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CrossUp! TSi é mais macio e silencioso, e menos econômico

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Os números de consumo do Up! TSI aferidos pelo INMETRO trazem um aspecto curioso, que é o fato de a versão aventureira, o Cross Up!, apresentar consumo pior em todas as situações de uso, tanto com etanol, quanto com gasolina. Este artigo investiga as razões.

CrossUp! TSI Preto

Inicialmente, é preciso ressaltar que essa diferença de consumo CrossUp! TSI em relação às demais versões do Up! TSI (Move, High, BWR e Speed) é significativa em estrada, mas desprezível em cidade, como mostra a tabela abaixo.

Modelo
Consumo EtanolConsumo Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Cross Up! TSi9,510,413,714,7
Up! TSi9,611,113,816,1
Variação-1,04%-6,31%-0,72%-8,70%

Como fica claro nesses números do INMETRO (clique aqui para consultar), o CrossUp! TSI consome 14,7 Km/l em gasolina em estrada, número que é 8,7% pior que o das demais versões. Com etanol ele registra 10,4 Km/l, o que é 6,31% menos.

VW CrossUp! TSi - Desempenho e consumo

Já em termos de desempenho ele fica no nível dos demais modelos, acelerando de 0 a 100 Km/h em 9,38 segundos, de 0 a 120 Km/h em 13,14 segundos e retomando de 80 a 120 Km/h em 7,06 segundos, conforme dados da Revista Carro (veja aqui).

CrossUp! TSI Preto

Ocorre que, a despeito do que sugere o nome "Cross", o CrossUp! não tem nenhuma alteração mecânica em relação aos demais Up!. A altura em relação ao solo é a mesma, assim como relações de transmissão, mapeamento do motor, todas as especificações mecânicas são as mesmas das versões "não Cross", exceto uma: os pneus.

CrossUp! TSI Preto

Enquanto as demais versões do Up! Tsi usam pneus Goodyear de baixo atrito, chamados de "pneus verdes", o CrossUp! TSi confia nos convencionais Hankook Optimo (imagem abaixo), que são mais macios.

CrossUp! TSi - Pneus Hakook Optimo

A medida, porém, é a mesma das demais versões: 185/60 R15 84R.

CrossUp! TSI Preto

O resultado disso é perceptível, e, inclusive, em nosso teste-drive com o CrossUp! TSi (veja aqui), constatamos que essa versão tem uma suspensão mais macia e suave que as demais - algo que, na ocasião, reputamos aos ajustes na suspensão do Up! para receber o motor TSi.,



Entretanto, depois de mais de mil quilômetros rodados no teste de longa duração que estamos fazendo com a versão  Move-Up! TSi (veja aqui), aprendemos que no CrossUp! TSi essa maior suavidade de suspensão é mais pronunciada. Além disso, esses pneus Hankook do CrossUp! TSi são também mais silenciosos que os dos demais Up! TSi, fazendo com que o interior dessa versão seja ainda mais quieto que o dos demais Up!.

CrossUp! TSI Preto

Outro aspecto que é determinante na piora do consumo em estrada do CrossUp! Tsi relativamente aos demais é a aerodinâmica, já que este modelo conta com enfeites plásticos colocados nos para-choques e caixas de rodas e, no teto, um rack de alumínio. ´

CrossUp! TSI Preto

É verdade que nenhum desses enfeiteis prejudicou as características que nos tornaram fãs de carteirinha da estética do Up!: design discreto, limpo e simples, mas eles certamente respondem por uma parte da piora dos números de consumo.

Interior

O interior do CrossUp! TSI, baseado na versão High, mantém suas características básicas, como o pad central pintado na cor do carro, volante revestido em couro - com ótima pega, e uma lista de itens de série que contempla ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas e retrovisores elétricos e sistema de som com conectividade Bluetooth, USB e capacidade de fazer streaming de áudio.

CrossUp! TSI Preto

E traz também sensores de estacionamento, faróis e lanternas de neblina, enquanto o revestimento dos bancos é exclusivo, com um padrão que imita borracha na porção central dos bancos - convergente com a ideia aventureira dessa configuração.

CrossUp! TSI Preto

Na traseira observa-se o espaço adequado para até dois adultos, e três apoios de cabeça e cintos de três pontos. O porta-malas tem 285 litros e conta com o sistema s.a.v.e. de série. O padrão de acabamento, qualidade dos materiais e de montagem é o mesmo - elevado - das demais versões.

