Apresentado oficialmente à imprensa em 15 de maio de 1980, o Volkswagen Gol é o carro nacional com mais história para contar.
VW Gol GTI 1994
Ele foi protagonista, líder de vendas e referência para os concorrentes: o carro mais produzido, vendido e exportado na história do setor automotivo brasileiro.
VW Gol 1980
Lançado nas versões básica e L, ambas com motor 1.3l de 42 cv arrefecido a ar - derivado do Fusca -, o Gol se posicionava entre o Brasília e o Passat.
VW Gol 1980
Mal havia chegado ao mercado e, já em 1981, as versões S e LS embalavam um novo motor 1.6, também a ar, mas com dupla carburação e 51 cv.
VW Gol 1980
No ano seguinte, 1982, o Gol pegou carona na Copa do Mundo de Futebol e, uma nova versão, baseada na luxuosa LS, nascia para se tornar um dos modelos mais raros da família. A sofisticada configuração Copa, em homenagem à edição que foi sediada na Espanha, hoje é um dos modelos mais disputados pelos colecionadores.
VW Gol Copa 1984
Mas o modelo que ainda “vira o pescoço” quando passa é o Gol GT.
VW Gol GT 1984
A primeira versão esportiva do Gol nasce em 1984, concorrente do Ford Escort XR-3, estreando a era de motores de refrigeração líquida – no caso, um 1.8l de 99 cv que, mais tarde, equiparia o Santana. Era o começo de uma dinastia de esportivos nacionais.
VW Gol GT 1984
O Gol já tinha uma carreira agitada quando, em 1985, tomou emprestada a frente (com faróis maiores e agora acompanhados da luz de direção) do Voyage e da Parati nas versões equipadas com motor arrefecido a água. Em 1986, os motores foram evoluídos e modernizados, nascendo a lenda AP 600 (Alta Performance).
VW Gol GL 1992
O ano de 1987 foi um marco na história do Gol, que recebia sua segunda e mais profunda reestilização ao receber novos faróis, grade e lanternas, além de para-choques mais envolventes e rodas redesenhadas.



Um novo esquema de nomenclatura - C, CL e GL - definia os níveis de acabamento e equipamentos, enquanto o GT era sucedido pelo mais apimentado GTS. Com sete anos de vida, o Gol assume a liderança no ranking de vendas.
VW Voyage 1989
Em outubro de 1988, o Salão do Automóvel revelou o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica. Essa tecnologia estava debaixo do capô do já icônico Volkswagen Gol, nascendo assim a mítica versão esportiva GTi, já como modelo 1989. Dotado de motor 2.0l, dispunha de 120 cv de potência máxima e aceleração de zero a 100 km/h abaixo dos nove segundos, números inigualáveis na categoria.
VW Gol G2
O Gol atravessa a década de 1990 evoluindo em acabamento interno e design, ao mesmo tempo em que protagoniza o surgimento de uma nova categoria de automóveis: os 1.0l – quem não lembra do Gol 1000? Em 1993, o modelo chega à marca de 1.000.000 de unidades vendidas.
VW Gol 1000 1994
O Gol Copa, - olha ele aí outra vez -, reaparece em 1994 homenageando o maior torneio de futebol do mundo, agora sediado pelos EUA.
VW Gol Copa 1994
Com um tom de azul similar ao do primeiro Copa e emprestando elementos do GTi, como as lanternas fumê, os faróis de longo alcance e o volante "quatro bolas", o modelo marca também o adeus da primeira geração – a segunda estreia em setembro e logo ganha o apelido “bolinha”.
VW Gol CL 1992
O esportivo GTI (sim, agora com "i" maiúsculo) mantém sua aura agora com um 2.0l de 16V e 145 cv, importado da Alemanha. Em 1996, o último Gol 1000 “quadrado” deixa a linha de produção e, na virada para os anos 2000, surge o Gol “G3”.
VW Gol G2 GTI 1997
Um novo século se abre e o Gol reafirma seu pioneirismo com uma versão 1.0l turbo, de 112 cv e 15,8 kgfm. Logo depois, mais especificamente em 2001, o hatch alcança 3,2 milhões de unidades comercializadas e assim ultrapassa o Fusca.
VW Gol GTI 2001
Foi a década do pioneirismo para a linha Gol. Depois do turbo, o pioneiro do total flex, em 2003, o Gol G5 e sua moderna plataforma PQ24 (2008) e o câmbio automatizado i-Motion (2009).
VW Gol G3 - Painel
Em 2014, após um recorde de 27 anos seguidos no topo do ranking de emplacamentos, o Gol deixa liderança do mercado.
Dois anos depois, passa por sua última cirurgia estética e recebe um moderno e econômico motor 1.0l, três-cilindros de 12V (82 cv).

