o troco.

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  31. Já dirigi ambos e quem gosta e entende de carro vai de focus, pois este oferece o famoso "drive to fun" , que também há no civic e golf. Simples.

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  32. E o Corollinha CVT com motor 1.8 anda mais e bebe menos que o 2.0!

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  33. Em todos os comparativos de outras revistas o Focus vence o Corolla em "TUDO" quando o assunto é relacionado a desempenho , comportamento dinâmico, segurança ativa/passiva e prazer ao dirigir,itens tecnológicos a unica vantagem do Corolla em relação ao Focus é seu maior porta mala e espaço interno e pós venda, apenas isso e nada mais, somente na 4 rodas o Focus perdeu pro Corolla em desempenho, estranho?!!

    vejam esse comparativo lá tem ate ficha do 0 a 100 de todos os envolvidos e adivinha quem foi o mais rapido?!!! "http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/comparativo-civic-corolla-e-mais-dez-sedas/8110/4" ,

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    1. No quisito desempenho uma simples pesquisa no Google mostra que o Corolla não vence sempre, os números são sempre tão próximos que eu considero um empate, mas é muita imbecilidade dizer que o Corolla tem comportamento dinâmico, segurança ativa/passiva, prazer ao dirigir e itens tecnológicos melhores que o Focus.

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  34. Corolla que eu acho bom negócio é o de 76.3k... Embora seja meio pelado, já tem o básico necessário e um excelente conjunto motor-câmbio

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  35. Jetta tsi é melhor que ambos em tudo, até no preço ..... E são mais de 210cvs. Agora para quem quer se enganar em economia de combustível por ser flex.... Pensamento de pobre ......

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    1. Até o CarBlog disse que o Focusfastback tem custo-benefício melhor que o Jetta TSi:

      "o Focus oferece melhor relação custo x benefício"

      Fonte: http://www.car.blog.br/2015/07/focus-fastback-x-vw-jetta-desempenho-e.html

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  36. Muitos aí estão analisando a esportividade pelo 0. A 100 km/h.... Me poupem... O corolla pode ser tudo, menos esportivo. Se vc descer um serra "forte" na quinta curva os discos vão empenar, sem contar a suspensão, falta de controles de estabilidade, etc....

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    1. Se você descer uma serra forte com câmbio automático, coloque no modo manual e reduza as marchas, e utilize o freio motor, é assim que se desce uma serra, seja com carro manual, ou automático, usando freio motor e nuca usando os freios. Inclusive no focus, você deve colocar a alavanca na posição S (sport) que o câmbio passa a atuar como freio motor, não jogando marchas para cima, como ele faria estando em D.

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  37. Esse novo focus é mais negócio que o corolla.

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  38. O Corolla XEi traz de série 5 airbags, bancos em couro, 5 airbags, sistema multimídia com navegação, cinco airbags, direção com assistência elétrica, 5 airbags, não tem controle de estabilidade, mas tem 5 airbags, é econômico, e alem de tudo isso, possui 5 airbags. Hahahaha

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  39. "CVT é melhor que Dupla Embreagem?
    Com certeza né, esse problemashift da Ford não vale nada, só presta na teoria, já o cvt do Corolla é uma obra prima!

    Focus tem motor de injeção direta com mais potencia e torque.
    Motor duratec de décadas atrás, o vvti do Corolla é bem mais moderno e eficiente. Provavelmente você nunca dirigiu um.

    Os testes mostram consumo equivalente.
    Equivalente onde mesmo?? Todos os teste mostram o Corolla mais econômico.

    Acabamento do Corolla é muito simples, provavelmente nunca entrasse nos carros citados.
    O alinhamento/espaçamentos da carroceria do Focus bem melhor."

    Muito simples o acabamento do Corolla?? E o que você me diz do forro de teto de estopa do f
    Focus?? É cada uma...

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    1. Me desculpe mas o motor do Corolla também é antigo.

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    2. http://youtu.be/w87NX-uurs4

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  40. dois carrinho sem graca....super faturados 2 alternativas boas pra servir de taxi....to te surpreso como esse ford.... d 173 poneis d potencia estar tao prestigiado por aqui...cento e poucos comentarios...muitos com inveja outros que gostam dessas 2 mentiras d carros...

