A Volkswagen do Brasil alcançou a marca de 15 milhões de veículos produzidos em sua fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP).
Inaugurada em 1959, a unidade foi a primeira da marca fora da Alemanha e responde por 57% dos 26,3 milhões de veículos fabricados pela empresa no País ao longo de 72 anos de operação.
Primeiro híbrido flex da marca no Brasil
A partir de 2026, todos os novos modelos da Volkswagen desenvolvidos e produzidos na América do Sul terão versões eletrificadas. Também está confirmada na Anchieta a produção do primeiro veículo baseado na plataforma MQB37 com sistema de propulsão híbrido flex (HEV).
Modelos produzidos atualmente em São Bernardo do Campo
A unidade de São Bernardo do Campo (SP) produz os modelos Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS, Virtus e Saveiro. Em 2025, a Volkswagen somou 436.336 veículos vendidos no Brasil, alcançando participação de 17,1% no segmento de veículos de passeio. Polo, T-Cross e Saveiro encerraram o ano de 2025 entre os dez modelos mais vendidos do País.
O Polo, fabricado nas plantas de Anchieta e Taubaté, lidera as vendas entre carros de passeio no Brasil (veja ranking de carros mais vendidos no Brasil, clicando aqui) há três anos consecutivos (2023, 2024 e 2025), com 122.677 unidades emplacadas apenas em 2025.
No segmento de SUVs, a marca registrou 204.899 unidades vendidas em 2025 considerando Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Novo T-Cross, Taos, Tiguan e ID.4.
O T-Cross manteve a liderança entre os SUVs no País pelo terceiro ano seguido, com 92.842 unidades comercializadas. Já a Saveiro, produzida há 44 anos sem interrupções, ultrapassa 1,8 milhão de unidades fabricadas e permaneceu entre os dez veículos mais vendidos em 2025.
A estratégia de eletrificação prevê a oferta de diferentes configurações híbridas — leves, convencionais e plug-in — adaptadas ao uso de biocombustíveis. Paralelamente, os modelos com motorização Total Flex seguirão disponíveis no portfólio nacional.
Além da produção de veículos, a fábrica Anchieta abriga a ferramentaria responsável pelo fornecimento de equipamentos para unidades da Volkswagen em países como Argentina, México, Alemanha, China e Hungria. A planta também conta com laboratórios de realidade virtual e aumentada utilizados no desenvolvimento digital de veículos, simulações de processos produtivos e avaliações ergonômicas.
No Brasil, a produção total da Volkswagen soma 26,3 milhões de veículos distribuídos entre as unidades de Anchieta (15 milhões), Taubaté (8 milhões) e São José dos Pinhais (3,2 milhões), além de 14,6 milhões de motores fabricados em São Carlos. A empresa prevê investimentos de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, incluindo 21 novos veículos, dos quais 17 destinados ao mercado brasileiro.









E o kiko?
ResponderExcluire o kiko?
ResponderExcluirninguem liga pra essa marquinha mequetrefe
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.