6 Comentários

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  1. Vamos aos fatos. Gol GTI 1992 superior em tudo a maior parte dos hatchs hoje.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdVtDM1S4rs7O3ecDcJccDGmMnLKaiDb5qPIkRTDX7_jPMOLhZWLilvtpA3u_nTdQeMc9PVbGsMcLa3Yuk1nXj7JZaXTSFkAliUjWBJKHkrANev5hyPTM0dRUpDOsrCX4cQY0nrL1GXHzf/s1600/VW-Gol-GTI-1994+(2).jpg

    Gol GTI 1992 supera Argo.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-OhQLjfwQAe9neIlNgwsEqlJTd3h3Yi0UhNDl1KML76dpxMWb24TmX1d-27ssaM-yHRZKcP6boz1Acs33IUz75lpOi1gBHk_njOorEs8cCW5aAKGq-ibGqjJ3XIhYY0Q1dsQwINf6B6pZrmxnyR7xdqbWlNcVS7v09chLDB2Yhbv8EBOhpH3rT0Y1FB6x/s2560/Fiat-Argo-Trekking-2026%20%281%29.jpg


    Supera Onix RS.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_kHXg-VuIJwRQ-elYpDIgGzVlbV4pwIQ0UlPKIL2cDLJBid1ca6rPoWAQ5N_2gK15NpjHpeKlAtUxZZ-ihjgeaKmzzXuL0gSC1nyw87p4wgf8XOzaY5ApAB-rLtn2IsxjpK7oJfSAXIWmBFWSJRLXwWad1HWTPBYHAQkOmNX2zAjdVfyQ_V0l2FxwAZRa/s600-rw/Novo-chevrolet-2026-onix-rs-2026%20%2810%29.jpg


    VW Muito à frente do seu tempo!

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  2. Um verdadeira carroça. Um dois piores carros que meu pai possuiu em vida.

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    1. logo que se vê que vc não entende de carro. O Gol se fosse ruim, hoje não haveria restauradores como o ByDeni, que fazem Gols quadrados, e Um Gol GTI ou GT pode valer mais de R$ 400 mil.

      https://www.youtube.com/watch?v=bcE6HNR14Es

      Isso é resultado de um mito, o Gol Quadrado. Se vc não tem capacidade de entender a qualidade do carro, só lamento.

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  3. O painel do G3 era e é lindo?aquela iluminação azul que depois voltou ma G5 é muito bonita.

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    1. O painel era magnífico. Na verdade, derivado do Golf.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaHGdLS0svMnfkYepTZ_5R9NgyV5dVcBxrujtNKSTFWQorHX_gp84RSwkVzTZDTHfxhcNq778dUyG_b6vsvABj7Be0dNP57VU6Z2JHgFDAT-ZACWAEY3Acg4cMg_wiO8U3AmT8Y9mmMY0Y/s1600/VW-Golf-GTI-2002-interior.jpg

      Um verdadeiro assombro para a época.

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    2. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2n3VAdszYmnFR0ZGQNURntIGMFow-rJYsMYnqSm4Okh-ltlu8ql-WkEQDP1bKQjovMiEnfwOK2ZD-5m0AEFDYLhvZH-ciMb9wpKdi4IasKvB6LOiTNVNHQAYwVZO6n-aqUWckXVraituj/s1600/VW-Golf-2008+%25282%2529.jpg

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