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  41. Eu não compraria nenhum dos dois. A princípio, faria opção pelo Focus, pois os itens de segurança são prioridade pra mim e minha família. Mas, desistiria logo, pois o espaço interno não me atende e o acabamento não vale o que cobra. Jetta TSI ainda é, inquestionavelmente, a melhor opção da categoria nesta faixa de preço.

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  42. Motor do Corolla é mais moderno e eficiente que o do Focus sim, e isso pode ser comprovado pela sua eficiência perante o tal, tem menos potência, não tem injeção direta e mesmo assim anda mais, bebe menos e ainda é mais silencioso que o Focus. Pontos para Toyota e seu excelente acerto mecânico. E detalhe...Além de ser superior em vários quesitos...Não dá problemas como o Ford!

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    1. Caro Cavalcante, concordo com você. Quero adicionar apenas que esta eficiência é proveniente ao acertado conjunto motriz. Ainda que o câmbio seja CVT, este traz avanços importantes em relação a muitos CVTs encontrados no mercado. Além disso, motor e câmbio conversam muito bem!

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    2. Caro Cavalcante Silva,
      Carro não é só motor, carro é conjunto, o fato do Corolla ter consumo de combustível inferior não significa que o motor do Corolla é superior ao do Focus, não se esqueça que o Corolla usa uma transmissão CVT que o deixa muito econômico em cidade mas prejudica o consumo em estrada, além do mais o Corolla chega a ser até 119 kg mais leve que o Focus o que contribui para o consumo. Corolla andando mais que o Focus? Me desculpe mas isso não acontece, principalmente depois de 120/140 km/h, sem falar que nas curvas o Focus abandona.

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  43. Focus melhor que corolla?? No papel sim. Na prática apenas no começo. A hora que estiver com seu focus encostado na Ford, sendo mais um cliente no meio de vários na lista de espera de peças, vai desejar ter comprado um sedã japonês. Quer um parâmetro? Olha quando a Ford publica alguma coisa no Facebook e olha a enxurrada de comentários de pessoas desesperadas com ecosport, new fiesta e focus, sempre relacionado a problemas no câmbio. Eu não me arriscaria, mas cada um investe sem dinheiro com quer. Os itens de segurança do focus são de extrema importância e parabenizo a Ford pelo investimento em tecnologia, mas na hora que ele estiver parado na oficina de nada irá adiantar. Não se esqueçam que o "pós venda" é o caminho para uma futuro "pré compra". Com certeza a Ford está perdendo muito market share para japonês e outros concorrentes do segmento.

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    1. Problema qualquer carro está sujeito a dar, tanto é que existem reclamações de sedãs japoneses.

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    2. Aqui em casa já tivemos focus e olha com o cuidado que tivemos com o carro ele nunca deu problema de ficar encostado em concessionária, isso pode ser má sorte ou sorte com nós, porque com os cuidados que tivemos aqui o carro está show de bola

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  44. Quem já dirigiu focus e corolla sabe que o primeiro tem sim uma pegada mais esportiva enquanto o segundo preza mais por uma direção confortável.

    O triste do corolla é o painel "anos 80" e seu maior defeito a falta de controles de estabilidade e tração.

    O triste do focus é o espaço interno e seu maior defeito a rede de concessionárias.

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    1. Mas o focus tem também a opção hatch médio que além de confortável o designe dá um prazer

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  45. Pelo amor de Deus focuzeiros, parem de tentar me acompahar dentro da cidade e estradas, cansei de humilhar vcs, principalmente nas subidas rs

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    1. Ok, vai andar na cidade e para de falar mal dos outros, tanto fala pouco faz...

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  46. Felipe, você disse tudo! Carro da ford infelizmente não é confiável, não tem como comparar com os japoneses! Eu nunca teria coragem de investir tanto dinheiro num ford, digo isso por experiência própria, mas cada um escolhe o que quer! Eu tenho um Corolla e estou extremamente satisfeito com o carro e com a Toyota!

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  47. Vou comprar uma dessas opções: CIVIC EXR 2016, COROLLA XEI 2.0, FOCUS FASTBACK TITANIUM PLUS ( 82.500,00 TENHO UM DESCONTO NESSE CARRO).
    O que vocês me aconselham, li o blog e fiquei mais na duvida . Teria outra opção???