Conclusão

O CrossUp! TSi tem um rodar mais macio e suave que as demais versões do carro, resultado da adoção de pneus Hankook convencionais, o que o torna um pouco mais confortável em pisos de baixa qualidade, pois filtram melhor as irregularidades.

CrossUp! TSI Preto

Além disso, é mais silencioso, mas, em contrapartida, 8,7% mais gastão em estrada com gasolina, e 6,3% menos econômico em rodovia com etanol. Já em ciclo urbano não há diferenças.

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33 comentários:

  1. Estranho. A VW informa que os pneus das versões cross, high e brw são 185/60 de baixa resistência ao rolamento. E os da versão move são 175/70. Assim, não faz sentido a informação da tabela do inmetro de que as versões high, brw e speed tenham exatamente o mesmo consumo da versão move, que é mais leve(951 kg, contra 985 kg dos cross e high e 1000kg dos brw e speed) e tem pneus mais estreitos. O cross, em razão dos adereços, certamente tem o pior consumo, mas nada me faz crer que o consumo das demais versões de topo seja igual ao da versão intermediária, mais leve e com pneus mais finos. Acho que, por alguma razão, o Inmetro considerou todos os modelos de up, à exceção do cross, como uma coisa só.

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    1. No meu comentário, refiro-me sempre às versões equipadas com o motor TSI.

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    2. O imetro fez caca sim. Sem dúvidas não testou os outros ups.

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  2. O problema não são os pneus. São dois: primeiro os 20 kg a mais que o cross tem comparado a outra versão equipada igual. Segundo os racks de teto aumentam o arrasto em alta velocidade, por isso o desempenho pior na estrada.

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  3. pra mim mesmo só faz diferencia o consumo na estrada com gasolina por que existe uma perda de 1.4 km por litro e eu nunca gostei de usar o etanol mesmo, si bem que aqui em natal rn nem compenca e que os pressos da gasolina e do etanol são bem proximos.

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    1. Marcos Aurélio! Presso com dois S é complicado. A palavra correta é PREÇO.

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    2. Marcos Aurélio! Presso com dois S é complicado. A palavra correta é PREÇO.

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  4. aqui em natal RN a gasolina fica entre 3.15 E 3.38 E COMUM
    >>>>>>>>> já o etanol fica entre 2.49 E 2.75 mas lembro também que; esses valores de 3.15 pra gasosa e de 2.49 pro etanol e muito difíscio de se encontrar mas existe uns 2 ou 3 postos tem esse preços. já o valor comum são esses .
    3.30 pra gasosa e 2.62 pro etanol. agora esó fazer as contas pra ver se compensa mesmo.

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  5. Pagar mais caro pra consumir mais gasolina é osso viu!

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    1. Toda versão mais equipada de um carro bebe mais que as mais simples, em razão do ganho de peso e, por vezes, dos pneus mais largos. O cross é o mais barato das versões de topo, mesmo depois de equipado com bancos de couro. E ainda acrescenta, em relação ao high, volantes, manopla de câmbio e alavanca de freio de mão revestidos em couro. Se considerarmos que a tabela de consumo do Inmetro está errada, o cross deve consumir praticamente o mesmo que as demais versões de topo.

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    2. Se for pra zoar nos 50000, prefiro o speed up edição limitada.

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  6. Mais uma coisa: os pneus hankook são empregados em todos os Ups com rodas de aro 15, sejam MPI ou TSI. Não são exclusivos do Cross TSI.

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    1. Já ia confirmar isso... Meu High Up TSi tem pneus Hankook.

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    2. Tenho um Cross Up 2015 com pneus Pirelli P 7. Na cidade o consumo com etanol é
      de 10 km por litro. Ainda não viajei com ele. Muito bom o seu desempenho na cidade.

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  7. Ainda escolheria essa versão pelo apelo visual.

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  8. As rodas dão mais bonitas que das versões RWB, e do move completo. E o painel não e colorido.

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    1. No Cross branco, o painel é branco, eu gosto.

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  9. Também não acredito que o high e o brw tenha o consumo de fato identico ao move com pneu mais finos e mais leve.
    Mas nada paga o fato de você ter um pneu mais adequado, acabei de chegar de viagem, chuva forte, meu carro tem pneus largos e de qualidade, não levei nenhum susto, nada, stress mínimo de se andar na chuva, agora pega um pneuzinho "econômico" fica naquela tenção, to fora.
    claro que é chato perder consumo na estrada mas prefiro sem dúvida o cross up! Ao high up ou o brw, ficando no high, são R$1.000 a mais para ter um carro inferior (lembrem que no lançamento o cross custava uns 600,00 a mais que o high, justificado pelos acabamentos extras externos e internos) e agora o high custa 1000,00 mais caro? Prefiro gastar R$1000,00 a menos e ter um carro com acabamento mais detalhado e até o dia de vendê-lo não vou ter gasto metade dessa diferença em consumo, fora que o crossup! Tem mais apelo de venda, carro de nicho, vai vender muito mais fácil que um high ou speed.