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    1. Com esse desconto não tem nem como comparar.

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    2. Esse desconto torna a resposta óbvia.

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  48. Estranhos esses números de desempenho, a menos que esse modelo tenha alguma diferença mecânica, deve ter algum "erro" nas medições. O desempenho do Focus antes do facelift era 0 a 100 em 9.4 s, isso de acordo com a própria quatro rodas. Perder desempenho mantendo mesmos motor e câmbio é bastante estranho.

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  49. Pessoal; Li vários comentários e percebo opiniões divergentes mas verdadeiras, com tudo eu tenho propriedade para falar dos dois veículos; sem duvida o Corolla é o campeão em vendas da categoria; porém vale lembrar que o veiculo em termos de tecnologia esta muito atras do Focus, A Toyota se valendo de ser campeão de de vendas não faz inovações significativas ; podem acreditem em 2016 o mercado de automoveis será mais competitivo em todos os seguimento de veículos

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  50. Números de desempenho equivocados. Com certeza estão comparando um na gasolina(Focus) e outro no etanol(Corolla); um zerinho e outro do teste do longa duração (totalmente amaciado e rodando no álcool). Na Revista Quatro Rodas não houve nenhum comparativo entre esses dois modelos.
    Na prática, já deixei Corolla de todos os anos e modelos no chinelo com o Focus 2014.

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  51. Não dá para medir o desempenho só pela velocidade máxima. O Corolla não tem controle de tração e a suspensão é mais simples que a do Focus. Ou seja, mesmo que o motor "renda mais", o resto não colabora. Especialmente em curvas. Na prática, o Focus permite uma direção mais esportiva.

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  52. Neto. É uma discussão absurda, diriga um focus e depois diriga um corola, e se VC entender um pouco de carro VC vai ver que o corola não deveria ser comparado com o focus, pois o focus é outro mundo, outro carro, outro conforto, nem se compara o focus é melhor em tudo, eu tenho um corola e meu pai um focus, depois que dirigir o focus bateu o arrependimento e vou vender a porcaria do corola e comprar um pra mim, pelo amor de Deus não existe nem comparação. Absurdo!

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  53. Na minha opinião oque o corolla ganha pra o Focus em velocidade economia e o espaço interno que a diferença é mínima entre esses ítens o Focus se supera nos quesitos conforto e conectividade a bordo,tecnologia,potencia e talvez por isso explique o maior consumo é só comparar a potência dos dois e o principal segurança oque no Focus a depender da versão vários itens já vem de série o corolla n oferecem nem como opcionais!

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  54. Na minha opinião oque o corolla ganha pra o Focus em velocidade economia e o espaço interno que a diferença é mínima entre esses ítens o Focus se supera nos quesitos conforto e conectividade a bordo,tecnologia,potencia e talvez por isso explique o maior consumo é só comparar a potência dos dois e o principal segurança oque no Focus a depender da versão vários itens já vem de série o corolla n oferecem nem como opcionais!

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  55. Na minha opinião oque o corolla ganha pra o Focus em velocidade economia e o espaço interno que a diferença é mínima entre esses ítens o Focus se supera nos quesitos conforto e conectividade a bordo,tecnologia,potencia e talvez por isso explique o maior consumo é só comparar a potência dos dois e o principal segurança oque no Focus a depender da versão vários itens já vem de série o corolla n oferecem nem como opcionais!

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  56. Estou procurando um carro para a família. Preciso de espaço no banco traseiro para 2 cadeirinhas de criança + um adulto. Lendo as resenhas, não me animei com o Focus. Nem de perto. Fomos dar uma olhada no Corolla, testamos as 2 cadeirinhas atrás + uma pessoa: OK. Na Honda, testamos o Civic, não ficou legal, as laterais do banco traseiro possuem uma saliência que deve trazer conforto para adultos, e talvez melhor estética, mas limitam o espaço para duas cadeirinhas + 1 adulto. A HR-V ficou OK (SUV, estou procurando carro pra família toda). Ainda não consegui ir à uma NISSAN para testar o Sentra. Resolvi passar na Ford, sem esperança. Para nossa surpresa, o Focus, que por resenhas tem o menor espaço interno, foi o melhor de todos em relação à nossa necessidade. Duas cadeirinhas + 1 adulto ficou ótimo. Fiz um test-drive e adoramos (apesar de difícil se basear só nisso, acaba sendo muito superficial). Ainda vou experimentar um Sentra, mas por enquanto, para nossa necessidade, o Focus pareceu melhor que os demais, inclusive o Corolla, tendo em vista que além desse espaço de banco traseiro que precisamos, os ítens de segurança agradam.

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    Respostas
    1. Boa Sorte com seu Focus. Só espero que vc não tenha que assinar a petição do câmbio powershift, que está com mais de 2.500 proprietários reclamando de problemas de transmissão.

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

      Ah, espero também que o seu Focus não o obrigue a parar o carro a todo o instante por superaquecimento do Powershift, como aconteceu no teste do Focus Fastback 2016 no VRUM, veja que legal:

      Olha o que o VRUM falou do cambio powershit no teste do novo Focus 2016:

      Câmbio
      Apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”. Os dois casos ocorreram em utilização normal em engarrafamento, em subida longa, onde foi feita uma série de arrancadas usuais, andando poucos metros e parando, até a liberação do tráfego. Como não foi possível estacionar na hora e na tentativa de encostar o veículo, ele, simplesmente, não obedecia à aceleração, ficando inerte.

      Este fato causou muita apreensão e desgaste pelo funcionamento precário do Power Shift nessa situação. A cada arrancada, o veículo estava parado pela atuação do freio, e não pelo acelerador. Entretanto, as relações de marchas atendem bem na dinâmica no uso misto e a resposta em kick down é razoável. Este câmbio Power Shift automatizado, com seis marchas e dupla embreagem, tem, agora, a opção de uso manual sequencial por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos, tem display informando a opção e a marcha selecionada. Ao colocar a alavanca em “S”, o ganho em dirigibilidade é superior tanto na cidade quanto em rodovias. NEGATIVO

      Agora olha o que falou do acabamento:

      Entretanto, o acabamento da Ford precisa estar em sintonia com a tradição da marca. Na versão topo de linha do sedã, que custa cerca de R$ 100 mil, muitos plásticos usados são de segunda categoria e a união da cobertura da coluna A (dianteira) com o forro do teto está ruim. Aliás, o material do forro do teto carece de urgente melhora, além da montagem das partes móveis em relação à carroceria.

      AVALIAÇÃO TÉCNICA

      \Acabamento da carroceria

      As portas têm montagem aceitável em alinhamento, mas as folgas fixas são diferentes entre os dois lados. A tampa do porta-malas e o capô estão desalinhados. A pintura contém alguns pontos com impurezas. O para-choque traseiro está desalinhado em relação às laterais traseiras. NEGATIVO

      Segue o link:
      http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/06/interna_noticias,51373/reestilizacao-deixa-ford-focus-com-nova-identidade-da-marca.shtml

      Não gostaram muito bem do acabamento, nem da montagem do novo Focus titanium plus...


      Espero que o seu Focus não apresente superaquecimento do cambio e peça para parar o carro quando vc estiver com suas duas crianças passando na frente de uma "comunidade"..acho que será bem emocionante..

      Mas, enfim, boa sorte.

      E, sobre o espaço, o proprio gerente da Ford recomenda o Corolla, caso vc precise de espaço:

      Com o novo nome a Ford foge da concorrência com o Toyota Corolla. Aliás, a própria Ford recomenda que o consumidor compre um Corolla caso ele necessite de espaço, reconhecendo que o que o seu sedã médio tem deficiências nesse quesito. Segundo o gerente de marketing da Ford, Oswaldo Ramos, em declaração à Folha de São Paulo , se "você quer espaço, pode ir para o Corolla".


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    2. Eu também espero. Ainda assim, nenhum dos concorrentes atendeu minha necessidade. Melhor comprar uma Kombi então =)

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  57. Matéria tendenciosa demais!!! Os números dos testes estão todos errados, pesquisem mais antes de tirarem conclusões precipitadas e façam um test drive. Focus é muito mais carro, anda mais, é muito mais seguro, mais opcionais. Corolla bebe menos, tem mais espaço interno, desvaloriza menos e é mais barato de manter... Enfim esses são as minhas impressões que tive desses 2 carros e que foram comprovados na prática e não simplesmente lendo uma MATÉRIA TENDENCIOSA COMO ESSA!