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    1. Com certeza, recentemente comprei um CROSS UP TSI na cor cinza platinum, em substituição a um move TSI, estou satisfeito, mas observo que este é mas "gastador".

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  10. Esse Cross é o mais bonito! Eu escolheria ele com certeza!

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    1. Avisa pras concessionárias isso. Pq nunca vi um numa.

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    2. Exatamente, das versões mais caras é o único modelo que as concessionárias pedem para estoque porque sabem que o carro já chega vendido, se não vendeu 1 semana de showroom já acha dono.

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  11. Tenho um CROSS UP MPI I-MOTION 15/16 BRANCO, carro muito bom e macio, recomendo. Estou gostando bastante da proposta da transmissão i-motion, realmente para conforto é interessante.

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    1. Concordo com vc, o cambio i-motion do Up é show e vale cada centavo. Sds

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  12. A informação e conclusão do Blog procede parcialmente, pois, os dois White Up da família tem pneus Hankook Optimo, macios, resistentes, assim como um Cross Up branco hoje com quase 7 mil km e calça Hankook. Realmente o consumo do Cross é mais elevado comparado ao White manual hoje com 19 mil km; não sei o por que, mas desconfio do arrasto devido aos apliques no teto e, talvez o spoiler dianteiro com os apliques de borracha e ás proteções nos para-lamas, tudo isso contribui para aumentar a resistência ao ar, não são os pneus Hankook, que são muito, mas muito bons. Não sei...só conjecturas.

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  13. Rasguei um pneu do meu cross up! e não consigo encontrar na minha região,vale do Itajai S.C.
    Pneus Hankook 185/60/15.Pode ser bom,mas muito ruim de ser encontrado.Já estou a três dias esperando encontrar...minha concessionária Promenac esta buscando e não está conseguindo.E aí VW?Onde está a disponibilidade de reposição de produtos?

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  14. Rasguei um pneu do meu cross up! e não consigo encontrar na minha região,vale do Itajai S.C.
    Pneus Hankook 185/60/15.Pode ser bom,mas muito ruim de ser encontrado.Já estou a três dias esperando encontrar...minha concessionária Promenac esta buscando e não está conseguindo.E aí VW?Onde está a disponibilidade de reposição de produtos?

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  15. Ressaltando que os pneus hankook 185/60/15 do croosup são os mesmos do speedup...Desta forma não parece ser o pneu a pretensa razão da diferença no consumo de 14,7 /16.1.... Acredito haver algo errado ou impreciso na informaçào...

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  16. Olá muito bom ler os comentários de um veículo que temos na garagem, tenho um cross up 16/17 azul Lagoon , comprei e viajei logo 5000 km com quatro afi+ malas, digo: o carro é maravilhoso , andando em uma média de 120 km/ h na gasolina ele fez 15 km litro e com etanol que coloquei para testar o consumo foi para 11 na estrada , não gostei do etanol, achei que o carro ficou diferente, apesar de com etanol passar para 105 cv , me pareceu mais forte na gasolina, pneus, rodas , acabamentos, interno e externo que muito me agrada, os bancos com desenho sugestivo cross , bolinha é muito bacana e com os tapetes extras de borracha com desenho de bolinha ficou muito bom, tapetes de borracha evitam molhar os tapetes de carpete que são originais. Mas a dirigibilidade é muito boa, muito forte , gosto muito , o computador de bordo no painel é muito bom, poderia ser melhor...mas nem tudo é perfeito. Outra coisa que o cross up poderia vir original é a luz nos comandos do vidro Eléctrico, luz na mala , eu coloquei acionamento do vidro traseiro elétrico e assim ficou volta a zero nos vidros dianteiros. Talvez eu procure saber se posso colocar luz nos botões dianteiros das portas, vamos ver, hoje o carro está com 6000 km , UMA DELÍCIA. Paulo Mota

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  17. Parabéns, Paulo, pois estou interessado em adquirir um cross up, e vc, já fez um bom teste, pois em poucos dias, já percorreu 6000 km

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