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  58. Quanta besteira se fala por aqui... Os preços praticados pela Toyota confrontados com o que os carros oferecem chegam a ser ofensivos. A fama de que não quebram e coisa e tal é besteira. Qual o carro que, hoje, quebra? Problemas podem ocorrer com qualquer marca e, nos últimos anos, a Toyota é a campeã de recalls pelo mundo. O que os idiotas que pagam 100K por um Altis me dizem disso? Tive um Fusion 2008 tirado zero e o pós venda da Forf foi excelente. Tive problemas sos discos de freio dianteiros ali pelos 30K e foram trocados sem delongas. Trocaram minha bateria quase no fim da garantia, nem acreditei! Como o pós venda é ruim? Hoje possuo um Azera 2011, tirado zero, e não posso falar de pós venda pois nunca precisei usar, embora saiba que a fama da CAOA é bem ruim, mas o carro é excepcional. Posso atestar também o pós venda da GM: muito bom,tive uma Captiva, carro de suspensão horrorosa, saí fora em menos de 6 meses, perdendo uma grana. Carro é gosto, não se discute mas, que quem paga o preço que a Toyota pede é otário, isso é.

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  59. Aliás, sou muito mais o Fluence Privilege que o Corolla Altis. Comparem antes de falar alguma coisa. Esse preconceito contra o carro Francês é absurdo. Um filho meu tem um C4 Exclusive 9/10, com 60K, zero problema até hoje.

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  60. Esse focus com câmbio descartável, está até na mira do ministério público, de tantos clientes insatisfeitos com superaquecimento nessa bosta de cambio

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  61. O Focus oferece muito mais tecnologia e segurança do que o Corolla. O Corolla possui menor desvalorização e mais rápida pós venda. Quem quiser mais qualidade e segurança creio que deve optar pelo Focus, quem quiser menor custo e melhor pós venda deve optar pelo Corolla. Eu optaria por qualidade (para carros desse valor). Com relação ao cambio a maioria das reclamações são de modelos anteriores. Não vi muitas reclamações do modelo 2016. Agora um carro de 100k não oferecer controle de tração e estabilidade, só no Brasil mesmo (e ainda ser o mais vendido). Muitos falam que o Focus não tem mercado aqui. Por aqui não tem mas na Europa e EUA é dos carros mais vendidos (com o mesmo cambio)!! Sobre os materiais de baixa qualidade, olha o painel do inúmeros carros de alto valor por aqui, quase tudo de plástico. Com tudo concordo que este cambio do Focus deveria ser melhor acertado ou mesmo substituído. Vamos ver como serão os fabricados em 2016.

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  62. Para os leitores fovoráveis ao Corolla!!!
    http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/teste-comparativo-sedas-medios-citroen-c4-lounge-ford-focus-honda-civic-toyota-corolla-vw-jetta/

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  63. Ô Stênio! Infelizmente a realidade não o que você quer ou gostaria de acreditar seja. Se o Focus fosse essa maravilha que você descreve ele venderia tanto quanto ou mais do que o Corolla. Fica esquisito você tentar super valorizar um carro apenas porque é o que você comprou. No tocante a qual dos veículos é o melhor nem vou entrar no mérito, é absolutamente desnecessário.

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  64. Tenho um corolla GLi 2013 e vou substituí-lo agora. Estava em dúvida no XEi novo e bem interessado no Focus, mas pelo visto este câmbio gera muita discussão, e quando se fala em câmbio , Honda e toyota ganham fácil. Meu carro é 1.8vvti e vou dizer, anda muito, sabendo cambiar ele é um canhãozinho.... Cansei de dar pau em Cruze, Jetta, fusion e até Civic 2.0 na Dutra, outro dia um Fusion e o Cruze estavam a +_ 180km/h e passei ao lado deixando comer poeira s provavelmente eles arrancando os cabelos de levar pau de um GLi 1.8, mas é fato. Realmente não tem muitos opcionais, o meu é bem completo couro, ar digital e etc... Mas no comparativo é um basicão que agrada muito e é confortável e confiável... Tenho jm pé pesado então consumo não é minha praia!!! Resumo... Vou de XEi !!!!!!!
    Edu

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